Questões de Concursos Técnico de Promotoria

Resolva questões de Técnico de Promotoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q319749 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico de Promotoria, Ministério Público Estadual PB, COMPERVE

processo de organização escolar dispõe de elementos constitutivos que são, na verdade, instrumentos de ação mobilizados para atingir os objetivos escolares. Considerando os instrumentos de ação, abaixo, relacione-os com os seus respectivos conceitos, enumerando a segunda coluna de acordo com a primeira.

( 1 ) Planejamento ( ) Atividade de coordenação do esforço coletivo do pessoal da escola.

( 2 ) Organização ( ) Processo de explicitação dos objetivos, prevendo-se o que se deve fazer para atingi-los.

( 3) Direção/Coordenação ( ) Ações de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da escola para o desenvolvimento de competências.

( 4 ) Formação continuada ( ) Comprovação e reflexão do funcionamento da escola.

( 5 ) Avaliação ( ) Atividade que envolve a racionalização de recursos e a viabilização de condições para realizar o que foi planejado.

( 6 ) Pesquisa

A seqüência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q441096 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Técnico de Promotoria, Ministério Público Estadual PB, COMPERVE

É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q463626 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

São circunstâncias agravantes do art. 61 do Código Penal, quando o crime é praticado diante de determinadas perspectivas, EXCETO quando o agente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q740618 | Economia, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Sobre o preço de transferência, pode-se afirmar:

I. É o preço cobrado por uma empresa pelo produto ou serviço fornecido a outra empresa.

II. Gera receita para a subunidade vendedora e um custo de aquisição para a compradora, afetando o resultado operacional de ambas.

III. Pode ser determinado pelo mercado, pelo custo e pode ser negociado.

IV. É o preço que uma subunidade de uma organização cobra pelo produto ou serviço fornecido a outra da mesma organização.

Está(ão) correta(s) apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q736779 | Direito Processual Penal, Nulidades, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Sobre a nulidade em processo penal, vige o princípio de que nenhum ato será declarado nulo, se da nulidade não resultar prejuízo para a acusação ou para a defesa. Partindo desse pressuposto, a nulidade ocorrerá EXCETO por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q324107 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Técnico de Promotoria, Ministério Público Estadual PB, COMPERVE

De acordo com a Teoria Crítica do Currículo, é correto afirmar que currículo é compreendido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q619021 | Informática, Engenharia de Software, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Um diagrama de classe na notação UML é um diagrama que mostra
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q430615 | Direito Constitucional, Seguridade Social, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

O art. 194 da Constituição Federal de 1988 estabelece, claramente, que à Seguridade Social cabe assegurar os direitos relativos à Saúde, à Previdência e à Assistência Social. No parágrafo único desse artigo, pode-se afirmar que compete ao poder público organizar a Seguridade Social com base em:

I. Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

II. Eqüidade na forma de participação no custeio.

III. Atendimentos a grupos fragilizados por múltiplas razões, entre elas as culturais e étnicas, como indígenas, imigrantes, idosos desamparados e sem auto-sustento.

IV. Assistência a adultos em abandono e situação de rua.

V. Atendimento a crianças e adolescentes desamparados, fragilizados, vitimizados e pessoas portadoras de necessidades especiais, sem condições de auto-sustento.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q644889 | Informática, Engenharia de Software, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

O texto, a seguir, contém lacunas que devem ser preenchidas.

Um teste de software para detecção de defeitos é __________________ quando faz com que o sistema opere _________________________, conseqüentemente, demonstrando a ___________________ de defeitos.

As lacunas são preenchidas, correta e respectivamente, por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q357402 | Contabilidade Geral, Balanço Orçamentário, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

O artigo 101, da Lei n° 4.320/64, define que os resultados gerais do exercício são demonstrados em quatro balanços (Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e das Variações Patrimoniais). No Balanço Orçamentário, o resultado orçamentário positivo é demonstrado na coluna:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q319514 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

O conceito de "zona de desenvolvimento proximal", desenvolvido por Vygotsky, possibilita compreender funções e desenvolvimentos que estão a caminho de se completarem. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):

( ) O processo de desenvolvimento nada mais é do que a apropriação ativa do conhecimento disponível na sociedade em que a criança nasceu.

( ) A aprendizagem precederia o desenvolvimento intelectual, seguindo-o e com ele coincidindo.

( ) A criança aprende e interage em sua maneira de pensar o conhecimento de sua cultura.

( ) O desenvolvimento intelectual mais complexo torna-se imutável.

( ) O processo de desenvolvimento consiste, apenas, na apropriação das informações processadas pelos professores em ambientes de aprendizagem.

A seqüência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q326426 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Em pesquisa social e, em particular, em pesquisa-ação ou pesquisa participante, os problemas colocados são inicialmente de ordem prática. Assim, na formulação de um problema dessa natureza, é INCORRETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q324635 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico de Promotoria, Ministério Público Estadual PB, COMPERVE

Uma gestão escolar democrática e participativa, por ser um trabalho complexo, requer o conhecimento e a adoção de princípios básicos. Nesse sentido, podem ser considerados princípios básicos dessa gestão:

I. Autonomia das escolas e da comunidade educativa.

II. Envolvimento da comunidade no processo escolar.

III. O processo de tomada de decisões deve basear-se em informações concretas, analisando apenas os problemas relevantes em seus múltiplos aspectos.

IV. Constante aperfeiçoamento profissional, político, científico e pedagógico para parte da equipe escolar.

V. Avaliação compartilhada.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q435485 | Direito Constitucional, Classificação e Aplicabilidade das Normas Constitucionais, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

As normas definidoras dos direitos e deveres individuais e coletivos, por determinação constitucional, são autoaplicáveis. Deduz-se, por conseguinte, que tais normas têm eficácia jurídica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q747038 | Economia, Contabilidade Social, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Em Contabilidade Nacional, para se obter o Valor Bruto da Produção, basta somar o produto intermediário ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q743200 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

São características de uma política fiscal pura, anti-recessiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q644896 | Informática, Linguagens, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Hibernate é um framework que implementa uma solução para persistência de objetos em Java. Nesse sentido, e sobre eleo Hibernate, pode-se afirmar:

I. É uma solução que oculta, para o usuário do framework, a linguagem banco de dados SQL empregada no gerenciamento dos objetos persistentes, não permitindo seu uso direto e, portanto, tornando a SQL transparente para o usuário.

II. Implementa uma solução de mapeamento objeto-relacional para a linguagem Java.

III. Usa arquivos XML com a extensão .hbm.xml para mapear classes Java para tabelas em bancos de dados.

IV. Permite modelar relacionamentos de herança, de associação e de composição.

V. Suporta uma linguagem de consulta própria, denominada HQL (Hibernate Query Language).

Está correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q322336 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Leia o texto: "A avaliação é um termo geral que diz respeito a um conjunto de ações voltadas para o estudo sistemático de um fenômeno, uma situação, um processo, um evento, uma pessoa, visando emitir um juízo valorativo" (LIBÂNEO, 2001). Com base nesse conceito, pode-se afirmar:

I. Os processos de avaliação supõem uma coleta de dados e informações, através de diferentes instrumentos de verificação, para saber se os objetivos previstos foram atingidos.

II. Coleta de dados, juízos de valor e quantificação são componentes irrelevantes para a definição de avaliação.

III. A quantificação, no processo avaliativo, refere-se à utilização de algum tipo de medida, a partir de critérios explicitados previamente.

IV. Os juízos de valores, no processo avaliativo, não se baseiam em critérios previamente definidos, tendo em vista a tomada de decisões para novas ações.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q621603 | Informática, Banco de Dados, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

O texto, a seguir, contém lacunas que devem ser preenchidas.

Na modelagem orientada a objetos em UML, existem três tipos de relacionamentos que são especialmente importantes: ______________________, que representam relacionamentos de uso entre classes; ______________________, que ligam classes mais gerais para suas especializações; e ______________________, que representam relacionamentos estruturais entre objetos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.