Questões de Concursos Técnico Psicólogo

Resolva questões de Técnico Psicólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1055814 | Psicologia, Psicopatologia, Técnico Psicólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Os traços de personalidade são padrões persistentes no modo de perceber, relacionar-se e pensar sobre o ambiente e sobre si mesmo, exibidos em uma ampla faixa de contextos sociais e pessoais. Apenas quando são inflexíveis e mal adaptativos e causam prejuízo funcional ou sofrimento subjetivo significativo, os traços de personalidade constituem transtornos da personalidade. (DSM-VI-TR, 2002.)
De acordo com a definição do transtorno de personalidade descrita anteriormente, considere os critérios de diagnósticos seguintes para tal transtorno e assinale alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1055816 | Psicologia, Psicopatologia, Técnico Psicólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Os aspectos essenciais da esquizofrenia são um misto de sinais e sintomas característicos tanto de sintomas negativos quanto de sintomas positivos. Esses sinais e sintomas estão associados com acentuada disfunção social e ocupacional. (DSM-VI-TR, 2002.)
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Os sintomas negativos da esquizofrenia respondem por um grau substancial da morbidade associada ao transtorno.
II. Os sintomas positivos parecem refletir um excesso ou distorção de funções normais; os sintomas negativos parecem refletir uma diminuição ou perda de funções normais.
III. A desorganização do pensamento, considerada como “transtorno do pensamento formal”, é defendida por alguns autores como sendo o aspecto mais importante da esquizofrenia.
IV. Os sintomas positivos incluem distorções ou exageros do raciocínio lógico (delírios), da percepção (alucinações), da linguagem e comunicação (discurso desorganizado) e do controle comportamental (comportamento amplamente desorganizado ou catatônico).
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1055819 | Psicologia, Saúde Mental, Técnico Psicólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Depressão, tentativas de suicídios, uso abusivo de álcool e drogas, estresse, crises de ansiedade, fadiga e esgotamento profissional estão se tornando cada vez mais comuns e há muitas evidências da relação entre essas expressões do sofrimento humano e as formas de organização do trabalho existentes na atualidade. (Souza & Bernardo, 2019, p. 2.)
Diante deste cenário nota-se a saúde mental como a dimensão que mais tensiona o contexto de trabalho. Isso pode ser explicado devido a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1055802 | Psicologia, Avaliação Psicológica, Técnico Psicólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

As sementes da avaliação psicológica, considerada como uma das funções do psicólogo foram lançadas em uma fase que abrangeu o fim do século XIX e o início do século XX. Essa época foi um marco também em relação ao uso dos testes psicológicos. Neste sentido é relevante pensar o psicólogo como um profissional que, atualmente, utiliza estratégias de avaliação psicológica com objetivos bem definidos, para encontrar respostas a questões propostas com objetivos bem definidos.
(CUNHA, 2000.)
Sobre o conteúdo anterior que aborda avalição psicológica e os instrumentos utilizados para sua realização, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1055803 | Psicologia, Avaliação Psicológica, Técnico Psicólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Segundo Cunha (2000), é pertinente mencionar que o processo de psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais de encaminhamento ou consulta que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, delimitando o escopo da avaliação. Sobre os objetivos do processo do psicodiagnóstico, analise as afirmativas a seguir.
I. Um dos objetivos do processo do psicodiagnóstico é a prevenção, que tem como objetivo identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis e estressantes.
II. A perícia forense pode ser considerada como um dos objetivos do psicodiagnóstico, considerando que esta fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades, ou patologias que podem se associar com infrações da Lei.
III. O diagnóstico diferencial e o prognóstico compõem os objetivos do psicodiagnóstico, em que o primeiro busca investigar irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia; o segundo determina o curso provável do caso.
IV. A classificação simples compõe o objetivo do psicodiagnóstico. Este exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1055804 | Psicologia, Psicopatologia, Técnico Psicólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Um estudo epidemiológico recente sugeriu que a prevalência do TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático) na população geral pode ser estimada em 6,8% (Kessler et al., 2005). Diante disso, o TEPT tem sido considerado o quarto transtorno mental mais comum (Yehuda, 2002), produzindo consequências sociais e econômicas significativas (Ballenger et al., 2004).
(Cordioli, Volpato et al.)
Sobre o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1055805 | Psicologia, Psicoterapias, Técnico Psicólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Pedro, 20 anos, em psicoterapia há três anos, chegou à sessão contando que estava prestes a ter um comportamento repetitivo e prejudicial, quando “teve certeza do que o terapeuta iria dizer” e mudou de atitude. Questionando sobre o que lhe parecera isto, pensou um pouco, riu e disse que já sabia reconhecer dentro de si mesmo o que fazia. Depois de um silêncio em um tom triste, falou de seus sentimentos quando saíra do colégio para entrar na faculdade. Era o que tinha desejado, mas deixar os colegas de tantos anos, com quem “passaram tantas coisas”, não tinha sido fácil, mesmo que ainda continuasse amigo de muitos deles. Em contexto terapêutico, o caso hipotético mencionado anteriormente está retratando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1055806 | Psicologia, Psicopatologia, Técnico Psicólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

O autor, referência em psicopatologia, Dalgalarrondo Apud Sonenreich e Bassitt (1979), afirmam que as relações da psicopatologia com a psicologia geral e a psiquiatria são múltiplas. Há diversas visões sobre sua posição exata em relação à psicologia e à psiquiatria. São visões da relação da psicopatologia com a psicologia geral e a psiquiatria, EXCETO a psicopatologia como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1055807 | Psicologia, Psicopatologia, Técnico Psicólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Segundo Dalgalarrondo (2008), embora muitos autores utilizem os termos ansiedade e angústia como sinônimos, cabe ressaltar que ambos apresentam diferenças. Em relação às diferenças entre angústia e ansiedade, analise as afirmativas seguir.
I. A ansiedade é definida como estado de humor desconfortável, apreensão negativa em relação ao futuro e inquietação interna desagradável.
II. O termo angústia relaciona-se diretamente à sensação de aperto no peito e na garganta, de compressão e sufocamento.
III. A angústia assemelha-se muito à ansiedade, tendo conotação menos corporal e mais relacionada ao presente.
IV. Do ponto de vista existencial, a ansiedade tem significado mais marcante, é algo que define a condição humana; trata- -se de um tipo de vivência pesada; porém, fundamental.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1055808 | Psicologia, Psicopatologia, Técnico Psicólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Segundo Barlow (2009), os transtornos por uso de álcool são um grupo heterogêneo de problemas que varia, em sua gravidade, desde o estudante universitário bebedor pesado e que, ocasionalmente, falta à aula até a pessoa com alcoolismo grave crônico, que vivencia as sérias consequências que a bebida tem em termos sociais e de saúde. Sobre o diagnóstico e as definições dos problemas com álcool, analise as afirmativas a seguir.
I. Para ser diagnosticado como dependente de álcool, um indivíduo deve cumprir, pelo menos, três dos setes critérios relacionados à falta de controle, tolerância física e abstinência física.
II. Embora a prevalência dos transtornos por uso de álcool seja maior em homens do que em mulheres e em adultos mais jovens do que nos mais velhos, é relevante considerar também que esses problemas afetam, em maior proporção, indivíduos de grupos de classes sociais de maior vulnerabilidade social.
III. As abordagens contemporâneas do diagnóstico dos problemas com álcool são baseadas em um constructo hipotético – a “síndrome de dependência de álcool” – uma constelação de padrões e problemas de comportamento que é resultado da bebida e que hipoteticamente constituem uma entidade diagnóstica.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.