Início Questões de Concursos Técnico em Desenvolvimento Infantil Resolva questões de Técnico em Desenvolvimento Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Técnico em Desenvolvimento Infantil Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q889775 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024O Plano Nacional de Educação, aprovado pela lei 13.005/2014, com vigência por 10 (dez) anos, tem como uma de suas diretrizes a: ✂️ a) formação técnica, voltada para atender às demandas do mercado de trabalho ✂️ b) promoção do princípio da gestão democrática da educação pública e privada ✂️ c) do analfabetismo ✂️ d) valorização dos professores Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q889760 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Toda prática pedagógica se fundamenta em determinada concepção de aprendizagem que foi sistematizada a partir das contribuições da psicologia. Márcia, professora da educação infantil, organiza os materiais lúdicos nas prateleiras da sala, dispostas de maneira a facilitar a retirada dos objetos pelas próprias crianças, e faz o mínimo de intervenções possível nas escolhas das atividades desenvolvidas por elas. Quando deixa as atividades evoluírem conforme os desejos infantis, Márcia acredita que está propiciando um desenvolvimento harmônico dos conhecimentos e das personalidades individuais. Essas evidências indicam que a professora baseia sua prática na concepção: ✂️ a) inatista ✂️ b) empirista ✂️ c) construtivista ✂️ d) sociointeracionista Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q889766 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024O Estatuto da Criança e do Adolescente, que objetiva a proteção integral dessas pessoas, define que o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como forma de correção, disciplina, educação ou outro pretexto, é: ✂️ a) proibido, devendo ser obrigatoriamente comunicado ao Conselho Tutelar os casos de suspeita ou confirmação de sua ocorrência contra criança ou adolescente ✂️ b) autorizado exclusivamente para os pais e responsáveis, cabendo ainda aos integrantes da família ampliada, isto é, parentes próximos, como avós e tios ✂️ c) liberado, em casos extremos, com expressa justificativa por parte da pessoa encarregada de cuidar da criança e/ou do adolescente ✂️ d) permitido somente por parte de agentes públicos executores de medidas socioeducativa Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q889774 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Para o cumprimento do direito à educação escolar para as populações do campo, sempre que for necessário, os entes federados assegurarão: ✂️ a) organização e funcionamento de turmas formadas por alunos de diferentes idades e graus de conhecimento de uma mesma etapa de ensino, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental ✂️ b) oferta de educação básica, com exceção do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental, de acordo com os princípios da metodologia da pedagogia da alternância ✂️ c) manutenção do calendário escolar sem alterações decorrentes das condições climáticas de cada região ✂️ d) simplificação do currículo escolar em função da inserção dos conteúdos referentes ao ciclo produtivo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q889776 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9.394/96), é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica: ✂️ a) aos 3 (três) anos de idade ✂️ b) a partir dos 6 (seis) meses de vida ✂️ c) ao completar 6 (seis) anos de idade ✂️ d) a partir dos 4 (quatro) anos de idade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q889773 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Na educação infantil, a roda de conversa e a brincadeira do faz de conta constituem-se em situações privilegiadas para a explicitação das características pessoais e para a expressão dos sentimentos, das emoções, dos conhecimentos, das dúvidas e das hipóteses quando as crianças conversam entre si e assumem diferentes personagens. Sendo assim, essas propostas devem fazer parte da rotina pedagógica como: ✂️ a) sequência de atividades, cuja intenção é oferecer desafios com graus diferentes de complexidade, para que as crianças possam ir paulatinamente resolvendo problemas a partir de diferentes proposições ✂️ b) atividades permanentes, pois respondem às necessidades básicas de cuidados, de aprendizagem e de prazer para as crianças, cujos conteúdos necessitam de uma constância ✂️ c) situação ocasional, que surge de um contexto interessante trazido pelos estudantes e/ou pelo professor, mas não faz parte do planejamento pedagógico da aula ✂️ d) projeto, que se organiza ao redor de um problema para resolver ou um produto final, e se desenvolve em várias etapas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q889770 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Como preveem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, o currículo das instituições que atendem crianças até cinco anos deve ser composto por um conjunto de práticas que articulam: ✂️ a) conteúdos conceituais e procedimentais da cultura padrão, que, gradativamente, vão substituir os saberes do senso comum ✂️ b) brincadeiras e jogos, sem qualquer intencionalidade pedagógica, uma vez que essa primeira etapa da educação básica antecede o ensino sistematizado ✂️ c) o estudo da língua portuguesa e das noções de matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade sócio-histórica, especialmente do Brasil ✂️ d) experiências e saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o seu desenvolvimento integral Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q889761 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Marcelo atua como técnico de desenvolvimento infantil e acredita que o papel da escola é a preparação intelectual e moral dos estudantes para assumir sua posição na sociedade.Para isso, o ensino deve consistir em repassar os conhecimentos para as crianças, e a aprendizagem vai depender do treino.Assim, pode-se afirmar que sua forma de pensar a educação tem as características da abordagem pedagógica não crítica, denominada: ✂️ a) liberal tecnicista ✂️ b) liberal tradicional ✂️ c) progressista libertária ✂️ d) progressista não diretiva Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q889767 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Entendida como a capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, sua perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro, a autonomia, na educação infantil, é: ✂️ a) uma característica que as crianças já demonstram nos primeiros dias de aula, pois se consolida no primeiro ano de vida ✂️ b) um ideal inalcançável, tendo em vista que até os 5 anos a criança ainda é dependente de um adulto ✂️ c) uma perspectiva idealizada do ser criança, que gera equívocos pedagógicos no cotidiano escolar ✂️ d) um princípio das ações educativas, mais do que um objetivo a ser alcançado com as crianças Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q889772 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Nas instituições de educação infantil, o espaço deve propiciar condições para que as crianças possam usufruí-lo em benefício do seu desenvolvimento e da sua aprendizagem. Sendo assim, ele precisa ser versátil, sujeito às modificações propostas pelas próprias crianças e pelos professores, em função das ações desenvolvidas. Pensando em organizar espaços para crianças pequenas nas salas, o mais indicado é: ✂️ a) dividir os ambientes, ao invés de manter grandes áreas livres, porque os pequenos interagem melhor em grupos quando estão em espaços menores e mais aconchegantes de onde podem visualizar o adulto ✂️ b) manter grandes áreas livres, sem obstáculos de grande porte, que possam gerar riscos para os pequenos, mantendo todos os materiais guardados em armários aéreos, longe do alcance deles ✂️ c) conservar totalmente vazio o ambiente, apenas revestindo o piso com material apropriado para que a criança engatinhe e/ ou ande sem se machucar ao cair ✂️ d) escolher um tema para cada dia e decorar o ambiente com imagens grandes e coloridas que façam referência à temática Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q889764 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Considerando o que estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a organização curricular da Educação Infantil, são cinco os campos de experiências no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.Um deles indica vivências com diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras; por isso, recebe o nome de: ✂️ a) Música e movimento ✂️ b) Traços, sons, cores e formas ✂️ c) Corpo, gestos e movimentos ✂️ d) Escuta, fala, pensamento e linguagem Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q889765 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024As creches e pré-escolas precisam estar preparadas para atender as necessidades de sono e repouso, nas diferentes etapas da vida da criança, pois isso tem um importante papel na saúde em geral e no sistema nervoso em particular. Sendo assim, alguns cuidados precisam ser providenciados antes de os bebês e as crianças pequenas dormirem, como: ✂️ a) evitar embalar ou acalentar com toques e canções de ninar para que não se acostumem com rituais que exigirão maior disponibilidade dos profissionais para atendê-los ✂️ b) definir o horário do sono e do repouso, mantendo-os inflexíveis para que se crie o hábito com facilidade, e reservar ambientes tranquilos para atividades mais repousantes ✂️ c) afastar objetos conhecidos, particularmente aqueles que têm um significado especial para a criança, como um “paninho”, a chupeta ou qualquer outro objeto que traga de casa, para não evocar lembranças da família ✂️ d) retirar calçados, verificar se há necessidade de troca de fraldas sujas ou molhadas, retirar objetos ou roupas que apertam, colocar o bebê de lado para evitar acidentes no caso de regurgitar ou vomitar durante o sono Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q889762 | Pedagogia, Gestão Democrática, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Quando se fala em gestão democrática na escola pública, o foco recai sobre a complexa relação entre diferentes sujeitos, com diferentes ideias e expectativas. Assim, o elemento fundamental para que ela de fato ocorra é a: ✂️ a) participação, garantida na forma da lei, por meio da atuação do Conselho Escolar, que deve ser constituído por representantes das comunidades escolar e local, eleitos por seus pares ✂️ b) eleição direta para diretores, que deve acontecer anualmente, com candidatos que tenham formação mínima exigida para o exercício da função ✂️ c) indicação dos gestores, feita pelos professores que atuam na instituição, alternando de quatro em quatro anos a constituição da equipe gestora ✂️ d) eliminação dos cargos de direção, a fim de que todas as decisões sejam tomadas pelos profissionais que atuam na escola Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q889768 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Em todas as culturas, as crianças brincam. Jogos e brinquedos musicais são transmitidos por tradição oral, persistindo nas sociedades urbanas nas quais a força da cultura de massas é muito intensa, pois são fonte de vivências e desenvolvimento. Por sua relevância para a infância, interações e brincadeiras são: ✂️ a) conteúdos da pré-escola ✂️ b) eixos estruturantes na educação infanti ✂️ c) campos de experiência no ensino fundamental ✂️ d) direitos de aprendizagem e desenvolvimento da primeira etapa da educação básica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q889769 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Conforme determinam os preceitos legais vigentes, a oferta de educação especial, modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, tem início: ✂️ a) quando o diagnóstico for fechado e o laudo, entregue à escola ✂️ b) no ensino fundamental e estende-se até o ensino médio ✂️ c) na educação infantil e estende-se ao longo da vida ✂️ d) na idade da escolarização obrigatória, aos 4 anos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q889771 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024No âmbito educativo, o planejamento se dá em diversos níveis.Quando o professor vai elaborar o seu projeto de trabalho, precisa retomar o planejamento da escola, contendo Marco Referencial, Diagnóstico e Programação, construído coletivamente, a fim de integrar suas ações pedagógicas ao projeto geral da instituição.Esse planejamento da escola é conhecido pelo nome de: ✂️ a) Plano de aula ✂️ b) Proposta curricular ✂️ c) Projeto Político-Pedagógico ✂️ d) Plano de curso ou de etapa escolar Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q889763 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Na educação infantil, primeira etapa da educação básica, a avaliação da aprendizagem deve ocorrer: ✂️ a) com o uso de instrumentos bimestrais de verificação, com o objetivo de mensurar os conhecimentos adquiridos ✂️ b) por intermédio do registro em relatório descritivo, contendo informações sobre o desenvolvimento da criança, com vistas a sua promoção ✂️ c) mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental ✂️ d) por meio de observação feita durante a realização de atividades de coordenação viso-motora, para identificar os alunos aptos para o ensino fundamental Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q889775 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024O Plano Nacional de Educação, aprovado pela lei 13.005/2014, com vigência por 10 (dez) anos, tem como uma de suas diretrizes a: ✂️ a) formação técnica, voltada para atender às demandas do mercado de trabalho ✂️ b) promoção do princípio da gestão democrática da educação pública e privada ✂️ c) do analfabetismo ✂️ d) valorização dos professores Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q889760 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Toda prática pedagógica se fundamenta em determinada concepção de aprendizagem que foi sistematizada a partir das contribuições da psicologia. Márcia, professora da educação infantil, organiza os materiais lúdicos nas prateleiras da sala, dispostas de maneira a facilitar a retirada dos objetos pelas próprias crianças, e faz o mínimo de intervenções possível nas escolhas das atividades desenvolvidas por elas. Quando deixa as atividades evoluírem conforme os desejos infantis, Márcia acredita que está propiciando um desenvolvimento harmônico dos conhecimentos e das personalidades individuais. Essas evidências indicam que a professora baseia sua prática na concepção: ✂️ a) inatista ✂️ b) empirista ✂️ c) construtivista ✂️ d) sociointeracionista Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q889766 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024O Estatuto da Criança e do Adolescente, que objetiva a proteção integral dessas pessoas, define que o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como forma de correção, disciplina, educação ou outro pretexto, é: ✂️ a) proibido, devendo ser obrigatoriamente comunicado ao Conselho Tutelar os casos de suspeita ou confirmação de sua ocorrência contra criança ou adolescente ✂️ b) autorizado exclusivamente para os pais e responsáveis, cabendo ainda aos integrantes da família ampliada, isto é, parentes próximos, como avós e tios ✂️ c) liberado, em casos extremos, com expressa justificativa por parte da pessoa encarregada de cuidar da criança e/ou do adolescente ✂️ d) permitido somente por parte de agentes públicos executores de medidas socioeducativa Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q889774 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Para o cumprimento do direito à educação escolar para as populações do campo, sempre que for necessário, os entes federados assegurarão: ✂️ a) organização e funcionamento de turmas formadas por alunos de diferentes idades e graus de conhecimento de uma mesma etapa de ensino, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental ✂️ b) oferta de educação básica, com exceção do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental, de acordo com os princípios da metodologia da pedagogia da alternância ✂️ c) manutenção do calendário escolar sem alterações decorrentes das condições climáticas de cada região ✂️ d) simplificação do currículo escolar em função da inserção dos conteúdos referentes ao ciclo produtivo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q889776 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9.394/96), é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica: ✂️ a) aos 3 (três) anos de idade ✂️ b) a partir dos 6 (seis) meses de vida ✂️ c) ao completar 6 (seis) anos de idade ✂️ d) a partir dos 4 (quatro) anos de idade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q889773 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Na educação infantil, a roda de conversa e a brincadeira do faz de conta constituem-se em situações privilegiadas para a explicitação das características pessoais e para a expressão dos sentimentos, das emoções, dos conhecimentos, das dúvidas e das hipóteses quando as crianças conversam entre si e assumem diferentes personagens. Sendo assim, essas propostas devem fazer parte da rotina pedagógica como: ✂️ a) sequência de atividades, cuja intenção é oferecer desafios com graus diferentes de complexidade, para que as crianças possam ir paulatinamente resolvendo problemas a partir de diferentes proposições ✂️ b) atividades permanentes, pois respondem às necessidades básicas de cuidados, de aprendizagem e de prazer para as crianças, cujos conteúdos necessitam de uma constância ✂️ c) situação ocasional, que surge de um contexto interessante trazido pelos estudantes e/ou pelo professor, mas não faz parte do planejamento pedagógico da aula ✂️ d) projeto, que se organiza ao redor de um problema para resolver ou um produto final, e se desenvolve em várias etapas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q889770 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Como preveem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, o currículo das instituições que atendem crianças até cinco anos deve ser composto por um conjunto de práticas que articulam: ✂️ a) conteúdos conceituais e procedimentais da cultura padrão, que, gradativamente, vão substituir os saberes do senso comum ✂️ b) brincadeiras e jogos, sem qualquer intencionalidade pedagógica, uma vez que essa primeira etapa da educação básica antecede o ensino sistematizado ✂️ c) o estudo da língua portuguesa e das noções de matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade sócio-histórica, especialmente do Brasil ✂️ d) experiências e saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o seu desenvolvimento integral Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q889761 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Marcelo atua como técnico de desenvolvimento infantil e acredita que o papel da escola é a preparação intelectual e moral dos estudantes para assumir sua posição na sociedade.Para isso, o ensino deve consistir em repassar os conhecimentos para as crianças, e a aprendizagem vai depender do treino.Assim, pode-se afirmar que sua forma de pensar a educação tem as características da abordagem pedagógica não crítica, denominada: ✂️ a) liberal tecnicista ✂️ b) liberal tradicional ✂️ c) progressista libertária ✂️ d) progressista não diretiva Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q889767 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Entendida como a capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, sua perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro, a autonomia, na educação infantil, é: ✂️ a) uma característica que as crianças já demonstram nos primeiros dias de aula, pois se consolida no primeiro ano de vida ✂️ b) um ideal inalcançável, tendo em vista que até os 5 anos a criança ainda é dependente de um adulto ✂️ c) uma perspectiva idealizada do ser criança, que gera equívocos pedagógicos no cotidiano escolar ✂️ d) um princípio das ações educativas, mais do que um objetivo a ser alcançado com as crianças Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q889772 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Nas instituições de educação infantil, o espaço deve propiciar condições para que as crianças possam usufruí-lo em benefício do seu desenvolvimento e da sua aprendizagem. Sendo assim, ele precisa ser versátil, sujeito às modificações propostas pelas próprias crianças e pelos professores, em função das ações desenvolvidas. Pensando em organizar espaços para crianças pequenas nas salas, o mais indicado é: ✂️ a) dividir os ambientes, ao invés de manter grandes áreas livres, porque os pequenos interagem melhor em grupos quando estão em espaços menores e mais aconchegantes de onde podem visualizar o adulto ✂️ b) manter grandes áreas livres, sem obstáculos de grande porte, que possam gerar riscos para os pequenos, mantendo todos os materiais guardados em armários aéreos, longe do alcance deles ✂️ c) conservar totalmente vazio o ambiente, apenas revestindo o piso com material apropriado para que a criança engatinhe e/ ou ande sem se machucar ao cair ✂️ d) escolher um tema para cada dia e decorar o ambiente com imagens grandes e coloridas que façam referência à temática Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q889764 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Considerando o que estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a organização curricular da Educação Infantil, são cinco os campos de experiências no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.Um deles indica vivências com diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras; por isso, recebe o nome de: ✂️ a) Música e movimento ✂️ b) Traços, sons, cores e formas ✂️ c) Corpo, gestos e movimentos ✂️ d) Escuta, fala, pensamento e linguagem Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q889765 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024As creches e pré-escolas precisam estar preparadas para atender as necessidades de sono e repouso, nas diferentes etapas da vida da criança, pois isso tem um importante papel na saúde em geral e no sistema nervoso em particular. Sendo assim, alguns cuidados precisam ser providenciados antes de os bebês e as crianças pequenas dormirem, como: ✂️ a) evitar embalar ou acalentar com toques e canções de ninar para que não se acostumem com rituais que exigirão maior disponibilidade dos profissionais para atendê-los ✂️ b) definir o horário do sono e do repouso, mantendo-os inflexíveis para que se crie o hábito com facilidade, e reservar ambientes tranquilos para atividades mais repousantes ✂️ c) afastar objetos conhecidos, particularmente aqueles que têm um significado especial para a criança, como um “paninho”, a chupeta ou qualquer outro objeto que traga de casa, para não evocar lembranças da família ✂️ d) retirar calçados, verificar se há necessidade de troca de fraldas sujas ou molhadas, retirar objetos ou roupas que apertam, colocar o bebê de lado para evitar acidentes no caso de regurgitar ou vomitar durante o sono Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q889762 | Pedagogia, Gestão Democrática, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Quando se fala em gestão democrática na escola pública, o foco recai sobre a complexa relação entre diferentes sujeitos, com diferentes ideias e expectativas. Assim, o elemento fundamental para que ela de fato ocorra é a: ✂️ a) participação, garantida na forma da lei, por meio da atuação do Conselho Escolar, que deve ser constituído por representantes das comunidades escolar e local, eleitos por seus pares ✂️ b) eleição direta para diretores, que deve acontecer anualmente, com candidatos que tenham formação mínima exigida para o exercício da função ✂️ c) indicação dos gestores, feita pelos professores que atuam na instituição, alternando de quatro em quatro anos a constituição da equipe gestora ✂️ d) eliminação dos cargos de direção, a fim de que todas as decisões sejam tomadas pelos profissionais que atuam na escola Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q889768 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Em todas as culturas, as crianças brincam. Jogos e brinquedos musicais são transmitidos por tradição oral, persistindo nas sociedades urbanas nas quais a força da cultura de massas é muito intensa, pois são fonte de vivências e desenvolvimento. Por sua relevância para a infância, interações e brincadeiras são: ✂️ a) conteúdos da pré-escola ✂️ b) eixos estruturantes na educação infanti ✂️ c) campos de experiência no ensino fundamental ✂️ d) direitos de aprendizagem e desenvolvimento da primeira etapa da educação básica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q889769 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Conforme determinam os preceitos legais vigentes, a oferta de educação especial, modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, tem início: ✂️ a) quando o diagnóstico for fechado e o laudo, entregue à escola ✂️ b) no ensino fundamental e estende-se até o ensino médio ✂️ c) na educação infantil e estende-se ao longo da vida ✂️ d) na idade da escolarização obrigatória, aos 4 anos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q889771 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024No âmbito educativo, o planejamento se dá em diversos níveis.Quando o professor vai elaborar o seu projeto de trabalho, precisa retomar o planejamento da escola, contendo Marco Referencial, Diagnóstico e Programação, construído coletivamente, a fim de integrar suas ações pedagógicas ao projeto geral da instituição.Esse planejamento da escola é conhecido pelo nome de: ✂️ a) Plano de aula ✂️ b) Proposta curricular ✂️ c) Projeto Político-Pedagógico ✂️ d) Plano de curso ou de etapa escolar Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q889763 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024Na educação infantil, primeira etapa da educação básica, a avaliação da aprendizagem deve ocorrer: ✂️ a) com o uso de instrumentos bimestrais de verificação, com o objetivo de mensurar os conhecimentos adquiridos ✂️ b) por intermédio do registro em relatório descritivo, contendo informações sobre o desenvolvimento da criança, com vistas a sua promoção ✂️ c) mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental ✂️ d) por meio de observação feita durante a realização de atividades de coordenação viso-motora, para identificar os alunos aptos para o ensino fundamental Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro