Questões de Concurso Técnico em Desenvolvimento Infantil

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1 Q889775 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

O Plano Nacional de Educação, aprovado pela lei 13.005/2014, com vigência por 10 (dez) anos, tem como uma de suas diretrizes a:

2 Q889776 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9.394/96), é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica:

3 Q889774 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Para o cumprimento do direito à educação escolar para as populações do campo, sempre que for necessário, os entes federados assegurarão:

4 Q889760 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Toda prática pedagógica se fundamenta em determinada concepção de aprendizagem que foi sistematizada a partir das contribuições da psicologia. Márcia, professora da educação infantil, organiza os materiais lúdicos nas prateleiras da sala, dispostas de maneira a facilitar a retirada dos objetos pelas próprias crianças, e faz o mínimo de intervenções possível nas escolhas das atividades desenvolvidas por elas. Quando deixa as atividades evoluírem conforme os desejos infantis, Márcia acredita que está propiciando um desenvolvimento harmônico dos conhecimentos e das personalidades individuais. Essas evidências indicam que a professora baseia sua prática na concepção:

5 Q889766 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

O Estatuto da Criança e do Adolescente, que objetiva a proteção integral dessas pessoas, define que o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como forma de correção, disciplina, educação ou outro pretexto, é:

6 Q889761 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Marcelo atua como técnico de desenvolvimento infantil e acredita que o papel da escola é a preparação intelectual e moral dos estudantes para assumir sua posição na sociedade.Para isso, o ensino deve consistir em repassar os conhecimentos para as crianças, e a aprendizagem vai depender do treino.Assim, pode-se afirmar que sua forma de pensar a educação tem as características da abordagem pedagógica não crítica, denominada:

7 Q889764 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Considerando o que estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a organização curricular da Educação Infantil, são cinco os campos de experiências no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.Um deles indica vivências com diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras; por isso, recebe o nome de:

8 Q889773 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Na educação infantil, a roda de conversa e a brincadeira do faz de conta constituem-se em situações privilegiadas para a explicitação das características pessoais e para a expressão dos sentimentos, das emoções, dos conhecimentos, das dúvidas e das hipóteses quando as crianças conversam entre si e assumem diferentes personagens. Sendo assim, essas propostas devem fazer parte da rotina pedagógica como:

9 Q889762 | Pedagogia, Gestão Democrática, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Quando se fala em gestão democrática na escola pública, o foco recai sobre a complexa relação entre diferentes sujeitos, com diferentes ideias e expectativas. Assim, o elemento fundamental para que ela de fato ocorra é a:

10 Q889769 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Conforme determinam os preceitos legais vigentes, a oferta de educação especial, modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, tem início:
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