Questões de Concursos Técnico Ministerial Tecnologia da Informação

Resolva questões de Técnico Ministerial Tecnologia da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q265451 | Sistemas de Informação, Técnico Ministerial Tecnologia da Informação, MPE MA, FCC

Uma maneira de analisar o potencial estratégico dos sistemas de informação é considerar sua influência em uma ou mais das cinco forças apresentadas no modelo das forças competitivas de Porter. A internet influencia a concorrência neste modelo de algumas maneiras:

I. Ameaça de novos concorrentes: Para a maioria das empresas, a internet aumenta a ameaça de novos concorrentes, reduzindo as barreiras tradicionais de entrada, como a necessidade de uma força de vendas ou uma vitrine física.

II. Poder de barganha dos fornecedores: A Web aumenta significativamente o acesso de um comprador às informações sobre produtos e fornecedores, aumentando o poder de barganha do fornecedor.

III. Rivalidade entre concorrentes: A visibilidade das aplicações na Web e o uso de sistemas proprietários tornam mais difícil manter segredo, reduzindo as diferenças entre concorrentes.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q263290 | Matemática, Razões, Técnico Ministerial Tecnologia da Informação, MPE MA, FCC

Um prêmio total de loteria foi dividido igualmente entre três ganhadores. Depois da entrega do prêmio, descobriu-se que havia um quarto ganhador, que deveria ter recebido do prêmio total. Para corrigir o erro, os organizadores do evento recolheram x reais de cada ganhador que havia recebido 1?4 o prêmio, e transferiram o dinheiro recolhido para o quarto ganhador. O prêmio total dessa loteria, em reais, foi igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q263571 | Sistemas de Informação, Técnico Ministerial Tecnologia da Informação, MPE MA, FCC

No modelo em cascata, também conhecido como ciclo de vida de software, na fase de Implementação e teste unitário o projeto do software é desenvolvido como um conjunto de programas ou unidades de programa, criando embasamento para a próxima etapa do modelo, chamada de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q265305 | Raciocínio Lógico, Implicações lógicas, Técnico Ministerial Tecnologia da Informação, MPE MA, FCC

Em uma mesa circular com quatro cadeiras igualmente espaçadas irão se sentar Arnaldo, Bruno, Carlos e Dalton. Bruno não se senta em frente a Carlos. Arnaldo senta-se junto e à esquerda de Carlos. Sendo assim, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q265007 | Raciocínio Lógico, Raciocínio lógico matemático, Técnico Ministerial Tecnologia da Informação, MPE MA, FCC

Ana, Bruna, Clara e Débora são praticantes experientes de quatro esportes diferentes, e estão devidamente trajadas para sua prática. Os esportes praticados por elas, não necessariamente nessa ordem, são: futebol de campo, tênis, natação e ciclismo. Sabe-se que:

Ana não pratica esporte com bola;
Débora disse que seu irmão tem uma raquete igual a que Bruna está usando;
Clara não sabe nadar.
Débora não está usando chuteira.

De acordo com os dados disponíveis, é correto concluir que, necessariamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q264714 | Sistemas de Informação, Técnico Ministerial Tecnologia da Informação, MPE MA, FCC

Na maioria dos projetos de software, há algum reuso de software. Isso acontece muitas vezes informalmente, quando as pessoas envolvidas no projeto sabem de projetos ou códigos semelhantes ao que é exigido. No entanto, atualmente, processos de desenvolvimento de software com foco no reuso de software existente tornaram-se amplamente utilizados, contribuindo, entre outros fatores, para a diminuição do tempo necessário para o término de um sistema. Dentre os vários estágios em um processo de desenvolvimento por reuso, dois estágios são comparáveis a outros modelos de desenvolvimento, sendo eles

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q262197 | Português, Técnico Ministerial Tecnologia da Informação, MPE MA, FCC

As normas de concordância verbal e nominal estão inteiramente respeitadas na frase:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q263044 | Sistemas de Informação, Técnico Ministerial Tecnologia da Informação, MPE MA, FCC

Ana precisa utilizar uma estrutura de dados para gerenciar trabalhos de impressão em uma impressora compartilhada por vários computadores em uma rede. As regras dessa estrutura devem permitir que os trabalhos sejam impressos na ordem em que forem enviados, ou seja, o primeiro a enviar um pedido de impressão deve ser o primeiro a ter sua solicitação atendida. Não deve ser permitido inserir pedidos de impressão no meio dos pedidos já realizados. A estrutura de dados mais adequada para Ana utilizar é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q264994 | Sistemas de Informação, Técnico Ministerial Tecnologia da Informação, MPE MA, FCC

Sobre o que mudou na versão da ITIL v3 atualizada em 2011, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q262213 | Sistemas de Informação, Técnico Ministerial Tecnologia da Informação, MPE MA, FCC

Considere as afirmativas sobre o processo de Gerenciamento de Mudança da ITIL v3.

I. O processo de mudança começa com uma RDM Requisição de Mudança. A RDM é avaliada em relação à conformidade, sua necessidade, se já não havia outro registro aberto. Depois da análise e avaliação, o gerente de mudanças tem autonomia para decidir pela sua implementação, sem o aval do comitê consultivo, priorizando-a com base no impacto e na urgência.

II. Os resultados esperados da aplicação deste processo incluem a redução de erros em serviços novos ou alterados, maior velocidade e precisão na realização de mudanças e a priorização de mudanças para que haja maior benefício para o negócio.

III. O objetivo deste processo é assegurar que mudanças sejam feitas de forma controlada. Os riscos devem ser mapeados e gerenciados. O escopo deste processo cobre as mudanças que ocorrem na base de ativos de serviço e itens de configuração e é restrito ao estágio de Transição de Serviços apenas.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q262544 | Matemática, Operações aritméticas, Técnico Ministerial Tecnologia da Informação, MPE MA, FCC

Em um código secreto, as cinco vogais correspondem aos cinco primeiros números ímpares positivos, não necessariamente na mesma ordem. Se A + E = U + O = 12, então, o número que corresponde à letra I é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q263719 | Regime Jurídico do Ministério Público, Técnico Ministerial Tecnologia da Informação, MPE MA, FCC

A proposta de vitaliciamento de Promotor de Justiça, em estágio probatório, deve ser encaminhada ao Conselho Superior do Ministério Público

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q264107 | Sistemas de Informação, Cobit 41, Técnico Ministerial Tecnologia da Informação, MPE MA, FCC

O CobiT 4.1 define objetivos de controle para todos os processos e engloba todos os processos e controles de aplicativos. Em relação aos processos e objetivos de controle do CobiT é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q263934 | Sistemas de Informação, Técnico Ministerial Tecnologia da Informação, MPE MA, FCC

Uma aplicação possui quatro classes: A, B, C e D. As classes A e B são subclasses de A. Nas classes A, B e C existem atributos diferentes e um método chamado verificarSaldo() com a mesma assinatura mas que executa operações que retornam valores do tipo double, porém, diferentes. A classe D é a classe principal. No interior do método main da classe D foram digitadas as seguintes instruções:

A obj = new B();
double v = obj.verificarSaldo();

A obj1 = new C();
double v1 = obj1.verificarSaldo();

Quando essas linhas foram executadas, a variável v recebeu o valor 100.00 e a variável v1 recebeu o valor 125.00.

Note que tanto obj como obj1 são objetos do tipo A, porém, além de possuírem atributos diferentes, ao chamar o método verificarSaldo() por meio desses objetos, o retorno contido nas variáveis v e v1 foi diferente. Isso mostra um exemplo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q264229 | Sistemas de Informação, Técnico Ministerial Tecnologia da Informação, MPE MA, FCC

Dentre as estratégias de planejamento de TI, está a de barreira de entrada, que é alcançada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q262946 | Sistemas de Informação, Técnico Ministerial Tecnologia da Informação, MPE MA, FCC

O processo de Gerenciamento da Capacidade da ITIL v3

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q265105 | Sistemas de Informação, Técnico Ministerial Tecnologia da Informação, MPE MA, FCC

Paulo está desenvolvendo uma aplicação web com Java que utiliza o padrão MVC. Nessa aplicação, criou as páginas HTML, arquivos CSS e validadores JavaScript do componente View e, em seguida passou à criação do componente Controller. Nesse componente do MVC, o tipo de classe apropriada que Paulo deve criar é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q263723 | Sistemas de Informação, Técnico Ministerial Tecnologia da Informação, MPE MA, FCC

As áreas de processo do nível de maturidade 2 do CMMIDEV são as seguintes:

Gestão de Requisitos, Planejamento de Projeto, Monitoramento e Controle de Projeto, Gestão de Contrato com Fornecedor, Medição e Análise, Garantia da Qualidade de Processo e Produto e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q265025 | Regime Jurídico do Ministério Público, Técnico Ministerial Tecnologia da Informação, MPE MA, FCC

Quanto às garantias e prerrogativas dos membros do Ministério Público, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q262620 | Sistemas de Informação, Técnico Ministerial Tecnologia da Informação, MPE MA, FCC

Assinale a alternativa que NÃO SE REFERE a um processo na ITIL v3.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.