Questões de Concursos: Tecnologia em Design de Moda

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1 Q945180 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Para entrar em uma linha de produção industrial, toda peça de roupa precisa ser contemplada por uma ficha técnica, a fim de que os profissionais da área de produção possam entender os detalhes com os quais a roupa será confeccionada. Esse documento deve ser objetivo e seu desenho dotado de precisão, sendo capaz de especificar e comunicar informações técnicas sobre a construção da peça.
Acerca das especificidades do desenho técnico de moda, avalie as afirmações a seguir.
I. O desenho técnico de moda é o desenho da peça planificado, isto é, bidimensional.
II. O desenho técnico de moda deve ser de fácil interpretação e conter as vistas da frente, das costas e, quando necessário, da lateral do produto.
III. O desenho técnico deve destacar detalhes específicos, o que pode ser feito por meio da ampliação focada na imagem.

É correto o que se afirma em

2 Q945181 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

A modelagem plana computadorizada é uma ferramenta tecnológica que permite desenvolver moldes bidimensionais por meio de sistemas computadorizados e automatizados que otimizam a produção. Esse tipo de processo auxilia na flexibilidade do desenvolvimento de produtos, pois propõe soluções mais ágeis. Em compatibilidade com o sistema, o software de modelagem 3D tem sido um aliado no desenvolvimento de prototipagem das peças de vestuário, eliminando a necessidade de protótipos intermediários.
GUERREIRO, J. A. Novas tecnologias aplicadas à moda: design, produção, marketing e comunicação. Fortaleza: Editora Senac Ceará, 2015 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A construção de protótipos de roupas em softwares 3D de vestuário proporciona precisão e rapidez na modelagem e no drapejamento, permitindo a criação de várias camadas de roupas.
II. A utilização de softwares 3D de vestuário permite fazer a modelagem de roupas da mesma forma como se modela em um plano 2D, havendo restrição à simulação de tecidos.
III. A modelagem computadorizada 3D proporciona ao projetista noção mais clara do corpo humano em relação às representações bidimensionais estáticas.
IV. O uso de protótipos de roupas em softwares 3D oferece flexibilidade da manipulação direta do protótipo virtual, resultando em representação mais próxima a objetos do mundo real.

É correto apenas o que se afirma em

3 Q683505 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

No design de moda, os princípios são parte importante do conjunto de ferramentas estéticas e o meio pelo qual os estilistas podem sutilmente ajustar o foco e os efeitos de um modelo.
JONES, S. J. Fashion design: manual do estilista. São Paulo: Cosac Naify, 2005 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas e seus conhecimentossobre os princípios do design, avalie as afirmações a seguir.
I. O ritmo é caracterizado pela repetição em padrão, elaborado com regularidade na estrutura de um look ou quando aplicado a uma estampa.
II. A harmonia, disposição formal de elementos no todo ou entre partes de um todo, gera a sensação de unidade e continuidade, por meio de combinações de elementos com características próximas.
III. A gradação segue padrão homogêneo, composta por elementos dispostos sempre na mesma proporção, sem divisão nem sequência, podendo ser observados em detalhes, aviamentos, estampas e bordados.
IV. A radiação, uso de linhas que partem de um ponto em comum para direções diferentes, pode ser encontrada, no vestuário, em drapeados e franzidos.

É correto apenas o que se afirma em

4 Q945179 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Atualmente, coexistem métodos de transferência de desenhos para superfícies de tecidos artesanais e industriais, em baixa e alta escala de produção e em baixa e alta tecnologia. A serigrafia detém liderança na constituição de efeitos especiais sobre a superfície, com aplicação de texturas tridimensionais e acabamentos diversos.
RUTSCILLING, E. A.; LASCHUK, T. Processos contemporâneos de impressão sobre tecidos. ModaPalavra e-periódico, n. 12, jul./dez., 2013 (adaptado).
Considerando o fragmento de texto apresentado, é correto afirmar que o processo de serigrafia

5 Q945186 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Um empreendedor de moda precisa ser criativo e integrado ao setor, além de ter capacidade administrativa para gerenciar negócios. No empreendedorismo, o plano de negócios é um documento utilizado para planejar e delinear a estratégia de ação da empresa. Na sua elaboração, a etapa da pesquisa de comportamento de consumo é essencial para o desenvolvimento dos produtos de moda, pois, com tais dados, a criação de novos produtos terá como referência as preferências do consumidor, garantindo-se maior sucesso nas vendas e no negócio.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011 (adaptado).

Considerando as pesquisas que servem de base a um plano de negócios e a um perfil empreendedor e criativo, avalie as afirmações a seguir.
I. A ação de pesquisa em desenvolvimento de produtos de moda envolve coleta de informações e referências, tais como amostras de materiais, referências têxteis e informações sobre cores, que servirão de base para o desenvolvimento dos produtos.
II. A pesquisa de mercado analisa o segmento, o público, a concorrência, os fornecedores e a questão ambiental e, a partir disso, é feito um breve histórico do mercado nos últimos anos e uma análise das tendências para os próximos anos, resultados que contribuirão para mais assertividade no desenvolvimento dos produtos.
III. A pesquisa de comportamento referente à moda está inserida no contexto histórico-social, sendo levantadas informações acerca da forma como as pessoas estão se comportando, para interpretar quais são seus anseios e, em consequência, o que elas irão preferir consumir, o que acaba influenciando as tendências de mercado.
É correto o que se afirma em

6 Q945185 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

O trabalho de marketing de moda necessita de sensibilidade para se compreender o mercado e descobrir tendências, procurando desenvolver coleções que não apenas agradem, mas, sobretudo, também encantem os clientes. Para tanto, a empresa deve saber investir em marca e em preço, quando este for relevante, além de serviços que ajudem o cliente a comprar. Por certo, precisa-se compreender o composto de marketing, e isso passa pela compreensão da força da marca, das embalagens, que circulam como símbolo de posse e de status, e do preço, esse argumento tão decantado pelos lojistas que, nem sempre, significa restrição à compra; muito pelo contrário, pode ser, em muitos casos, a valorização da marca. Outro ponto é o entendimento sobre o composto de promoção, o tripé formado por propaganda, promoção de vendas e venda pessoal. Além disso, é também imprescindível que as empresas da moda invistam tempo e recursos para distribuir seus produtos nos mercados de maior potencial.
COBRA, M. Marketing e moda. São Paulo: Senac, 2007 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O marketing de moda está diretamente relacionado ao investimento em pesquisas de mercado, as quais possibilitam conhecer cada segmento, visando criar um sistema ágil de informações para a tomada de decisão.
II. O visual merchandising de moda é elaborado a partir de um plano que conduza as pessoas pelo ponto de venda, gerando circulação, criando experiências e estabelecendo pontos focais que permitam evidenciar o que se deseja destacar.
III. A distribuição dos negócios de moda implica desenvolver uma rede própria ou de terceiros para colocar seus produtos nos pontos mais atraentes e, ainda, disponibilizar a coleção no mercado, no momento certo e a tempo certo.

É correto o que se afirma em

7 Q683517 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Considere que, na elaboração de uma coleção de moda, o designer de uma empresa tenha utilizado detalhes como bordados, franjas, couro, calças boca de sino, tingimento e estampas com elementos provenientes da natureza.
Com base na situação apresentada, é correto afirmar que os elementos utilizados na criação da mencionada coleção são uma releitura do contexto social da década de

8 Q945190 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

Na indústria da moda, o desenvolvimento de produtos é um processo crítico e muito desafiador. Isso se deve ao fato de que comumente os produtos são desenvolvidos em coleções em vez de produtos individuais, o que aumenta a necessidade de serem gerenciados simultaneamente. O processo de desenvolvimento de produtos passa por várias etapas: pesquisa, planejamento, criação, prototipagem, produção, dentre outras até a sua disponibilização no mercado.
MERINO, G. S. A. D.; VARNIER, T.; MAKARA, E. Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos—GODP— aplicado à prática projetual no design de moda. ModaPalavra e-periódico, v. 13, n. 28, p. 8-47, 2020 (adaptado).

A partir das informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O setor de criação é responsável pela pesquisa e criação dos esboços, que serão transformados em desenhos técnicos e, posteriormente, passarão para a linha de produção.
II. Nas etapas de pesquisa e planejamento da coleção, buscam-se informações sobre mercado, consumidores e produtos, que servem de apoio para a criação de peças com mais assertividade.
III. Na etapa de prototipagem, verifica-se a materialização dos modelos da coleção, para, então, analisar-se a viabilidade produtiva e comercial do produto.

É correto o que se afirma em

9 Q945191 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

O produto de “moda” passou a ser entendido como algo útil enquanto estiver “na moda”. Logo, o ciclo de vida desse produto ainda é compreendido por abordagens que presumem as seguintes etapas: introdução, crescimento, desenvolvimento, maturidade e declínio, ou seja, as etapas entre “entrar na moda e sair de moda” ocorrem em espaços de tempo cada vez menores.
BERLIM, L. Moda e Sustentabilidade: uma reflexão necessária. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2012 (adaptado).

Acerca da busca do desenvolvimento de produtos mais sustentáveis no campo da moda, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O designer de moda, que atua com foco na sustentabilidade, pode desenvolver produtos voltados para a economia circular, passíveis de serem desconstruídos e inseridos em nova cadeia.
PORQUE
II. O manejo dos têxteis voltados para a melhoria dos tecidos, utiliza alto consumo de água e energia, além de liberar vários resíduos poluidores, forma de trabalho que compromete a sustentabilidade na produção de vestuário.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

10 Q945182 | Vestuário, Tecnologia em Design de Moda, MEC, INEP, 2022

A modelagem tem função participativa e ativa nos movimentos articulares, pois alguns músculos encolhem 30% da sua medida natural na posição anatômica (ou posição zero). Para atender a uma ordem na execução de um movimento, o cuidado com o cálculo determina a construção da peça, pois ela trabalhará simultaneamente com o corpo.
GRAVE, M. A moda-vestuário e a ergonomia do hemiplégico. São Paulo: Escrituras Editora, 2010 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os conhecimentos de ergonomia relativos à metodologia projetual são necessários à moda, sendo de ampla aplicação (do vestuário aos acessórios), visando-se à melhor adequação dos produtos aos seus usuários.
PORQUE
II. A ergonomia de concepção e os estudos antropométricos contribuem diretamente no desenvolvimento da modelagem, proporcionando ao produto segurança, conforto, praticidade, usabilidade e funcionalidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

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