Questões de Concursos Técnico em Educação

Resolva questões de Técnico em Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q329024 | Pedagogia, Relação aluno, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Hoje em dia, há a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a família. A escola é uma instituição que complementa a família, e elas, juntas, criam espaços agradáveis para a convivência. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q324422 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) constituem o primeiro nível de concretização curricular. São uma referência nacional para o ensino; estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação (MEC), assim como as ações educativas de cada sistema de ensino brasileiro. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q320280 | Pedagogia, Relação aluno, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Os tipos de violência mais comuns que ocorrem nas escolas são: física; verbal; ofensa, desobediência e desacato ao professor; atitudes de discriminação; ameaças; violência simbólica; baixos salários e más condições de trabalho; exigências da legislação, em especial do Estatuto da Criança e do Adolescente. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q323280 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

A dinâmica de grupo constitui um valioso instrumento educacional que pode ser utilizado para trabalhar o ensino-aprendizagem. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q322419 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

O principal objetivo das estratégias de aprendizagem é ensinar a pensar. O que se quer é educar o aprendiz para obter sua autonomia, independência e senso crítico. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q320037 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Com relação ao entendimento de Philippe Perrenoud acerca do conceito de competência, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q808245 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.º 9.394/1996 (LDB), estabelece as diretrizes e as bases da educação brasileira; assim, expressa componentes do currículo escolar que devem ser respeitados nas instituições de ensino. De acordo com a LDB, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q319493 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

A indisciplina na escola permeia as preocupações de professores, pais e educadores em geral. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

I O ofício docente exige a negociação constante, quer com relação à definição de objetivos e às estratégias de ensino e de avaliação, quer com relação à disciplina, pois esta, se imposta autoritariamente, jamais será aceita pelos alunos.

II A indisciplina pode estar relacionada com o fraco rendimento escolar dos alunos; o seu insucesso pode levá-los a investir pouco nas tarefas escolares e a desinteressarem-se pela escola, desencadeando isso emoções negativas, traduzidas em comportamentos inadequados.

III A escola, não conseguindo realizar a socialização comportamental, cria situações de indisciplina nos seus alunos.

IV Certas manifestações de indisciplina não passam, muitas vezes, de meras manifestações públicas de identificação com modelos de comportamento característicos de certos grupos.

V A indisciplina escolar não é um fenômeno estático que tem mantido as mesmas características ao longo das últimas décadas.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q319696 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Tão importante quanto o quê e como avaliar, são as decisões pedagógicas decorrentes dos resultados da avaliação. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q327702 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

A disciplina escolar não consiste em um receituário de propostas para enfrentar os problemas de comportamentos dos alunos, mas em um enfoque global da organização e da dinâmica da escola. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q328365 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Tradicionalmente, o orientador educacional é visto como um profissional cujo papel principal é atuar com os educandos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q321906 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

De acordo com as teorias da motivação, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q328989 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

No Brasil, a instituição responsável pelo levantamento e pelo processo de informações educacionais é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), atrelado ao Ministério da Educação (MEC). As informações coletadas servem de base de dados para análise dos indicadores educacionais. Com suporte nessas informações, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q327677 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

A expressão projeto vem do latim projectu, que significa aquilo que é lançado para diante; ideia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro: plano, intento, desígnio; empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema. A respeito da construção de projetos pedagógicos na escola, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q323920 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q323430 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Quando a avaliação é, para o aluno, um instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganização de sua tarefa de aprender e, para a escola, é uma possibilidade de definição de prioridades, ela é concebida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q818962 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q325551 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Jean Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global do indivíduo. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q324951 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

As dinâmicas de grupo têm-se mostrado instrumentos preciosos no trabalho com grupos, e a utilização desse instrumento tem aumentado consideravelmente no âmbito profissional e de desenvolvimento pessoal. Assinale a alternativa correta a respeito do assunto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q322352 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

À coordenação pedagógica compete a gestão da proposta pedagógica, com o objetivo de atingir níveis satisfatórios de qualidade cognitiva e operativa das aprendizagens dos alunos. São atribuições específicas da coordenação pedagógica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.