Questões de Concursos Técnico em Eletromecânica

Resolva questões de Técnico em Eletromecânica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q690005 | Eletricidade, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD, 2019

A potência elétrica absorvida por um equipamento pode ser decomposta em suas componentes ativa (dada em Wats), reativa (cuja unidade é Volt Ampère Reativo) e aparente (dada em Volt Ampère) de acordo com o triângulo das potências. Assim, se uma carga possui potência ativa igual a 30 kW, potência reativa igual a 40 kVAr, qual o valor da sua potência aparente? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q688987 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD, 2019

Leia o texto a seguir.
O ESCRETE DE LOUCOS

[...] 
Amigos, ninguém pode imaginar a frustração dos times europeus. Eles trouxeram, para 62, a enorme experiência de 58. Jogaram contra o Brasil na Suécia, trataram de desmontar o nosso futebol, peça por peça. Toda a nossa técnica e toda a nossa tática foram estudadas com sombrio élan. Sobre Garrincha, eis o que diziam os técnicos do Velho Mundo: — “Só dribla para a direita!” Era a falsa verdade que se tornaria universal. O próprio Pelé parecia um mistério dominado. 
Após quatro anos de meditação sobre o nosso futebol, o europeu desembarca no Chile. Vinha certo, certo, da vitória. Havia, porém, em todos os seus cálculos, um equívoco pequenino e fatal. De fato, ele viria a apurar que o forte do Brasil não é tanto o futebol, mas o homem. Jogado por outro homem o mesmíssimo futebol, seria o desastre. Eis o patético da questão: — a Europa podia imitar o nosso jogo e nunca a nossa qualidade humana. Jamais, em toda a experiência do Chile, o tcheco ou o inglês entendeu os nossos patrícios. Para nos vencer, o alemão ou o suíço teria de passar várias encarnações aqui. Teria que nascer em Vila Isabel, ou Vaz Lobo. Precisaria ser camelô no largo da Carioca. Precisaria de toda uma vivência de botecos, de gafieira, de cachaça, de malandragem geral.
Aí está: — no Velho Mundo os sujeitos se parecem, como soldadinhos de chumbo. A dessemelhança que possa existir de um tcheco para um belga, ou um suíço, é de feitio os sul-americanos. Repito: o brasileiro é uma nova experiência humana. 
O homem do Brasil entra na história com um elemento inédito, revolucionário e criador: a molecagem. Citei a brincadeira de Garrincha num final dramático de jogo. Era a molecagem. Aqueles quatro ou cinco tchecos, parados diante de Mané, magnetizados, representavam a Europa. Diante de um valor humano insuspeitado e deslumbrante, a Europa emudecia, com os seus túmulos, as suas torres, os seus claustros, os seus rios.
[...] 
E mesmo fora do futebol, o europeu faz uma imitação da vida, enquanto que o brasileiro vive de verdade e ferozmente. Ninguém compreenderá que foi a nossa qualidade humana que nos deu esta Copa tão alta, tão erguida, de fronte de ouro. E mais: — foi o mistério de nossos botecos, e a graça das nossas esquinas, e o soluço dos nossos cachaças, e a euforia dos nossos cafajestes. Jogamos no Chile com ardente seriedade. Mas a última jogada de Mané, no adeus aos Andes, foi uma piada, tão linda e tão plástica. No mais patético das batalhas, o escrete soube brincar. Esse toque de molecagem brasileira é que deu à vitória uma inconcebível luz. 
RODRIGUES, Nélson. A Pátria de Chuteiras. 2013. (Fragmento).

Assinale a alternativa que indica o gênero desse texto. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q685823 | Eletrônica, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD, 2019

Quanto à linguagem Ladder ou “linguagem de diagrama de contatos”, utilizada em Controladores Lógicos Programáveis (CLP), assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q690271 | Mecânica, Técnico em Eletromecânica, UFF, COSEAC, 2019

A passagem para o estado líquido do refrigerante utilizado em um ciclo de refrigeração é realizada no:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q692231 | Eletricidade, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD, 2019

O motor de indução recebe este nome devido ao efeito do acoplamento magnético entre o estator e o rotor que, devido à diferença de velocidade entre eles, gera uma tensão e, consequentemente, surge uma corrente nos condutores do rotor que produz o torque do motor. A diferença percentual entre a velocidade do campo girante e a velocidade do rotor é chamada de escorregamento (s%) e a velocidade do campo girante, velocidade síncrona. Para um motor de indução, é correto afirmar que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q692229 | Mecânica, Técnico em Eletromecânica, UFF, COSEAC, 2019

Considerando a semelhança entre um circuito elétrico, que se forma em processo de soldagem, e um hidráulico, afirma-se que:
I há semelhança entre o gerador elétrico e a bomba hidráulica.
II o volume de fluxo fluído é inversamente proporcional à diferença de potencial elétrico.
III a resistência ao escoamento é diretamente proporcional ao volume de fluxo fluido.
Das afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q686278 | Eletricidade, Técnico em Eletromecânica, UFF, COSEAC, 2019

No circuito elétrico em série ou em paralelo, afirma-se que, se ele estiver ligado em:
I paralelo, a soma das tensões parciais é igual à tensão aplicada no circuito, e o valor da corrente elétrica é igual em todos os pontos do circuito.
II paralelo, a diferença das tensões parciais é igual à tensão aplicada no circuito, e o valor da corrente elétrica é constante em todos os pontos do circuito.
III série, a soma das tensões parciais é igual à tensão aplicada no circuito, e o valor da corrente elétrica é diferente em todos os pontos do circuito.
Dos itens acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q694019 | Eletricidade, Técnico em Eletromecânica, UFF, COSEAC, 2019

No Sistema Internacional a capacitância, a condutância e a indutância são medidas, respectivamente, em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q682042 | Engenharia Mecânica, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD, 2019

O princípio básico do funcionamento dos motores de combustão interna se dá através da conversão de energia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q690337 | Engenharia Mecânica, Técnico em Eletromecânica, UFF, COSEAC, 2019

Se houver falta de refrigerante em um sistema de refrigeração, haverá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q681743 | Mecânica, Técnico em Eletromecânica, UFF, COSEAC, 2019

Em um processo siderúrgico o produto principal do alto forno é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q681254 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD, 2019

A MAIS POPULAR DAS DROGAS 

                          Suzana Herculano-Houzel 
O gosto é, francamente, ruim. Pergunte a qualquer criança de paladar inocente e ela lhe dirá que café é amargo que nem jiló. Mas depois que você é fisgado pelo aroma, o café rapidamente passa a ser presença constante em seu dia a dia. O que faz com que essa seja a beberagem psicoativa mais consumida do mundo? 
Uns dizem que é porque a cafeína - o componente estimulante para o cérebro - vicia. Outros garantem que não, já que o consumo da substância não costuma aumentar progressivamente - apesar de os usuários ’sentirem falta’ daquele cafezinho. Afinal, é droga ou não é? Se for, a cafeína deve ativar o sistema de recompensa (um conjunto de estruturas na porção frontal do cérebro cuja ativação parece ser suficiente para gerar prazer) e assim garantir que o comportamento associado - como fazer sexo, comer, ir ao cinema ou usar cocaína, maconha ou nicotina - será repetido sempre que possível. 
Para a alegria dos adeptos de um cafezinho, um estudo preliminar de imageamento funcional do cérebro mostrou, em 1999, que a cafeína não causa ativação aparente do sistema de recompensa do cérebro nem em ratos nem em humanos que receberam o equivalente a três xícaras de café. Mas isso acaba de mudar. Com uma técnica muito mais sensível, que mede diretamente a ativação do sistema de recompensa por meio da liberação de dopamina no núcleo acumbente (uma das estruturas principais do sistema), um grupo de neurocientistas dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA mostrou em agosto de 2002 que a cafeína age como qualquer droga, sim - ao menos no cérebro de ratos. 
Enquanto o sexo, a comida e qualquer outro divertimento levam o próprio cérebro a ativar seu sistema de recompensa, a cafeína, como outras drogas, parece dispensar intermediários e ligar diretamente o núcleo acumbente, ao despejar dopamina no sistema de recompensa afora. Não é uma ativação espetacular, tanto que não se traduz em mudanças metabólicas cerebrais visíveis no imageamento funcional, como as que acontecem com a cocaína, a maconha ou o álcool. Mas é bastante respeitável — e suficiente para fazer qualquer animal querer mais. 
Se age como droga, por que são tão raras as pessoas que parecem genuinamente viciadas? Talvez a resposta seja simples: porque é muito difícil conseguir ficar completamente ‘a seco’, sem ingerir cafeína alguma. Essa substância hoje é onipresente, encontrada em bebidas, sobremesas e até em inocentes ’remédios’ para a gripe ou dor de cabeça. Como ninguém passa muito tempo longe da droga, os sintomas da abstinência raramente aparecem. E se aparecerem, é só dar uma chegadinha à esquina e tomar uma coca-cola… 
Disponível em http://cienciahoje.org.br/coluna/a-mais-popular-das-drogas/. Acesso em: 20 mai. 2018 

De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q688477 | Mecânica, Técnico em Eletromecânica, UFF, COSEAC, 2019

A fadiga de um material é observada pelo levantamento de sua curva de comportamento. Este diagrama é conhecido como diagrama de Wöhler, em que a tensão máxima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q683801 | Mecânica, Técnico em Eletromecânica, UFF, COSEAC, 2019

Os difusores e os bocais são dispositivos que alteram a velocidade e a pressão no escoamento de um fluido. Nesse sentido, verifica-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q682764 | Mecânica, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD, 2019

A propriedade que reflete melhor a resistência mecânica de um material é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q687133 | Mecânica, Técnico em Eletromecânica, UFF, COSEAC, 2019

Na fabricação mecânica, são utilizados processos de conformação, usinagem, junção e moldagem. Neste sentido, são considerados como conformação os processos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q683534 | Informática, Técnico em Eletromecânica, UFF, COSEAC, 2019

O Microsoft Office corresponde a uma coletânea de programas em que se destacam o Word, Excel, Power Point e Access. A correspondência destes programas no BrOffice.org, respectivamente, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q691245 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD, 2019

Subi a escada. A escuridão era tão viscosa que se eu estendesse a mão, poderia senti-la amoitada como um bicho por entre os degraus. Tentei acender a vela, mas o vento me envolveu. [...] 
                                                                                                                                                      TELLES, Lygia Fagundes. Os contos. 1.ed. São Paulo: 
                                                                                                                                                                                   Companhia das Letras, 2018, p. 604. 


O pronome oblíquo “la”, que se encontra destacado no fragmento, corresponde à 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q688983 | Eletricidade, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD, 2019

Com relação às características básicas de Controladores Lógicos Programáveis (CLP), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q687756 | Eletricidade, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD, 2019

Em um período muito quente de verão, um técnico em eletromecânica resolveu instalar um condicionador de ar em sua residência. Ao observar que o padrão de energia era monofásico, com tensão 127V, e que os condicionadores de ar disponíveis no comércio eram 220V, o técnico percebeu que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.