Questões de Concursos Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte

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1Q544013 | Física, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

Com relação ao ensaio de tempo de pega do cimento, é correto afirmar que:

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2Q546687 | Física, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

O Cimento Asfáltico do Petróleo (CAP) é um ligante termoviscoplástico, sendo impermeável à água e pouco reativo. Em relação a este conteúdo, é verídico afi rmar que:

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3Q528851 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

Em relação ao controle tecnológico de compactação e pavimentação, é correto afirmar que:

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4Q544431 | Física, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

A fi nura do cimento é um parâmetro de avaliação de qualidade e, quando do recebimento e aceitação de um lote, deve ser avaliado. A NBR 11579/2012 prescreve os métodos de ensaio de peneiramento a seco para a determinação do índice de fi nura de cimento Portland.

Quanto à finura do cimento, é correto afirmar que:
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5Q545043 | Física, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

Com relação aos tipos de concreto, analise as afirmativas.

I. O concreto magro é um concreto sem função estrutural que apresenta baixo consumo de cimento, podendo ser utilizado para envelopamento de tubos, lastros e contrapisos. II. O concreto ciclópico é um concreto com baixa resistência à compressão, obtido pela adição de pedra de mão ao concreto convencional. III. O Concreto de Alto Desempenho (CAD) utiliza adições e aditivos especiais, para reduzir sua porosidade e permeabilidade e caracteriza-se por resistências superiores a 40 MPa. IV. Em peças pré-fabricadas é aconselhável o uso de concretos convencionais. É correto apenas o que se afirma em
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6Q545391 | Física, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

Para a determinação da resistência à compressão do cimento, deve-se seguir as prescrições da NBR 7215/97.

De acordo com essa norma, é correto afirmar que

I. devem ser preparados corpos de prova cilíndricos de 100 mm de diâmetro e 200 mm de altura para cada idade de ensaio.

II. os corpos de prova devem ser confeccionados com argamassa composta de cimento e areia normalizada, com fator água cimento de 0,48.

III. a moldagem dos corpos de prova deve ser feita imediatamente após a mistura da argamassa, em quatro camadas de alturas aproximadamente iguais, com a aplicação de 25 golpes por camada.

IV. o resultado do ensaio é obtido pela resistência média de quatro corpos de prova, para cada idade, e deve ser superior ao limite estabelecido pela norma para cada tipo de cimento.

É correto apenas o que se afirma em

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7Q541214 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

Em relação ao conteúdo controle geométrico das seções, é correto afirmar que:

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8Q545105 | Física, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

Conforme as normas brasileiras, as emulsões asfálticas devem apresentar características físicas e químicas específi cas para serem utilizadas em serviços de pavimentação, sendo estas características determinadas e avaliadas através da realização de ensaios. Sobre o tema, é correto afirmar que:

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9Q544707 | Física, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

A defi nição mais aceita de agregado é: “material granular, sem forma e volume defi nidos, de dimensões e propriedades adequadas às obras de engenharia.” Com relação aos agregados, analise as afi rmações abaixo.

I. Quanto à origem os agregados podem ser classifi cados em naturais, britados, artifi ciais e reciclados.

II. De acordo com a NBR 7211/2009, o agregado graúdo possui grãos que passam na peneira com abertura de malha 75 mm e ficam retidos na peneira com abertura de malha de 4,75 mm, ressalvados os limites previstos em norma.

III. De acordo com a massa unitária, os agregados podem ser considerados normais, leves e pesados. A hematita pode ser classifi cada como agregado leve.

IV. É permitido o uso de agregados recuperados de concreto fresco por lavagem para preparação de um novo concreto, desde que sejam do mesmo tipo de agregado primário, nos limites estabelecidos em norma.

É correto apenas o que se afirma em:

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10Q529098 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

Em relação ao conteúdo usina de asfalto, é correto afi rmar que:

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11Q546090 | Física, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

O comportamento e a durabilidade das estruturas de um pavimento estão intrinsecamente relacionados com as características dos agregados utilizados na sua produção, sendo uma delas a composição granulométrica. Em relação ao conteúdo granulometria dos agregados, é correto afirmar que:

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12Q546445 | Física, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

Em relação ao conteúdo misturas asfálticas, é correto afirmar que:

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13Q544394 | Física, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

Em relação ao conteúdo asfalto diluído, é correto afirmar que:

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14Q544710 | Física, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

Com relação à massa específica real e à massa unitária dos agregados, é correto afirmar que:

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15Q810158 | Legislação Federal, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

Vagões são veículos ferroviários destinados ao transporte de cargas. São considerados tipos de vagões, exceto:

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16Q544357 | Física, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

O cimento Portland é um aglomerante hidráulico obtido da calcinação e moagem de misturas, em quantidades adequadas, de materiais calcários e argilosos, com adição de gesso e, quando necessário, de outros materiais como escória de alto-forno, pozolana, fi ller calcário, entre outros.

A principal função do gesso adicionado ao clínquer do cimento é:
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17Q544250 | Física, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

De acordo com a NBR 12655/2006, quando os concretos são preparados na obra, devem ser realizados ensaios de consistência sempre que ocorrerem alterações na umidade dos agregados. Quanto à realização do ensaio de consistência, é incorreto afirmar que:

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18Q546745 | Física, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

A textura superfi cial e o formato das partículas sólidas dos agregados infl uenciam na trabalhabilidade, na adesividade e na resistência ao cisalhamento de misturas asfálticas, bem como modifi ca a energia de compactação necessária para se atingir a densidade do revestimento betuminoso especificado em projeto. Em relação ao conteúdo mencionado, é correto afi rmar que:

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19Q546253 | Física, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

As principais literaturas nacionais especializadas e a norma NBR 7225/1993 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) afi rmam, em relação ao tema classifi cação de agregado, que:

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20Q545406 | Física, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte, DNIT, ESAF

Bruce Marshall, engenheiro do Bureau of Public Road dos EUA, propôs na década de 40 uma técnica de dosagem de misturas asfálticas a quente, bem como um método de ensaio relativo a este estudo. Em relação ao ensaio, é correto afirmar que:

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