Questões de Concursos: Tecnologia em Design de Interiores

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Tecnologia em Design de Interiores. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q945166 | Arquitetura, Conforto Lumínico, Tecnologia em Design de Interiores, MEC, INEP, 2022

Suponha que determinada biblioteca pública esteja passando por uma completa reforma interna para a melhoria das suas condições de uso. Para tanto, uma das exigências fundamentais é a execução de um projeto luminotécnico baseado na distribuição equilibrada da iluminação geral, com o objetivo de equacionamento dos níveis de ofuscamento.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Caso as fontes de brilho na biblioteca estejam no campo de visão dos usuários, recomenda-se o uso de luminárias com defletores ou com ângulos de vedação adequados, recursos que minimizam a visão direta do leitor à fonte de brilho.
PORQUE
II. O ofuscamento direto aos olhos dos leitores pode decorrer do brilho das fontes de luz dentro do campo normal de visão, que abrange cerca de 30°, ao passo que a zona de ofuscamento abrange em torno de 45°, e, quanto maior for o fluxo luminoso dentro dessa angulação, maior será o potencial de ofuscamento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

2 Q945169 | Arquitetura, Desenho Técnico na Arquitetura, Tecnologia em Design de Interiores, MEC, INEP, 2022

O desenho técnico é uma ferramenta de representação gráfica que segue direcionamentos universalizados para favorecer a sua leitura por quaisquer profissionais da área. De sua concepção até sua execução, o desenho técnico necessita de treinamento específico e conhecimento das normas e técnicas de padronização que, no Brasil, estão vinculadas à Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que corresponde a correta utilização da representação gráfica dos traços em desenho técnico.

3 Q945167 | Arquitetura, Conforto Acústico, Tecnologia em Design de Interiores, MEC, INEP, 2022

Acústica é o ramo da física que trata da produção, do controle, da transmissão, da recepção e dos efeitos do som. Nos projetos de interiores, deve haver a preocupação com o controle do som nos espaços internos. Mais especificamente, busca-se preservar e enfatizar sons desejados e reduzir ou eliminar sons que possam interferir nas atividades dos usuários. Em um recinto, primeiro ouvimos um som diretamente de sua fonte e, depois, uma série de reflexões daquele som. As superfícies refletivas são úteis quando se quer reforçar sons desejáveis, ao se direcionar e distribuir seus percursos em um recinto.
CHING, F. D. K. Arquitetura de interiores ilustrada. Porto Alegre: Bookman, 2013 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. As características a serem observadas em um material utilizado como absorvente de som são sua espessura, densidade, porosidade e resistência ao fluxo de ar.
II. O ruído, isto é, o som que gera incômodo, pode ser controlado atuando-se sobre a fonte produtora do som, sobre o caminho de propagação do som e/ou no receptor do som.
III. Os absorventes acústicos servem para reduzir a energia do som transmitido pelas estruturas para os ambientes vizinhos, e os isolantes acústicos servem para reduzir a energia de um som refletido por uma superfície do mesmo ambiente.
IV. O tratamento dado a paredes e pisos influencia diretamente as condições de acústica de um ambiente interno, sendo a madeira o melhor acabamento de piso para a absorção do som.

É correto apenas o que se afirma em

4 Q945165 | Arquitetura, Estudo da Forma, Tecnologia em Design de Interiores, MEC, INEP, 2022

A cor e a textura das superfícies de paredes, pisos e tetos afetam a percepção de suas posições relativas no espaço e de nossa consciência da dimensão, escala e proporção. Na pintura de um ambiente, tão importante quanto a distribuição cromática de um esquema de cores é a distribuição tonal, isto é, o padrão de claro e escuro, que proporciona efeitos visuais diferenciados.
Na especificação das cores para a pintura de um ambiente, considerando as diversas percepções espaciais e combinações tonais, observa-se que

5 Q945171 | Arquitetura, Layout, Tecnologia em Design de Interiores, MEC, INEP, 2022

O responsável pela gestão de design trabalha não apenas com as questões materiais, mas também com a criação de atitudes. Articula as comunicações implícitas e explícitas que refletem os valores dos diferentes públicos, atuando como recurso estratégico e organizacional. Sendo assim, as atividades da gestão de design não se restringem à estética, mas também devem ser consideradas a contratação de recursos humanos e a obtenção de materiais e recursos financeiros para que sejam atingidos os resultados previstos.
PHILLIPS, P. L. Briefing: A gestão do projeto de design. São Paulo: Editora Blucher, 2007 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A gestão do design de interiores ocupa-se do desenvolvimento, da organização, do planejamento e controle dos recursos relacionados ao uso humano dos ambientes.
PORQUE
II. Os ambientes são estruturadores de atividades, afetando significativamente modalidades de uso, comportamentos e expectativas dos usuários de um espaço, seja ele residencial, comercial, corporativo ou de lazer.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

6 Q945163 | Arquitetura, Layout, Tecnologia em Design de Interiores, MEC, INEP, 2022

O designer de interiores equilibra as necessidades funcionais de um espaço comercial tanto em termos físicos quanto emrelação à estética. Para umprojeto corporativo, o designer deve se basear na usabilidade, na maneira como os funcionários da empresa se relacionam e em como realizam suas atividades. Essas relações de trabalho já vinham sofrendo mudanças, devido ao desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicação, que foram potencializadas com a pandemia de Covid-19.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Na concepção do projeto de interiores corporativos, visando à salubridade do espaço de trabalho coletivo, o designer de interiores deve considerar a ventilação natural e/ou a criação de espaços abertos sempre que possível.
II. O designer de interiores, ao elaborar um layout para um ambiente corporativo, deve prever espaços amplos com mesas grandes ou estações de trabalho que propiciem o distanciamento adequado entre os usuários.
III. Na especificação de materiais, o designer deve priorizar revestimentos de pisos, paredes e superfícies de trabalho para facilitar a higienização e durabilidade.

É correto o que se afirma em

7 Q945172 | Arquitetura, Desenho Técnico na Arquitetura, Tecnologia em Design de Interiores, MEC, INEP, 2022

Considere que, em uma reforma de cozinha, ficou definido que os equipamentos elétricos e eletrônicos seriam substituídos e atualizados, sendo necessários a troca e o aumento de pontos de energia. Como a construção é antiga, as instalações elétricas não suportariam carga maior e um novo projeto teria de ser elaborado para a atualização das instalações.
A partir da situação apresentada e de acordo com as atribuições dos profissionais envolvidos na mencionada reforma, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O designer de interiores deve informar ao cliente sobre a necessidade de atualização das instalações e elaborar um novo projeto elétrico.
PORQUE
II. Odesigner de interiorestem entre suas competências profissionais a elaboração de projetos elétricos.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

8 Q945174 | Arquitetura, Especificações Técnicas, Tecnologia em Design de Interiores, MEC, INEP, 2022

No processo de projeto de espaços abertos, várias são as etapas percorridas até se chegar à construção e ao uso da paisagem desejada. Após os primeiros estudos, definições e seleção da área de intervenção, da sua interpretação, análise e diagnóstico, obtém-se um plano geral da paisagem – expresso por meio de zoneamento espacial e funcional da área em questão. O processo de projeto continua por meio de outras tantas etapas, tais como plano de massas, anteprojeto, projeto, obras, até que o determinado espaço venha a ser utilizado pelo seu usuário.
MACEDO, S. Plano de Massas um Instrumento para o desenho da paisagem. Paisagem e Ambiente, n. 3, p. 9-27, 10 dez. 1989 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, é correto afirmar que, no processo de projeto de paisagismo, o plano de massas é

9 Q945170 | Arquitetura, Expressão e representação, Tecnologia em Design de Interiores, MEC, INEP, 2022

Os materiais de acabamento podem ser uma parte integral dos elementos de arquitetura que definem um espaço interno ou podem ser acrescentados como uma camada adicional ou cobertura de paredes, tetos e pisos previamente construídos. Em ambos os casos, eles devem ser selecionados considerando-se o contexto da arquitetura. Juntamente com os móveis, os materiais de acabamento desempenham um papel significativo na criação da atmosfera desejada de um espaço interno. Ao se especificarem os materiais de acabamento, há fatores funcionais, estéticos e econômicos a serem considerados.
CHING, F. D. K. Arquitetura de interiores ilustrada. Porto Alegre: Bookman, 2013 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. No detalhamento de um projeto de interiores, a paginação de piso é indiferente para a otimização do material.
II. Na especificação de materiais para ambientes internos e externos, são critérios funcionais e estéticos a serem observados: facilidade de limpeza, manutenção e reparo; assim como cor e textura.
III. A especificação de materiais é importante em um projeto de interiores, devendo-se priorizar aqueles que sejam sustentáveis e que atendam aos critérios estéticos e funcionais do projeto.

É correto o que se afirma em

10 Q945162 | Arquitetura, Projetos Sustentáveis, Tecnologia em Design de Interiores, MEC, INEP, 2022

Uma tendência que vem sendo associada ao design de interiores nos últimos anos é o emprego de contêineres como espaços construídos. Seja para projetos residenciais ou institucionais, seu uso pode representar significativas mudanças em prol da redução do impacto ambiental causado pela indústria da construção, bem como o direcionamento para um morar mais ecológico.
Disponível em: https://casacor.abril.com.br/arquitetura/casa-container-simbolo-construcao-sustentavel/. Acesso em: 8 jun. 2022(adaptado).
Considerando o texto apresentado e os princípios de design sustentável, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As casas contêineres são alternativas sustentáveis quando incluídos os aspectos ambientais, econômicos, sociais e culturais.
PORQUE
II. A execução de casas contêineres reduz o emprego de insumos de alto impacto ambiental, além de minimizar a geração de resíduos da construção civil que comprometeriam o meio ambiente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.