Questões de Concursos Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior

Resolva questões de Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q9069 | Física, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Quando um copo com água é colocado no congelador, a superfície da água é a primeira a se solidificar.

Isso acontece porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q9068 | Física, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um carro se movimenta com velocidade constante de 72 km/h em uma estrada retilínea e horizontal. O motorista, de 70 kg, começa a frear quando avista um sinal de trânsito fechado a 400 m de distância. A aceleração constante imposta ao carro faz com que ele percorra os 400 m e pare no sinal.

Qual é, aproximadamente, em N, o módulo da resultante das forças de interação entre o carro e o motorista durante a frenagem do carro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q248112 | Química, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Petrobras, Petrobrás Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior

O ácido bórico (H3BO3) possui diversas aplicações tecnológicas que vão desde inseticidas a lubrificantes sólidos. Ele pode ser dissolvido em água fervente de acordo com a reação 2 H3BO3 ? BxO3 + Y H2O. Pode-se dizer que x e Y são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q9072 | Física, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma bateria de automóvel de 12 V, que está com sua resistência interna em 8 Ω, alimenta um motor de corrente contínua que consome uma corrente elétrica de 0,5 A.

Qual a potência, em W, exigida pelo motor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q247629 | Engenharia Mecânica, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No desenho, a utilização de cotas, cortes, seções e vistas auxiliares é feita para possibilitar a construção de peças e também para fazer o controle das mesmas depois de prontas. As cotas têm por finalidade permitir rápido conhecimento das dimensões de cada parte da peça, de forma que, partindo do material bruto, seja possível obter o produto acabado de acordo com o proposto no desenho. A esse respeito, considere as afirmações abaixo.

I - Nos modelos e nas peças com elementos diversos, além de indicar as cotas básicas (comprimento, largura e altura), não é necessário indicar, também, as cotas de tamanho e de localização dos elementos.

II - As seções podem ser desenhadas dentro do contorno da vista ou fora do contorno da vista.

III - Deve-se evitar, sempre que possível, cotar linhas tracejadas.

É correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q247622 | Química, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os catalisadores são amplamente empregados no refino de petróleo. Com relação a essas substâncias, analise as afirmações a seguir.

I Os catalisadores aumentam a velocidade da reação, pois diminuem a energia de ativação da mesma.

II A presença de catalisadores não influencia na variação de entalpia da reação química.

III A presença de um catalisador altera o valor da constante de equilíbrio da reação.

IV O emprego de níquel sólido na redução de alquenos é um exemplo de catálise heterogênea.

Estão corretas APENAS as afirmações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q247669 | Engenharia de Materiais, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os ensaios de dureza permitem a determinação de uma importante propriedade mecânica dos materiais, sendo o ensaio de dureza Brinell um dos mais aplicados. Nesse contexto, sabe-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q9064 | Química, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Observe as afirmativas a seguir relativas a processos de soldagem TIG.

I - Tal soldagem pode ser usada para soldar metais não ferrosos, tais como alumínio e ligas de cobre.

II - A corrente entre o eletrodo e a peça de trabalho é mantida aproximadamente constante durante a soldagem.

III - O contato mecânico entre o eletrodo e a peça de trabalho deve ser mantido por todo o tempo.

Está correto APENAS o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q248163 | Engenharia Mecânica, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O processo CNC significa Comando Numérico Computadorizado e refere-se a máquinas-ferramenta comandadas por computadores. A primeira máquina-ferramenta controlada por computador foi uma fresadora, surgida na década de 1950 e destinava-se a usinar peças de geometrias complicadas utilizadas em aviões e helicópteros. A esse respeito, considere as afirmações abaixo.

I - O processo CNC proporcionou a fabricação de grandes quantidades de peças com geometrias mais complexas, tolerâncias dimensionais mais apertadas e melhor acabamento superficial.

II - O processo CNC permitiu a flexibilização da produção, ou seja, possibilidade de fabricação de pequenos lotes de uma grande variedade de peças, sem que, para isso, sejam necessários ajustes demorados no equipamento.

III - A necessidade de treinamento e a capacitação de mão de obra são muito baixas para a utilização de todo o potencial tecnológico dessas máquinas.

É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q9058 | Química, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Há substâncias que, por conduzirem muito bem a corrente elétrica, favorecem os processos de corrosão.

Com respeito a essa propriedade, o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q9057 | Química, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma carreta transportando ácido sulfúrico concentrado tombou numa estrada. Parte do ácido vazou no asfalto.

Com o exclusivo objetivo de neutralizar o ácido, o procedimento correto deve ser o de jogar no asfalto solução aquosa de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q9071 | Física, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

As ondas eletromagnéticas possuem características como: amplitude, frequência, comprimento de onda, velocidade de propagação, potência transmitida, etc. Quando se propagam no vácuo, a única característica que assume o mesmo valor para todas as ondas eletromagnéticas é a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q247684 | Física, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Dois recipientes possuem capacidade de 1 litro. Um deles está completamente cheio de café a 90 °C, e o outro completamente cheio de leite a 10 °C. Deseja-se obter 1 litro de café com leite a 30°C. Para isso, misturou-se certa quantidade de café de um dos recipientes a certa quantidade de leite do outro em um terceiro recipiente de volume interno maior que 1 litro. Suponha que o café e o leite tenham o mesmo valor de calor específico e a mesma densidade, e que, durante o processo, só tenha havido trocas de calor entre os líquidos supracitados. A quantidade de café, em mililitros, usada na mistura para que se obtivesse o resultado desejado foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q248121 | Engenharia de Materiais, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Na fabricação de uma peça pelo processo de fundição em molde de areia, é preciso evitar que a peça fundida tenha, durante a contração de solidificação, uma heterogeneidade conhecida como vazio ou rechupe. Nesse contexto, deve-se prever o uso de um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q248139 | Engenharia de Materiais, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma operação de fresamento frontal será realizada em uma peça de aço ABNT 1020, em uma fresadora vertical que possui uma gama de velocidades de 40 a 2.400 rpm. Para efetuar essa operação, será utilizada uma fresa frontal, com pastilhas intercambiáveis de metal duro, com 50 mm de diâmetro e 4 dentes. A velocidade de corte e o avanço por dente indicados para a operação são, respectivamente, 314 m?min e 0,05 mm?dente. A velocidade de avanço ideal, em mm?min, para realizar a operação será de, aproximadamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q247677 | Física, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Petrobras, Petrobrás Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior

Sobre o processo de soldagem TIG, considere as afirmativas a seguir.

I - O eletrodo de tungstênio é consumido durante o processo. II - O eletrodo de tungstênio e o metal de adição devem ficar em contato o tempo todo.

III - O gás de proteção geralmente utilizado é uma mistura de Argônio e Hélio.

IV - Quase todos os metais industrialmente utilizados são soldados.

São corretas APENAS as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q9067 | Física, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma escala termométrica X foi construída atribuindo - 20 oX para gelo fundente a 1 atm e 160 X ° para água fervente a 1 atm.

A temperatura em que a indicação na escala X é a mesma da indicação na escala Celsius é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q544263 | Física, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma escala termométrica X foi construída atribuindo -20 ºX para gelo fundente a 1 atm e 160 ºX para água fervente a 1 atm. A temperatura em que a indicação na escala X é a mesma da indicação na escala Celsius é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.