Questões de Concursos Tecnólogo Formação Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Resolva questões de Tecnólogo Formação Análise e Desenvolvimento de Sistemas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q627210 | Informática, Criptografia, Tecnólogo Formação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, IF SC, IESES

Analise os itens relacionados à Segurança da Informação:

I. Num algoritmo de criptografia assimétrica, uma mensagem cifrada com a chave pública pode somente ser decifrada pela sua chave privada correspondente.

II. A infraestrutura de chaves públicas, no Brasil, foi implantada com o objetivo de prover soluções de criptográfica, sendo este o único órgão responsável pela emissão e administração de certificados digitais no país.

III. Na criptografia de chave pública ou criptografia assimétrica são utilizadas um par de chaves: uma chave privada, distribuída livremente para todos os correspondentes, para criptografar os dados; e, uma chave pública, confidencial, para decriptografar os dados.

IV. Um certificado digital é um documento em que são registradas diversas informações, entre elas: o nome do titular e sua chave pública; nome e assinatura da autoridade certificadora que garantirá a emissão do certificado.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q629844 | Informática, Conceitos Básicos de Segurança, Tecnólogo Formação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, IF SC, IESES

Vários autores, na área de Segurança da Informação, defendem que, para uma informação ser considera segura, o sistema que o administra ainda deve respeitar algumas características. Com relação a este contexto, analise as seguintes questões: I. Privacidade da informação; aderência de um sistema à legislação; característica das informações que possuem valor legal dentro de um processo de comunicação, onde todos os ativos estão de acordo com as cláusulas contratuais pactuadas ou a legislação política institucional, nacional ou internacional vigentes. II. Auditoria; rastreabilidade dos diversos passos que um negócio ou processo realizou ou que uma informação foi submetida, identificando os participantes, os locais e horários de cada etapa. Auditoria em software significa uma parte da aplicação, ou conjunto de funções do sistema, que viabiliza uma auditoria; consiste no exame do histórico dos eventos dentro de um sistema para determinar quando e onde ocorreu uma violação de segurança. III. Não repúdio; não é possível negar uma operação ou serviço que modificou ou criou uma informação; não é possível negar o envio ou recepção de uma informação ou dado. IV. Legalidade; foge do aspecto de confidencialidade. Uma informação legal deve ser vista / lida / alterada somente pelo seu dono. Garante ainda, que a informação não será disponibilizada para outras pessoas; É a capacidade de um usuário realizar ações em um sistema sem que seja identificado. A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q638814 | Informática, Engenharia de Software, Tecnólogo Formação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, IF SC, IESES

A respeito da Qualidade de Software, analise as seguintes assertivas: I. O Gerenciamento da Qualidade exerce um papel fundamental para o desenvolvimento de software. Desde o início de um projeto, a qualidade deve ser vista como um fator crítico para o sucesso do software e deve ser considerada durante todo o ciclo de vida do mesmo. II. Um modelo de capacitação particularmente importante para a área de software é o CMM (Capability Maturity Model), do Software Engineering Institute. O CMM descreve os estágios de maturidade que passam as organizações quando evoluem no seu ciclo de desenvolvimento de software, através de avaliação contínua, identificação de problemas e ações corretivas, dentro de uma estratégia de melhoria dos processos. III. Total Quality Management (TQM) é um sistema desenvolvido no Japão, montado pelo Grupo de Pesquisa do Controle da Qualidade da Union of Japanese Scientists and Engineers (JUSE). Uma das principais formas de implementação do controle de processos e adotada pelo TQM é a utilização do Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Action), que consiste em 4 fases: planejar, executar, verificar e atuar corretamente. IV. Total Quality Control, ou TQC, é uma abordagem para sucesso a longo prazo, que é medida por meio da satisfação do cliente e baseada na participação de todos os membros da organização. TQC foca a melhoria de processos, produtos, serviços e cultura organizacional, e considera qualidade de um processo como responsabilidade do “dono” do processo. A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q618854 | Informática, Criptografia, Tecnólogo Formação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, IF SC, IESES

Este tipo de sistema criptográfico de chave pública utiliza criptografia em blocos e possui uma segurança muito forte, devido ao alto poder computacional necessário para se tentar quebrar esta chave. Pode-se tanto ser usado para cifrar informações como para servir de base para um sistema de assinatura digital. As assinaturas digitais podem ser usadas para provar a autenticidade de informações digitais. A chave pode ser de qualquer tamanho, dependendo da implementação utilizada. Esta definição de sistema de chave pública é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q632438 | Informática, Tecnólogo Formação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, IF SC, IESES

A linguagem SQL é padrão para se lidar com bancos de dados relacionais. A SQL inclui operações de definição de dados e operações de manipulação de dados. Dessa forma, pode-se executar operações relacionais de restrição, projeção e junção sobre dados, utilizando em cada caso a instrução:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q618382 | Informática, Conceitos Básicos de Segurança, Tecnólogo Formação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, IF SC, IESES

Um computador ou sistema computacional é considerado seguro se houver uma garantia de que é capaz de atuar exatamente como o esperado. A expectativa de todo usuário é que as informações armazenadas hoje em seu computador, lá permaneçam, mesmo depois de algumas semanas, sem que pessoas não autorizadas tenham tido qualquer acesso a seu conteúdo. Com relação aos objetivos ou princípios da Segurança da Informação, analise as seguintes opções: I. O serviço de autenticação em um sistema deve assegurar ao receptor que a mensagem é realmente procedente da origem informada em seu conteúdo. Normalmente, isso é implementado a partir de um mecanismo de senhas ou de assinatura digital. II. A informação deve ser protegida qualquer que seja a mídia que a contenha, como por exemplo, mídia impressa ou mídia digital. Deve-se cuidar não apenas da proteção da informação como um todo, mas também de partes da informação que podem ser utilizadas para interferir sobre o todo. III. A integridade consiste em evitar que dados sejam apagados ou de alguma forma alterados, sem a permissão do proprietário da informação. O conceito de integridade está relacionado com o fato de assegurar que os dados não foram modificados por pessoas não autorizadas. IV. A disponibilidade consiste na proteção dos serviços prestados pelo sistema de forma que eles não sejam degradados ou se tornem indisponíveis sem autorização, assegurando ao usuário o acesso aos dados sempre que deles precisar. A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q642468 | Informática, Tecnólogo Formação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, IF SC, IESES

A engenharia de software inclui todas as atividades envolvidas no desenvolvimento de software, desde requisitos iniciais do sistema até a manutenção e o gerenciamento do sistema implantado. O estágio mais crítico desse processo é, naturalmente, a implementação do sistema, estágio em que se cria uma versão executável do software. Com relação a este contexto, assinale a alternativa relacionada ao processo geral de gerenciamento de um sistema de software em mudança, que tem como objetivo apoiar o processo de integração do sistema para que todos os desenvolvedores possam acessar o código do projeto e os documentos relacionados de forma controlada, descobrir quais as mudanças foram feitas, bem como compilar e ligar componentes para criar um sistema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q624805 | Informática, Firewalls, Tecnólogo Formação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, IF SC, IESES

Um firewall é um sistema (ou grupo de sistemas) que reforçam a norma de segurança entre uma rede interna segura e uma rede não-confiável como a Internet. Analise os seguintes itens relacionados a este importante mecanismo de segurança: I. Um firewall pode ser um PC, um roteador, um computador de tamanho intermediário, um mainframe, uma estação de trabalho UNIX ou a combinação destes que determine qual informação ou serviços podem ser acessados de fora e a quem é permitido usar a informação e os serviços de fora. II. O modelo mais simples de firewall é conhecido como o dual homed system, ou seja, um sistema que interliga duas redes distintas. Este sistema possui um servidor com duas placas de rede que faz com que os usuários possam falar entre si. III. A filtragem de pacotes permite executar a conexão ou não a serviços em uma rede modo indireto. Normalmente estes filtros são utilizados como caches de conexão para serviços Web. Este mecanismo é utilizado em muitos casos como elemento de aceleração de conexão em links lentos. IV. É importante notar que mesmo se o firewall tiver sido projetado para permitir que dados confiáveis passem, negar serviços vulneráveis e proteger a rede interna contra ataques externos, um ataque recém-criado pode penetrar o firewall a qualquer hora. O administrador da rede deve examinar regularmente os registros de eventos e alarmes gerados pelo firewall. A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q638902 | Informática, CMMI e MPS BR, Tecnólogo Formação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, IF SC, IESES

Com relação a Qualidade de Software, existem níveis de maturidade do CMM (Capability Maturity Model). O nível 3: Definido, tem as seguintes características:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q620743 | Informática, Segurança da Informação, Tecnólogo Formação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, IF SC, IESES

Na Segurança da Informação, o termo em inglês “threat” é utilizado para definir ameaça. As ameaças propositais causadas por agentes humanos como hackers, invasores, espiões, ladrões, criadores e disseminadores de vírus de computador, incendiaries são definidas como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q636367 | Informática, Criptografia, Tecnólogo Formação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, IF SC, IESES

Este algoritmo de criptografia tem as seguintes características: em bloco, rápido, compacto e simples, inventado por Bruce Schneier; permite a utilização de uma chave de tamanho variável, de até 448 bits; é otimizado para executar em processadores de 32 ou 64 bits; não é patenteado e foi colocado em domínio público. Estas características estão relacionadas com o algoritmo de criptografia denominado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q629206 | Informática, Tecnólogo Formação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, IF SC, IESES

Com relação a Orientação a Objetos, uma descrição de um conjunto de objetos que compartilham os mesmos atributos, operações, relacionamentos e semântica, é denominado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q625882 | Informática, Engenharia de Software, Tecnólogo Formação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, IF SC, IESES

Durante a produção de um software, a etapa em que há a validação de requisitos, ou seja, atividade em que verifica-se os requisitos quanto a realismo, consistência e completude, é denominada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q635099 | Informática, Tecnólogo Formação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, IF SC, IESES

Uma vantagem dos sistemas distribuídos é a maior probabilidade de o sistema funcionar sem queda em qualquer momento dado, ou seja, eles podem continuar a funcionar (em nível reduzido) mesmo diante da falha de algum componente individual, como um site isolado. Esta característica está relacionada com a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q643050 | Informática, Tecnólogo Formação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, IF SC, IESES

As estruturas seletivas são utilizadas para controlar a ordem em que são executadas as sentenças de um programa. A estrutura que executa uma determinada ação quando é cumprida uma determinada condição é denominada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q621818 | Informática, Tecnólogo Formação Análise e Desenvolvimento de Sistemas, IF SC, IESES

Este tipo de bancos de dados começaram a se tornar comercialmente viáveis em meados de 1980. A motivação para seu surgimento está em função dos limites de armazenamento e representação semântica impostas no modelo relacional. Alguns exemplos são os sistemas de informações geográficas (SIG), os sistemas CAD e CAM, que são mais facilmente construídos usando tipos complexos de dados. Assinale a única alternativa relacionada com a afirmação anterior:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.