Início Questões de Concursos Técnico em Educação Física Resolva questões de Técnico em Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Técnico em Educação Física Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q472891 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperitySobre a prática esportiva e sua relação com a saúde sabe-se que quando bem adequado e realizado com regularidade o esporte pode trazer muitos benefícios aos seus praticantes, porém condições especiais merecem cuidados especiais. Sobre essa afirmativa, assinale alternativa correta. ✂️ a) A prática esportiva não é indicada a indivíduos diabéticos. ✂️ b) Melhora na mobilização e captação glicídica, diminuição a resistência à ação da insulina, o controle do perfil glicêmico e lipídico são benefícios conseguidos pela prática de exercícios e não pela prática de esportes. ✂️ c) Não existe dificuldade em se estabelecer a influência da prática esportiva de forma isolada para a prevenção e tratamento específico do câncer. ✂️ d) Indivíduos com retinopatia não deveriam praticar esportes associados a movimentos bruscos da cabeça, manobra de Valsalva ou que elevem a PA como basquetebol, futebol, fisioculturismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q472702 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityJogos pré-desportivos apresentam-se como práticas ainda pouco utilizadas para prevenção e tratamento de doenças, promoção e recuperação da saúde. Caracterizados como jogos que antecedem a prática esportiva propriamente dita, havendo adequação e adaptações de regras e gestos técnicos, os jogos pré-desportivos, quando bem prescritos, podem propiciar melhora, exceto ao: ✂️ a) Bem estar físico e mental e fortalecimento de músculos e articulações. ✂️ b) Fortalecimento de músculos e articulações e convívio social. ✂️ c) Convívio social. ✂️ d) Período latente no tempo de reação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q471447 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPEAcerca das características e finalidades da ginástica, julgue os itens subseqüentes. A ginástica aeróbia tem como objetivo a execução de exercícios para os quais o corpo deve ser capaz de manter o desempenho por um longo período de tempo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q473608 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityA Osteoporose é uma doença metabólica óssea sistêmica, caracterizada por diminuição da massa óssea e deterioração da micro arquitetura do tecido ósseo, com consequente aumento da fragilidade do osso e de suscetibilidade a fraturas. Os principais fatores de risco são: I - Gênero: As mulheres são mais suscetíveis ao desenvolvimento da doença. II - Idade: Pessoas acima de 60 anos têm maior incidência da doença. III - Infecções, patologias endócrinas e doenças renais podem aumentar o risco da osteoporose. IV - Alimentação: A menor ingestão de cálcio também pode aumentar o risco da doença; Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Todas as afirmações são verdadeiras e são relacionadas com a osteoporose primária. ✂️ b) As afirmações (I), (II) e (III) são verdadeiras e relacionadas com a osteoporose primária. ✂️ c) Todas as afirmações são verdadeiras e apenas a afirmação (III) é relacionada com a osteoporose secundária. ✂️ d) As afirmações (I), (II) e (IV) são verdadeiras e apenas a afirmação (IV) é relacionada com a osteoporose secundária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q471846 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPEAcerca da dança como forma de expressão, comunicação humana e objeto de produção cultural e histórica, julgue os itens a seguir. As civilizações antigas cultuavam na dança tão-somente a expressão e a celebração da relação orgânica entre o homem e a natureza. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q474424 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPEConsiderando as relações entre a nutrição humana e as práticas de atividades físicas, julgue os itens subsecutivos. A energia necessária para a realização de atividades físicas provém majoritariamente da degradação de carboidratos e gorduras. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q474074 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPEAcerca da recreação e do lazer, julgue os itens subsequentes. O lazer apresenta duplo aspecto educativo: pode ser utilizado pelo indivíduo não somente como meio de se educar para um determinado fim (fazer um passeio no museu com a finalidade de adquirir conhecimentos de história, por exemplo), mas também como forma de melhor aproveitar o tempo livre (como aprender a nadar para aproveitar melhor as férias na praia). ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q474339 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPEAcerca de aspectos relacionados à avaliação física, julgue os itens subsequentes. O teste de corrida de doze minutos, também conhecido como teste de Cooper, é um teste de campo de medida direta da aptidão cardiorrespiratória. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q473364 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityOs experimentos de Lev Vygotsky demonstram que a fala tanto acompanha a atividade prática ou física da criança como também desempenha um papel específico na sua realização. Ao longo do desenvolvimento cognitivo, a relação entre a fala e a ação se modifica, ocorrendo em três fases: ✂️ a) FASE DA FALA SOCIAL (até os 5 anos), a fala acompanha as ações da criança, de forma dispersa e caótica, refletindo as dificuldades que ela sente para solucionar as questões que lhe são colocadas. FASE DA FALA EGOCÊNTRICA (5 – 8 anos), a fala passa a preceder a ação, mudando a sua função. FASE DA FALA INTERIOR (após os 8 anos), a fala externa da criança vai desaparecendo até tornar – se interna, capaz de controlar seu comportamento e seu pensamento. ✂️ b) FASE DA FALA SOCIAL (até os 3 anos), a fala acompanha as ações da criança, de forma dispersa e caótica, refletindo as dificuldades que ela sente para solucionar as questões que lhe são colocadas. FASE DA FALA EGOCÊNTRICA (3 – 6 anos), a fala passa a preceder a ação, mudando a sua função. FASE DA FALA INTERIOR (após os 6 anos), a fala externa da criança vai desaparecendo até tornar – se interna, capaz de controlar seu comportamento e seu pensamento. ✂️ c) FASE DA FALA SOCIAL ( até os 2 anos), a fala acompanha as ações da criança, de forma dispersa e caótica, refletindo as dificuldades que ela sente para solucionar as questões que lhe são colocadas. FASE DA FALA EGOCÊNTRICA (2 – 5 anos), a fala passa a preceder a ação, mudando a sua função. FASE DA FALA INTERIOR (após os 5 anos), a fala externa da criança vai desaparecendo até tornar – se interna, capaz de controlar seu comportamento e seu pensamento. ✂️ d) FASE DA FALA SOCIAL ( até os 4 anos), a fala acompanha as ações da criança, de forma dispersa e caótica, refletindo as dificuldades que ela sente para solucionar as questões que lhe são colocadas. FASE DA FALA EGOCÊNTRICA (4 – 6 anos), a fala passa a preceder a ação, mudando a sua função. FASE DA FALA INTERIOR (após os 6 anos), a fala externa da criança vai desaparecendo até tornar – se interna, capaz de controlar seu comportamento e seu pensamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q474483 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPEAcerca da recreação e do lazer, julgue os itens subsequentes. A palavra recreação denota aquilo que causa prazer, recreio, alegria, diversão e satisfação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q472861 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPEQuanto à psicomotricidade aplicada à educação física, julgue os itens que se seguem. Considerando que o esquema corporal elabora-se rapidamente durante a infância, a metodologia a ser aplicada deve basear-se em atividades que desacelerem o processo de amadurecimento das potencialidades da criança nessa fase da vida. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q472166 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityNo Brasil, os jogos cooperativos estão cada vez mais conhecidos, tanto na teoria, com a vesta produção acadêmica e a realização de inúmeros congressos, quanto na prática do cotidiano em que os jogos cooperativos são utilizados com grupos diferenciados como forma de melhoria das relações humanas de criança, adultos e idosos. Com base nesse conhecimento, marque a questão que NÃO corresponde às características dos jogos cooperativos. ✂️ a) A vitória não depende da derrota dos outros, temos condições de ser competentes sem destruir o outro, aprendendo a compartilhar as nossas habilidades. ✂️ b) Predominam a confiança mútua, a descontração, a solidariedade, a vitória compartilhada e a vontade de continuar jogando para ganhar com o outro. ✂️ c) Faz com que acorra uma integração entre os participantes, assim, melhorando a socialização, autoestima, confiança e respeito. ✂️ d) Está presente a rivalidade, valorizando a competição e o vencer a qualquer custo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q474238 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPEAcerca da recreação e do lazer, julgue os itens subsequentes. Embora a educação física formal objetive fundamentalmente a ampliação cultural do estudante, ela se limita, por princípio, a suprir as necessidades primárias desse indivíduo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q473510 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityA Educação Física escolar pode sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais. Para isso é necessário: ✂️ a) Mudar a ênfase na aptidão física e no rendimento padronizado que caracterizava a Educação Física, para uma concepção mais abrangente, que contemple todas as dimensões envolvidas em cada prática corporal. ✂️ b) É fundamental também que se faça uma clara distinção entre os objetivos da Educação Física escolar e os objetivos do esporte, da dança, da ginástica e da luta profissionais, pois, embora seja uma referência, o profissionalismo não pode ser a meta almejada pela escola. ✂️ c) Dar oportunidades a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos. ✂️ d) Todas as alternativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q472828 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPEQuanto à psicomotricidade aplicada à educação física, julgue os itens que se seguem. Tendo em vista que os movimentos da criança apresentam-se de forma global, desarmônica e quase sempre simétrica, as atividades propostas devem contribuir para a descoberta do corpo e de suas diferentes partes, visando à produção de movimentos mais finos e eficientes. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q474293 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPEHistoricamente, a educação física esteve associada a atividades higiênicas, terapêuticas, de sobrevivência, de combate e de lazer. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. Na Grécia antiga, a valorização das atividades físicas era importante, não como meio de elevação social, mas como opção de ocupação do tempo ocioso dos cidadãos, que podiam praticá-las desde a infância até a velhice. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q473654 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPEAcerca das características e finalidades da ginástica, julgue os itens subseqüentes. A chamada ginástica suave, uma das tendências contemporâneas da ginástica, centra o seu foco de atuação na técnica, no desenvolvimento muscular e no condicionamento físico. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q473467 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityA avaliação psicomotora tem grande valor, pois, possibilita ao professor verificar se os conhecimentos e as atividades propostas estão adequados e cumprindo suas funções. Dessa forma, os alunos devem ser avaliados nesse sentido. Essa avaliação tem objetivo de verificar: ✂️ a) A dinâmica da coordenação psicomotora e sensória – motora. ✂️ b) O equilíbrio, a lateralidade e o perfil. ✂️ c) A percepção e a linguagem. ✂️ d) Todas as alternativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q472325 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityAssinale (V) para verdadeiro e (F) para falso nas seguintes afirmativas: ( ) O aluno com DFM com amputação completa bilateral de membros superiores direito precisa de uma prótese para a escrita e de uma adaptação curricular usando a tecnologia assistiva no teclado de computador. ( ) O aluno com DFM com amputação completa de membro superior direito, quando precisa de uma intervenção cirúrgica, deverá usufruir do apoio da pedagogia hospitalar. ( ) No ambiente escolar, o aluno com DFM com amputação completa de membros inferiores e que depende de cadeira de rodas necessita de acessibilidade e adaptação mínima prevista pelo professor. ✂️ a) V, V, F. ✂️ b) F, V, V. ✂️ c) V, F, V. ✂️ d) V, V, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q472665 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityAs principais variáveis mensuradas em uma avaliação física, com objetivo de prescrição do Exercício Físico são: ✂️ a) Ventilação máxima e Frequência Cardíaca Máxima. ✂️ b) Frequência Cardíaca Máxima e VO2max. ✂️ c) VO2max e Quociente respiratório. ✂️ d) VO2max e Limiar Anaeróbio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q472891 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperitySobre a prática esportiva e sua relação com a saúde sabe-se que quando bem adequado e realizado com regularidade o esporte pode trazer muitos benefícios aos seus praticantes, porém condições especiais merecem cuidados especiais. Sobre essa afirmativa, assinale alternativa correta. ✂️ a) A prática esportiva não é indicada a indivíduos diabéticos. ✂️ b) Melhora na mobilização e captação glicídica, diminuição a resistência à ação da insulina, o controle do perfil glicêmico e lipídico são benefícios conseguidos pela prática de exercícios e não pela prática de esportes. ✂️ c) Não existe dificuldade em se estabelecer a influência da prática esportiva de forma isolada para a prevenção e tratamento específico do câncer. ✂️ d) Indivíduos com retinopatia não deveriam praticar esportes associados a movimentos bruscos da cabeça, manobra de Valsalva ou que elevem a PA como basquetebol, futebol, fisioculturismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q472702 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityJogos pré-desportivos apresentam-se como práticas ainda pouco utilizadas para prevenção e tratamento de doenças, promoção e recuperação da saúde. Caracterizados como jogos que antecedem a prática esportiva propriamente dita, havendo adequação e adaptações de regras e gestos técnicos, os jogos pré-desportivos, quando bem prescritos, podem propiciar melhora, exceto ao: ✂️ a) Bem estar físico e mental e fortalecimento de músculos e articulações. ✂️ b) Fortalecimento de músculos e articulações e convívio social. ✂️ c) Convívio social. ✂️ d) Período latente no tempo de reação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q471447 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPEAcerca das características e finalidades da ginástica, julgue os itens subseqüentes. A ginástica aeróbia tem como objetivo a execução de exercícios para os quais o corpo deve ser capaz de manter o desempenho por um longo período de tempo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q473608 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityA Osteoporose é uma doença metabólica óssea sistêmica, caracterizada por diminuição da massa óssea e deterioração da micro arquitetura do tecido ósseo, com consequente aumento da fragilidade do osso e de suscetibilidade a fraturas. Os principais fatores de risco são: I - Gênero: As mulheres são mais suscetíveis ao desenvolvimento da doença. II - Idade: Pessoas acima de 60 anos têm maior incidência da doença. III - Infecções, patologias endócrinas e doenças renais podem aumentar o risco da osteoporose. IV - Alimentação: A menor ingestão de cálcio também pode aumentar o risco da doença; Assinale a alternativa correta: ✂️ a) Todas as afirmações são verdadeiras e são relacionadas com a osteoporose primária. ✂️ b) As afirmações (I), (II) e (III) são verdadeiras e relacionadas com a osteoporose primária. ✂️ c) Todas as afirmações são verdadeiras e apenas a afirmação (III) é relacionada com a osteoporose secundária. ✂️ d) As afirmações (I), (II) e (IV) são verdadeiras e apenas a afirmação (IV) é relacionada com a osteoporose secundária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q471846 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPEAcerca da dança como forma de expressão, comunicação humana e objeto de produção cultural e histórica, julgue os itens a seguir. As civilizações antigas cultuavam na dança tão-somente a expressão e a celebração da relação orgânica entre o homem e a natureza. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q474424 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPEConsiderando as relações entre a nutrição humana e as práticas de atividades físicas, julgue os itens subsecutivos. A energia necessária para a realização de atividades físicas provém majoritariamente da degradação de carboidratos e gorduras. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q474074 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPEAcerca da recreação e do lazer, julgue os itens subsequentes. O lazer apresenta duplo aspecto educativo: pode ser utilizado pelo indivíduo não somente como meio de se educar para um determinado fim (fazer um passeio no museu com a finalidade de adquirir conhecimentos de história, por exemplo), mas também como forma de melhor aproveitar o tempo livre (como aprender a nadar para aproveitar melhor as férias na praia). ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q474339 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPEAcerca de aspectos relacionados à avaliação física, julgue os itens subsequentes. O teste de corrida de doze minutos, também conhecido como teste de Cooper, é um teste de campo de medida direta da aptidão cardiorrespiratória. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q473364 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityOs experimentos de Lev Vygotsky demonstram que a fala tanto acompanha a atividade prática ou física da criança como também desempenha um papel específico na sua realização. Ao longo do desenvolvimento cognitivo, a relação entre a fala e a ação se modifica, ocorrendo em três fases: ✂️ a) FASE DA FALA SOCIAL (até os 5 anos), a fala acompanha as ações da criança, de forma dispersa e caótica, refletindo as dificuldades que ela sente para solucionar as questões que lhe são colocadas. FASE DA FALA EGOCÊNTRICA (5 – 8 anos), a fala passa a preceder a ação, mudando a sua função. FASE DA FALA INTERIOR (após os 8 anos), a fala externa da criança vai desaparecendo até tornar – se interna, capaz de controlar seu comportamento e seu pensamento. ✂️ b) FASE DA FALA SOCIAL (até os 3 anos), a fala acompanha as ações da criança, de forma dispersa e caótica, refletindo as dificuldades que ela sente para solucionar as questões que lhe são colocadas. FASE DA FALA EGOCÊNTRICA (3 – 6 anos), a fala passa a preceder a ação, mudando a sua função. FASE DA FALA INTERIOR (após os 6 anos), a fala externa da criança vai desaparecendo até tornar – se interna, capaz de controlar seu comportamento e seu pensamento. ✂️ c) FASE DA FALA SOCIAL ( até os 2 anos), a fala acompanha as ações da criança, de forma dispersa e caótica, refletindo as dificuldades que ela sente para solucionar as questões que lhe são colocadas. FASE DA FALA EGOCÊNTRICA (2 – 5 anos), a fala passa a preceder a ação, mudando a sua função. FASE DA FALA INTERIOR (após os 5 anos), a fala externa da criança vai desaparecendo até tornar – se interna, capaz de controlar seu comportamento e seu pensamento. ✂️ d) FASE DA FALA SOCIAL ( até os 4 anos), a fala acompanha as ações da criança, de forma dispersa e caótica, refletindo as dificuldades que ela sente para solucionar as questões que lhe são colocadas. FASE DA FALA EGOCÊNTRICA (4 – 6 anos), a fala passa a preceder a ação, mudando a sua função. FASE DA FALA INTERIOR (após os 6 anos), a fala externa da criança vai desaparecendo até tornar – se interna, capaz de controlar seu comportamento e seu pensamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q474483 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPEAcerca da recreação e do lazer, julgue os itens subsequentes. A palavra recreação denota aquilo que causa prazer, recreio, alegria, diversão e satisfação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q472861 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPEQuanto à psicomotricidade aplicada à educação física, julgue os itens que se seguem. Considerando que o esquema corporal elabora-se rapidamente durante a infância, a metodologia a ser aplicada deve basear-se em atividades que desacelerem o processo de amadurecimento das potencialidades da criança nessa fase da vida. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q472166 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityNo Brasil, os jogos cooperativos estão cada vez mais conhecidos, tanto na teoria, com a vesta produção acadêmica e a realização de inúmeros congressos, quanto na prática do cotidiano em que os jogos cooperativos são utilizados com grupos diferenciados como forma de melhoria das relações humanas de criança, adultos e idosos. Com base nesse conhecimento, marque a questão que NÃO corresponde às características dos jogos cooperativos. ✂️ a) A vitória não depende da derrota dos outros, temos condições de ser competentes sem destruir o outro, aprendendo a compartilhar as nossas habilidades. ✂️ b) Predominam a confiança mútua, a descontração, a solidariedade, a vitória compartilhada e a vontade de continuar jogando para ganhar com o outro. ✂️ c) Faz com que acorra uma integração entre os participantes, assim, melhorando a socialização, autoestima, confiança e respeito. ✂️ d) Está presente a rivalidade, valorizando a competição e o vencer a qualquer custo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q474238 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPEAcerca da recreação e do lazer, julgue os itens subsequentes. Embora a educação física formal objetive fundamentalmente a ampliação cultural do estudante, ela se limita, por princípio, a suprir as necessidades primárias desse indivíduo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q473510 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityA Educação Física escolar pode sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais. Para isso é necessário: ✂️ a) Mudar a ênfase na aptidão física e no rendimento padronizado que caracterizava a Educação Física, para uma concepção mais abrangente, que contemple todas as dimensões envolvidas em cada prática corporal. ✂️ b) É fundamental também que se faça uma clara distinção entre os objetivos da Educação Física escolar e os objetivos do esporte, da dança, da ginástica e da luta profissionais, pois, embora seja uma referência, o profissionalismo não pode ser a meta almejada pela escola. ✂️ c) Dar oportunidades a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos. ✂️ d) Todas as alternativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q472828 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPEQuanto à psicomotricidade aplicada à educação física, julgue os itens que se seguem. Tendo em vista que os movimentos da criança apresentam-se de forma global, desarmônica e quase sempre simétrica, as atividades propostas devem contribuir para a descoberta do corpo e de suas diferentes partes, visando à produção de movimentos mais finos e eficientes. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q474293 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPEHistoricamente, a educação física esteve associada a atividades higiênicas, terapêuticas, de sobrevivência, de combate e de lazer. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. Na Grécia antiga, a valorização das atividades físicas era importante, não como meio de elevação social, mas como opção de ocupação do tempo ocioso dos cidadãos, que podiam praticá-las desde a infância até a velhice. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q473654 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPEAcerca das características e finalidades da ginástica, julgue os itens subseqüentes. A chamada ginástica suave, uma das tendências contemporâneas da ginástica, centra o seu foco de atuação na técnica, no desenvolvimento muscular e no condicionamento físico. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q473467 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityA avaliação psicomotora tem grande valor, pois, possibilita ao professor verificar se os conhecimentos e as atividades propostas estão adequados e cumprindo suas funções. Dessa forma, os alunos devem ser avaliados nesse sentido. Essa avaliação tem objetivo de verificar: ✂️ a) A dinâmica da coordenação psicomotora e sensória – motora. ✂️ b) O equilíbrio, a lateralidade e o perfil. ✂️ c) A percepção e a linguagem. ✂️ d) Todas as alternativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q472325 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityAssinale (V) para verdadeiro e (F) para falso nas seguintes afirmativas: ( ) O aluno com DFM com amputação completa bilateral de membros superiores direito precisa de uma prótese para a escrita e de uma adaptação curricular usando a tecnologia assistiva no teclado de computador. ( ) O aluno com DFM com amputação completa de membro superior direito, quando precisa de uma intervenção cirúrgica, deverá usufruir do apoio da pedagogia hospitalar. ( ) No ambiente escolar, o aluno com DFM com amputação completa de membros inferiores e que depende de cadeira de rodas necessita de acessibilidade e adaptação mínima prevista pelo professor. ✂️ a) V, V, F. ✂️ b) F, V, V. ✂️ c) V, F, V. ✂️ d) V, V, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q472665 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityAs principais variáveis mensuradas em uma avaliação física, com objetivo de prescrição do Exercício Físico são: ✂️ a) Ventilação máxima e Frequência Cardíaca Máxima. ✂️ b) Frequência Cardíaca Máxima e VO2max. ✂️ c) VO2max e Quociente respiratório. ✂️ d) VO2max e Limiar Anaeróbio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro