Questões de Concursos Tecnologia em Marketing

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1Q944763 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

Clara e João estavam com a data de casamento marcada. No entanto, em meio aos múltiplos afazeres, o casal se esquecera de alguns detalhes, entre eles, a organização da lua de mel. A irmã de Clara, Patrícia, viajara a trabalho, em setembro do ano anterior, a Bruxelas, Bélgica, e ficou encantada com a beleza, a sofisticação e a história da cidade a tal ponto que, no retorno para casa, mencionou seu contentamento ao pai, Sr. Leandro, que não sabia como presentear Clara e João em virtude do casamento. A partir do relato de Patrícia, Sr. Leandro convenceu-se de que um ótimo presente seria uma viagem de lua de mel a Bruxelas. Ele resolveu, então, preparar uma lista de agências de viagens que visitaria para se informar sobre passagens e hospedagens. Após algum tempo de busca, o Sr. Leandro optou pela agência Good Travel, que apresentou as melhores alternativas de serviços e preços. Assim, Clara e João foram presenteados com uma viagem inesquecível.
Considerando a situação apresentada e seus conhecimentos acerca dos papéis que o consumidor desempenha no processo de decisão de compra, assinale a opção correta.
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2Q944764 | Marketing, Gestão de Vendas, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

Os valores cobrados nos fretes e a eficiência na entrega de produtos têm sido algumas das principais dificuldades encontradas por empresas que pretendem expandir seus negócios por meio do comércio eletrônico no Brasil. Nesse contexto, desenvolver parcerias com operadores logísticos, para viabilizar a efetividade da entrega, assegura a geração de valor percebido pelo cliente final ao longo da cadeia de valores. Assim, os canais de distribuição envolvidos no processo terão condições de reforçar a comodidade de que o cliente usufrui ao realizar suas compras em poucos cliques, acessando a internet pelo celular ou computador.

No que se refere aos temas expostos no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. As compras realizadas pela internet reforçam o valor percebido pelo cliente final por meio da cadeia de valor integrada; no entanto, representam custos mais elevados à empresa que realizou a venda, tendo em vista que geram maior número de pedidos a serem entregues em diferentes locais.
II. A organização tende a alcançar melhores resultados dentro da cadeia de valor integrada, uma vez que pode direcionar o marketing de serviços e produtos por meio de diferenciados canais, visando impulsionar as vendas.
III. O serviço de pós-vendas tem sido uma das funções dos canais de distribuição mais prejudicadas dentro do comércio eletrônico, pois os clientes brasileiros não contam com o apoio de legislação que assegure a troca e a devolução de produtos adquiridos por meio da internet.


É correto o que se afirma em
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3Q944765 | Marketing, Gestão de Vendas, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

A estratégia digital da construtora Z permitiu um resultado muito satisfatório. Mais de 1.500 apartamentos vendidos exclusivamente pela internet, com ticket médio de R$ 350.000,00. Fundamentada na cultura de inovação, essa construtora foi a primeira empresa do segmento (e uma das primeiras no Brasil) a adotar, desde 2002, a internet como um intenso canal de comunicação e vendas, complementar e sinérgico ao marketing tradicional. A empresa apostou na transformação do consumidor, irremediavelmente influenciado pelo advento da internet. Para isso, tem feito uma série de projetos inovadores. Implementou a digitalização da comunicação e da venda: a internet passou a ser vista como ponto de venda. Adequou seu site corporativo para as vendas, implantou atendimento 24 horas, reformulou os modos de atendimento via web, melhorou o layout de navegação e disponibilizou informações sobre os produtos. Além disso, desenvolveu um blog corporativo como canal de contato demostrando a transparência da empresa, investiu em seu posicionamento de buscas e links patrocinados, passou a utilizar mapas como localizadores dos empreendimentos e disponibilizar aplicativos como extensão do site. Consolidou, ainda, sua participação em redes sociais como forma de se aproximar do consumidor. Como fruto desse trabalho, houve grande valorização da marca não apenas com o público consumidor, mas também com a comunidade empresarial.
Disponível em: https://mactreinamentos.files.wordpress.com. Acesso em: 10 jul. 2022 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Entre os objetivos de marketing digital da empresa estão melhorar o atendimento aos clientes e realizar transações.
II. Entre as atividades da empresa para atrair os clientes estão os mecanismos de busca e os links patrocinados.
III. O site corporativo da empresa mostrou-se voltado para o B2B (Business to Business).


É correto o que se afirma em
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4Q944766 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

Após a compra, caso perceba certos aspectos inquietantes ou ouça comentários favoráveis sobre outras marcas, o consumidor pode experimentar alguma dissonância cognitiva. Ele, então, ficará atento a informações que apoiem sua decisão.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2018 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A satisfação pós-compra do consumidor é fruto do quanto suas expectativas se aproximam do desempenho percebido do produto/serviço.
II. Quanto maior a defasagem entre as expectativas do consumidor e o desempenho do produto/serviço, maior a insatisfação do cliente e menor a dissonância cognitiva.
III. Quando a dissonância cognitiva é alta, o consumidor pode abandonar ou devolver o produto e tomar ações públicas, como reclamar para a empresa ou acionar órgãos de proteção ao consumidor.
IV. A pressão para reduzir a dissonância cognitiva pode ser mais observada em situações de baixo envolvimento do consumidor, em que os elementos são menos importantes para ele.


É correto apenas o que se afirma em
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5Q944767 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

No âmbito do desenvolvimento de produtos e de estratégias para abordagem de potenciais clientes, é importante considerar seus hábitos de compras, os quais, de acordo com a teoria de marketing para bens de consumo, podem ser classificados como bens de conveniência, de compra comparada, de especialidade e não procurados.

Acerca de bens de consumo, assinale a opção correta.

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6Q944768 | Direito Digital, Disposições Preliminares da LGPD, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

Nos termos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a correção de dados é um ato já garantido aos consumidores. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o titular tem o direito de confirmar a existência de tratamento, assim como de acessar todos os seus dados pessoais coletados e tratados pelo controlador. Ou seja, todos os consumidores têm o direito de corrigir dados, sejam eles incompletos, inexatos ou desatualizados, podendo restringir o uso de seus dados pessoais por meio da recusa em fornecer o consentimento à empresa solicitante.
Fato é que o CDC, como ação do Estado na defesa do consumidor, atuante em caráter preventivo e repressivo, abriu caminho para a recepção da LGPD. Isso porque, ambas as legislações têm como finalidade informar os direitos e a elevação de garantias individuais aos cidadãos consumidores.
ALVES, G. CDC e LDPD: qual a relação? LBCA, 26 abr. 2022. Disponível em: https://lbca.com.br. Acesso em: 9 jun. 2022 (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O intuito da LGPD é inibir que empresas façam ações de marketing com base em dados de pesquisas com consumidores.
II. O CDC e a LGPD são instrumentos complementares que visam normatizar o acesso à informação de consumidores, dando-lhes domínio sobre seus dados.
III. As empresas devem buscar o consentimento dos consumidores sobre o uso de seus dados, tratando-os de forma a utilizá-los para a elaboração de suas campanhas de marketing.


É correto o que se afirma em
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7Q944769 | Marketing, Gestão de Vendas, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

Custo, preço e valor são palavras conectadas, mas com significados diferentes entre si. Resumidamente, custo expressa a quantidade de dinheiro a ser paga para se produzir um produto; o preço é calculado pelo custo, investimentos em promoção e distribuição, além da margem de lucro; já o valor é um conceito mais abrangente, que está associado à ideia de quanto o mercado está disposto a pagar por determinado produto.
Quem compra uma caneta esferográfica simples, por exemplo, procura algo diferente de quem busca uma caneta fina, “de luxo”. As duas canetas servem para escrever, mas há diferenças enormes entre os dois produtos: preço, forma de distribuição e comunicação.
Para o comprador de uma caneta esferográfica simples, o valor pode ser a facilidade de comprá-la — tanto porque é fácil encontrá-la quanto porque seu preço é baixo —, assim, o valor de uma caneta “descartável” é a conveniência. Já para o comprador de uma caneta “de luxo”, o valor deve ser a exclusividade — o preço elevado, os pontos de venda exclusivos e produtos com design diferenciado.
Disponível em: https://exame.abril.com.br. Acesso em: 10 jul. 2022 (adaptado).

A partir do texto apresentado, o conceito de valor pode ser definido como
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8Q944770 | Marketing, Canais de Comunicação com Clientes, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

Marketing de relacionamento pode ser definido como o processo contínuo de identificação e criação de valores e compartilhamento de seus benefícios com clientes individuais, durante todo o tempo de vigência da parceria.
ODGEN, J. R. Comunicação integrada de marketing: conceitos, técnicas e práticas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007 (adaptado).
À primeira vista, o marketing de relacionamento, tendo como base tal definição, não está integrado ao conjunto de modalidades de comunicação, porém, a comunicação é parte inerente ao processo de relacionamento. Mais do que isso, a essência do marketing de relacionamento é a abertura e manutenção de um canal de comunicação com os clientes, para que relacionamentos duradouros sejam mantidos.
Com base nesse conceito, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O marketing de relacionamento é caracterizado por ser uma modalidade de comunicação focada em clientes identificados e ativos, considerando seu poder de influência sobre clientes potenciais.
PORQUE
II. O marketing de relacionamento tem por objetivo estabelecer relacionamentos imediatos com os clientes, gerando consumidores que admirem a marca e compartilhem suas informações.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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9Q944771 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

Uma grande empresa do setor de produtos de beleza, sempre preocupada com o aspecto ambiental, decidiu melhorar sua imagem nacional e internacionalmente investindo na gestão de sua marca (branding), mais especificamente em seu posicionamento frente a seus consumidores. Após muitos estudos, a empresa estabeleceu que todos os seus produtos seriam fabricados a partir de ingredientes naturais, de maneira a não agredir o meio ambiente. Depois de algumas pesquisas envolvendo consumidores e concorrentes, verificou que era a primeira empresa em âmbitos nacional e internacional nesse segmento, bem como era considerada a melhor marca por consumidores de produtos de origem natural, que também a avaliaram quanto a seu processo de crescimento contínuo.

Sobre as estratégias de posicionamento utilizadas pela empresa descrita, avalie as afirmações a seguir.
I. A empresa utilizou-se do posicionamento por categoria de produtos, pois ofereceu um produto diferenciado da concorrência que também atua no setor de produtos de beleza.
II. Na pesquisa com consumidores que avaliaram a marca em um processo contínuo de crescimento, a empresa utilizou-se de posicionamento por atributo.
III. A empresa fez uso do posicionamento por concorrência ao afirmar que é a primeira empresa em âmbitos nacional e internacional no segmento de produtos de beleza de origem natural.


É correto o que se afirma em
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10Q944772 | Marketing, Gestão de Vendas, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

À procura de um tênis esportivo para comprar pelo e-commerce, uma mulher precisou informar ao site algumas características do produto que desejava, entre elas, a cor, o tamanho e a finalidade. Após encontrar o modelo pretendido e o preço ideal, efetuou a compra. Dias depois, recebeu o produto em sua casa e um convite para associar-se a um clube de corrida. Os benefícios decorrentes dessa associação eram vários, entre eles: kit com roupas para a prática do esporte, garrafa térmica, dicas para alimentação saudável e assessoria on-line para criar treinos de corrida. Ela baixou o aplicativo, aceitou o desafio proposto pelo e-commerce e iniciou sua mudança de hábitos.

A respeito da ação promocional realizada por meio do e-commerce, avalie as afirmações a seguir.
I. O convite para associar-se ao clube agregou valor à marca do varejista.
II. A estratégia do e-commerce utilizou-se de marketing de conteúdo, marketing ambiental e marketing esportivo.
III. O filtro utilizado para pesquisar o produto pretendido para a compra foi importante na criação da persona da ação promocional.
IV. O incentivo a hábitos saudáveis, como ter alimentação saudável e praticar atividade física, proporciona oportunidade comercial ao e-commerce.
V. O aplicativo utilizado teve como objetivo a aderência dos consumidores à ação promocional, sem gerar valor agregado ao e-commerce.


É correto apenas o que se afirma em
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11Q944773 | Marketing, Gestão de Vendas, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

Ao pensar na precificação de um produto, a empresa deve considerar as ameaças e oportunidades presentes no mercado em que está inserida, pois o preço indica o posicionamento da empresa e capta a percepção dos clientes. Uma vez que o preço poderá ser a força ou a fraqueza da empresa, recomenda-se ter conhecimento das variáveis econômica, societária e tributária, mercadológica e de custos, as quais interferem na estratégia de formação de preço.

Considerando a estratégia de formação de preço, avalie as afirmações a seguir.
I. Quando o enfoque é estabelecer a precificação a partir dos níveis de preços, deve-se considerar o ciclo de vida do produto.
II. A estratégia de preço de penetração possibilita maximizar o lucro logo no início das vendas e, gradativamente, fazer uma curva decrescente no preço.
III. A estratégia de preço de desnatação é a introdução de produtos a preço baixo, de modo a atingir o maior número possível de consumidores.
IV. As políticas de concessões podem ser utilizadas na negociação de espaço nas prateleiras, assim como na motivação do vendedor quanto à venda de determinado produto.


É correto apenas o que se afirma em
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12Q944774 | Marketing, Merchandising, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

O merchandising no ponto de venda é a estratégia que vai permitir o destaque do produto diante da concorrência. A loja é o principal alvo para a aplicação de ações que tornem a compra atrativa, fazendo com que o consumidor perceba a presença da marca. Determinada fabricante de vassouras, esponjas e baldes é um exemplo de empresa que utilizou as ações de merchandising no ponto de venda para aumentar seu faturamento. Se sua operação não é amparada pela informação, acertar o alvo em ações de merchandising torna-se ainda mais difícil. O gerente nacional de trade marketing da referida empresa defende que é preciso atuar tal como um analista de investimentos. O profissional deve planejar a execução de ponta a ponta, priorizando sempre a potencialização dos resultados sobre o capital investido na ação de marketing dentro do varejo.
DUARTE, V. Merchandising no ponto de venda. Disponível em: clubedotrade.com.br. Acesso em: 20 jun. 2022 (adaptado).

Considerando as ações de merchandising adotadas pela empresa apresentada no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O profissional de marketing dessa empresa precisa criar estratégias de comunicação com linguagem única e conceitos diferentes em todos os canais; dessa forma, o consumidor multicanal poderá encontrar diversas mensagens coerentes da empresa em ambientes físicos e virtuais.
II. A ação desenvolvida pela empresa demonstra que o profissional de marketing deve utilizar um processo de melhoria contínua dentro do varejo, adaptando constantemente a comunicação às características de cada tipo de ponto de venda.
III. As ações de merchandising utilizadas pela empresa caracterizam-na como adotante da estratégia de omnichannel, ou multicanal, pois buscam proporcionar uma experiência satisfatória de compra ao consumidor final por meio dos diversos canais disponíveis.

É correto o que se afirma em
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13Q944775 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

Ao escolher a metodologia de uma pesquisa, algumas indagações iniciais são: os dados representam magnitudes ou conceitos e categorias? Pretende-se trabalhar com números, mensurando a realidade, ou com palavras, desenvolvendo uma abordagem mais voltada à compreensão do conteúdo? Apesar dos vários debates sobre a dicotomia entre pesquisa quantitativa e qualitativa, é necessário estabelecer algumas considerações a respeito, pois as respostas ainda não foram esgotadas. A prática científica dos pesquisadores indica que grande parte costuma alinhar-se a uma ou outra perspectiva, sem perceber a promissora possibilidade de união de ambas as estratégias metodológicas.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: edição compacta. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008 (adaptado).

A respeito desse tema, avalie as afirmações a seguir.
I. Uma pesquisa pode ser feita utilizando-se tanto a abordagem quantitativa quanto a qualitativa, pois, quanto mais informações houver sobre um produto, serviço ou cliente, melhores serão as chances das estratégias de marketing serem acertadas.
II. Normalmente, os erros amostrais ocorrem em função do número de elementos da amostra e do processo de seleção desses elementos; entretanto, quando o pesquisador utiliza uma mescla de métodos quantitativos e qualitativos, o foco passa a ser direcionado a erros não amostrais, uma vez que não há mais preocupação com o número de pessoas participantes.
III. Um erro que pode ocorrer em pesquisas qualitativas é a construção inadequada de instrumentos de pesquisa, como os questionários; assim, para evitar esse tipo de problema, sugere-se que sejam realizadas várias revisões nos instrumentos que serão utilizados, dispensando a aplicação de pré-testes.
IV. A entrevista focalizada de grupo, considerada um exemplo de pesquisa qualitativa, é uma técnica de entrevista pouco estruturada, conduzida por um moderador experiente e realizada simultaneamente com um pequeno número de participantes para obtenção de dados acerca do assunto focalizado.


É correto apenas o que se afirma em
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14Q944776 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

A comunicação integrada é a coordenação e integração de todas as ferramentas, vias e fontes de comunicação de marketing de uma empresa em um programa contínuo projetado para maximizar o impacto sobre clientes e outras partes interessadas. As etapas do planejamento estratégico ajudam a reunir todas as atividades da empresa em um esforço consistente. Elas fornecem orientação aos líderes da empresa e a especialistas em marketing enquanto coordenam o pacote geral de comunicação da empresa.

No que concerne à utilização das quatro etapas do processo de planejamento, avalie as afirmações a seguir.
I. Na etapa de planejamento estratégico, pode ser definido o início das ações digitais após o direcionamento de estratégias macro de produtividade e crescimento de receita.
II. A etapa de seleção de canais pode permitir a escolha dos canais adequados à proposta da empresa, levando em consideração seus valores, objetivos e público-alvo.
III. Na etapa de montagem do plano, é estabelecido o plano de marketing em si, definindo-se formato, frequência de uso dos canais e interação entre os diferentes canais escolhidos.
IV. A etapa de desdobramento de metas e métricas é utilizada para estabelecer os parâmetros para avaliação do plano e também as metas de verificação para seu cumprimento.


É correto o que se afirma em
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15Q944777 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

As ações de trade marketing são importantes no intuito de tornar um produto atrativo no ponto de venda e fazer com que ele ocupe mais espaço físico nesses locais. É no ponto de venda que o consumidor final terá contato com o produto desejado. Logo, o fabricante depende do varejista para uma boa disposição. Afinal, o produto só será vendido se estiver na visão do cliente, na maioria dos casos.
SOUZA, O. G. Trade Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016 (adaptado).

A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A realização de pesquisas com o público, a fim de conhecer seus hábitos e preferências, permite a fabricantes e varejistas posicionar seus produtos de forma mais efetiva nos pontos de venda, facilitando a visualização por parte do consumidor.
II. O planejamento do ponto de venda deve ser feito por uma equipe técnica especializada em comportamento do consumidor, uma vez que esse tipo de atividade não deve sofrer influência relacionada aos objetivos de posicionamento da marca.
III. As pesquisas indicam que as pessoas estão efetivando suas compras de forma cada vez mais rápida, por isso, investir em estratégias de visual merchandising é essencial para atrair a atenção do consumidor.
IV. Os produtos fáceis de comer, como salgadinhos, chocolates, balas e bebidas, são dispostos próximos aos caixas justamente para incentivar uma compra adicional, ou por impulso, caso o consumidor esteja com fome ou sede enquanto espera ser atendido.


É correto apenas o que se afirma em
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16Q944778 | Direito do Consumidor, Política Nacional das Relações de Consumo, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
O Código de Defesa do Consumidor foi criado com o intuito de regular as relações de consumo, bem como tutelar a parte mais fraca dessa relação, a saber, o consumidor. Em seu artigo 37, o Código dispõe que “é proibida toda publicidade enganosa ou abusiva”. Em seguida, o parágrafo primeiro descreve o que se entende por publicidade enganosa:
§ 1º É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.
TEXTO 2
O termo “greenwashing” (ou “greenwash” para alguns autores) ganhou relevância a partir da década de 1990, com a publicação do Greenpeace Book of Greenwash, e segundo essa organização não-governamental é utilizado para descrever o “ato de enganar consumidores quanto às praticas ambientais de uma companhia ou quanto aos benefícios ambientais de um produto ou serviço”.
No Brasil, a despeito das diversas traduções, o fenômeno é comumente conhecido como “maquiagem verde”. A prática consiste em passar para opinião pública uma preocupação socioambiental maior do que a realidade demonstra.

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As empresas que apresentam rótulos abrangentes, tais como “amiga do meio ambiente”, “produto ecológico”, “100% natural”, atendem a condição necessária para não serem enquadradas na condição de publicidade enganosa.
PORQUE
II. A percepção de que o tradicional modelo de consumo está se tornando insustentável atinge um número crescente de indivíduos em todo o planeta, sendo necessária a adequação do marketing a esses princípios.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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17Q944779 | Economia, Fundamentos Macroeconomicos, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
A Rússia é o principal exportador de trigo do mundo, enquanto a Ucrânia aparece na 4ª posição. Ambas são responsáveis por 30% da produção do mercado mundial. No entanto, com a guerra, houve uma queda na exportação de trigo dos dois países, em razão das sanções aplicadas à Rússia e da paralisação dos portos da Ucrânia. Diante desse cenário, países que compram trigo da Rússia e da Ucrânia, como nações africanas, parte do Oriente Médio e Ásia, passaram a demandar trigo de outros países, como os da América do Norte e América do Sul. Em relação ao Brasil, Estados Unidos e Argentina aparecem como os principais países exportadores de trigo para nosso país.
Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 13 jun. 2022 (adaptado).
TEXTO 2
O modelo de ameaças ambientais é constituído por cinco forças competitivas, que impactam não somente na intensidade da concorrência, mas também na lucratividade de um setor. A concentração em poucos compradores e/ou fornecedores e a oferta de produtos substitutos a preços competitivos são fatores que podem afetar negativamente a lucratividade das empresas de um setor.
PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 (adaptado).

Considerando os efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia no abastecimento mundial de trigo e o modelo de Porter, avalie as afirmações a seguir.
I. A lucratividade das empresas argentinas exportadoras de trigo tende a aumentar com a diminuição do número de países exportadores de trigo.
II. O poder de barganha das empresas brasileiras importadoras de trigo tende a aumentar em relação ao das empresas exportadoras de trigo da Argentina.
III. A lucratividade das empresas exportadoras de trigo tende a aumentar caso os países exportadores aumentem o número de opções de produtos substitutos ao trigo a preços competitivos.


É correto o que se afirma em
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18Q944780 | Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

A utilização da logística reversa para o marketing proporciona muitos benefícios às empresas: maior proteção ao meio ambiente, alinhamento com as expectativas dos consumidores preocupados com questões ambientais e menor custo de retorno de materiais ao ciclo produtivo. A padronização e o mapeamento de processos, e a criação de relações colaborativas entre clientes e fornecedores permitem melhores resultados em momentos de escassez de matéria-prima nova.

Considerando o texto apresentado, os aspectos ambientais e a logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
I. A logística reversa estuda o fluxo de produtos, materiais ou embalagens, desde o usuário final do processo original da venda até um novo ponto de consumo ou reaproveitamento.
II. Por ser parte da distribuição das empresas, a logística reversa está inserida no “P” de produto dos quatro P’s do marketing.

III. Os resultados oriundos da logística reversa podem ser mensurados tanto qualitativamente como quantitativamente, podendo apontar, inclusive, um aumento no valor da marca (brand equity) da empresa.


É correto o que se afirma em
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19Q944781 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
Os consumidores, organizados em comunidades sobre temas variados, desejam interatividade com as empresas, desde que elas se humanizem e estejam dispostas a resolver seus problemas. O marketing eficiente não é mais aquele que “empurra” o produto e a comunicação, mas, sim, aquele que “puxa” as pessoas ao produto e que dialoga com elas. As empresas devem conhecer o seu consumidor e personalizar a conversa com pessoas que elas desejam que comprem seus produtos, assim como devem pensar em como podem ajudar o consumidor.
Disponível em: https://exame.com. Acesso em: 9 jul. 2022 (adaptado).

TEXTO 2
O influenciador digital deve ser o anunciador das boas-novas, uma vez que é quem tem acesso privilegiado à informação, para trazer a novidade. Sabe-se que, quanto maiores a transparência e a autenticidade do influenciador, melhor é a confiança, visto que uma mensagem positiva e altruísta movimenta montanhas. Ao interferir no cotidiano alheio, o influenciador digital transforma a rotina dos seguidores e dita tendências, sobretudo com insumos informativos. O influenciador deve ter pertinência com relação à marca e ao engajamento dos seguidores.
Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 7 jul. 2022 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, é correto afirmar que
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