Questões de Concursos Técnico de Nível Superior Comunicação Social

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1Q674333 | Jornalismo, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Com o surgimento das novas tecnologias de informação e, consequentemente, das
redes sociais, o jornalismo também acompanhou estas mudanças, inclusive com a
divulgação de notícias em tempo real nas plataformas digitais, pautando as rádios, os
jornais impressos e a televisão. Do ponto de vista prático, o jornalismo online,
produzido para internet, é conhecido como
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2Q675633 | Jornalismo, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Em uma festa estudantil no Campus Universitário da UFPA, à margem do rio Guamá,
um jovem estudante, no final da festa, foi tomar banho no rio e morreu afogado. A
forma mais adequada de gerenciar a comunicação, gerada por este fato, neste
momento de crise será
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3Q673332 | Marketing, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

O marketing digital pressupõe o uso de tecnologias da informação e processos de
comunicação que potencializem a relação da empresa com os seus consumidores. O
uso dessas tecnologias e processos provocou mudanças importantes nos
instrumentos de marketing.Estas mudanças afetam
I) o perfil do consumidor, que passou a se engajar em causas sociais e ambientais — o que se está chamando de consumo sustentável — necessitando cada vez mais
de ações de inovação como instrumento de marketing.
II) a forma de compra com a oferta nas lojas virtuais, pela internet, que trabalham de
forma constante com estratégias promocionais.
III) o perfil do consumidor, que passou a ter um maior poder pela via da conexão por
meio da participação e comunicação, criando uma relação com o mercado pelas
mídias sociais, dando às pessoas a sensação de pertencimento a determinadas
comunidades.
IV) os planos de marketing e as pesquisas de mercado, que tornaram-se
instrumentos sem efeito, uma vez que as estratégias estão diretamente ligadas ao
consumidor e a suas redes sociais.
Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
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4Q674615 | Marketing, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Em sentido estrito, marketing significa o mercado atuando. Por isso mesmo, a
principal dificuldade que as empresas e instituições públicas enfrentam na atualidade
é acompanhar as mudanças do mercado, especialmente com a entrada das novas
tecnologias digitais. Deste modo, o marketing digital, quando se trata do
relacionamento com o público, deve se preocupar em
I.atualizar os sistemas de relacionamento com o consumidor ou usuário,usando as
redes sociais e os ambientes digitais.
II. desenvolver campanhas com base na responsabilidade social para as plataformas
de propaganda e publicidade nos ambientes digitais, com o objetivo de posicionar a
marca com relação às questões socioeconômicas.
III. transformar o consumidor em um aliado,considerando o processo de engajamento
social dos clientes, que caracteriza, em boa medida, as ações de participação e
colaboração que caracterizam a cultura do consumo.
IV. ignorar a concorrência, uma vez que a competição nos mercados globais deixou
de ser vertical para ser horizontal; em outras palavras, empresas pequenas não
devem ser consideradas como peças importantes no posicionamento mercadológico.
Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
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5Q676419 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

A comunicação intensificada no século XXI trouxe para o jornalismo uma dinâmica
que ultrapassa questões como atualidade, proximidade, controvérsia, próprias da
atividade jornalística, com a participação e colaboração do cidadão comum na
divulgação de informações.
Neste sentido, pode-se afirmar que o jornalismo se organiza
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6Q673608 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

No processo de criação publicitária, o formato em que se estabelece a visualidade de
comunicação de uma instituição para ser usada em diversos suportes e plataformas
de propaganda é chamado de
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7Q675150 | Jornalismo, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Relacione as colunas a seguir:
1. Autoridade, personalidade ou outro ator social reúne a imprensa para falar sobre determinado
evento ou acontecimento.
2. Texto preparado por jornalista ou pela Assessoria de Imprensa, sobre assunto de interesse de
uma empresa ou Instituição, para ser enviado a mídia para divulgação.
3. Conjunto de material de divulgação de uma personalidade, organização, empresa, produzido por
Assessorias de Imprensa para divulgação na mídia.
4.Preparação do porta-voz para atendimento junto à mídia.
5. Atividade que busca a conquista de mídia espontânea para organizações e instituições junto às
empresas jornalísticas.
( ) Press kit
( ) Media training
( ) Entrevista coletiva
( ) Assessoria de Imprensa
( ) Release
A sequência, de cima para baixo,que expressa corretamente a correlação entre as duas colunas é
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8Q674390 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Entre os elementos de maior importância na cultura de consumo, na
contemporaneidade, está o posicionamento do consumidor, em grande parte, em
função da relação da produção das empresas com as comunidades tradicionais
produtoras de matérias-primas.
Esse modelo se consolida principalmente em função
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9Q674137 | Jornalismo, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Entre as correntes teóricas da comunicação, uma abordagem importante para a
compreensão das pesquisas na área é a hipótese do agenda setting, que
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10Q674401 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

O sistema de rádio e televisão brasileiro obedece a uma lógica fundamentalmente
estatal e pública, uma vez que as empresas que exploram os serviços de radiodifusão
são autorizadas a funcionar por uma concessão do Estado,previsto na Constituição
Brasileira de 1988. Nesse sentido, as concessões de radiodifusão são autorizadas
pelo(a)
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11Q674146 | Jornalismo, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

A sociedade midiatizada contemporânea aprendeu a lidar com as tecnologias digitais
como um sistema complexo que envolve a dualidade entre informação e
comunicação, como formas interligadas dos processos de mediação do conhecimento
e dos fatos. Neste sentido, pode-se afirmar que
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12Q675185 | Jornalismo, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

As correntes teóricas de comunicação no início do século XX, entre as décadas de 20
e de 60, conhecidas como Mass Communication Research,foram influenciadas
fortemente pela teoria matemática com a teoria da informação, pela sociologia e pela
psicologia, com atenção especial para o paradigma dos efeitos, que analisava a
influência da mídia sobre o público.
Entre essas teorias, destaca-se aquela que evidencia que a comunicação é um
processo de fluxos em dois níveis: o primeiro vai dos meios de comunicação aos
líderes de opinião, stakeholders, e o segundo nível vai dos líderes de opinião ao
público.
Esta teoria ficou conhecida como
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13Q674931 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Na linguagem de rádio e de televisão, a entrevista é um elemento essencial para a
constituição da notícia.
Escolha, formas de abordagem e gravação fazem parte do protocolo do jornalista, ao
preparar o texto da notícia e sua apuração.
A fala do entrevistado, pessoa ou pessoas que presenciaram um acontecimento ou
que têm alguma informação sobre o fato gravado pelo repórter para a reportagem de
televisão é indicada no roteiro como
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14Q674201 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Relacione as colunas a seguir
1. Comunicação pública
2. Clipping
3. Imagem Institucional
4. Design gráfico
5. Nota oficial
( ) forma de comunicar visualmente um conceito ou uma ideia, por meio de técnicas
artísticas e publicitárias de visibilidade.
( ) visão do público sobre produtos, serviços e identidade de uma empresa.
( ) processo de acompanhamento da imagem de uma empresa junto a mídia por um
arquivo que registra as publicações sobre a empresa.
( ) comunicado público de empresa ou instituição sobre determinado evento que afeta
a sua relação com o público.
( ) instituições e processos de comunicação próprios da sociedade civil, que têm
natureza pública e interesse coletivo.
A sequência que expressa corretamente, de cima para baixo,a correlação entre as
colunas é
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15Q675483 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Nas relações da empresa com seus colaboradores, entende-se que os
canais e as estratégias de comunicação interna
I. tratam de todo processo de informação e comunicação preparado pela
imprensa para ser divulgado por empresas como formas exclusivas de
divulgação de suas marcas e com o objetivo de motivação para a
produtividade.
II. referem-se à circulação de informações de forma vertical, ou seja, da
direção para os níveis subordinados; e horizontal, isto é, entre os
empregados de mesmo nível de subordinação.
III. têm várias funções importantes, no sentido de fazer circular as
informações novas, entre elas, promover o debate e a interação entre os
vários segmentos da organização e, sobretudo, capacitar os funcionários
para os novos desafios gerenciais e de produtividade.
IV. têm por objetivo a motivação nos processos de interação, de trocas e de
relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição.
Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
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16Q675268 | Jornalismo, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

A sociedade da informação transformou a comunicação social em um produto de
grande valor não apenas como a narrativa de fatos do cotidiano, mas principalmente
pela possibilidade de influenciar pessoas através de conteúdos nas plataformas
digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp. Mas ao mesmo tempo vive-se um
paradoxo, ou seja, dispõem-se de mais informações, mas acelera-se um processo de
desinformação com a disseminação de fake news. A produção de fake news
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17Q676804 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Entre as transformações trazidas pela revolução tecnológica na sociedade atual, está
a mudança nas relações espaço e tempo, quando houve a evolução do sistema
analógico para o sistema digital. Isto possibilitou formas de interatividade,
participação e colaboração em tempo-real que ficou conhecida como comunicação
digital, em outras palavras,
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18Q673764 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

A Comunicação Organizacional tem importância direta sobre as questões da prática
de administração de relacionamentos entre as organizações e o público,
principalmente por constituir-se como um campo de conhecimento teórico e prático
que
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19Q673772 | Comunicação Social, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

A atividade de criação publicitária busca, entre outros resultados, a produção do
anúncio ou comercial, que reúne,numa peça, a informação sobre o produto, sobre a
empresa e sobre a perspectiva de consumo. Neste sentido, o comercial se constitui
como uma peça publicitária que tem como objetivo
I) informar o consumidor sobre preço do produto,buscando influenciá-lo na hora da
compra, pois este é o único fator que produz efeito objetivo na decisão.
II) informar e atrair o consumidor de forma persuasiva para influenciá-lo na sua
decisão de compra, motivo principal da criação do anúncio.
III) influenciarpelo valor estético, uma vez que o consumidor orienta a sua compra
exclusivamente pela beleza do anúncio e pela retórica usada para apresentar o
produto.
IV) orientar o consumidor no sentido da sua decisão de compra, trazendo, por isso
mesmo, informações precisas sobre o produto ou serviço,aliadas a uma forma
estética que possa influenciar o consumidor na sua decisão final.
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20Q675065 | Relações Públicas, Técnico de Nível Superior Comunicação Social, UEPA, FADESP, 2020

Uma questão de importância fundamental da administração é gerenciar o processo
comunicativo das organizações em sua relação com o público, uma vez que são
relações complexas, pois as mensagens devem considerar diferentes públicos e
perfis.
Nesta perspectiva, pode-se afirmar que
I) o profissional de relações públicas tem a responsabilidade de manter a
credibilidade entre a organização e o seu público.
II) as relações públicas, como ciência, têm a finalidade de fazer a gestão da
comunicação entre uma organização e a sociedade com os objetivos de construir e
preservar a sua imagem.
III) o processo comunicativo das organizações, também conhecido como RP, tem
objetivos, antes de tudo, mercadológicos e financeiros, porque esta é a imagem
organizacional necessária para o mercado.
IV) o papel do profissional de relações públicas é a mediação do relacionamento
entre a organização e seus públicos.
Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
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