Questões de Concursos Todas as Funções

Resolva questões de Todas as Funções comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q896462 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

O herpes zóster, também denominado cobreiro, é uma infecção causada pelos vírus da varicela-zóster (VZV), que são membros de um grupo de vírus de ácido desoxirribonucleico (DNA).
Quanto a essa patologia, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q896456 | Enfermagem, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

R.S., sexo feminino, 62 anos, hipertensa, diabética apresentando sequelas de Acidente Vascular Encefálico há dois anos, o que dificulta bastante a sua mobilidade. Foi admitida na clínica médica para tratar uma infecção urinária resistente a antibiótico. Ao exame físico, a paciente encontrava-se bem debilitada, emagrecida, e foi evidenciada uma lesão por pressão em região sacrococcígea, apresentando as seguintes características: úlcera superficial, perda da pele em sua espessura parcial com exposição da derme. O leito da ferida parecia viável, de coloração avermelhada e úmido.
Considerando a necessidade de estadiamento da ferida para definir a terapêutica, como o enfermeiro deve classificar essa lesão quanto ao estágio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q896471 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A atuação do enfermeiro no Centro Cirúrgico é essencial para a promoção da segurança do paciente.

Sobre as boas práticas recomendadas no Protocolo de cirurgia segura, leia as assertivas abaixo:

I. A lista de verificação da segurança cirúrgica ou checklist de cirurgia segura deve ser aplicada em três momentos cirúrgicos: antes da indução anestésica, antes da incisão cirúrgica e antes da saída da sala de operação.

II. Para a implementação da lista de verificação da segurança cirúrgica ou checklist de cirurgia segura, é necessário que um único profissional seja responsável pela sua aplicação, e este não deve impedir que a equipe progrida para a próxima fase, independente de seu nível de atendimento satisfatório.

III. O protocolo de cirurgia segura recomenda a implementação de práticas seguras para a prevenção de retenção não intencional de objetos após a realização de procedimento cirúrgico em serviços de saúde.

IV. A confirmação da efetividade da esterilização de produtos para saúde (PPS) está incluída entre as condutas de segurança cirúrgica e, para tal, são obrigatórias, no rótulo de identificação da embalagem do pacote esterilizado, informações mínimas, como nome do produto, número do lote, data da esterilização, data limite de uso, método de esterilização.


Estão CORRETAS
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q896477 | Enfermagem, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

As Teorias de Administração fazem parte integrante do gerenciamento influenciando na organização do trabalho, na divisão do trabalho, na integralidade e qualificação da assistência, evidenciando a complexidade do trabalho da equipe de enfermagem e da saúde de um modo geral.

Partindo dessa premissa, leia as afirmações abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A Teoria Clássica surgiu com Henri Fayol, o qual classificou as atividades da empresa como: Funções Técnicas e Administrativas, dando ênfase à estrutura.

( ) A Teoria Estruturalista teve como destaque Levi-Strauss, Karl Marx e Max Weber, com abordagem na organização formal e informal, nas recompensas materiais e nas não materiais bem como na interação da organização com o meio ambiente.

( ) A Teoria Comportamentalista, resgatando a pirâmide das necessidades de Maslow e de Mc Gregor, tem três pressupostos a respeito do comportamento humano: 10 Teoria X; 20 Teoria W e 30 Teoria Y, com ênfase nas pessoas que estivessem em busca de serem contratadas.

( ) A Teoria das relações Humanas preocupava-se com o homem no trabalho e com grupos em vez de preocupar-se com os métodos de trabalho, com as regras e com as normas a serem seguidas pelos executantes.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q896461 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

O Diabetes Mellitus tipo 2 é um distúrbio, caraterizado por hiperglicemia crônica, acompanhada por alterações no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas, que são consequência tanto dos defeitos na secreção como na ação da insulina. A consulta de enfermagem é fundamental no acompanhamento e controle do paciente acometido por essa patologia.

Sobre o Diabetes, analise as afirmativas abaixo:

I. A consulta de enfermagem tem o objetivo de conhecer a história pregressa do paciente, seu contexto social e econômico, grau de escolaridade, avaliar o potencial para o autocuidado e avaliar as condições de saúde.

II. O Processo de Enfermagem, contido na consulta de enfermagem, deve estabelecer os diagnósticos das necessidades de cuidado ao paciente portador de DM tipo 2. Para tanto, a avaliação do enfermeiro quanto às necessidades do paciente deve ser pautada no escore de Framingham, que demostrará o risco de doença renal.

III. Nas consultas de enfermagem, o processo educativo deve preconizar a orientação de medidas para a administração medicamentosa, especialmente da insulina, e que comprovadamente melhorem o controle da glicemia. As orientações sobre mudança de estilo de vida deverão ser realizadas após o controle glicêmico.

IV. O Processo de Enfermagem (PE) deve estabelecer ações que auxiliem a pessoa a conhecer o seu problema de saúde e os fatores de risco correlacionados, além de identificar vulnerabilidades, prevenir complicações e conquistar um bom controle metabólico que, em geral, dependem da mudança do estilo de vida, de uma alimentação regular e da prática de exercícios físicos.


Estão CORRETAS apenas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q896454 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A sondagem vesical é um procedimento invasivo, o qual envolve riscos ao paciente, que está sujeito a infecções do trato urinário e/ou a trauma uretral ou vesical.

Sobre a atuação do Enfermeiro na sondagem vesical, leia as afirmações abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.


( ) Garantir que somente o profissional Enfermeiro treinado faça a inserção dos dispositivos urinários.

( ) Escolher cateter de maior calibre possível que garanta a drenagem adequada, a fim de minimizar ocorrências de trauma.

( ) O sistema cateter-tubo coletor não deve ser aberto e, se necessário, manusear com técnica asséptica.

( ) Revisar regularmente a necessidade de manutenção do dispositivo, removendo-o logo que possível.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q896473 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A urbanização da Leishmaniose visceral (LV), associada à grande mobilidade dos reservatórios e vetores, faz com que a doença exiba elevado potencial de expansão e maior dificuldade de controle.

Sobre a Leishmaniose Visceral (LV), assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q896453 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Os sinais vitais (SSVV) são indicadores do estado de saúde e da garantia das funções circulatória, respiratória, neural e endócrina do corpo. Esses parâmetros contribuem para que o enfermeiro identifique os diagnósticos de enfermagem, avalie as intervenções implementadas e tome decisões sobre a resposta do paciente à terapêutica.

Sobre SSVV, leia as afirmações abaixo:


I. A medida da PA no idoso pode sofrer influência do processo de envelhecimento, e as mais comuns são: pseudohipertensão, hiato auscultatório, arritmias e hipotensão postural.

II. A anamnese é fundamental para o diagnóstico da febre, onde são investigadas características semiológicas da febre, como início, duração, evolução, intensidade, modo de terminar.

III. O pulso filiforme apresenta uma pequena amplitude e é mole, e no pulso dicrótico se percebe uma dupla onda em cada pulsação.

IV. Na respiração de Biot, ocorrem períodos de apneia que interrompem a sequência das incursões respiratórias.


Estão CORRETAS
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q896469 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Considerando as recomendações das Diretrizes Nacionais para Assistência ao Parto Normal no Brasil e o estado atual dos conhecimentos a respeito da evolução dos Períodos Clínicos do Parto, analise as afirmativas abaixo:

I. Gestantes de risco habitual, com membranas íntegras, frequência cardíaca fetal normal, dilatação cervical menor que 6cm, após cardiotocografia com padrão tranquilizador, poderão ser liberadas para casa após 2 horas de observação.

II. Durante o trabalho de parto ativo, diante da presença de eliminação de mecônio, deve-se utilizar o recurso de monitorização fetal contínua, se possível após a realização de cardiotocografia com padrão tranquilizador.

III. No terceiro estágio do trabalho de parto, recomenda-se o manejo ativo, com administração de agente uterotônico e tração controlada do cordão, pois reduz o risco de perda sanguínea grave e transfusão de sangue, em comparação com o manejo expectante.


Está CORRETO o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q896455 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Em uma unidade hospitalar, foi admitido na clínica médica para investigação diagnóstica, R. T. 50 anos, sexo masculino. Ao exame físico, evidenciaram--se: mucosas hipocoradas, pele com turgor e elasticidade diminuídos, abdome globoso doloroso à palpação, membros inferiores edemaciados. Na anamnese, o paciente referiu que há aproximadamente 4 dias vem apresentando fezes escurecidas com odor fétido e ainda que não tem conseguido ingerir líquidos e se alimentar regularmente, uma vez que tem a sensação de plenitude gástrica. Diante do quadro clínico apresentado, foi prescrita a instalação de Sonda Nasogástrica (SNG) para acompanhamento e controle do conteúdo gástrico.

Quanto a este procedimento, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q896464 | Enfermagem, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Sobre o câncer de mama, leia as afirmações abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Os fatores de risco endócrinos/história reprodutiva estão relacionados, principalmente, ao estímulo estrogênico. São eles: história de menarca precoce, menopausa tardia, primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade, uso de contraceptivos orais e terapia de reposição hormonal pós-menopausa.

( ) Trabalhadores expostos a agrotóxico, benzeno, campos magnéticos, dioxinas, compostos orgânicos voláteis, hormônios, profissionais do ramo de cabeleireiro, trabalhadores noturnos, da indústria da borracha, plástico, química e refinaria de petróleo têm maior risco de ter câncer de mama.

( ) O diagnóstico do câncer de mama deve estar ancorado em um tripé: exame clínicos (anamnese e exame físico), exame de imagem e análise histopatológica.

( ) O tratamento varia de acordo com o estadiamento da doença, suas características biológicas, bem como as condições da paciente (idade, status menopausal, comorbidades e preferências), sendo a cirurgia o único tratamento local.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q896472 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Os cuidados de enfermagem no perioperatório são fundamentais para uma assistência cirúrgica de qualidade, e para tal, o enfermeiro deve pautar o seu processo de trabalho em metodologias que sistematizam o cuidado assertivo e instrumentalizam a avaliação dos riscos em todas as etapas da experiência cirúrgica.

Sobre o processo de cuidar no período perioperatório, leia as afirmações abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.


( ) A abreviação do jejum pré-operatório é uma recomendação baseada em protocolos multimodais que buscam acelerar a recuperação do paciente e reduzir o estresse cirúrgico.

( ) A hipotermia intraoperatória é um evento que pode ocorrer entre os pacientes submetidos ao ato anestésico - cirúrgico, no entanto, o enfermeiro perioperatório deve se preocupar em estabelecer ações de prevenção da hipotermia e manutenção da normotermia em todos os períodos operatórios.

( ) A hipertermia maligna é uma síndrome hipermetabólica hereditária, resultante de mutações em genes ligados à dinâmica intracelular do cálcio e relacionada aos anestésicos inalatórios halogenados. A liberação excessiva de cálcio intracelular leva a sinais, como bradicardia, apneia, flacidez do músculo masseter, flacidez generalizada da musculatura entre outros sinais.

( ) A retenção urinária é uma complicação comum após cirurgias com o uso de anestesia geral ou de bloqueio espinhal. A sua identificação precoce não influencia na ocorrência de lesão no músculo detrusor, disfunção vesical e infecção do trato urinário.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q896475 | Enfermagem, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Com relação à aplicação da epidemiologia pela enfermagem, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Para fins didáticos, a epidemiologia pode ser dividida em descritiva e analítica. A epidemiologia descritiva procura responder às perguntas: Quem adoece? Quando adoece? Onde ocorre a doença?

( ) A vigilância epidemiológica tem como atividades a notificação de casos; investigação epidemiológica; consolidação e análise dos dados; recomendação de medida de intervenção; divulgação de informação e avaliação da intervenção.

( ) O coeficiente de mortalidade infantil indica a quantidade de óbitos que ocorreram entre crianças menores de um ano, em um determinado período e local. Tem como fonte de dados o sistema de informação sobre mortalidade (SIM).

( ) Epidemia corresponde à ocorrência de aumento do número de casos de determinada doença, distribuídos em espaço delimitado, enquanto a pandemia é caracterizada pela larga distribuição dos casos atingindo várias nações.

( ) A mortalidade de uma população pode ser avaliada a partir da mortalidade proporcional por causa básica. A mortalidade proporcional por causa estima o risco de morte por uma doença ou grupo de doença.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q896457 | Enfermagem, Medicação Oral, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Sobre a base para as ações dos medicamentos, leia as afirmações abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Cada via possui uma velocidade diferente de absorção. Na via oral, como os medicamentos atravessam o trato gastrointestinal, a velocidade de absorção é geralmente lenta.

( ) A capacidade de dissolução de um medicamento por via oral depende, em grande parte, da sua forma de preparação. As soluções e suspensões em estado líquido são absorvidas com maior facilidade do que os comprimidos ou as cápsulas.

( ) Em virtude da membrana celular possuir uma camada lipídica, os medicamentos pouco lipossolúveis atravessam facilmente essa membrana e são absorvidos mais rapidamente.

( ) Quando o local de administração é bastante vascularizado, os medicamentos são absorvidos mais rapidamente. Dessa forma, área com maior irrigação sanguínea aumenta a absorção, facilitando a passagem da medicação para o sangue.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q896465 | Enfermagem, Calendário Vacinal, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A vacinação é a melhor maneira de proteger a criança contra doenças imunopreveníveis.
Sobre vacinas na criança, leia as afirmações abaixo:

I. Vacina meningocócica C (conjugada) - (Meningo C) (1ª dose) é administrada aos 3 meses. Doença evitada: doença invasiva causada pela Neisseria meningitidis do sorogrupo C.

II. Vacina rotavírus humano G1P1 [8] (atenuada) - (VRH) (1ª dose) é administrada aos 6 meses. Doença evitada: diarreia por rotavírus (Gastroenterites).

III. Vacina Febre Amarela (atenuada) - (FA) (1ª dose) é administrada aos 12 meses. Doença evitada: Febre Amarela.

IV. Vacina Sarampo, Caxumba, Rubéola (Tríplice viral) (1ª dose) é administrada aos 12 meses. Doenças evitadas: Sarampo, Caxumba e Rubéola.

Estão CORRETAS apenas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q896466 | Enfermagem, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

O Cuidar de Enfermagem à Prevenção de quedas em pacientes pediátricos hospitalizados é um aspecto inerente à prática da Enfermagem.
Em pacientes pediátricos, a ocorrência de quedas se relaciona às habilidades motoras das crianças que variam de acordo: (coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas)

( ) com a sua faixa etária. ( ) pela incapacidade de avaliar os riscos relacionados a quedas pela equipe. ( ) pela curiosidade inata e comportamentos desafiadores das crianças. ( ) pela utilização incorreta de equipamentos.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q896468 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

O Vírus Linfotrópico de Células T Humanas (HTLV) é um retrovírus humano oncogênico, causador de doenças infecciosas, capaz de infectar as células do sistema imunológico e impossibilitar o organismo de desenvolver mecanismos de defesa para debelar a infecção, considerando o potencial do HTLV em ser transmitido de mãe para filho.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde do Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q896474 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Sobre o Processo de Enfermagem (PE), leia as afirmações abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A Resolução COFEN 736/2024, no seu Art. 2º, diz que o Processo de Enfermagem (PE) deve estar fundamentado em Teorias e Modelos de Cuidado, Sistemas de Linguagens Padronizadas, instrumentos de avaliação validados e outros conhecimentos correlatos, como estruturas teóricas conceituais e operacionais que fornecem propriedades descritivas, explicativas, preditivas e prescritivas que lhe servem de base.

( ) O processo de enfermagem (PE) tem por diferença essencial do método de solução de problemas ser proativo, destacando-se pela necessidade de investigação contínua dos fatores de risco e de bem-estar, mesmo quando não houver problemas.

( ) O PE e a Sistematização da Assistência de Enfermagem são termos similares que tem como objetivo organizar o trabalho profissional da enfermagem quanto ao método, pessoal e instrumentos.

( ) O PE serve à atividade intelectual do enfermeiro, portanto se dá durante e depende da relação enfermeiropessoa/família/comunidade que está sob seus cuidados, embora não seja concebível defini-lo como a própria documentação.

( ) Para fins didáticos, as etapas do PE são descritas separadamente e em ordem sequencial. Mas vale destacar que elas são inter-relacionadas e, por isso, uma depende da outra. Ademais, essas etapas se sobrepõem, dado que o PE é contínuo.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q896460 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A enfermeira Renata admitiu na unidade de pronto-atendimento o paciente J. R. referindo fortes dores, contínua e em queimação na região epigástrica. Segundo o paciente, as dores aumentam entre 2 e 3 horas após a alimentação. Foram realizados exames laboratoriais e de imagem e, após avaliação, foi feito o diagnóstico médico de úlcera duodenal. Um dos diagnósticos de enfermagem estabelecido pela enfermeira para o paciente foi: Dor aguda relacionada à queimação química da mucosa duodenal, evidenciada por postura álgica e rígida.

Dessa forma, sobre as intervenções de enfermagem que podem ser prescritas pela enfermeiro(a), analise as afirmativas abaixo:

I. Registrar e observar relatos de dor, incluindo localização, duração, intensidade (aplicando escala de dor), orientando quanto à importância e à necessidade de realizar adequadamente o esquema terapêutico prescrito.

II. Registrar e observar apenas as evidências verbais de dor. E as não verbais, como agitação, postura álgica, relutância e taquicardia, devem ser descartadas, uma vez que não interferem na condução das intervenções de enfermagem.

III. Administrar medicamentos prescritos para dor e antiácidos ou outros que se fizerem necessários, conforme o horário de rotina da unidade.

IV. Orientar o paciente a manter uma dieta branda e pastosa, ingerindo a menor quantidade possível de alimento.


Estão CORRETAS apenas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q896470 | Enfermagem, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A atuação do enfermeiro no Centro de Material e Esterilização é essencial para a promoção da segurança do paciente.

Sobre as boas práticas necessárias para o cuidado cirúrgico com qualidade, analise as afirmativas abaixo:


I. A confirmação da efetividade da esterilização dos instrumentais é uma recomendação prevista na lista de verificação da segurança cirúrgica ou checklist de cirurgia segura.

II. O uso de instrumentais cirúrgicos devidamente esterilizados nos procedimentos cirúrgicos é considerado uma prática essencial, por se tratar de artigos semicríticos conforme a classificação de Spaulding.

III. A garantia da esterilização dos artigos críticos é confirmada pela avaliação e monitoramento dos indicadores dos processos de esterilização.

IV. A manutenção de registros de esterilização não parece ser útil para permitir o rastreamento da rotina de uso dos equipamentos e das manutenções preventivas e/ou corretivas, além de não permitir a verificação da esterilidade do item cirúrgico e controle de qualidade.


Estão CORRETAS
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.