Questões de Concursos Tenente Clínica Médica

Resolva questões de Tenente Clínica Médica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q692232 | Medicina, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Marque a alternativa CORRETA em relação à Hemorragia Subaracnóide (HSA).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q704779 | Português, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Complete as frases com mau ou mal:


I - Os guardas responsáveis pela segurança do condomínio atuaram muito ________ na execução dos serviços.

II - Um __________ terrível abateu-se sobre o condomínio.

III - O __________ tempo acabou com a temporada de sol, consequentemente, as piscinas do condomínio ficaram vazias.

Marque a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q686092 | Medicina, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Paciente 65 anos, tabagista ativo com carga tabágica 30 anos-maço e com diagnóstico de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Apresenta dispneia grau 2 pela escala mRC (0-4) e não apresentou exacerbações ou hospitalizações pela doença no último ano. Realizou espirometria, cujos resultados mostraram Capacidade Vital Forçada (CVF) normal, Volume Expiratório Forçado no 1º segundo (VEF1) = 75% e relação VEF1–CVF = 0,65, sem alteração após a prova broncodilatadora. Nesse caso, é indicado o início de qual medicação via inalatória?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q702989 | Medicina, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Anemias devido à produção diminuída de eritrócitos são causadas pela subprodução eritrocitária classificadas de acordo com o tamanho de eritrócitos; microcíticas, macrocíticas e normocíticas. Dentre as macrocíticas, fazem parte, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q683025 | Medicina, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

São critérios de Duke menores para o diagnóstico clínico de Endocardite Bacteriana, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q698641 | Português, Interpretação de Textos, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Texto associado.

     SEGURANÇA


      O ponto de venda mais forte do condomínio era a sua segurança. Havia as belas casas, os jardins, os playgrounds, as piscinas, mas havia acima de tudo, segurança. Toda a área era cercada por um muro alto. Havia um portão principal com muitos guardas que controlavam tudo por um circuito fechado de TV. Só entravam no condomínio os proprietários e visitantes devidamente identificados e crachados.

     Mas os assaltos começaram assim mesmo. Ladrões pulavam os muros e assaltavam as casas.

      Os condôminos decidiram colocar torres com guardas ao longo do muro alto. Nos quatro lados. As inspeções tornaram-se mais rigorosas no portão de entrada. Agora não só os visitantes eram obrigados a usar crachá. Os proprietários e seus familiares também. Não passava ninguém pelo portão sem se identificar para a guarda. Nem as babás. Nem os bebês.

      Mas os assaltos continuaram.

      Decidiram eletrificar os muros. Houve protestos, mas no fim todos concordaram. O mais importante era a segurança. Quem tocasse no fio de alta tensão em cima do muro morreria eletrocutado. Se não morresse, atrairia para o local um batalhão de guardas com ordem de atirar para matar.

      Mas os assaltos continuaram.

      Grades nas janelas de todas as casas. Era o jeito. Mesmo se os ladrões ultrapassassem os altos muros, e o fio de alta tensão, e as patrulhas, e os cachorros, e a segunda cerca, de arame farpado, erguida dentro do perímetro, não conseguiriam entrar nas casas. Todas as janelas foram engradadas.

      Mas os assaltos continuaram.

      Foi feito um apelo para que as pessoas saíssem de casa o mínimo possível. Dois assaltantes tinham entrado no condomínio no banco de trás do carro de um proprietário, com um revólver apontado para a sua nuca. Assaltaram a casa, depois saíram no carro roubado, com crachás roubados. Além do controle das entradas, passou a ser feito um rigoroso controle de saídas. Para sair, só com exame demorado do crachá e com autorização expressa da guarda, que não queria conversa nem aceitava suborno.

      Mas os assaltos continuaram.

      Foi reforçada a guarda. Construíram uma terceira cerca. As famílias de mais posses, com mais coisas para serem roubadas, mudaram-se para uma chamada área de segurança máxima. E foi tomada uma medida extrema. Ninguém pode entrar no condomínio. Ninguém. Visitas, só num local predeterminado pela guarda, sob sua severa vigilância e por curtos períodos.

       E ninguém pode sair.

       Agora, a segurança é completa. Não tem havido mais assaltos. Ninguém precisa temer pelo seu patrimônio. Os ladrões que passam pela calçada só conseguem espiar através do grande portão de ferro e talvez avistar um ou outro condômino agarrado às grades de sua casa, olhando melancolicamente para a rua.

       Mas surgiu outro problema.

       As tentativas de fuga. E há motins constantes de condôminos que tentam de qualquer maneira atingir a liberdade.

       A guarda tem sido obrigada a agir com energia. 

VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se ler na escola; RJ: Objetiva,2001. 

Pode-se deduzir da leitura do texto “Segurança” que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q706067 | Medicina, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Em relação à Síndrome Coronariana Aguda sem elevação do segmento ST, marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q704021 | Direito Constitucional, Teoria Geral do Direito Constitucional, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Em todas as alternativas constam características utilizadas para caracterizar os Direitos Fundamentais. Marque a alternativa que contém uma ou mais características que NÃO caracterizam os Direitos Fundamentais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q703510 | Medicina, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Quanto à avaliação dos pacientes com as características clínicas de cólica biliar comparada à colecistite aguda, marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q682520 | Medicina, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

De acordo com Classificação Internacional de Cefaleia Modificada, Committee of International Headache Society, 2018, a cefaleia caracterizada por sintomas neurológicos recorrentes, muitas vezes, com náuseas e vômitos, mas com pouco ou nenhuma dor de cabeça, é classificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q688665 | Medicina, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Sobre a hepatite alcoólica, marque a alternativa INCORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q683292 | Medicina, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Marque a alternativa CORRETA com relação ao Aldosteronismo Primário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q701986 | Medicina, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Considerando a Resolução CFM N. 1851/2008, que altera o artigo 3º da Resolução CFM n. 1658, de 13/02/2002, que normatiza a emissão de atestados médicos e dá outras providências, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q704549 | Medicina, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Os alergenos que mais comumente causam reações anafiláticas incluem os medicamentos, veneno de insetos, os alimentos, os contrastes radiológicos, as injeções de imunoterapia e o látex. São causas de anafilaxia sistêmica mediada por IgE (anafilaxia), EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q685866 | Medicina, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Paciente procura ambulatório de clínica geral com quadro de edema. Laboratorialmente apresenta ureia sérica variando de 55 a 70 mg/dL, creatinina sérica variando de 1,9 a 2,4 mg/dL e o exame de urina mostrando a presença de cilindrúria hemática e proteínas ++. A dosagem de complemento total e frações (CH50, C3 e C4) é normal. O quadro clínico mais compatível com os achados acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q700971 | Medicina, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Estima-se que um dos sintomas mais comuns nos idosos com doença aguda, as alterações do estado mental, correspondam a 30% das avaliações de emergência nos pacientes idosos. O Confusion Assessment Method (CAM) fornece um simples algoritmo de diagnóstico operacionalizado. São características do Delirium, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q703281 | Medicina, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Considerando o Capítulo XI do Código de Ética Médica (Resolução CFM n. 1931/2009) que trata de Auditoria e Perícia Médica, é VEDADO ao médico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q699446 | Português, Morfologia, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Faça a correspondência da primeira com a segunda coluna e identifique a sequência cujo processo de formação de palavras foi devidamente observado:

(1) Banditismo
(2) Desconhecer
(3) Coaxar
(4) Televisão
(5) Guarda-costas
(6) Hidrelétrico

( ) Onomatopeia
( ) Aglutinação
( ) Hibridismo
( ) Justaposição
( ) Sufixação
( ) Prefixação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q700988 | Medicina, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

A maioria das úlceras pépticas cicatriza espontaneamente dentro de semanas a meses. No entanto, se a condição subjacente não está adequadamente tratada, pode ocorrer uma grande proporção de úlceras recorrentes. Tanto as úlceras iniciais como as recorrentes podem originar complicações. Dentre as complicações marque a alternativa que representa as duas complicações mais raras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q700483 | Medicina, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

São consideradas lesões cardíacas de alto risco para as quais é aconselhável a profilaxia da endocardite antes de procedimentos dentários, em pacientes sem histórico de transplante cardíaco, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.