Questões de Concursos Tecnologias Educacionais e Educação a Distância

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q903193 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

Avalie as seguintes afirmações sobre a evolução da web e sua aplicação no contexto educacional:

I. Na Web 1.0, é possível disponibilizar material didático estático, onde os alunos acessam conteúdos de forma passiva e unidirecional.
II. A Web 2.0 permite uma maior colaboração e interação, facilitando a criação de comunidades de aprendizagem nas quais estudantes e educadores podem compartilhar e cocriar conteúdos educacionais através de wikis, blogs e redes sociais integradas.
III. A Web 3.0 está em transição na atualidade, integrando tecnologias semânticas e de inteligência artificial, proporcionando experiências de aprendizagem personalizadas, em que os AVAs serão utilizados exclusivamente para criar simulações e experiências virtuais de aprendizagem no metaverso.

Está(ão)CORRETA(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2 Q903196 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

No contexto da educação, qual das tecnologias a seguir combina elementos virtuais e físicos, permitindo interações em tempo real, que enriquecem a experiência de aprendizado sem substituir completamente o ambiente físico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3 Q903224 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

O Moodle 3.9 disponibiliza algumas opções de atividades ou recursos que podem ser adicionados aos “tópicos” ou “semanas”. Sobre esses recursos e suas descrições, marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4 Q903194 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

No contexto do metaverso, qual tecnologia é fundamental para garantir a segurança, integridade e descentralização das transações e interações digitais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5 Q903200 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

As propostas de Ensino Híbrido podem ser organizadas em modelos, conforme enumerado a seguir:

I. Modelo de Rotação
II. Modelo Flex
III. Modelo à La Carte
IV. Modelo Virtual Enriquecido

Associe esses modelos aos seguintes conceitos:
( ) O estudante é responsável pela organização de seus estudos, de acordo com os objetivos gerais a serem atingidos, organizados em parceria com o educador; a aprendizagem, que pode ocorrer no momento e local mais adequados, é personalizada.
( ) Os estudantes revezam as atividades realizadas de acordo com um horário fixo ou orientação do professor. As tarefas podem envolver discussões em grupo, com ou sem a presença do professor, atividades escritas, leituras e, necessariamente, uma atividade online.
( ) Os alunos têm uma lista a ser cumprida, com ênfase no ensino on-line. O ritmo de cada estudante é personalizado, e o professor fica à disposição para esclarecer dúvidas.
( ) Trata-se de uma experiência realizada por toda a escola. Em cada disciplina, os alunos dividem seu tempo entre a aprendizagem on-line e a presencial. Os estudantes podem se apresentar, presencialmente, na escola, apenas uma vez por semana.

Assinale a alternativa que corresponde à numeração CORRETA, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6 Q903211 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

A gamificação é definida como a utilização de diversos elementos de um jogo fora dos elementos de jogo, isto é, na vida real. Nesse contexto, avalie os elementos a seguir:

I. Recompensa financeira direta por completar determinada tarefa.
II. Criação e uso de jogos completos para aprendizado.
III. Tentativa e erro e conflitos.

Entre as opções, NÃO se enquadra(m) no conceito de gamificação aplicada à educação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7 Q903195 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

Suponha que, em um curso de graduação presencial, tenha sido definida a possibilidade de que algumas disciplinas sejam planejadas de forma híbrida. Assim, o curso identificou algumas disciplinas que poderiam permitir uma maior autonomia do aluno, descrevendo o percentual de carga horária EaD dessas disciplinas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Com base nisso, e considerando os vários benefícios que o ensino híbrido pode trazer ao curso presencial, qual alternativa contém afirmações que NÃO são indicadas para serem aplicadas no ensino híbrido de um curso presencial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8 Q903201 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

De acordo com a Portaria Normativa n°11, de 20 junho de 2017, que estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância, emitida pelo MEC, as Instituições de Ensino Superior credenciadas para oferta de cursos a distância poderão criar Polos de apoio presencial, observando os quantitativos máximos, de acordo com o conceito institucional. Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE o quantitativo máximo em relação ao conceito institucional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9 Q903210 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

Alguns autores, como Marco Antonio Moreira, no livro Teorias de Aprendizagem (2011), afirmam que o termo Teoria de Aprendizagem é utilizado sem muito rigor, e que a Teoria de Piaget, ou a Teoria dos Constructos de George Kelly, também entram no rol de teorias de aprendizagem, e até o construtivismo é tratado como uma teoria da aprendizagem. Assim, considere as seguintes afirmações:

I. Pelo fato de a definição de Teoria da Aprendizagem não ser rigorosa, não se pode associála à aprendizagem cognitiva.
II. Conceitualmente, Teoria de Aprendizagem é uma construção humana para interpretar de forma sistemática uma área do conhecimento.
III. Uma das justificativas para não ser rigoroso com o termo Teoria de Aprendizagem, é que a própria definição de aprendizagem leva a muitos significados.

Está(ão) CORRETA(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10 Q903197 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024

Qual dos elementos a seguir NÃO tem relação com a gamificação aplicada à educação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.