Questões de Concursos Técnico de Tecnologia da Informação

Resolva questões de Técnico de Tecnologia da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q918272 | Direito Digital, Disposições Preliminares da LGPD, Técnico de Tecnologia da Informação, CEFETMG, CEFET MG, 2025

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) surgiu para regulamentar o uso de dados pessoais no Brasil, fortalecendo a privacidade e a segurança das informações. Aplicável a empresas e órgãos públicos, a lei estabelece direitos aos titulares de dados e deveres aos responsáveis pelo tratamento dessas informações.
De acordo com a LGPD, analise as assertivas abaixo:

I- Dado pessoal é o dado sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

II- Dado pessoal sensível é a informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável.

III- Titular é a pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento.


É correto o que se afirma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q951808 | Design Gráfico, Metologia e Métodos em Design, Tecnico de Tecnologia da Informacao, UFC, FCPC, 2025

O Design Centrado no Usuário (DCU) é uma abordagem que coloca as necessidades, expectativas e limitações dos usuários como foco principal em todas as etapas do desenvolvimento de um produto ou serviço. Essa abordagem visa criar soluções que sejam intuitivas, eficientes e agradáveis, promovendo uma experiência positiva para o usuário. Acerca do Design Centrado no Usuário (DCU), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q918273 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Igualdade, Técnico de Tecnologia da Informação, CEFETMG, CEFET MG, 2025

De acordo com a Lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Nos termos do Estatuto da Pessoa com Deficiência, analise as afirmativas abaixo e classifique-as em (V) verdadeiras ou (F) falsas.

( ) Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas.

( ) A pessoa com deficiência está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.

( ) É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.

( ) É dever exclusivo do Estado assegurar à pessoa com deficiência, prioritariamente, a efetivação dos direitos decorrentes da Constituição Federal e da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.


A sequência correta é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q951809 | Design Gráfico, Tecnico de Tecnologia da Informacao, UFC, FCPC, 2025

Uma maneira de obter feedback direto dos usuários é criando e coletando respostas por meio de surveys. Surveys podem ser uma ferramenta poderosa para alcançar um amplo espectro de pessoas em um curto espaço de tempo. Criar um survey válido e confiável é uma verdadeira arte. Você não só precisa saber quais perguntas fazer, mas também precisa formulá-las de uma maneira que forneça um feedback útil. A escala Likert é um estilo possível para a realização das perguntas do survey, a qual pode ser descrito por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q918274 | Direito Administrativo, Processo Administrativo, Técnico de Tecnologia da Informação, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Leia as afirmativas abaixo, que tratam do processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, e preencha as lacunas.
Encerrada a instrução, o interessado terá o direito de manifestar-se no prazo máximo de _________, salvo se outro prazo for legalmente fixado.
Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até_________para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.
Salvo disposição legal específica, é de_________o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.
Assinale a alternativa que apresenta o preenchimento correto das lacunas, de acordo com os prazos previstos na Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q951810 | Design Gráfico, Tecnico de Tecnologia da Informacao, UFC, FCPC, 2025

No contexto de UX, qual é o principal objetivo ao se realizar um teste A/B?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q918275 | Ética na Administração Pública, Introdução, Técnico de Tecnologia da Informação, CEFETMG, CEFET MG, 2025

O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal estabelece princípios e normas de conduta que orientam a atuação ética e responsável dos servidores no exercício de suas funções.
De acordo com o Código de Ética aprovado pelo Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, é vedado ao servidor público:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q951811 | Design Gráfico, Tecnico de Tecnologia da Informacao, UFC, FCPC, 2025

No contexto de UX, metodologias de pesquisa com usuários podem ser classificadas como quantitativas ou qualitativas, cada uma com características distintas. Metodologias quantitativas focam em dados numéricos e em estatísticas para medir comportamentos ou tendências. Por sua vez, metodologias qualitativas exploram percepções, motivações e contextos por meio de dados descritivos e interpretativos. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de metologias qualitativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q918276 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Infiltração para Investigação de Crimes, Técnico de Tecnologia da Informação, CEFETMG, CEFET MG, 2025

O assédio sexual, os crimes contra a dignidade sexual e a violência sexual são problemas graves que violam direitos fundamentais e perpetuam desigualdades de gênero. Muitas vezes silenciados pelo medo e pela impunidade, esses atos afetam profundamente as vítimas. É essencial promover conscientização e implementar políticas públicas eficazes. Apenas assim será possível garantir justiça e proteção.
Para tratar da questão, a Lei nº 14.540/2023 instituiu o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual e demais Crimes contra a Dignidade Sexual e à Violência Sexual no âmbito da Administração Pública, direta e indireta, federal, estadual, distrital e municipal.

De acordo com a referida Lei, analise as afirmativas abaixo:
I- Para a caracterização da violência prevista na Lei nº 14.540/2023 deverão ser observadas as definições estabelecidas no Código Penal.

II- Para a caracterização da violência prevista na Lei nº 14.540/2023 deverão ser observadas as definições estabelecidas na Lei Maria da Penha.

III- Para a caracterização da violência prevista na Lei nº 14.540/2023 deverão ser observadas as definições estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente.


Está correto o que se afirma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q951812 | Design Gráfico, Tecnico de Tecnologia da Informacao, UFC, FCPC, 2025

"Consiste em uma abordagem de investigação que busca compreender profundamente o comportamento, as práticas, os valores e as interações dos usuários em seus contextos naturais. Originária da antropologia, essa metologia estuda pessoas a partir de uma análise profunda sobre os comportamentos, as crenças, os costumes e outras características da comunidade e estuda os padrões mais previsíveis das percepções e dos comportamentos na rotina diária das pessoas". Essa passagem refere-se a qual metodologia qualitativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q918277 | Raciocínio Lógico, Técnico de Tecnologia da Informação, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Na sequência numérica de formação lógica:

11;14;13;16;15;18;17;20;19;...,

a soma dos números maiores que 25 e menores que 35 é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q951813 | Design Gráfico, Ferramentas de Projeto, Tecnico de Tecnologia da Informacao, UFC, FCPC, 2025

As entrevistas são um dos métodos mais comuns em metodologias qualitativas para coletar dados ricos e detalhados diretamente dos usuários. Nessa abordagem, o pesquisador busca entender as percepções, comportamentos, necessidades, motivações e desafios enfrentados pelos usuários em relação a um produto, serviço ou contexto específico. Acerca das entrevistas, é correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q918278 | Raciocínio Lógico, Técnico de Tecnologia da Informação, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Um dado tem o formato de um dodecaedro regular (12 faces) e é numerado de 1 até 12. Nesse dado, o valor que consta em uma face, somado com o valor que consta em sua face oposta, será igual a 13 em todos os casos.
Ao lançar esse dado, a probabilidade de sair um resultado em que a face de cima seja ímpar e a face oposta seja um número primo é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q951814 | Arquitetura de Software, Tecnico de Tecnologia da Informacao, UFC, FCPC, 2025

O mapa de empatia é uma ferramenta amplamente utilizada no Design Thinking, o qual reúne informações essenciais sobre o usuário que devem ser consideradas no processo de desenvolvimento de soluções. Quais são essas informações?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q918279 | Raciocínio Lógico, Geometria Básica, Técnico de Tecnologia da Informação, CEFETMG, CEFET MG, 2025

O icosaedro é um Sólido Platônico que possui 20 faces, sendo todas triângulos equiláteros. Um determinado icosaedro que possui lado da face igual a 20 cm e altura da face igual a 10√3 cm terá todas as faces preenchidas com um material que custa R$ 12,50 cada centímetro quadrado.
Utilizando 2 como aproximação para √3, o valor gasto na compra desse material, em reais, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q951815 | Design Gráfico, Tecnico de Tecnologia da Informacao, UFC, FCPC, 2025

Usabilidade pode ser definida como a medida de qualidade da experiência do usuário ao interagir com um produto ou sistema, seja um site, um software, uma tecnologia móvel ou qualquer dispositivo operado pelo usuário. Em qual das afirmativas evidencia-se um problema de usabilidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q918280 | Raciocínio Lógico, Técnico de Tecnologia da Informação, CEFETMG, CEFET MG, 2025

Sobre o conceito de Contradição, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q951816 | Design Gráfico, Metologia e Métodos em Design, Tecnico de Tecnologia da Informacao, UFC, FCPC, 2025

"Consiste em uma metodologia que permite avaliar o que as pessoas querem conseguir realizar com seu produto. Quando alguém compra um item, ou serviço, a intenção dessa pessoa consumidora é conseguir algo, no nível de experiência, e não somente possuir aquele produto em si. Por exemplo, quando o usuário assina um serviço de streaming de vídeo, sua ideia não é simplesmente ter a plataforma à disposição. Na verdade, o usuário busca entretenimento, o que vem por meio das séries, filmes e documentários que o catálogo do serviço disponibiliza". A passagem anterior faz referência à qual metodologia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q918281 | Raciocínio Lógico, Equivalências, Técnico de Tecnologia da Informação, CEFETMG, CEFET MG, 2025

“Se o dinheiro não traz felicidade, então a pessoa não sabe o que fazer com o dinheiro.”

A frase que equivale logicamente à afirmação acima é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q951817 | Arquitetura de Software, Tecnico de Tecnologia da Informacao, UFC, FCPC, 2025

Uma empresa de turismo online deseja reorganizar a navegação do site para facilitar a busca por pacotes de viagem. A equipe de UX realiza uma sessão com 15 usuários representativos através do uso de cartões. Os cartões incluem destinos como "Paris", "Caribe" e "Amazônia", e temas como "Viagem Romântica", "Ecoturismo" e "Cruzeiros". Durante a sessão, os usuários agrupam os cartões em categorias que fazem sentido para eles, como "Destinos Internacionais", "Destinos Nacionais" e "Temas de Viagem". Alguns criam subgrupos, como "Praias" e "Aventura". Após analisar os padrões, a equipe descobre que os usuários preferem navegar primeiro por tipo de viagem e depois por destino. Com essas informações, o site é reestruturado, oferecendo uma experiência de busca mais intuitiva e eficiente, o que aumenta o engajamento. A partir do cenário descrito, qual técnica de UX foi adotada para chegar às conclusões encontradas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.