Questões de Concursos: Técnico em Restauração e Conservação de Patrimônio

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1 Q956587 | Arquitetura, Restauração, Técnico em Restauração e Conservação de Patrimônio, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Sobre os fundamentos de conservação e restauração, assinalar a alternativa CORRETA.

2 Q956590 | Arquitetura, Técnico em Restauração e Conservação de Patrimônio, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

O _________é o estudo e o conhecimento do desempenho do edifício, e a tomada de medidas que minimizem os efeitos de condições atmosféricas externas e em seu interior. Está condicionado a vários fatores, como clima local, edifício, tipo de coleção, recursos institucionais e acesso às coleções pelos visitantes.

3 Q956586 | Arquitetura, Normas e Leis do Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Técnico em Restauração e Conservação de Patrimônio, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

O Decreto nº 3.551/2000 estabelece um registro oficial para bens culturais imateriais e cria um programa nacional destinado a sua identificação, reconhecimento, salvaguarda e promoção. Nessa perspectiva, analisar os itens.

I. O registro desses bens terá sempre como referência acontinuidade histórica do bem e a sua relevância nacional.
II. A instrução dos processos de registros destes bens será supervisionada pelo Tesouro Nacional.

Está CORRETO o que se afirma:

4 Q956584 | Direito Constitucional, Técnico em Restauração e Conservação de Patrimônio, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Na Constituição Federal, o Estado assegurará a todos o direito de participar da cultura e de ter acesso a ela, além de promover e incentivar as diferentes expressões culturais. Sobre a proteção das manifestações culturais populares, é CORRETO afirmar que se trata das culturas:

5 Q956585 | Arquitetura, Normas e Leis do Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Técnico em Restauração e Conservação de Patrimônio, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

O Decreto−Lei nº 25/1937 define como patrimônio histórico e artístico nacional todos os bens que, por suarelevância histórica ou cultural, devem ser preservados. Considerando isso, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas(E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A lei aplica−se às coisas pertencentes às pessoas naturais, exceto as pessoas jurídicas de direito privado.
( ) A lei abrange as obras de origem estrangeira que pertençam às representações diplomáticas acreditadas no país.
( ) O tombamento de coisa pertencente à pessoa natural se fará exclusivamente de forma compulsória.

6 Q956592 | Arquitetura, Normas e Leis do Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Técnico em Restauração e Conservação de Patrimônio, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

A educação patrimonial é um instrumento de “alfabetização cultural”, sendo um recurso para o aprendizado e a construção de identidade cultural. São exemplos de práticas da educação patrimonial:

I. Visita guiada a museus e centros culturais.
II. Ensino de história local e regional.
III. Oficinas de arte, de resgate de saberes tradicionais e de práticas culturais.

Está CORRETO o que se afirma:

8 Q956589 | Arquitetura, Bens Móveis, Técnico em Restauração e Conservação de Patrimônio, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Sobre os procedimentos adequados para o manuseio de documentos e a conservação de acervos, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Fatores ambientais e agentes físicos. (2) Agentes biológicos. (3) Ação do homem.
( ) Fungos, insetos e roedores. ( ) Iluminação, temperatura e poluição atmosférica. ( ) Utilização de luvas, guarda−pó e máscaras.

9 Q956588 | Arquitetura, Restauração, Técnico em Restauração e Conservação de Patrimônio, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Em relação aos produtos e técnicas utilizadas para a limpeza, estabilização e proteção de superfícies artísticas, analisar os itens.

I. A utilização de vapores quentes para limpar superfícies artísticas é uma técnica comum, pois o calor elimina rapidamente sujeiras e manchas, sem risco de danos aos materiais.

II. A proteção de superfícies artísticas deve ser feita com produtos que respeitem a natureza do material, como vernizes específicos ou substâncias não invasivas.

III. Métodos de limpeza e estabilização devem ser adaptados ao tipo de material da obra, utilizando ferramentas delicadas e produtos de pH neutro para evitar alterações na composição química e física da superfície.

Está CORRETO o que se afirma:
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