Questões de Concursos Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas

Resolva questões de Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q248435 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

A Arquitetura da Informação pode ser compreendida pela composição de sistemas interdependentes, onde cada sistema é composto por regras próprias.

As alternativas a seguir apresentam esses sistemas à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q248115 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

Considerando o modelo COBIT 4.1 de Governança de TI, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) COBIT fornece boas práticas por meio de um modelo de processos pré-definidos, que devem ser distribuídos pelos domínios de conhecimento da Organização. A quantidade e a denominação de tais domínios dependem do Negócio da Organização que resolve adotar o COBIT.
( ) Em caso de emergência, o COBIT recomenda que algumas atividades definidas nos processos de TI possam ser temporariamente suspensas para que sejam preservados os Objetivos de Negócio da Organização.
( ) Os níveis de maturidade de processos de software, do modelo CMM do SEI (software Engineering Institute), também são utilizados pelo COBIT para avaliar os seus processos.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q248094 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

Segundo Pressman, a norma ISO 9126 foi desenvolvida como uma tentativa para identificar os atributos de qualidade para um software de computador. Um destes atributos é definido como: "Grau em que o software satisfaz as necessidades declaradas, conforme indicado pelos seguintes subatributos: adequabilidade, precisão, interoperabilidade, atendibilidade e segurança."

O atributo mencionado no fragmento acima é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q247531 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

Com relação às características, vantagens e desvantagens da computação em nuvem, analise as afirmativas a seguir.

I. Computação em nuvem é a prática de se usar um conjunto de servidores remotos, acessíveis via Internet, para armazenar, gerenciar e processar dados de usuários, ao invés de servidores locais ou computadores pessoais.
II. IaaS (Infrastructure-as-a-Service) é um tipo de computação em nuvem que fornece aplicativos por meio do navegador para milhares de usuários conectados à Internet. Um exemplo é o Google Apps, que oferece aplicativos para negócios e escritórios, mantendo os softwares e os dados do usuário armazenados em servidores da Google.
III. Uma das preocupações existentes com a computação em nuvem é sobre a segurança dos dados do usuário, pois esses dados ficam armazenados na infraestrutura de servidores mantida pelo provedor do serviço via nuvem.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q248484 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

Segundo Pressman, o modelo ágil de processo denominado DAS (Desenvolvimento Adaptativo de software) ou ASD (Adaptative software Development) na sigla em Inglês, define um ciclo de vida que incorpora as seguintes fases:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q248334 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

Dentre as alternativas a seguir, selecione aquelas que correspondem a especificações elaboradas com a finalidade de definir regras de validação (esquemas) para documentos XML:

I. XSLT
II. DTD
III. XML Schema

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q247625 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

Relacione os tipos de malwares com suas descrições:

1. Adware
2. Cavalo de troia
3. Keylogger
4. Spyware

( ) programa que apresenta propaganda à revelia do usuário.
( ) programa que armazena os dados digitados pelo usuário para posteriormente enviá-los a um terceiro.
( ) programa que se faz passar por outro programa com a finalidade de enganar o usuário.
( ) programa que monitora as ações do usuário para posteriormente enviá-las a um terceiro.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q248210 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

Qualquer sítio governamental implica em custos para a Administração Pública. Sítios mal concebidos, mal dimensionados ou criados sem planejamento incorrem em desperdício de dinheiro público. Uma avaliação prévia e criteriosa dos custos envolvidos deve ser realizada antes do desenvolvimento de forma a avaliar se trarão o benefício esperado.

As alternativas a seguir listam custos associados ao desenvolvimento de sítios para a Administração Pública, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q248375 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

Com relação ao tema Padrões de Projeto, conforme descritos por Gamma et alli, sobre o padrão Prototype, analise as afirmativas a seguir.

I. Apresenta como benefícios adicionais a adição e a remoção de produtos em tempo de execução.
II. Apresenta como benefícios adicionais a especificação de novos objetos pela variação de seus valores e/ou de sua estrutura.
III. Apresenta como benefícios adicionais a redução da necessidade de criação de subclasses.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q247544 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

A um administrador de rede foi solicitado usar o bloco de endereços IP 192.168.22.0/24 para associar endereços a cinco sub-redes, cada sub-rede contendo uma previsão de 20 a 25 pontos de rede.

Foi solicitado ainda a alocação do último endereço IP de cada sub-rede para um servidor de impressora. Para a terceira subrede foi alocado o endereço IP 192.168.22.95 para o servidor de impressora. A respeito dessa alocação, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q248338 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

O serviço de autenticação e autorização (JAAS) da arquitetura Java EE (Enterprise Edition) inclui e interage com os seguintes componentes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q248079 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

Com relação à notação de um relacionamento de associação, segundo a especificação da UML 2.2, analise as afirmativas a seguir.

I. O nome da associação pode ser mostrado como uma string em qualquer ponto perto do símbolo de associação.
II. Uma barra colocada na frente do nome de uma associação, ou no lugar do nome, se nenhum nome é apresentado, marca a associação como sendo derivada.
III. Uma associação pode apresentar expressões de propriedades no formato de uma lista entre colchetes delimitada por vírgulas.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q247621 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

Com relação ao tema Gerenciamento de Requisitos, segundo Sommerville, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q247464 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

Com relação ao sistema operacional Linux, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O Master Boot Record (MBR), situado no setor 0 (LBA) do disco rígido, armazena apenas o gerenciador de partida.
( ) O comando fsck pode ser utilizado com segurança em um sistema de arquivos montado.
( ) Após a carga inicial, o primeiro processo a ser executado pelo sistema operacional é o initctl.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q247917 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

Com relação ao modelo ITIL v3, de Gerenciamento de Serviços de TI, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Catálogo de Serviço (Service Catalogue) é uma base de dados ou um documento estruturado com informações sobre todos os serviços de TI, incluindo aqueles em produção, em implantação, em desenvolvimento, e os aprovados para aquisição ou desenvolvimento.
( ) Central de Serviço (Service Desk) é o ponto único de contato entre o Provedor de Serviço de TI e os usuários. Ela gerencia incidentes, requisições de serviço e também a comunicação com os usuários.
( ) Os cinco livros principais do ITIL são: Planejar Serviço, Gerenciar Infraestrutura, Entregar Serviço, Suportar Serviço e Monitorar o Serviço.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q247696 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

Em relação aos clusters de alta disponibilidade (missão crítica), analise as seguintes alternativas.

I. No processo failback, devido a uma situação de falha, as funções de um nó do cluster são passadas por meio de transações para um nó alternativo.
II. Uma das primeiras técnicas de balanceamento de carga utilizadas foi a de DNS round-robin, onde múltiplos endereços IP de vários servidores são associados a um único nome de domínio.
III. Rollback é uma técnica que permite ao processo salvar seu estado periodicamente durante a execução normal da aplicação.

Assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q247633 | Sistemas de Informação, Segurança de Redes, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

Com relação à segurança de redes de computadores, assinale a alternativa que indica o endereço IPv4 que pode ser aceito em uma rede local como endereço IP origem de um pacote proveniente de uma rede externa (Internet).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q247895 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

As alternativas a seguir descrevem características da Arquitetura Orientada a Serviços ou SOA (do inglês, Service Oriented Architecture), à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q248408 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Analista de Sistemas, AL MA, FGV

Sobre sistemas de gerenciamento de bancos de dados, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.