Questões de Concursos Técnico I

Resolva questões de Técnico I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q389930 | História, Patrimônio, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes a narrativas patrimoniais e representações. O conceito de patrimônio, inicialmente restrito, ampliou-se ao longo do tempo e passou a contemplar uma variedade de expressões culturais, como patrimônio histórico, material, imaterial e artístico.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q336376 | Matemática, Sistemas Lineares, Técnico I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Uma creperia vende, em média, 500 crepes por semana, a R$ 20,00 a unidade. O proprietário estima que, para cada real de aumento no preço unitário de venda dos crepes, haverá redução de dez unidades na média semanal de vendas. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

Caso o proprietário aumente em x reais o preço unitário de venda dos crepes, então o faturamento médio semanal será de 10.000 + 500x – 10x2 reais.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q323992 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Os griôs (termo derivado da palavra francesa griot) são contadores de narrativas da África e de afrodescendentes. No caso brasileiro, essa expressão também contempla práticas de narração feitas por indígenas. Essas práticas de tradição oral, na contramão da supremacia da tradição escrita ocidental dos colonizadores, preservam os costumes e as crenças de suas comunidades.

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca da educação em contexto étnico e da inserção dos griôs no processo educativo.

As próximas gerações de novos griôs serão formadas em espaços reconhecidos pela comunidade como territórios de referências de suas memórias.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q390145 | História, Patrimônio, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação a patrimônio cultural e cidadania, julgue os itens seguintes. No campo do patrimônio material, há uma relação mais próxima entre o patrimônio cultural e o exercício da cidadania que no campo do patrimônio imaterial.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q386014 | Biologia, Botânica, Técnico I, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Um botânico do século XIX coletou uma planta e a depositou em uma coleção (herbário). Com o passar dos anos, o hábitat natural dessa planta foi destruído e ela se tornou extinta na natureza, restando apenas o exemplar de herbário desse botânico. No ano de 2018, outro botânico, ao estudar o material que tinha sido coletado no século XIX, descobriu que a planta era uma espécie nova, a qual ele descreveu oficialmente como uma espécie nova extinta.

A respeito de aspectos normativos e técnicos relacionados à situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

Caso se pretenda descrever a espécie citada como nova, o exemplar depositado em herbário será considerado um typus.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q328870 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos fundamentos da educação especial na perspectiva inclusiva, julgue os itens a seguir. De acordo com a filosofia da inclusão, a educação torna-se eficaz à medida que as escolas, enquanto comunidades educativas, propõem soluções para satisfazer as necessidades de todos os alunos, como, por exemplo, estabelecer turmas próprias para alunos com deficiência separadas de turmas para alunos ditos “normais”.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q714500 | Antropologia, Antropologia, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, relativos à abordagem antropológica sobre memória. A memória aponta referências de pertencimento e, consequentemente, de exclusão na autorrepresentação de comunidades nacionais e de grupos étnicos, populações tradicionais e minorias que compõem a população de um país.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q337407 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Técnico I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Zenão de Eléia desenvolveu o seguinte paradoxo, que tinha a intenção questionar a racionalidade humana: um dia, Aquiles, o grande guerreiro grego, e uma tartaruga decidiram apostar uma corrida. Considerando que Aquiles e a tartaruga se movam com velocidades constantes e que a velocidade de Aquiles seja o dobro da velocidade da tartaruga, ele dá a ela 200 metros de vantagem no momento da partida. Quando Aquiles chegar ao ponto de partida da tartaruga (primeira etapa), ela terá se movido para a frente, exatamente a metade da distância de sua dianteira (100 metros). No momento em que Aquiles chegar a esse segundo ponto (segunda etapa), ela terá se movido mais metade da distância que os separava na primeira etapa, e assim sucessivamente. Segundo Zenão, Aquiles jamais alcançaria a tartaruga porque, em cada etapa, no momento em que Aquiles chegasse ao ponto onde a tartaruga estava, esta já teria avançado e a distância entre eles seria a metade daquela que os separava na etapa anterior.

 Considerando essa situação, julgue os itens seguintes.

Zenão está correto ao afirmar que Aquiles jamais alcançaria a tartaruga.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q384965 | Biologia, Botânica, Técnico I, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Um botânico do século XIX coletou uma planta e a depositou em uma coleção (herbário). Com o passar dos anos, o hábitat natural dessa planta foi destruído e ela se tornou extinta na natureza, restando apenas o exemplar de herbário desse botânico. No ano de 2018, outro botânico, ao estudar o material que tinha sido coletado no século XIX, descobriu que a planta era uma espécie nova, a qual ele descreveu oficialmente como uma espécie nova extinta.

A respeito de aspectos normativos e técnicos relacionados à situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

Trata-se de uma situação que jamais poderia ocorrer, pois o estado de preservação de plantas de herbários dificilmente permite que estas perdurem por décadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q449169 | Direito Constitucional, Educação, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito das normatizações, das modalidades e do funcionamento do sistema educacional brasileiro, julgue os próximos itens. A Constituição Federal de 1988 dispõe que os estados e o Distrito Federal atuem prioritariamente nos níveis fundamental e médio de ensino, ao passo que os municípios atuem prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q531238 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Técnico I, MCT, CESPE CEBRASPE

Um sistema de abastecimento de água é constituído de componentes com funções bastante específicas, dos quais, de maneira geral, os mais importantes são manancial, captação, adução, recalque, tratamento, reservação e distribuição. Acerca desse sistema e seus componentes, julgue os itens seguintes.

Para a exploração de manancial subterrâneo, são indispensáveis poços tubulares profundos.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q338433 | Matemática, Sistemas Lineares, Técnico I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Uma creperia vende, em média, 500 crepes por semana, a R$ 20,00 a unidade. O proprietário estima que, para cada real de aumento no preço unitário de venda dos crepes, haverá redução de dez unidades na média semanal de vendas. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

Caso o proprietário da creperia aumente em 50% o preço de cada crepe, a média semanal de vendas diminuirá em 50%.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q385597 | Biologia, Botânica, Técnico I, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação a viveiros de plantas, sua organização e sua manutenção, julgue os itens a seguir. Os viveiros florestais podem ser temporários ou permanentes, a depender da quantidade de mudas que se deseja produzir. Um viveiro temporário se destina à produção de poucas mudas e a sua construção é mais simples que a de um viveiro permanente.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q608320 | Biblioteconomia, Planejamento e Orçamento Governamental, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens a seguir. Enquanto a gestão da informação tem foco no capital intelectual da organização, como o mapeamento e a compreensão dos fluxos de informação, a gestão do conhecimento concentra-se no negócio da organização, especialmente quanto ao tratamento, à análise e à agregação de valor às informações.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q376498 | Administração Pública, Gestão de Pessoas, Técnico I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Com relação à qualidade no serviço público, julgue os itens subsecutivos.

O servidor que possui um comportamento receptivo oferece respostas satisfatórias à organização, necessitando, porém, de estímulos e desafios.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q387099 | Biologia, Botânica, Técnico I, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, relativos a técnicas de coleta e preservação de material botânico. Um herbário pode ser composto por vários tipos de coleções como carpoteca e xiloteca, além de coleções de musgos e algas.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q714662 | Antropologia, Antropologia, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando o conceito de cultura sob a perspectiva antropológica, julgue os itens subsequentes. A história dos processos de colonização mostra que as sociedades colonizadas desenvolvem mecanismos diversos — embasados em lógicas culturais autóctones — de resistência, adaptação e reinterpretação das práticas, valores e conjunturas da colonização.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q714512 | Antropologia, Antropologia Forense Antropoligia Jurídica, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

No que diz respeito às perícias realizadas pelo antropólogo e aos laudos correspondentes, julgue os próximos itens. Um laudo antropológico pode revelar usos, costumes, tradições, modos de ser, de viver e de se expressar de um grupo étnico, entretanto é ineficaz para o reconhecimento de uma terra como indígena (ou quilombola).
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q385536 | Biologia, Botânica, Técnico I, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação a viveiros de plantas, sua organização e sua manutenção, julgue os itens a seguir. Sem uma limpeza adequada do viveiro, as mudas, quando transportadas para outros lugares, podem levar consigo ervas daninhas, pragas ou doenças.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.