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Questões de Concursos Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes

Resolva questões de Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q250891 | Engenharia Civil, Topografia, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Sobre a Geodésia e a Topografia, são corretas as afirmativas, exceto:

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2Q484618 | Geografia, Metrologia, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Selecione o formato mais adequado para a impressão de uma planta topográfi ca de um loteamento que mede 1.200 m de comprimento por 850 m de largura, na escala de 1:2.000, considerando que deverá ser reservado 17,5 centímetros para informações marginais na lateral direita da folha e um centímetro de margem. Considere que a dimensão em milímetro, dos formatos existentes são: A0 = 841 x 1189, A1 = 594 x 841, A2 = 420 x 594 e A3 = 297 x 420.

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3Q250271 | Engenharia Civil, Topografia, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

A hipótese do plano topográfico exige certa restrição no que se refere à extensão da área a ser levantada. Deste modo, a adoção da hipótese do plano topográfico implica na substituição do arco de curvatura do terreno pela tangente a este arco, cometendo assim um erro denominado:

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4Q250989 | Matemática, Conjuntos numéricos, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Uma escola oferece reforço escolar em todas as disciplinas. No mês passado, dos 100 alunos que fizeram reforço escolar nessa escola, 50 fizeram reforço em Matemática, 25 fizeram reforço em Português e 10 fizeram reforço em Matemática e Português. Então, é correto afirmar que, no mês passado, desses 100 alunos, os que não fizeram reforço em Matemática e nem em Português é igual a:

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5Q483070 | Geografia, Cartografia, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Ao calcular uma poligonal com perímetro de 3.250m, a diferença encontrada entre as coordenadas de partida e de chegada foi: DE de 3 cm e DN de -4 cm. A precisão horizontal alcançada foi de:

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6Q249763 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Entre as afirmativas abaixo sobre a precisão gráfica, assinale a opção incorreta.

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7Q249863 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

No ano de 2005, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico IBGE adotou um novo sistema de referência, geocêntrico, compatível com a precisão dos métodos de posicionamento correspondentes e também com os sistemas adotados no restante do globo terrestre, tendo então estabelecido um novo sistema de referência geodésico para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e para o Sistema Cartográfico Nacional (SCN), que é o:

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8Q250797 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

A Escala Numérica é definida como a relação entre uma medida na carta com a sua correspondente no terreno. Um lote de terreno possui 2,5 mm x 6,5 mm, na escala 1/5000. O valor da sua área na escala real é:

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9Q250266 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

A topografia local, a natureza do material a ser es- cavado, o regime de precipitação pluviométrica são fatores a serem considerados na seleção de equipamentos de terraplenagem, sendo os elementos citados classificados como fatores:

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10Q484663 | Geografia, Cartografia, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

A determinação das coordenadas de pontos na superfície terrestre e a descrição do campo de gravidade externo envolvem três superfícies: a superfície física da Terra, a superfície geoidal e a superfície elipsoidal. Nesse contexto, é correto afirmar que:

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11Q251018 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

A capacidade de suporte de um solo compactado pode ser medida através do Índice de Suporte Califórnia (CBR). O ensaio tem por objetivo determinar a relação entre a pressão necessária para produzir uma penetração de um pistão num corpo de prova de solo e a pressão necessária para produzir a mesma penetração numa mistura padrão de brita estabilizada granulometricamente. Analise as afirmativas a seguir.

I. O CBR baseia-se na relação de cargas obtidas para a penetração de 7,5 mm do pistão na amostra.

II. Um solo de boa qualidade para execução de sub-base deve apresentar CBR superior a 20%.

III. Para determinação da expansão, os corpos de prova devem ficar imersos durante 96 horas, realizando-se leituras de deformação a cada 24 horas.

É correto apenas o que se afirma em

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12Q483710 | Geografia, Cartografia, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Sobre o Sistema de Projeção UTM, indique a opção correta quanto: ao número de fusos que o globo terrestre é dividido, à amplitude dos fusos a partir do meridiano de Greenwich, à amplitude das zonas de latitude, às latitudes limites e ao valor da constante K, no meridiano central do fuso.

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13Q249787 | Engenharia Civil, Topografia, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Entre os objetivos da NBR 13.133/94, está o de fixar as condições exigíveis para a execução de levantamentos topográficos, exceto para obtenção de:

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14Q249599 | Engenharia Civil, Topografia, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Sobre a aplicação da NBR 13.133/94 Execução de levantamento topográfico, é correto afirmar que:

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15Q484442 | Geografia, Cartografia, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Após um levantamento planimétrico para medição das distâncias entre os pontos, utilizando uma trena com medida nominal de 20 metros, verifi cou-se que a medida real da trena era de 20,6 metros. Se o perímetro total levantado foi de 0,567 km, indique qual é a medida real do perímetro.

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16Q250435 | Engenharia Civil, Topografia, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Assinale a opção correta.

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17Q251050 | Engenharia Civil, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

O instrumento cujo princípio construtivo baseia-se na variação da temperatura da ebulição da água, em função do aumento ou da diminuição da pressão atmosférica, é:

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18Q484139 | Geografia, Cartografia, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Sobre as coordenadas astronômicas e geodésicas de um ponto, assinale a opção incorreta.

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19Q483108 | Geografia, Educação em Geografia, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Assinale a opção incorreta.

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20Q483907 | Geografia, Cartografia, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Entre as opções abaixo, escolha a mais adequada para elaboração de um perfil longitudinal.

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