Questões de Concursos Técnico Superior Especializado Biblioteconomia

Resolva questões de Técnico Superior Especializado Biblioteconomia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q684012 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Superior Especializado Biblioteconomia, DPE RJ, FGV, 2019

“Pensamos com o idioma; se é mal usado, pensaremos mal!” (Fernando Lázaro Carreter) 
Para esse linguista, a função da língua escrita é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q262192 | Biblioteconomia, Técnico Superior Especializado Biblioteconomia, DPE RJ, FGV

A linguagem jurídica pode ser detalhada em vários níveis. Associe o tipo de linguagem jurídica com sua respectiva aplicação/função.


1. Linguagem Legislativa
2. Linguagem Judiciária
3. Linguagem Contratual
4. Linguagem Doutrinária
5. Linguagem Notarial

( ) explica os institutos jurídicos e ensina o Direito.
( ) formaliza os direitos e obrigações das partes.
( ) cria o direito.
( ) registra os atos de direito.
( ) aplica o direito.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q681826 | Biblioteconomia, Técnico Superior Especializado Biblioteconomia, DPE RJ, FGV, 2019

Entre as etapas do serviço de referência presencial descritas por Accart (2012), a definição da estratégia de busca, para que se realize a pesquisa demandada pelo usuário, é aquela que implica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q265498 | Biblioteconomia, Técnico Superior Especializado Biblioteconomia, DPE RJ, FGV

Segundo a NBR 6028, da ABNT, um resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, e a primeira frase deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q264586 | Biblioteconomia, Técnico Superior Especializado Biblioteconomia, DPE RJ, FGV

Para os efeitos da NBR 6023, da ABNT, o conceito de documento jurídico abrange

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q682838 | Biblioteconomia, Técnico Superior Especializado Biblioteconomia, DPE RJ, FGV, 2019

Grogan (2001) propôs oito passos para a consecução do processo de referência, sob o controle do bibliotecário. Entretanto, ressaltou a importância de “mais uma etapa final” que seria a mais importante para o usuário, mas, como escapa ao controle do bibliotecário, não foi possível considerá-la como parte do processo de referência. 
Essa “etapa final” trataria do modo pelo qual:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q686670 | Biblioteconomia, Técnico Superior Especializado Biblioteconomia, DPE RJ, FGV, 2019

Segundo o Código de Catalogação em vigor (AACR2R), na catalogação de uma coletânea de regulamentos de tribunais que constituírem leis de mais de uma jurisdição, quando se verifica a menção clara a uma entidade envolvida na compilação desses regulamentos, é necessário fazer:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q262356 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Superior Especializado Biblioteconomia, DPE RJ, FGV

Texto associado.
                                                         XÓPIS         Não foram os americanos que inventaram o shopping center. Seus antecedentes diretos são as galerias de comércio de Leeds, na Inglaterra, e as passagens de Paris pelas quais flanava, encantado, o Walter Benjamin. Ou, se você quiser ir mais longe, os bazares do Oriente. Mas foram os americanos que aperfeiçoaram a ideia de cidades fechadas e controladas, à prova de poluição, pedintes, automóveis, variações climáticas e todos os outros inconvenientes da rua. Cidades só de calçadas, onde nunca chove, neva ou venta, dedicadas exclusivamente às compras e ao lazer - enfim, pequenos (ou enormes) templos de consumo e conforto. Os xópis são civilizações à parte, cuja existência e o sucesso dependem, acima de tudo, de não serem invadidas pelos males da rua.         Dentro dos xópis você pode lamentar a padronização de lojas e grifes, que são as mesmas em todos, e a sensação de estar num ambiente artificial, longe do mundo real, mas não pode deixar de reconhecer que, se a americanização do planeta teve seu lado bom, foi a criação desses bazares modernos, estes centros de conveniência com que o Primeiro Mundo - ou pelo menos uma ilusão de Primeiro Mundo - se espraia pelo mundo todo. Os xópis não são exclusivos, qualquer um pode entrar num xópi nem que seja só para fugir do calor ou flanar entre as suas vitrines, mas a apreensão causada por essas manifestações de massa nas suas calçadas protegidas, os rolezinhos, soa como privilégio ameaçado. De um jeito ou de outro, a invasão planejada de xópis tem algo de dessacralização. É a rua se infiltrando no falso Primeiro Mundo. A perigosa rua, que vai acabar estragando a ilusão.         As invasões podem ser passageiras ou podem descambar para violência e saques. Você pode considerar que elas são contra tudo que os templos de consumo representam ou pode vê-las como o ataque de outra civilização à parte, a da irmandade da internet, à civilização dos xópis. No caso seria o choque de duas potências parecidas, na medida em que as duas pertencem a um primeiro mundo de mentira que não tem muito a ver com a nossa realidade. O difícil seria escolher para qual das duas torcer. Eu ficaria com a mentira dos xópis.                                                                                                           (Veríssimo, O Globo, 26-01-2014.)

Observe a charge a seguir.

Segundo a charge, o espaço do shopping deveria ser reservado:

Segundo a charge, o espaço do shopping deveria ser reservado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q691351 | Biblioteconomia, Técnico Superior Especializado Biblioteconomia, DPE RJ, FGV, 2019

O título uniforme para a Constituição Federal de 1988, previsto no Código de Catalogação Anglo-Americano em vigor (AACR2R), é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q692204 | Biblioteconomia, Técnico Superior Especializado Biblioteconomia, DPE RJ, FGV, 2019

Ao assumir a gestão de uma unidade de informação, o bibliotecário fez a análise de seu contexto interno, avaliando o esquema de organização adotado, os recursos disponíveis e a qualidade dos serviços e produtos oferecidos, para delinear um diagnóstico. 
Esse procedimento caracteriza a seguinte função clássica do processo gerencial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q691720 | Biblioteconomia, Técnico Superior Especializado Biblioteconomia, DPE RJ, FGV, 2019

Considerando a 4ª edição da Classificação Decimal de Direito, assinale V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
( ) O Direito do Trabalho foi transportado para a categoria de Direito Privado, utilizando-se o número 342.6, mantendo-se as mesmas subdivisões. 
( ) As classes Direito Agrário, Direito Ambiental, Direito Econômico e Direito do Consumidor foram acrescentadas ou receberam maior desenvolvimento. 
( ) O número 341.6 foi utilizado para o Direito Canônico, no que se refere aos órgãos da Cúria Romana e com a nomenclatura posterior ao Concílio Vaticano II. 
A sequência correta é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q262314 | Biblioteconomia, Técnico Superior Especializado Biblioteconomia, DPE RJ, FGV

De acordo com a NBR 6023, da ABNT, a referência correta para uma edição da Constituição Federal brasileira, publicada em 2006, está indicada em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q263516 | Biblioteconomia, Técnico Superior Especializado Biblioteconomia, DPE RJ, FGV

Na Teoria da Classificação Facetada, as manifestações das categorias fundamentais em cada campo do conhecimento, reunindo conceitos que possuem determinada característica em comum, são denominadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q685685 | Biblioteconomia, Técnico Superior Especializado Biblioteconomia, DPE RJ, FGV, 2019

Relacione os seguintes termos técnicos com suas respectivas definições, considerando sua acepção no contexto das regras do Código de Catalogação Anglo-americano (AACR2R). 
1. Título coletivo 
2. Título corrente 
3. Título de partida 
4. Título equivalente
( ) Título principal em outra língua e/ou alfabeto. 
( ) Título principal que abrange as diversas obras contidas num item. 
( ) Título de uma obra que aparece no começo da primeira página do texto. 
( ) Título do livro repetido no alto de cada página. 
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q694020 | Biblioteconomia, Técnico Superior Especializado Biblioteconomia, DPE RJ, FGV, 2019

Em relação à busca de informação no LexML – Rede de Informação Legislativa e Jurídica, assinale V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
( ) É possível utilizar termos da livre escolha do pesquisador ou utilizar os termos autorizados pelos vocabulários controlados mantidos pelas instituições responsáveis pelas bases de dados. 
( ) São admitidos os operadores AND e NOT. O operador AND é padrão e significa uma intercessão, ou seja, o sistema irá recuperar documentos que contenham todas as palavras digitadas. 
( ) O operador de truncagem é o hashtag (#), que permite pesquisar palavras pelo sufixo, e, quando utilizado, substitui quaisquer letras, em qualquer quantidade. 
A sequência correta é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q688847 | Português, Morfologia, Técnico Superior Especializado Biblioteconomia, DPE RJ, FGV, 2019

Texto associado.
Um texto de divulgação de um novo romance diz o seguinte: 
“Um homem acorda gravemente ferido no meio de um lixão. Ao que parece, tentaram matá-lo, mas ele não se recorda dos fatos que o levaram até ali. Muito menos de seu passado recente. Seria dado como desaparecido, se houvesse alguém para sentir sua falta. Essa dolorosa ausência imperceptível é a brecha para dar vazão à sua revolta com o mundo contemporâneo e começar uma nova vida. Entre seus planos: executar criminosos intocados pela Justiça e escrever um best-seller. Mas uma paixão verdadeira e arrebatadora coloca tudo em xeque”. 
(Época, 14/01/2019, p. 37)
O segmento do texto 3 em que a forma de apassivação é INADEQUADA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q682504 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Superior Especializado Biblioteconomia, DPE RJ, FGV, 2019

Sobre uma nova espécie de droga, as smart drugs, a chamada para um texto de jornal diz o seguinte: 
“Drogas apelidadas de smart drugs por supostamente aumentarem a inteligência ganham cada vez mais adeptos, apesar de pesquisas desmentirem seus efeitos”. 
A substituição de um conectivo que está corretamente realizada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q265312 | Biblioteconomia, Técnico Superior Especializado Biblioteconomia, DPE RJ, FGV

Os campos do formato MARC 21 destinados ao registro de informações sobre Autoria e Entradas secundárias de nome pessoal são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q264963 | Biblioteconomia, Técnico Superior Especializado Biblioteconomia, DPE RJ, FGV

340 DIREITO
341 DIREITO PÚBLICO
341.1 DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
341.13 Direito de Guerra. Leis de Guerra
341.14 Direito Penal Internacional
341.17 Direito diplomático
341.18 Direito consular

Observando a estrutura classificatória acima, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q691473 | Biblioteconomia, Técnico Superior Especializado Biblioteconomia, DPE RJ, FGV, 2019

Um texto de divulgação de um novo romance diz o seguinte: 
“Um homem acorda gravemente ferido no meio de um lixão. Ao que parece, tentaram matá-lo, mas ele não se recorda dos fatos que o levaram até ali. Muito menos de seu passado recente. Seria dado como desaparecido, se houvesse alguém para sentir sua falta. Essa dolorosa ausência imperceptível é a brecha para dar vazão à sua revolta com o mundo contemporâneo e começar uma nova vida. Entre seus planos: executar criminosos intocados pela Justiça e escrever um best-seller. Mas uma paixão verdadeira e arrebatadora coloca tudo em xeque”. 
(Época, 14/01/2019, p. 37) 
Muitos segmentos do texto 3 podem ser reescritos sem modificação de seu sentido ou alteração na correção; a frase em que ocorre modificação ou erro é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.