Questões de Concursos Técnico em Educação Física

Resolva questões de Técnico em Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q472891 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

Sobre a prática esportiva e sua relação com a saúde sabe-se que quando bem adequado e realizado com regularidade o esporte pode trazer muitos benefícios aos seus praticantes, porém condições especiais merecem cuidados especiais. Sobre essa afirmativa, assinale alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q472702 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

Jogos pré-desportivos apresentam-se como práticas ainda pouco utilizadas para prevenção e tratamento de doenças, promoção e recuperação da saúde. Caracterizados como jogos que antecedem a prática esportiva propriamente dita, havendo adequação e adaptações de regras e gestos técnicos, os jogos pré-desportivos, quando bem prescritos, podem propiciar melhora, exceto ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q471447 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Acerca das características e finalidades da ginástica, julgue os itens subseqüentes.

A ginástica aeróbia tem como objetivo a execução de exercícios para os quais o corpo deve ser capaz de manter o desempenho por um longo período de tempo.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q473608 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

A Osteoporose é uma doença metabólica óssea sistêmica, caracterizada por diminuição da massa óssea e deterioração da micro arquitetura do tecido ósseo, com consequente aumento da fragilidade do osso e de suscetibilidade a fraturas. Os principais fatores de risco são:

I - Gênero: As mulheres são mais suscetíveis ao desenvolvimento da doença.

II - Idade: Pessoas acima de 60 anos têm maior incidência da doença.

III - Infecções, patologias endócrinas e doenças renais podem aumentar o risco da osteoporose.

IV - Alimentação: A menor ingestão de cálcio também pode aumentar o risco da doença;

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q474424 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Considerando as relações entre a nutrição humana e as práticas de atividades físicas, julgue os itens subsecutivos. A energia necessária para a realização de atividades físicas provém majoritariamente da degradação de carboidratos e gorduras.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q471846 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da dança como forma de expressão, comunicação humana e objeto de produção cultural e histórica, julgue os itens a seguir.

As civilizações antigas cultuavam na dança tão-somente a expressão e a celebração da relação orgânica entre o homem e a natureza.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q474074 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca da recreação e do lazer, julgue os itens subsequentes. O lazer apresenta duplo aspecto educativo: pode ser utilizado pelo indivíduo não somente como meio de se educar para um determinado fim (fazer um passeio no museu com a finalidade de adquirir conhecimentos de história, por exemplo), mas também como forma de melhor aproveitar o tempo livre (como aprender a nadar para aproveitar melhor as férias na praia).
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q473364 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

Os experimentos de Lev Vygotsky demonstram que a fala tanto acompanha a atividade prática ou física da criança como também desempenha um papel específico na sua realização. Ao longo do desenvolvimento cognitivo, a relação entre a fala e a ação se modifica, ocorrendo em três fases:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q474339 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca de aspectos relacionados à avaliação física, julgue os itens subsequentes. O teste de corrida de doze minutos, também conhecido como teste de Cooper, é um teste de campo de medida direta da aptidão cardiorrespiratória.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q474483 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca da recreação e do lazer, julgue os itens subsequentes. A palavra recreação denota aquilo que causa prazer, recreio, alegria, diversão e satisfação.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q472166 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

No Brasil, os jogos cooperativos estão cada vez mais conhecidos, tanto na teoria, com a vesta produção acadêmica e a realização de inúmeros congressos, quanto na prática do cotidiano em que os jogos cooperativos são utilizados com grupos diferenciados como forma de melhoria das relações humanas de criança, adultos e idosos. Com base nesse conhecimento, marque a questão que NÃO corresponde às características dos jogos cooperativos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q472861 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Quanto à psicomotricidade aplicada à educação física, julgue os itens que se seguem.

Considerando que o esquema corporal elabora-se rapidamente durante a infância, a metodologia a ser aplicada deve basear-se em atividades que desacelerem o processo de amadurecimento das potencialidades da criança nessa fase da vida.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q474238 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca da recreação e do lazer, julgue os itens subsequentes. Embora a educação física formal objetive fundamentalmente a ampliação cultural do estudante, ela se limita, por princípio, a suprir as necessidades primárias desse indivíduo.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q473510 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

A Educação Física escolar pode sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais. Para isso é necessário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q472828 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Quanto à psicomotricidade aplicada à educação física, julgue os itens que se seguem.

Tendo em vista que os movimentos da criança apresentam-se de forma global, desarmônica e quase sempre simétrica, as atividades propostas devem contribuir para a descoberta do corpo e de suas diferentes partes, visando à produção de movimentos mais finos e eficientes.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q474293 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Historicamente, a educação física esteve associada a atividades higiênicas, terapêuticas, de sobrevivência, de combate e de lazer. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. Na Grécia antiga, a valorização das atividades físicas era importante, não como meio de elevação social, mas como opção de ocupação do tempo ocioso dos cidadãos, que podiam praticá-las desde a infância até a velhice.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q473654 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Acerca das características e finalidades da ginástica, julgue os itens subseqüentes.

A chamada ginástica suave, uma das tendências contemporâneas da ginástica, centra o seu foco de atuação na técnica, no desenvolvimento muscular e no condicionamento físico.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q473467 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

A avaliação psicomotora tem grande valor, pois, possibilita ao professor verificar se os conhecimentos e as atividades propostas estão adequados e cumprindo suas funções. Dessa forma, os alunos devem ser avaliados nesse sentido. Essa avaliação tem objetivo de verificar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q472665 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

As principais variáveis mensuradas em uma avaliação física, com objetivo de prescrição do Exercício Físico são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q472325 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso nas seguintes afirmativas:

( ) O aluno com DFM com amputação completa bilateral de membros superiores direito precisa de uma prótese para a escrita e de uma adaptação curricular usando a tecnologia assistiva no teclado de computador.

( ) O aluno com DFM com amputação completa de membro superior direito, quando precisa de uma intervenção cirúrgica, deverá usufruir do apoio da pedagogia hospitalar.

( ) No ambiente escolar, o aluno com DFM com amputação completa de membros inferiores e que depende de cadeira de rodas necessita de acessibilidade e adaptação mínima prevista pelo professor.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.