Questões de Concursos Técnico Superior Especializado Administração

Resolva questões de Técnico Superior Especializado Administração comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q264449 | Administração Geral, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

Sob a ótica de manipulação da organização como um sistema aberto, sua efetividade depende da elaboração de produtos ;

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q264962 | Administração Geral, Motivação, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

Laura foi promovida a gerente. Ela acredita que a colaboração da equipe vai depender de sua capacidade de descobrir o potencial de cada membro. Para tanto, Laura pretende traçar uma estratégia de execução do trabalho fundamentada no reconhecimento de que as pessoas desejam realizar um trabalho relevante, que torne significativo os seus desempenhos organizacionais. As crenças de Laura estão embasadas na seguinte teoria motivacional ;

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q264458 | Gestão de Pessoas, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

A dominação em geral é um fenômeno que permeia a maioria dos tipos de ação social, inclusive as relações econômicas e políticas. A dominação pode ser fortalecida de duas formas: por meio da legitimação e/ou por meio de uma equipe administrativa. Weber mostra que cada forma de dominação corresponde a um formato específico de administração e cada uma dessas administrações é organizada e remunerada de maneira distinta. O tipo de dominação caracterizado pela obediência inspirada pelo caráter extraordinário do líder é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q264975 | Gestão de Pessoas, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

Carlos e Joana foram contratados pela Multinacional X, no mesmo processo seletivo, para o cargo de auxiliar em vendas. Após alguns anos de casa, boas avaliações de desempenho e algumas promoções, Carlos e Joana ocupam o cargo de vendedor regional. Ambos foram chamados para uma reunião com seus superiores, que lhes apresentaram duas possiblidades de desenvolvimento de carreira:

· possibilidade 1: seguir o braço gerencial da empresa, em que o topo da carreira é o cargo de Diretor de Vendas.

· possiblidade 2: seguir o braço técnico da empresa, em que o topo da carreira é o cargo de Diretor Técnico de Pesquisa.

Cabe ressaltar que, na empresa em questão, os profissionais podem migrar entre a possiblidade 1 e 2, passando do braço técnico para o gerencial e vice-versa. Com base na situação descrita, a estrutura de carreira da Multinacional X pode ser definida como ;

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q262416 | Gestão de Pessoas, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

Uma equipe de consultoria contratada pela empresa esteve no departamento em que Henrique trabalha, fazendo uma série de perguntas acerca das tarefas ou etapas que recebem insumos no departamento e que geram produtos com valor agregado, usados por outras unidades da empresa para fins específicos. O serviço que a consultoria está realizando é :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q265493 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

Texto associado.

                                                         XÓPIS

        Não foram os americanos que inventaram o shopping center. Seus antecedentes diretos são as galerias de comércio de Leeds, na Inglaterra, e as passagens de Paris pelas quais flanava, encantado, o Walter Benjamin. Ou, se você quiser ir mais longe, os bazares do Oriente. Mas foram os americanos que aperfeiçoaram a ideia de cidades fechadas e controladas, à prova de poluição, pedintes, automóveis, variações climáticas e todos os outros inconvenientes da rua. Cidades só de calçadas, onde nunca chove, neva ou venta, dedicadas exclusivamente às compras e ao lazer - enfim, pequenos (ou enormes) templos de consumo e conforto. Os xópis são civilizações à parte, cuja existência e o sucesso dependem, acima de tudo, de não serem invadidas pelos males da rua.

        Dentro dos xópis você pode lamentar a padronização de lojas e grifes, que são as mesmas em todos, e a sensação de estar num ambiente artificial, longe do mundo real, mas não pode deixar de reconhecer que, se a americanização do planeta teve seu lado bom, foi a criação desses bazares modernos, estes centros de conveniência com que o Primeiro Mundo - ou pelo menos uma ilusão de Primeiro Mundo - se espraia pelo mundo todo. Os xópis não são exclusivos, qualquer um pode entrar num xópi nem que seja só para fugir do calor ou flanar entre as suas vitrines, mas a apreensão causada por essas manifestações de massa nas suas calçadas protegidas, os rolezinhos, soa como privilégio ameaçado. De um jeito ou de outro, a invasão planejada de xópis tem algo de dessacralização. É a rua se infiltrando no falso Primeiro Mundo. A perigosa rua, que vai acabar estragando a ilusão.

        As invasões podem ser passageiras ou podem descambar para violência e saques. Você pode considerar que elas são contra tudo que os templos de consumo representam ou pode vê-las como o ataque de outra civilização à parte, a da irmandade da internet, à civilização dos xópis. No caso seria o choque de duas potências parecidas, na medida em que as duas pertencem a um primeiro mundo de mentira que não tem muito a ver com a nossa realidade. O difícil seria escolher para qual das duas torcer. Eu ficaria com a mentira dos xópis.

                                                                                                          (Veríssimo, O Globo, 26-01-2014.) 

Ao dizer que os shoppings são cidades “só de calçadas”, o auto do texto quer expressar a ideia de que nos shoppings

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q262934 | Administração Pública, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

A formulação da Agenda de Políticas Públicas muda com o tempo. Se o custo dos serviços médicos é um item importante na agenda, por exemplo, as autoridades envolvidas podem considerar seriamente uma variedade de alternativas relacionadas àquele problema, como a regulamentação direta dos custos hospitalares, a introdução de incentivos ao sistema para estimular a regulação de mercado, o pagamento dos custos dos consumidores por meio de um abrangente seguro de saúde nacional, decretar os seguros parciais para casos de catástrofes, a nacionalização do sistema em um esquema de medicina socializada, ou nada fazer a respeito do assunto. A Agenda na formulação de Políticas Públicas pode ser considerada como :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q263966 | Administração Pública, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

Além dos objetivos relacionados à eficiência e eficácia dos processos de gestão pública, a avaliação de políticas é decisiva para o processo de aprendizagem institucional e também contribuiria para a busca e à obtenção de ganhos das ações governamentais em termos de satisfação dos usuários e de legitimidade social e política. Por essas e outras razões, tem sido ressaltada a sua importância, pois;

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q262431 | Administração Pública, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

As parcerias público-privadas ou PPP são caracterizadas como contratos de concessão em que o parceiro privado faz investimentos em infraestrutura para prestação de um serviço que não apresente autossustentação econômico-financeira, podendo ser patrocinada ou administrativa. A modalidade patrocinada tem a seguinte característica .

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q264993 | Administração Pública, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

Desde fevereiro de 1994, a legislação que trata dos sistemas estruturantes do governo brasileiro explicita claramente que entre as competências das unidades responsáveis pelo Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal estão: avaliar os planos e programas, avaliar os investimentos estratégicos do Governo e realizar análises de políticas públicas. O instrumento encontrado para desenvolver essas atividades foi o Plano Plurianual, cujos objetivos apontados seriam .

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q262444 | Administração Geral, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

As empresas de capital aberto com ações listadas na BM&FBovespa emitem, de acordo com a Instrução CVM n.480, formulário de referência em que relatam, entre outras informações, a remuneração de seus conselheiros e executivos. É possível observar no documento a utilização generalizada, na composição da remuneração dos gestores, de uma parcela fixa e outras variáveis – como bônus e stock options – associadas aos resultados alcançados pela empresa. Com base no referencial da teoria da agência, é possível considerar que a remuneração variável ;

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q263478 | Administração Pública, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

A Nova Gestão Pública, ou New Public Management, que representa uma importante mudança de paradigma na administração pública internacional, tem como características

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q262971 | Gestão de Pessoas, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

Instrumento que permite à empresa administrar seus recursos humanos nas movimentações horizontais (mérito) e verticais (promoções) e assim reter seus talentos, possibilitando a ascensão do profissional de acordo com suas aptidões e desempenho, e subsidiando o desenvolvimento do plano de carreira. Trata-se de :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q264775 | Administração Geral, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

Na organização em que Augusto trabalha foram implantados grupos de projetos para lidar com planejamento e produção de produtos específicos para solucionar problemas coorporativos. Augusto trabalha em uma organização;

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q262991 | Administração Pública, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

A matriz de estrutura lógica é um instrumento técnico amplamente utilizado em projetos, que resulta em um processo de planejamento orientado para o resultado que se pretende alcançar. A matriz de estrutura lógica descreve o percurso técnico necessário para o alcance de uma primeira visão geral da configuração de um projeto. Sua aplicação tem como propósito.

I. permitir uma visão imediata, não detalhada, do objeto, das intenções e das condições do projeto;

II. indicar os meios de coordenação de atividades simultâneas e as atividades-chave do projeto;

III. hierarquizar os problemas evidenciados no contexto no qual o projeto se insere;

IV. indicar as situações e fatores externos que, estando fora do controle e da influência do projeto, podem alterar sua condição de viabilidade.

São corretas somente as afirmativas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q262483 | Administração Pública, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

Uma das etapas do gerenciamento de projetos trata do planejamento do controle de qualidade que compreende a identificação prévia dos padrões relevantes do projeto e em que medida será possível satisfazê-los. O controle da qualidade deve incidir tanto sobre os subprodutos e produtos dos projetos, quanto sobre as suas respectivas atividades. Nesse sentido, o gestor do projeto deve priorizar indicadores de qualidade relacionados ;

I. à qualidade do produto ou à geração do serviço, que devem ser livres de defeitos e imperfeições;

II. à satisfação dos responsáveis pela etapa de avaliação do projeto;

III. à satisfação do cliente ou usuário do produto gerado pelo projeto;

IV. às características do produto do projeto no que se refere à adequação a legislação vigente.

São corretas somente as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q262999 | Administração Pública, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

Dentre as principais funções atribuídas aos Escritórios de Gerenciamento de Projetos, é possível mencionar: o suporte a gestão dos projetos, disseminar e aperfeiçoar a metodologia de gerenciamento, suas ferramentas e documentos padrões, além de manter a memória técnica das ações levadas a efeito na organização. Paralelamente, os Escritórios de Gerenciamento de Projetos presentes nas organizações do setor público têm como principal objetivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q264794 | Administração Pública, Políticas Públicas, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

Os modelos de elaboração de Políticas Públicas que aspiram à generalidade desconsideram o fato de que diferentes ambientes sociais, que configuram a situação em que é feita a escolha da política, aparentemente levam os tomadores de decisão a fazer opções significativamente distintas. Deste modo, para que haja adequabilidade de um modelo teórico, deve-se levar em conta que :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q262753 | Administração Geral, Balanced Scorecard, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

Desde sua introdução, em 1992, com clássico artigo de Robert Kaplan e David Norton publicado pela Harvard Business Review, o Balanced Scorecard vem trazendo mudanças significativas aos processos de planejamento estratégico empresariais que podem ser creditadas principalmente ao fato de o instrumento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q263522 | Administração Pública, Governabilidade, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

A noção de accountability configura-se como um dos pilares fundamentais da boa governança contemporânea, conforme declara o Banco Mundial em seu site. Apesar dessa crescente importância, ainda não existe uma palavra em português que traduza exatamente seu significado, mas é reconhecido que a accountability envolve, como aspectos principais de sua definição,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.