Questões de Concursos Técnico em Defesa Civil

Resolva questões de Técnico em Defesa Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q956405 | Meio Ambiente, Poluição e Crise Ambiental, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Assinale a alternativa correta sobre a poluição ambiental nos meios aquático, terrestre e atmosférico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q956404 | Legislação dos Municípios do Estado do Espírito Santo, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Com base no Plano Municipal de Redução de Riscos do Município de Cariacica/ES, assinale a alternativa correta sobre suas metas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q956396 | Segurança Pública, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

"Caracteriza-se pelo conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas com o propósito de evitar ou minimizar desastres, procurando, ao mesmo tempo, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social".

Essa é a definição correta de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q956395 | Legislação dos Municípios do Estado do Espírito Santo, Lei Complementar nº 29 de 2010, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Em caso excepcional, no interesse e conveniência da Administração Municipal, o titular de cargo em comissão ou função de confiança, poderá ser designado cumulativamente para responder, interinamente, por outro cargo ou função de confiança, até que se verifique a nomeação ou designação do titular. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir, na esteira do Estatuto dos Servidores Públicos de Cariacica/ES:

I. O servidor interino fará jus ao recebimento do valor correspondente ao cargo ou função de confiança, de maior remuneração exercida pelo mesmo, no momento.
II. O prazo para a designação interina perdurará por, no máximo, seis meses, prorrogáveis por mais seis.

Das assertivas, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q956403 | Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Considere as afirmativas:

I. A ocupação das encostas em cidades das regiões Sudeste, Nordeste e Sul do Brasil apresenta implicações diretas para a resiliência e a sustentabilidade da paisagem urbana nessas regiões.
II. Tanto o planejamento como a gestão em busca de cidades resilientes e sustentáveis devem integrar processos e funções ecológicos, culturais e socioeconômicos.
III. A dimensão espacial urbana da sustentabilidade requer a compreensão dos processos e as relações entre os ecossistemas (ou sistemas naturais) e os sistemas socioculturais em diferentes escalas ao longo do tempo.
IV. Reconhecer a importância da configuração, da transformação e da interação transescalar da paisagem não é fundamental para o planejamento da sustentabilidade das paisagens.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q956397 | Administração Pública, Compliance na Administração Pública, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Analise as afirmativas abaixo:

I. O gerenciamento de riscos permite ações contínuas de planejamento, organização e controle dos recursos relacionados aos riscos que possam comprometer o sucesso da contratação, da execução do objeto e da gestão contratual.
II. O Mapa de Gerenciamento de Riscos deve conter a identificação e a análise dos principais riscos, consistindo na compreensão da natureza e determinação do nível de risco, que corresponde à combinação do impacto e de suas probabilidades que possam comprometer a efetividade da contratação.
III. Para cada risco identificado, define-se: a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos potenciais, as possíveis ações preventivas e contingências, bem como a identificação de responsáveis por ação.
IV. Após a identificação e classificação, deve-se executar uma análise qualitativa e quantitativa.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q956401 | Direito Ambiental, Áreas de preservação permanente – APP, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Considerando a Lei Nº 12.651/2012, que estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, áreas de Preservação Permanente, entre outras questões, analise as definições a seguir:

I. Área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
II. Área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa.
III. Substituição de vegetação nativa e formações sucessoras por outras coberturas do solo, como atividades agropecuárias, industriais, de geração e transmissão de energia, de mineração e de transporte, assentamentos urbanos ou outras formas de ocupação humana.
IV. Administração da vegetação natural para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras ou não, de múltiplos produtos e subprodutos da flora, bem como a utilização de outros bens e serviços.

As afirmativas descrevem, respectivamente, os conceitos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q956412 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Poluição dos Solos, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

"Ocorre quando a carga crítica do solo é superada ou reduzida pelas mudanças ambientais, passando o solo a funcionar como um dreno, e não mais como um filtro. Já na forma trocável, o metal ligado eletrostaticamente em sítios de adsorção carregados negativamente na matéria orgânica ou em minerais pode ser facilmente trocado por íons presentes na solução do solo, sendo então biodisponibilizados".

A definição acima descreve corretamente o conceito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q956406 | Legislação dos Municípios do Estado do Espírito Santo, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

O Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil para deslizamentos, rolamentos de blocos, alagamentos e/ou inundação no município de Cariacica/ES, estabelece:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q956402 | Direito Ambiental, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Sobre o que prevê a Lei Nº 12.651/2012, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q956410 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Crise Ambiental, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Relacione as definições abaixo a seus respectivos conceitos:

I. As águas elevam-se de forma paulatina e previsível; mantêm-se em situação de cheia durante algum tempo e, a seguir, escoam-se gradualmente.
II. São intensificadas por variáveis climatológicas de médio e longo prazos e pouco influenciáveis por variações diárias do tempo. Relacionam-se muito mais com períodos demorados de chuvas contínuas do que com chuvas intensas e concentradas. O fenômeno caracteriza-se por sua abrangência e grande extensão.
III. São provocadas por chuvas intensas e concentradas, em regiões de relevo acidentado, caracterizando-se por produzirem súbitas e violentas elevações dos caudais, os quais escoam-se de forma rápida e intensa.
IV. São águas acumuladas no leito das ruas e nos perímetros urbanos por fortes precipitações pluviométricas, em cidades com sistemas de drenagem deficientes.

(__) Inundações graduais.
(__) Enchentes.
(__) Alagamentos.
(__) Enxurradas.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q956399 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q956398 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Geotecnia Ambiental, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

"Iniciam com a desagregação de partículas de solo, causada pelo impacto das gotas de chuva na superfície. As partículas se tornam vulneráveis e são transportadas por arraste mecânico, causado pelas águas pluviais em forma de enxurrada, podendo transportar quantidades significativas de sedimentos de extensas áreas, processo denominado erosão laminar".

Essa afirmativa descreve o processo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q956407 | Meio Ambiente, Poluição e Crise Ambiental, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

"É definida como qualquer alteração da composição e das características do meio que cause perturbações nos ecossistemas, ou ainda, como uma interferência danosa nos processos de transmissão de energia.". Essa afirmativa se refere ao conceito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q956408 | Saúde Pública, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Analise as afirmativas abaixo:

I. Os desastres associados às chuvas (alagamentos, enchentes, enxurradas e deslizamentos) provocam danos humanos, patrimoniais e ambientais.
II. Uma comunidade ativa e bem organizada poderá responder adequadamente a uma situação de emergência e contribuir para melhorar a qualidade da assistência.
III. Alguns cuidados, se tomados antes do período das chuvas, podem minimizar ou até eliminar alguns problemas de saúde.
IV. As principais doenças que podem ser adquiridas durante uma inundação e que podem ser prevenidas por vacina são as seguintes: diarreia por rotavírus, influenza, meningite, rubéola e tétano acidental.

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q956409 | Saúde Pública, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Sobre os riscos e cuidados em caso de enchentes e inundações, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q956411 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q956400 | Segurança e Saúde no Trabalho, Fundamentos da Saúde Ocupacional, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

De acordo com a legislação brasileira, são consideradas como acidente do trabalho:

I. A doença degenerativa.
II. A doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalhador peculiar a determinada atividade e constante na relação organizada pelo Ministério da Previdência Social.
III. A doença do trabalho, assim entendida aquela desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relaciona diretamente.
IV. A doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q956413 | Meio Ambiente, Técnico em Defesa Civil, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Considerando o que prevê o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) sobre risco e áreas de risco ambiental, analise as afirmativas abaixo e as associe aos respectivos graus de risco:

(__) Não há indícios de desenvolvimento de processos destrutivos em encostas e margens de drenagens. Mantidas as condições existentes, não se espera a ocorrência de eventos destrutivos.
(__) Observa-se a presença de significativa(s) evidência(s) de instabilidade (trincas no solo, degraus de abatimento em taludes etc.). Mantidas as condições existentes, é perfeitamente possível a ocorrência de eventos destrutivos durante episódios de chuvas intensas e prolongadas.
(__) Observa-se a presença de alguma(s) evidência(s) de instabilidade (encostas e margens de drenagens), porém incipiente(s). Mantidas as condições existentes, é reduzida a possibilidade de ocorrência de eventos destrutivos durante episódios de chuvas intensas e prolongadas.
(__) As evidências de instabilidade (trincas no solo, degraus de abatimento em taludes, trincas em moradias ou em muros de contenção, árvores ou postes inclinados, cicatrizes de escorregamento, feições erosivas, proximidade da moradia em relação ao córrego etc.) são expressivas e estão presentes em grande número e/ou magnitude. Mantidas as condições existentes, é muito provável a ocorrência de eventos destrutivos durante episódios de chuvas intensas e prolongadas.

I. R1 (Risco baixo)
II. R2 (Risco médio)
III. R3 (Risco alto)
IV. R4 (Risco muito alto)

A ordem correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.