Questões de Concursos Tecnologia em Processos Gerenciais

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1Q944753 | Administração Geral, Administração de Marketing, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Negociação é a possibilidade de fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta e, ainda, o modo mais eficiente para conseguir algo desejado. Entretanto, há dois tipos de negociação com diferentes resultados. Na negociação competitiva, tem-se para cada ganho uma perda correspondente. É o jogo do ganha-perde. Na negociação cooperativa, tem-se que cada parte oferece um ponto para o oponente e vice-versa. É o jogo do ganha-ganha e corresponde a uma negociação com ganhos mútuos.
DUZERT, Y.; SPINOLA, A.; BRANDÃO, A. Negociação. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010 (adaptado).

Com base no conceito de negociação cooperativa e no relacionamento observado entre os setores de marketing e produção, avalie as afirmações a seguir.
I. Na prestação de serviços, o marketing precisa ser desenvolvido paralelamente com o sistema operacional que presta os serviços, ou seja, a entrega é acompanhada da produção, porque a avaliação que o cliente faz sobre a qualidade do serviço é baseada na forma pela qual ele percebe o sistema e na maneira como ele participa da produção do serviço que recebe.
II. A previsão de vendas a longo prazo e a previsão de vendas a curto prazo são necessárias, respectivamente, para o planejamento da capacidade produtiva e para o planejamento da produção, os quais, por sua vez, permitem o planejamento dos estoques e, consequentemente, um melhor atendimento ao cliente.
III. Quando uma empresa se encontra em um mercado com declínio de demanda, muitas vezes uma vasta linha de produtos é questão de sobrevivência na visão de marketing e muito provavelmente o gerente dessa área deve insistir nesse procedimento, o que acarreta aumento dos custos e perda de eficiência para a produção.


É correto o que se afirma em
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2Q944758 | Administração de Recursos Materiais, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

A gestão logística é necessária para a criação de valor ao longo da cadeia de suprimentos. Nesse contexto, a supply chain management (gestão da cadeia de suprimentos) representa o planejamento e o gerenciamento de atividades no fluxo logístico, integrando etapas, informações e agentes envolvidos nas operações. Atualmente, a supply chain management também engloba as dimensões socioambientais e de sustentabilidade ao longo do fluxo logístico de uma organização.
BOWERSOX, D. J. et al. Gestão logística da cadeia de suprimentos. Porto Alegre: AMGH, 2014 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A logística sustentável, também chamada de logística verde, representa o gerenciamento da cadeia de suprimentos, de maneira que as necessidades dos beneficiários sejam satisfeitas com menor impacto ao meio ambiente.
II. A adoção de práticas logísticas sustentáveis representa um trade-off, isto é, uma decisão conflitante, pois apesar de evitar impactos danosos ao meio ambiente, também reduz os lucros e o retorno financeiro das organizações.
III. Uma cadeia de suprimentos alinhada à sustentabilidade conta com a participação dos consumidores, pois clientes conscientes optam por produtos sustentáveis e colaboram com a redução de descarte inadequado de resíduos, como na logística reversa.


É correto o que se afirma em
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3Q944751 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Na atualidade, um dos desafios das organizações é desenvolver o treinamento e desenvolvimento (T&D) de funcionários, utilizando-se de mecanismos de gestão adequados à competição existente no mercado. O T&D é uma metodologia importante quando se pensa no fator humano como vantagem competitiva, pois visa contribuir efetivamente para os resultados empresariais, determinando adequadamente decisões de alocação de recursos, estipulando a tomada de decisão e identificando as possibilidades de contribuição atual e futura. A estruturação de programas de desenvolvimento clarifica a premissa de conciliar produtividade e bons resultados com qualidade de vida e desenvolvimento dos seus colaboradores. Os programas promovidos pelas organizações que apresentam essas características visam desenvolver competências comportamentais que levem os indivíduos, os grupos e as organizações ao desenvolvimento e à conquista dos objetivos.
EL-KOUBA, A. et al. Programas de desenvolvimento comportamental: influências sobre os objetivos estratégicos. Revista de Administração de Empresas, v. 49 n. 3. São Paulo, jul./set. 2009 (adaptado).

Em relação ao desenvolvimento de treinamentos nas organizações, avalie as afirmações a seguir.
I. O desenvolvimento de treinamentos com objetivo de aprendizagem é importante, visando a melhoria de desempenho.
II. O treinamento é uma atividade sistêmica para motivar a aquisição de habilidades e conceitos para a realização de funções.
III. O processo de treinamento deve fornecer informações para minimizar a insalubridade e a periculosidade de determinados cargos.
IV. Os treinamentos devem ser apropriados, tendo em vista que agregam valor aos processos e permeiam os objetivos específicos da empresa.


É correto apenas o que se afirma em
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4Q944750 | Gestão de Pessoas, Agregando Pessoas, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

O fator humano é um dos pontos de destaque de uma organização e consiste em um posicionamento competitivo quando bem-estruturado. Assim, é importante uma empresa recrutar, contratar e manter colaboradores qualificados e comprometidos com suas funções e responsabilidades. O processo de recrutamento consiste nos meios utilizados pelas organizações para identificar e atrair um grupo de candidatos desejados para vagas abertas. Em um processo de recrutamento, pode-se escolher entre três alternativas: recrutamento interno, recrutamento externo e recrutamento misto.
ARAUJO, L. C. G; GARCIA. A. A. Gestão de pessoas. Edição compactada. São Paulo: Atlas, 2010 (adaptado).

Considerando o processo de recrutamento interno, verifica-se que essa metodologia
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5Q944747 | Gerência de Projetos, Gerenciamento dos riscos, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Para seu crescimento contínuo, as empresas realizam investimentos em bens e serviços, objetivando agregar valor. Portanto, a análise de viabilidade de projetos de investimento é uma preocupação dos empresários. As empresas não devem assumir riscos que afetem seus negócios ou que não lhes permitam honrar compromissos. Também é importante conhecer alternativas que minimizem esses riscos.
Considerando a importância da análise de viabilidade de um projeto, avalie as afirmações a seguir.
I. O conhecimento sobre os fatores de risco inflacionário, conjuntural e financeiro é uma alternativa para minimizar os riscos de um projeto e verificar sua viabilidade.
II. O prazo de retorno do investimento inicial (payback), a taxa interna de retorno (TIR) e o valor presente líquido (VPL) são alguns dos parâmetros utilizados para mensurar a viabilidade de um projeto.
III. A análise de sensibilidade visa aferir em que medida a rentabilidade de um projeto se altera em consequência de sua modificação.


É correto o que se afirma em
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6Q944748 | Contabilidade de Custos, Margem de Contribuição, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Para aproveitar euforia do torcedor com a Copa do Mundo, uma empresa brasileira criada exclusivamente para a confecção de camisas esportivas preparou seu estoque para suprir a futura demanda. Sabe-se que os custos e despesas fixos dessa empresa somam R$ 80 000,00, o preço de venda dos produtos por ela fabricados é de R$ 40,00 a unidade e os custos e despesas variáveis correspondem a 20% do preço de venda.
A partir das informações apresentadas e considerando o planejamento do lucro da empresa, assinale a opção correta.
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7Q944749 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Karen é sócia-diretora de uma empresa do ramo de alimentos industrializados e possui uma grande equipe estratégica que contribui sistematicamente para o desenvolvimento de novos negócios, para a qual ela concede apoio e autonomia. Karen tem em Théo um aliado estratégico na comunicação organizacional, um disseminador da missão organizacional, dos seus valores e objetivos, que dialoga com seus colaboradores e está sempre atento aos feedbacks. Entretanto, Martin, seu sócio financeiro, possui um estilo diferente, antagônico, menos ousado, mais cauteloso e tradicional em suas decisões, simpatiza com um controle mais rígido e costuma conduzir os processos com muita energia e vigor.
Considerando os três personagens dessa organização, assinale a opção que apresenta o tipo de liderança de cada um deles.
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8Q944761 | Administração de Recursos Materiais, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Como a gestão de suprimentos normalmente lida com grandes somas de dinheiro e existe a necessidade habitual de constante contato com fornecedores, os compradores tendem a ter com estes uma relação mais estreita. Todavia, o comprador deve se manter distante dos interesses dos fornecedores, evitando que aspectos pessoais e subjetivos interfiram em suas decisões, beneficiando um único fornecedor em detrimento de outros e, consequentemente, de sua própria empresa. Cabe ao próprio comprador observar seus hábitos de conduta ao realizar uma compra, procurando nunca se deixar envolver com situações alheias ao próprio negócio, não ficando, assim, em situação de submissão durante uma negociação comercial.
BATISTA, M. A. C; MALDONADO, J. M. S. V. O papel do comprador no processo de compras em instituições públicas de ciência e tecnologia em saúde (C&T/S). Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 42, n. 4. jul./ago., 2008, p. 681-695 (adaptado).

Considerando as premissas apresentadas no texto, acerca da responsabilidade ética que o comprador deve ter em relação à empresa em que trabalha, avalie as afirmações a seguir.
I. O comprador tem a responsabilidade ética com sua empresa de garantir que esta não apenas mereça, mas na realidade obtenha, em sua esfera de atividades, a reputação de fazer negócios vantajosos a qualquer custo.
II. O comprador, por ser o ponto de contato nas negociações com os vendedores, deve prezar pela reputação da empresa, uma vez que suas ações e conduta são criticamente julgadas e disseminadas entre os fornecedores.
III. O comprador não deve apenas agir com ética, mas deve, também, estar acima de qualquer suspeita de comportamento contrário a ela, ou seja, esse comportamento deve estar visível e aparente em seus atos, e não apenas em discursos.
IV. A responsabilidade ética dos compradores é com a empresa em que trabalham, não permitindo que fornecedores coloquem à sua disposição qualquer tipo de favor, sendo altamente recomendável que tais relações sejam mantidas em bases equidistantes.


É correto apenas o que se afirma em
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9Q683089 | Administração de Recursos Materiais, JustInTime e Kanban, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

No setor industrial, a função Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) é importante para a produção de bens e serviços, alocando recursos materiais, humanos e operacionais. Nesse sentindo, suponha que o PPCP da indústria de calçados Elite é totalmente manual e que um tecnólogo em Processos Gerenciais está estudando a implantação de novas técnicas e filosofias de produção para aumentar a vantagem competitiva dessa empresa, pois a concorrência é crescente, principalmente por causa da globalização.
Considerando as informações do texto e os conhecimentos acerca da implantação de técnicas e filosofias de produção, avalie as afirmações a seguir.
I. A implantação da filosofia Just in Time pode permitir a empresa reduzir seus níveis de estoque e controlar melhor a produção.
II. O sistema ERP (Enterprise Resource Planning) possibilita a integração de todos os setores, permitindo melhores tomadas de decisão.
III. As ferramentas de qualidade permitem que a empresa resolva seus problemas, com a possibilidade de redução de custos.
IV. A empresa realizará restrições em algumas operações conforme a teoria das restrições e, como resultado, terá a redução de custos.


É correto apenas o que se afirma em
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10Q944757 | Administração de Recursos Materiais, Movimentação, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Um tecnólogo em Processos Gerenciais foi contratado por uma empresa para reorganizar a cadeia de suprimentos sob a ótica da sustentabilidade. Para tanto, ele precisará avaliar os impactos socioambientais das atividades logísticas, os agentes e departamentos envolvidos ao longo da cadeia de suprimentos, além de buscar maneiras de reduzir os impactos negativos socioambientais causados pelos processos da organização. Após realizar uma análise do cenário logístico organizacional, o tecnólogo deverá apresentar algumas propostas de melhoria à gerência da empresa.
Considerando essa situação hipotética, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A utilização dos modais de transporte bem como a logística reversa devem ser preocupações do tecnólogo na análise logística sustentável.
PORQUE
II. Os modais de transporte resultam em impactos pertinentes à sustentabilidade na cadeia de suprimentos, enquanto a logística reversa está relacionada diretamente à sustentabilidade, ao gerenciar a logística do ponto de consumo para o ponto de origem, reduzindo o descarte incorreto de resíduos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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11Q944752 | Administração Geral, Administração de Marketing, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Um pequeno empreendedor do segmento varejista, querendo identificar novas oportunidades de negócios, procurou um órgão especializado em microempresas para orientá-lo quanto ao que deveria fazer para aproveitar de forma compatível seus recursos: humanos, materiais e financeiros. O referido órgão orientou que elaborasse o plano de marketing para alcançar seus objetivos.
Nessa perspectiva, uma etapa importante para elaboração do plano de marketing é a realização da análise mercadológica, uma vez que ela representa uma ferramenta fundamental utilizada para ampliar o conhecimento sobre uma determinada demanda, atividade ou negócio.
Desse modo, considerando necessária a etapa de análise mercadológica para elaboração do plano de marketing, avalie as afirmações a seguir.
I. A análise mercadológica pode influenciar no equilíbrio das forças ambientais, criando novos padrões de mercado.
II. A análise mercadológica é capaz de estimar a demanda e avaliar a performance de determinados produtos e/ou serviços.
III. A análise mercadológica é utilizada para conhecer o mercado, o perfil dos clientes, fornecedores e as estratégias de seus concorrentes.
IV. A análise mercadológica identifica os instrumentos mais lucrativos do mercado, reduzindo a rivalidade entre empresas associadas.


É correto apenas o que se afirma em
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12Q944755 | Administração Geral, Ciclo PDCA, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Determinada empresa produz equipamentos e presta serviços para outras dos segmentos petrolífero e sucroalcooleiro. Essa companhia possui certificação ISO 9000 e adota as normas nacionais e internacionais da área, produzindo bens com qualidade.No entanto, mesmo tendo investido muito em seu parque fabril ultimamente, adquirindo equipamentos modernos e automatizados, encontra-se com deficiência em relação aos serviços. Para resolver esse problema, a empresa está analisando a parte operacional e levantando os benefícios que poderá obter ao adotar novas técnicas e filosofias.
Com base nessas informações, assinale a opção que apresenta a solução adequada do problema da empresa na prestação de serviços.
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13Q944744 | Administração Geral, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Uma pesquisadora buscou parceria para que sua pesquisa não fosse impactada por falta de capital. Para tanto, procurou demonstrar valores relacionados à ética e à responsabilidade socioambiental com pessoas, meio ambiente e sociedade na hora de mostrar o produto de sua pesquisa ao mercado.
Com essa perspectiva, finalmente foi criada uma empresa que já estava sendo gestada em uma incubadora de pesquisa, mas precisava de recursos para se lançar no mercado. Trata-se de uma empresa produtora de insetos capazes de controlar pragas em lavouras de produtos de grande importância econômica para o país, sem a utilização de agrotóxicos.
A partir do cenário apresentado, qual ação efetiva poderia ajudar a empreendedora a implementar sua ideia, aproveitando-se das oportunidades do mercado e satisfazendo as expectativas dos clientes?
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14Q944743 | Administração Geral, Administração de Marketing, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Sabendo das dificuldades de se gerenciar uma empresa, um tecnólogo de Processos Gerenciais recém-contratado para um cargo de gestão percebeu a necessidade de estruturar melhor a gestão desse negócio e uma de suas primeiras iniciativas foi criar um plano de marketing.
No plano de marketing, o ambiente de negócios divide-se em macro e microambientes e consiste em fatores e forças externos que influenciam positiva ou negativamente a administração de marketing em seu relacionamento com os clientes-alvo. A importância da constante observação e adaptação às mudanças do ambiente, se deve ao fato de que este pode oferecer tanto oportunidades quanto ameaças à empresa.
SEBRAE Nacional. Estratégia Empresarial. Como elaborar um plano de negócio. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/ PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio. Acesso em: 13 jun. 2022 (adaptado).

Considerando a análise de micro e macroambientes do plano de marketing, avalie as afirmações a seguir.
I. No microambiente, a análise do ambiente demográfico tem por objetivo estudar a população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos.
II. No macroambiente, a análise dos fornecedores tem por objetivo determinar os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços, podendo afetar seriamente o marketing.
III. No macroambiente, a análise do ambiente político tem por objetivo compreender de qual forma as decisões de marketing são afetadas pelo desenvolvimento da esfera política.
IV. No microambiente, a análise dos concorrentes tem por objetivo estudar possíveis vantagens e ameaças percebidas a partir das ações da concorrência, diante das necessidades dos consumidores-alvo.


É correto apenas o que se afirma em
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15Q944759 | Administração Geral, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

O desafio da sustentabilidade proposto ao novo estilo de empreendedor envolve uma mudança completa de valores, comportamentos e atitudes da sociedade. A globalização pode ser pretexto para o acesso à informação e para a disseminação do conhecimento, mas não é para a criação de negócios e de uma sociedade menos sustentável.
SCHNEIDER, E. I; BRANCO, E. J. C. A caminhada empreendedora: a jornada de transformação de sonhos em realidade. Curitiba: Intersaberes, 2012 (adaptado).

A partir do exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A responsabilidade pelo processo de manutenção e melhoria das condições de vida envolve empresas, sociedade, governo e indivíduos.
PORQUE
II. O equilíbrio entre rentabilidade, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social requer um pensar e um fazer diferentes, envolvendo criatividade, inovação e empreendedorismo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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16Q944762 | Ética na Administração Pública, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Ética nas relações pode ser compreendida como uma atuação de acordo com a moral e os costumes estabelecidos em determinado contexto social, para conquistar o respeito e a credibilidade de seus colaboradores, fornecedores, clientes, parceiros e outros envolvidos no processo, estruturando o equilíbrio entre os seus objetivos econômicos e os interesses das partes afetadas em suas ações.
LACOMBE, F. J. M. Comportamento Organizacional. São Paulo: Saraiva, 2017 (adaptado).

Considerando o contexto abordado, a ética nas relações
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17Q944754 | Administração Geral, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

A inovação dentro das organizações é um processo complexo que necessita de investimentos em médio e longo prazo. A criação de produtos de qualidade que obtenham êxito no mercado necessita de um ambiente propício dentro da empresa, o qual permeie sua atratividade no mercado e sua posição competitiva. Para a estruturação desse ambiente, é necessário planejar e executar um plano de ação em gestão, a fim de se racionalizar estratégias de aplicação com eficácia dos recursos existentes e explorar as conjunturas favoráveis, visando alcançar objetivos predefinidos no planejamento estratégico.
OLIVEIRA, C. A. Inovação da tecnologia, do produto e do processo. Belo Horizonte: INDG, 2010 (adaptado).
A partir do texto apresentado, percebe-se a importância da inovação de produtos como uma ação sistêmica e complexa no gerenciamento de processos organizacionais. Nesse sentido, avalie as afirmações a seguir.
I. O conhecimento do público-alvo é essencial para a obtenção de especificações e definições de desempenho necessárias a um novo produto.
II. A concepção de um novo produto ou serviço é suficiente para alcançar inovação.
III. O processo de criação de produtos inicia-se com o primeiro passo de análise do negócio, com avaliação de custos e estimativas de lucro.
IV. O êxito de novos produtos da empresa depende de condições do mercado, como taxa de crescimento, e também da competitividade relativa da empresa, como custo e qualidade.


É correto apenas o que se afirma em
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18Q944756 | Administração Geral, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

A gestão baseada em processos analisa a organização como um sistema, de modo a compreender como os processos são planejados e executados, tendo uma visão holística da empresa para melhorar desempenho e resultados. Diante disso, a gestão por processos está vinculada a estruturas, recursos e ativos organizacionais, com a finalidade de cumprir os objetivos críticos do negócio. Diversas são as fases e recursos associados à gestão baseada em processos.
DE SORDI, J. O. Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração. 5. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. O conhecimento e o capital intelectual consistem em ativos intangíveis valiosos às organizações e estão atrelados à gestão baseada em processos.
II. O gerenciamento de processos em uma perspectiva organizacional, como sistemas inter-relacionados, envolve esforços concentrados para mapear, executar, melhorar e aderir aos processos organizacionais.
III. Os processos geridos de forma eficiente possibilitam melhor aproveitamento do tempo e redução de custos, além de suportarem e qualificarem a tomada de decisão, pois são uma metodologia de apoio à gestão da organização.
IV. A estrutura organizacional é essencial à gestão de processos e deve ser centralizada em estruturas funcionais verticais na alta administração, de modo a estipular papéis e responsabilidades que representem a reengenharia de processos.


É correto apenas o que se afirma em
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19Q944745 | Administração Geral, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Ao se decidir, é necessário analisar as variáveis envolvidas no processo, buscando escolher uma entre várias alternativas para solucionar um problema ou para atingir um objetivo. Nas organizações, a tomada de decisão deve estar alinhada ao desempenho organizacional, pois representa uma grande responsabilidade para a gestão do negócio. Nesse contexto, este processo organizacional está sujeito à influência de diversos fatores relacionados ao ambiente e também às pessoas.

CORREIA NETO, J. F.; MARQUES, E. V. Tomada de decisões gerenciais com analista de dados: com aplicações práticas com Excel. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020 (adaptado).

A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A tomada de decisão, mesmo se for centralizada em uma pessoa nomeada pela organização, estará sujeita ao conhecimento, confiança e segurança do decisor.

PORQUE

II. A tomada de decisão organizacional deve considerar riscos e incertezas envolvidas, estando sujeita à influência de diversos fatores, como tempo, recursos, contexto organizacional e aspectos comportamentais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

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20Q944746 | Administração Geral, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

A tomada de decisão faz parte da rotina de qualquer organização. Aplicar decisões mais assertivas faz com que uma organização siga o caminho estratégico traçado, reduzindo riscos e incertezas para o alcance de um objetivo. Mas selecionar e implantar uma boa decisão nem sempre é tarefa fácil. O alto volume de informações, a dinamicidade do ambiente e novas exigências, como as ligadas a questões sustentáveis, são exemplos de fatores que influenciam o processo de tomada de decisão.
YU, A. S. O. (coord.). Tomada de decisão nas organizações: uma visão multidisciplinar. São Paulo: Saraiva, 2011 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. O processo de tomada de decisão inicia-se com a identificação das alternativas de ações existentes, a fim de que a melhor seja selecionada.
II. As decisões podem ocorrer de maneira não programada, isto é, decisões que não são rotineiras e ocorrem em situações não usuais.
III. Após uma decisão ser executada, ela deve ser avaliada com o intuito de verificar se o objetivo proposto foi alcançado ou se haverá necessidade de ajustes.
IV. Quando a sustentabilidade é aplicada em um ambiente empresarial, a tomada de decisão é influenciada por objetivos socioambientais.


É correto apenas o que se afirma em
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