Questões de Concursos Técnico em Saúde Bucal

Resolva questões de Técnico em Saúde Bucal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q955500 | Matemática Financeira, Juros compostos, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Júlio contraiu um empréstimo de R$ 5.000,00 sob uma taxa de juros compostos de 6% ao mês. Sabendo−se que ele pretende pagar em 4 meses, qual será o valor, aproximado, do montante que Júlio deverá pagar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q651630 | Códigos de Ética, Código de Ética do Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

O técnico em saúde bucal como membro da equipe odontológica tem várias atividades que pode exercer, dentre as alternativas abaixo, qual não pode ser executada pelo TSB?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q859458 | Odontologia, Materiais Odontológicos, Técnico em Saúde Bucal, EDUCA, 2020

Os materiais usados pelo cirurgião-dentista podem ser classificados em críticos, semicríticos e não críticos. A respeito dos materiais, analise os itens:
I. Artigos críticos entram em contato apenas com mucosa integra, capaz de impedir a invasão dos tecidos. Estes também devem estar esterilizados, ou até mesmo desinfetados, ao serem utilizados. Os exemplos são pinça clínica, espelho bucal, condensadores de amalgama, espátulas, pedras e pontas montadas, cânulas de sucção, taças de borracha, etc. II. Artigos não críticos são aqueles que entram em contato apenas com a pele integra e os que não entram em contato direto com o paciente. Devem estar desinfetados ao serem usados. Como exemplos, citam-se placa de vidro, Dappen, porta-dique plástico ou metálico, etc. III. Artigos semicríticos são aqueles que penetram nos tecidos, no sistema vascular e nos órgãos isentos de micro-organismos próprios. Devem estar esterilizados ao serem utilizados. Como exemplos, citam-se agulhas para anestesia e sutura, instrumentos cirúrgicos, instrumentos para raspagem, instrumentos e limas para endodontia, fios de sutura, curetas para dentina, sonda exploradora e milimetrada, brocas, porta-agulha, seringas, etc.
Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q859398 | Odontologia, Legislação Profissional de Odontologia, Técnico em Saúde Bucal, EDUCA, 2020

Tendo em vista o Código de Ética em Odontologia. Assinale a alternativa que contém um direito fundamental dos Técnicos em Saúde Bucal e Auxiliares em Saúde Bucal. (Resolução CFO-118/2012).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q845180 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Técnico em Saúde Bucal, EDUCA, 2020

A Política Nacional de Humanização (PNH) visa pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde e proporcionar mudanças nos modos de gestão e cuidado. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários, para construírem processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que em muitas circunstâncias, resultam em atitudes e práticas desumanizadoras, que inibem a corresponsabilidade dos profissionais da área de saúde em seu trabalho e dos usuários. Considerando a PNH assinale (V) VERDADEIRAS ou (F) FALSAS:
( )São diretrizes da Política Nacional de Humanização: acolhimento, clínica ampliada e compartilhada, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários, fortalecimento do trabalho em equipe multiprofissional, atuação em rede de alta conectividade. ( )A Política Nacional de Humanização - PNH possui como princípios: transversalidade, indissociabilidade entre atenção e gestão, protagonismo dos sujeitos e dos coletivos. ( )Para viabilizar os princípios e os resultados esperados com o HumanizaSUS, a PNH opera com os seguintes dispositivos: equipes de referência e de apoio matricial, colegiados de gestão, contratos de gestão, acolhimento com classificação de risco, reduzir as filas e tempo de espera, educação permanente aos trabalhadores, plano de trabalho. ( )No âmbito da Atenção Hospitalar que é uma diretriz por nível de atenção da Política Nacional de Humanização o Parâmetro para o nível A de adesão apresenta tem como critérios: existência de Grupos de Trabalho de Humanização (GTH) com plano de trabalho definido, ouvidoria em funcionamento, mecanismos de recepção com acolhimento aos usuários e rabalhadores, garantia de visita aberta com presença do acompanhante e de sua rede social, respeitando a dinâmica de cada unidade hospitalar e as peculiaridades. ( )No âmbito da Política Nacional de Humanização, clínica ampliada significa espaço físico amplo e arejado, capaz de acomodar o usuário, os profissionais, os acompanhantes e outros servidores institucionais que porventura necessitem circular no espaço de atendimento.
A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q847735 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Pernambuco, Técnico em Saúde Bucal, EDUCA, 2020

Ariano Suassuna discursava na Igreja de São Pedro dos Clérigos, no bairro de Santo Amaro, no Recife, no evento que ficou marcado como o lançamento do movimento armorial, que pregou a elaboração de uma arte erudita brasileira baseada no popular. Agregando várias linguagens, os princípios armoriais impactaram a arte nordestina e nacional nas duas décadas seguintes. O termo vem do universo da heráldica, ciência que cataloga brasões de armas e famílias, resgatando um certo imaginário medieval e monárquico que acompanha a obra de Suassuna.

(https://www.diariodepernambuco.com.br, 18/10/2020)

No dia 18 de outubro de 2020, o Movimento Armorial completou:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q859379 | Odontologia, Anatomia Aplicada à Odontologia, Técnico em Saúde Bucal, EDUCA, 2020

A cavidade oral é a porta de entrada do sistema digestório, onde ocorre a mastigação e se inicia a digestão. Ela comunica sistemas digestório e respiratório com o meio externo, participa da geração de sons da fala e modifica características da ressonância do trato vocal. O conhecimento da sua anatomia é fundamental para a compreensão do funcionamento do sistema estomatognático e para a realização dos procedimentos odontológicos.
Sobre a anatomia, julgue os itens e assinale VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):
( )As bochechas são constituídas por quatro camadas: pele; tecido subcutâneo; músculo, representado pelo músculo bucinador e submucosa, onde estão vasos sanguíneos, menos calibrosos que nos lábios, e glândulas salivares menores, em menor quantidade que nos lábios. ( )Os lábios são constituídos por cinco camadas: pele onde há glândulas sebáceas e sudoríparas;tecido subcutâneo, onde há tecido adiposo e fáscia esparsa; músculo, representado pelo músculo orbicular da boca; submucosa, onde estão vasos sanguíneos e glândulas salivares menores e mucosa, denominada mucosa labial. ( )A língua é inervada por três nervos, com a seguinte distribuição: Inervação sensitiva geral do corpo lingual: nervo lingual, ramo do nervo trigêmeo, inervação sensitiva gustatória do corpo lingual: nervo corda do tímpano, ramo do nervo facial e inervação sensitiva geral e gustatória da raiz lingual: nervos glossofaríngeo e vago.
A sequência CORRETA É:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q260014 | Raciocínio Lógico, Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, IBFC

Numa pesquisa, sobre a preferência entre 2 produtos, foram, entrevistadas 320 pessoas e chegou–se ao seguinte resultado: 210 preferiram o produto A, 190 preferiram o produto B e 45 nenhum dos dois. Portanto o total de entrevistados que preferiram somente um dos produtos foi de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q257825 | Português, Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, IBFC

Texto associado.

Para responder às questões 9 e 10, leia a letra da música

abaixo.

Linha Tênue

Maria Gadu

Todo lugar que chego, você não fica

Tudo o que eu te peço, você não dá

Se dou opinião, você implica

Toda vez que ligo você não está

Por que fazer questão deste jogo duro?

De me mostrar o muro a nos dividir?

Seu coração de fato está escuro

Ou por de trás do muro

Tem mais coisa aí?

Toda vez que passo você não nota

Eu conto uma lorota você nem ri

Me faço fina flor vem e desbota

Me boto numa fria não socorre

Eu cavo um elogio isso nem te ocorre

A indiferença escorre fria a me ferir

Será porque você não me suporta?

Ou dentro desta porta

Tem mais coisa aí

Entre o bem e o mal a linha é tênue, meu bem

Entre o amor e o ódio a linha é tênue também

Considere as afirmações abaixo.
I. A licença poética permite que alguns versos sejam iniciados por próclise, o que contraria a norma culta.
II. Há uniformidade no tratamento do interlocutor a quem se dirige o eu–lírico da música.
Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q262124 | Português, Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, IBFC

Assinale a alternativa em que o termo destacado está corretamente substituído pelo pronome.
Não cultivamos a xenofobia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q254388 | Raciocínio Lógico, Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, IBFC

Marcos estava sem dinheiro, então foi ao banco e sacou certa quantia para pagar uma dívida cujo valor corresponde a 30% da quantia que sacou. Com 40% do que restou comprou um produto numa loja, restando–lhe ainda R$ 1.050,00
A quantia que Marcos sacou é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q859339 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Técnico em Saúde Bucal, EDUCA, 2020

Conforme as disposições do Ministério da Saúde, os parâmetros para inclusão de doenças e agravos na Lista de Notificação Compulsória devem obedecer a alguns critérios. Levando em consideração essa afirmativa relacione os termos e seus respectivos conceitos. Logo após, assinale a alternativa correta quanto a associação entre termo e respectivo conceito.
( 1) Magnitude (2) Potencial de Disseminação (3) Transcendência (4) Vulnerabilidade (5) Compromissos internacionais (6) Ocorrência de emergências de saúde pública, epidemias e surtos
( )Medida pela disponibilidade concreta de instrumentos específicos de prevenção e controle da doença, propiciando a atuação efetiva dos serviços de saúde sobre indivíduos e coletividades ( )Aplicável a doenças de elevada frequência, que afetam grandes contingentes populacionais e se traduzem em altas taxas de incidência, prevalência, mortalidade e anos potenciais de vida perdidos ( )Situações que impõe notificação imediata de todos os eventos de saúde que implicam risco de disseminação de doenças, com objetivo de delimitar a área de ocorrência, elucidar o diagnostico e deflagrar medidas de controle aplicáveis. ( )Representado pelo elevado poder de transmissão da doença, através de vetores ou outras fontes de infecção, colocando sob o risco a saúde coletiva ( )Metas continentais ou mundiais de controle, de eliminação ou erradicação de doenças , previstas em acordos firmados pelo governo brasileiro com organismos internacionais ( )Expressa-se principalmente por severidade (taxa de letalidade, hospitalização e sequelas); relevância social (valor imputado pela sociedade à ocorrência da doença, e que se manifesta pela sensação de medo, de repulsa ou de indignação); e relevância econômica (prejuízos decorrentes de restrições comerciais, redução de força de trabalho, absenteísmo escolar e laboral, entre outros.
A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q255205 | Raciocínio Lógico, Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, IBFC

De acordo com o raciocínio lógico matemático, pode– se afirmar que a disjunção entre duas proposições compostas (p v q) é equivalente a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q859341 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Técnico em Saúde Bucal, EDUCA, 2020

A Política Nacional de Atenção Básica aprovada pela Portaria nº2.436/2017 regulamenta a de implantação e operacionalização de ações no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, estabelecendo diretrizes para a organização do componente Atenção Básica, na Rede de Atenção à Saúde - RAS. Dada a importância desta Política para a Atenção Primária em Saúde examine as afirmações abaixo: I. Compete às Secretarias Municipais de Saúde a coordenação do componente municipal da Atenção Básica, no âmbito de seus limites territoriais, de acordo com a política, diretrizes e prioridades estabelecidas, sendo responsabilidades dos Municípios e do Distrito Federal: divulgar periodicamente os relatórios de indicadores da Atenção Básica, com intuito de assegurar o direito fundamental de acesso à informação e articular instituições de ensino e serviço, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, para formação e garantia de educação permanente aos profissionais de saúde das equipes que atuam na Atenção Básica. II. A Gestão Estadual de saúde deve articular e criar condições para que a referência aos serviços especializados ambulatoriais, sejam realizados preferencialmente pela Atenção Básica, sendo de sua responsabilidade: Ordenar o fluxo das pessoas nos demais pontos de atenção da RAS; Gerir a referência e contrarreferência em outros pontos de atenção; e Estabelecer relação com os especialistas que cuidam das pessoas do território. III. Fica estipulado para cálculo do teto máximo de equipes de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF), com ou sem os profissionais de saúde bucal, pelas quais o Município e o Distrito Federal poderão fazer jus ao recebimento de recursos financeiros específicos, conforme a seguinte fórmula: População/2.500. IV. Equipe de Saúde da Família Ribeirinha (eSFR) prestarão atendimento à população por, no mínimo, 15 (quinze) dias mensais, com carga horária equivalente a 8 (oito) horas diárias. será formada por equipe multiprofissional composta por, no mínimo: 1 (um) médico, preferencialmente da especialidade de Família e Comunidade, 1 (um) enfermeiro, preferencialmente especialista em Saúde da Família e 1 (um) auxiliar ou técnico de enfermagem, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, o ACS e ACE e os profissionais de saúde bucal:1 (um) cirurgião dentista, preferencialmente especialista em saúde da família e 1 (um) técnico ou auxiliar em saúde bucal.
Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q859354 | Odontologia, Biossegurança Vacinas, Técnico em Saúde Bucal, EDUCA, 2020

Analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
____________: redução ou remoção parcial dos micro-organismos da pele ou outros tecidos por métodos quimiomeca?nicos. _____________: eliminação de microorganismos patogênicos (os não esporulados) de um instrumento ou objeto. ___________: redução ou remoção de microorganismos de objetos por métodos quimiomeca?nicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q859126 | Odontologia, Biossegurança Vacinas, Técnico em Saúde Bucal, EDUCA, 2020

A esterilização é a destruição de todas as formas de vida microbiana (vírus, bactérias, esporos, fungos, protozoários e helmintos) por um processo que utiliza agentes químicos ou físicos. Em relação a este processo julgue os itens abaixo, como VERDADEIRO (V) ou FALSO (F):
( ) A pré?lavagem do instrumental odontológico ocorre a partir do mergulho do material em detergente enzimático com três enzimas (amilase, lipase e protease) por 5 minutos; em seguida, mergulhar em PAA a 2% por 30 minutos. ( ) A limpeza da autoclave: deve ser realizada quinzenalmente na câmara e bandejas, não podendo utilizar agentes abrasivos ou alvejantes. ( ) Para monitoração de esterilização - existem três tipos de testes: Físicos (manutenção preventiva: contrato com empresa); Químicos (fitas dentro do pacote: 3M, Medstéril, etc., que mudam de cor em presença de micro-organismos); Biológicos (contém colônias de B). ( )No Ciclo básico de esterilização por autoclave: deve-se descontaminar o material, retirando antes matéria orgânica incrustada. Colocar material no desincrustante por 25 a 35 minutos.
A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q251754 | Português, Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, IBFC

Texto associado.

Médicos estrangeiros

João Medeiros Filho*

Mais uma vez em pauta a discussão em torno da importação de

médicos estrangeiros ou formados no exterior. Não poderíamos

nos abster de reiterar nosso posicionamento sobre matéria tão

relevante. Hoje somos mais de 380 mil médicos no País, o que

nos coloca na 5ª colocação no mundo, em números absolutos.

Temos 197 escolas,perdendo apenas para a Índia(1,2 bilhão de

hab.), superando a China( 1,3 bilhão de hab.) e os Estados Unidos

que detêm, respectivamente, 150 e 134 faculdades.

Nossa pequenina Paraíba, com uma população de cerca de 3,8

milhões de almas, conta com 6 escolas médicas e, pelo menos,

mais 2 em fase de implantação – um recorde, com certeza.

Formam–se por ano, aproximadamente, 16500 esculápios no Brasil

e 500 a 600,em nosso meio.Como se não bastasse, a Presidente

Dilma Rousseff anunciou recentemente a intenção de criar mais

4500 vagas anuais para medicina.

Será que precisamos trazer profissionais do exterior?E como seria

a revalidação de diploma desses profissionais, via decreto?Faltam

médicos em nosso meio? .

Não existe ainda um consenso em relação ao número ideal de

médicos/ habitante. Pesquisa realizada pelo CFM/CREMESP

evidenciou que no Brasil tal coeficiente é de 1,95/1000, o que nos

remete ao patamar de diversos países de 1º. mundo, a exemplo do

Canadá e dos Estados Unidos.Temos, sim, má distribuição dos

profissionais, que se concentram nas grandes cidades e capitais,

por falta de políticas públicas que priorizem a interiorização do médico.

Em João Pessoa, onde pontificam mais de 3000 esculápios, a

relação é de 4/1000, o dobro da média nacional; no entanto, mais

de 15% das equipes da ESF não dispõem de médicos, devido a

diversos fatores, entre os quais,a falta de condições adequadas

de trabalho e de segurança, a fragilidade do vínculo trabalhista e

a baixa remuneração. Não é importando médicos que vamos

corrigir tal distorção.

Não cultivamos a xenofobia, mas defendemos a revalidação dos

diplomas estrangeiros nos moldes do REVALIDA, que é aplicado

anualmente pelo MEC. Precisamos, sim, garantir a qualificação

profissional daqueles que pretendem atuar em nosso País, em

defesa da população menos favorecida, para que não incorramos

no erro de oferecer uma assistência médica pobre, de 2ª categoria,

para o pobre.

Considere as afirmações abaixo.
I. O autor posiciona–se contra a vinda de médicos estrangeiros porque temos médicos em quantidade suficiente para atender a toda a população, bem distribuídos pelo território nacional.
II. O autor considera que são necessárias políticas que estimulem a interiorização dos médicos.
Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q859462 | Odontologia, SUS, Técnico em Saúde Bucal, EDUCA, 2020

Com base na Portaria n.º 2.436/2017 que versa sobre a Política Nacional de Atenção Básica, assinale a alternativa CORRETA que contempla as atribuições do Técnico em Saúde Bucal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q859425 | Odontologia, SUS, Técnico em Saúde Bucal, EDUCA, 2020

De acordo com a Portaria n.º 7.508/2011, que regulamenta a Lei nº 8.080/90, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, Sobre as Comissões Intergestores, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q859478 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Técnico em Saúde Bucal, EDUCA, 2020

A Lei n.º 8080/90 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços, regula em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado. A partir das disposições estabelecidas nela, examine as afirmações abaixo: I. À direção municipal do Sistema de Saúde (SUS) compete: formular normas e estabelecer padrões, em caráter suplementar, de procedimentos de controle de qualidade para produtos e substâncias de consumo humano. II. São atribuições comuns a União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições: coordenar e participar na execução das ações de vigilância epidemiológica. III. Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. IV. O orçamento da seguridade social destinará ao Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com a receita estimada, os recursos necessários à realização de suas finalidades, previstos em proposta elaborada pela sua direção nacional, com a participação dos órgãos da Previdência Social e da Assistência Social. Em relação ao orçamento são considerados outras fontes, os recursos provenientes de: rendas eventuais, inclusive comerciais e industriais. V. A incorporação, a exclusão ou a alteração pelo SUS de novos medicamentos, produtos e procedimentos, bem como a constituição ou a alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica, são atribuições do Ministério da Saúde e dos Estados assessorado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS.
Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.