Início Questões de Concursos Tradutor e Intérprete de Sinais Resolva questões de Tradutor e Intérprete de Sinais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Tradutor e Intérprete de Sinais Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1015032 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020As pessoas surdas definem-se em termos culturais e linguísticos. Sendo assim, em relação à cultura surda, é correto afirmar que ✂️ a) a diversidade cultural proveniente da vinda dos imigrantes franceses à nossa Pátria culminou no multiculturalismo, dentre eles a cultura surda. ✂️ b) ainda no período monárquico, Dom Pedro ll deu início à cultura surda brasileira ao trazer o professor francês Ernest Huet ao Rio de Janeiro. Em setembro de 1857, fundou o IISM- Imperial Instituto dos “Surdos-Mudos” (nomenclatura daquela época). ✂️ c) a cultura surda é uma imagem similar à cultura ouvinte. É o seu revés. No entanto não é uma cultura patológica. ✂️ d) a cultura surda destaca-se a partir de um povo que usa diversas linguagens para se comunicar (gestos, expressões faciais, mãos e outros), sendo possível após a vinda de Huet. ✂️ e) a diversidade cultural proveniente da vinda dos imigrantes (franceses, italianos e japoneses) à nossa Pátria culminou no multiculturalismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1015034 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020A Língua Brasileira de Sinais é a língua utilizada pela comunidade surda do Brasil, oficializada pela Lei n° 10.436/02 e seu decreto n° 5626/05. A respeito da sigla correspondente à “LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS”, é correto afirmar que sua grafia deve atender à seguinte convenção (mais tradicional): ✂️ a) deve ser escrita com todas as letras maiúsculas, pois cada letra corresponde a uma palavra, independentemente de ser a sigla pronunciável ou não: LIBRAS. ✂️ b) pode ser escrita com todas as letras maiúsculas ou apenas com a primeira letra maiúscula, pois não há regras definidas. (Libras). ✂️ c) deve ser mista (maiúscula e minúscula), para diferenciá-la de outras que tenham as mesmas iniciais (LIBras). ✂️ d) apenas a primeira letra deve ser escrita em minúscula, pois cada letra não corresponde necessariamente a uma palavra: (lIBRAS). ✂️ e) apenas a primeira letra deve ser escrita em maiúscula, pois cada letra não corresponde necessariamente a uma palavra:(Libras). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1015036 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Em relação à interpretação da Língua Portuguesa para Libras, é importantíssimo compreender que ✂️ a) uma é oral e a outra visual, e isso proporciona à Libras status superior à Língua Portuguesa. ✂️ b) pesquisar e aprimorar o conhecimento sobre o gênero textual a ser interpretado e as estratégias de interpretação não proporcionará qualidade ao trabalho. ✂️ c) o conhecimento e o uso do código de Ética profissional é um apoio dispensável tanto para surdos quanto ouvintes envolvidos no processo de tradução/interpretação. ✂️ d) assim como na tradução da língua oral, a ação tradutória para língua de sinais também exige do tradutor competências linguística e metodológica, além de conhecimento dentro da área em que permeia o texto, conhecimento bicultural e técnicas de interpretação. ✂️ e) ao traduzir a Língua Portuguesa para a Língua de Sinais, o profissional Intérprete tem como foco estratégia de interpretação desarticulada totalmente das teorias que norteiam a tradução da língua oral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1015031 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020A respeito da História e Cultura Surda brasileira, assinale a alternativa correta. ✂️ a) No período imperial, o surdo foi marginalizado, principalmente no governo de D. Pedro II, principal opositor do grupo surdo. Nesse período, a Língua de Sinais foi proibida em território nacional. ✂️ b) Com o surgimento da República e seu estilo progressista, o surdo ganhou visibilidade pelos políticos. Dessa forma, e sobre influência do professor francês Hernest Huet, foi fundado o Instituto dos Surdos-Mudos (Rio de Janeiro). ✂️ c) A formação da Libras data do século XIX, tendo como principais influências os pensadores e emigrantes italianos, trazendo ideias antioralistas e a Língua de Sinais Italiana (LSI), respectivamente. ✂️ d) A Libras foi oficializada em 2002, por um decreto que, entre outras premissas, instituiu que esta não poderia substituir a escrita da língua portuguesa. Desse modo, a Libras é uma Língua Secundária no Brasil. ✂️ e) Atualmente, os cursos educacionais em que a comunicação é essencial (como Magistério, Fonoaudiologia, Direito) devem, segundo a legislação, apresentar a disciplina de Libras como parte integrante do Parâmetro Curricular Nacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1013254 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Assinale a alternativa em que todos os autores são estudiosos na área da surdez. ✂️ a) Carlos Skliar, Sueli Fernandes, Fernando Capovilla. ✂️ b) Burrhus Skinner, Lev Vygotsky, Jean Piaget. ✂️ c) Sueli Fernandes, Burrhus Skinner, Jean Piaget. ✂️ d) Fernando Capovilla, Sigmund Freud, Lev Vygotsky. ✂️ e) Carlos Skliar, Sueli Fernandes, Sigmund Freud. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1013250 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. No século XIX, a educação do surdo tornou-se um tema recorrente entre intelectuais europeus e norte-americanos, de modo que foram realizados congressos com o objetivo de obter uma coesão no estudo e educação dos surdos pelo mundo. O popularmente denominado ________________ foi um dos mais conhecidos, pois determinou que os surdos deveriam serem ensinados pelo método do _____________. ✂️ a) Congresso de Milão / Gestualismo ✂️ b) Congresso de Veneza / Gestualismo ✂️ c) Congresso de Milão / Oralismo ✂️ d) Congresso de Veneza / Oralismo ✂️ e) Congresso de Veneza / Bilinguismo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1015025 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020A respeito da inclusão do surdo no ambiente educacional, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) A inclusão eficiente ocorre quando a escola está com sua estrutura de funcionamento organizada com metodologias e recursos pedagógicos a fim de suprir as possíveis dificuldades que o aluno surdo possuirá ao longo de sua formação. ✂️ b) Para ocorrer inclusão eficiente, é necessário que os professores possuam formação que os proporcione recursos e estratégias que lhes permitam oferecer educação de qualidade a alunos surdos. ✂️ c) O uso da tecnologia é essencial na inclusão educacional, pois proporciona novos meios de ensino que potencializam a aprendizagem de pessoas com necessidades especiais como o surdo. ✂️ d) Somente a utilização de intérprete de Libras ou professores que saibam Libras não é suficiente para a inclusão escolar, sendo que a Língua de Sinais não atua no desenvolvimento cognitivo do surdo como o Português atua no desenvolvimento cognitivo de ouvintes. ✂️ e) A Tecnologia Assistiva (TA) é de elevado potencial educativo e pedagógico, podendo ser eficiente na educação inclusiva, no entanto é pouco conhecida no Brasil e é utilizada por pequenos grupos, além de ser pouco utilizada para a inclusão educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1015033 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Um par mínimo demonstra o contraste fonêmico entre os sons em questão. Por exemplo, o par mínimo “pato/bato” demonstra o contraste fonêmico entre [p] e [b]. Cada par mínimo encontrado classifica os dois segmentos em questão como fonemas do português. No caso de “pato/bato”, dizemos que /p/ e /b/ são fonemas distintos no português. Pesquisas linguísticas americanas também comprovaram que nos sinais utilizados pelos surdos havia par mínimo, por isso eram estruturados gramaticalmente. Sobre essa questão linguística, é correto afirmar que ✂️ a) a língua oral e a língua de sinais não são similares em nível estrutural, ou seja, não são formadas a partir de unidades simples. ✂️ b) os parâmetros ilegítimos da Libras são: configuração de mão (CM), ponto de articulação (PA) ou locação (L) e movimento (M). Estudos posteriores pontuaram mais dois parâmetros: orientação de mão (O) e expressões não manuais: expressões faciais e corporais. ✂️ c) a língua de sinais é um legítimo sistema linguístico, estudada, inclusive, pelos linguistas, pois atende eficazmente às necessidades de comunicação entre os indivíduos surdos, os quais são capazes de expressarem qualquer assunto de seu interesse ou conhecimento. ✂️ d) assim como as demais línguas de sinais, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) não segue os esquemas fonéticos e morfológicos pontuados por Stook e os demais pesquisadores. ✂️ e) os estudos que comprovaram os parâmetros da Língua de Sinais são importantes para a atuação do intérprete, mas sua relevância se limita à ação de interpretação e não às questões gramaticais que a legitimam como língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1013251 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Assinale a alternativa que, na tradução para Libras, utiliza configuração de mão “C” para realizar o sinal. ✂️ a) Limpar. ✂️ b) Bonita. ✂️ c) Especial. ✂️ d) Papel. ✂️ e) Copo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1013253 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Assinale a alternativa em que, para realizar a tradução para Libras, é usada a mesma configuração de mão das palavras citadas. ✂️ a) Ainda – aluno – evacuar. ✂️ b) Aluno – casa – amor. ✂️ c) Dengue – ainda – evacuar. ✂️ d) Amor – casa – dengue. ✂️ e) Aluno – evacuar – casa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1015024 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Acerca do intérprete de Libras na sociedade brasileira, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Para desempenhar a função de intérprete, o indivíduo deve ter conhecimento linguístico da Libras e da Língua Portuguesa, não sendo necessário possuir domínio dos processos, dos modelos, das estratégias e das técnicas de tradução e interpretação. ✂️ b) A falta de intérpretes limita que um maior grupo de surdos possa se socializar fora da comunidade surda, além de serem prejudicados educacionalmente. ✂️ c) Professores de Libras são necessariamente intérpretes de Libras, já que se trata do processo comunicativo do surdo, com o intuito de que esse possa se relacionar com os ouvintes de maneira eficaz. ✂️ d) Confiabilidade, Imparcialidade e Descrição são características imprescindíveis ao intérprete. Devido a isso, todo professor de Libras é intérprete e vice-versa. ✂️ e) Desde o início do século XX, a profissão do intérprete de libras é valorizada em território nacional, por ser a única maneira dos professores ensinarem nos institutos de educação de surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q1015028 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020A respeito da língua, da linguagem e do sistema bilinguista, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. I. A língua natural do surdo é aquela adquirida espontaneamente pelo contato entre seus usuários. II. O bilinguismo é a filosofia utilizada no sistema educacional brasileiro, que visa à inclusão do surdo no ambiente escolar. III. As experiências linguísticas e comunicativas são essenciais para o desenvolvimento intelectual, por isso é imprescindível que o surdo aprenda sua língua natural. IV. De acordo com o bilinguismo, não é necessário o aprendizado da escrita alfabética pelo surdo. ✂️ a) Apenas I, II e III. ✂️ b) Apenas I, II e IV. ✂️ c) Apenas I, III e IV. ✂️ d) Apenas II, III e IV. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q1015030 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Considerando a ética e os princípios fundamentais dos intérpretes de Libras, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O Intérprete não deve aceitar novos sinais, sendo que é sua função manter o padrão da Libras. ✂️ b) O Intérprete não pode influenciar o surdo a buscar decisões legais ou outra a seu favor. ✂️ c) O intérprete não deve esclarecer o público em relação ao surdo, sendo que sua função é traduzir. ✂️ d) O intérprete não deve ser imparcial, já que uma melhor tradução é efeito de uma interpretação pessoal do profissional. ✂️ e) O intérprete não deve ser um confidente de informações, ou seja, as informações confiadas a ele podem ser mencionadas a terceiros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q1015037 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Em relação aos profissionais da tradução/interpretação de Libras, é correto afirmar que ✂️ a) um professor de surdos é apto para atuar como profissional tradutor/intérprete de Libras. ✂️ b) pessoas que dominam a Libras são intérpretes de Libras. ✂️ c) filhos de pais surdos são obrigatoriamente intérpretes de Libras. ✂️ d) tradutor/intérprete de Libras é a pessoa com formação e aprovação em bancas específicas, capaz de traduzir e interpretar a língua de sinais para língua falada e vice-versa. ✂️ e) pais de surdos são intérpretes de Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q1013252 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020No período histórico Educacional denominado Oralismo, o professor devia agir de qual maneira? ✂️ a) Aplicar a matéria virado para o quadro, escrevendo o máximo possível, de modo que o aluno “deficiente auditivo” pudesse adquirir a maior quantidade de vocábulos. ✂️ b) Ministrar as aulas gritando para que o aluno “deficiente auditivo” pudesse ouvir o professor. ✂️ c) Ministrar as aulas falando muito devagar para que o aluno “deficiente auditivo” compreendesse as palavras do professor. ✂️ d) Ministrar as aulas falando com a boca com maior amplitude possível para que o aluno “deficiente auditivo” se contextualizasse. ✂️ e) Ministrar as aulas de frente para o aluno “deficiente auditivo” de modo que esse sempre pudesse ver a face do professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q1015026 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Considerando o sistema signwriting (escrita de sinais), assinale a alternativa correta. ✂️ a) É um programa que permite a tradução do português para Libras. ✂️ b) Nesse sistema, são utilizadas configurações de mãos (CM), mas não de expressão facial. ✂️ c) No Brasil, esse sistema é denominado Datilologia em Libras. ✂️ d) Por meio desse sistema, é possível representar o Movimento (M) e a Orientação(O) e outros. ✂️ e) Algumas línguas de sinais, como a Libras, não podem ser traduzidas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q1015029 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Acerca das modalidades das línguas e dos tradutores-intérpretes de língua de sinais, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A modalidade de língua oral-auditiva é aquela em que os indivíduos se comunicam pelas formações de sons, os quais independem da intensidade emitida. ✂️ b) A modalidade de língua visual-espacial é aquela em que as informações são percebidas pela visão de sinais, sendo a base na língua falada. ✂️ c) A modalidade de língua gráfica-espacial é aquela em que as informações provêm da visualização de símbolos gráficos, estando presente tanto na língua falada como na sinalizada. ✂️ d) O tradutor-intérprete consecutivo é aquele que vê/ouve o enunciado e, ao mesmo tempo, processa a informação e traduz para outra língua. ✂️ e) O tradutor-intérprete simultâneo é aquele que vê/ouve o enunciado e processa a informação para, então, traduzir para outra língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q1015035 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020A partir da oficialização da Língua Brasileira de Sinais e de sua inclusão, principalmente na esfera educacional, surge um novo profissional: o intérprete de Língua de Sinais. Este já existia, mas não oficializado e sua atuação era restrita aos espaços religiosos, sociais e/ou familiares. Sobre o profissional intérprete/tradutor, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Desde o período imperial, a remuneração do profissional intérprete/tradutor de Libras é de responsabilidade da União, Estado ou Município. ✂️ b) A tradução/interpretação diz respeito apenas a uma passagem entre duas línguas. Um tradutor deve levar em conta somente as regras estritamente linguísticas, independentemente dos elementos culturais. ✂️ c) A ação de traduzir objetiva a tradução de vocabulários, pois todo vocabulário tem uma origem cultural carregada em sua semântica. ✂️ d) A função primordial do intérprete de libras educacional é apenas intermediar as relações estabelecidas entre o aluno surdo e os conteúdos escolares. ✂️ e) As funções a serem desempenhadas pelo intérprete de Libras, desde sua origem, sofrem alterações, pois trata-se de um fazer que perpassa pelas peculiaridades da área educacional, pelo domínio e pela fluência de Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q1015027 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020O Oralismo, a Comunicação Total e o Bilinguismo são três filosofias educacionais que possuem representatividade no trabalho com surdos no Brasil. A respeito dessas abordagens, assinale a alternativa correta. ✂️ a) De acordo com o bilinguismo, os surdos devem aprender a língua de sinas como primeira língua, já que a consideram natural a eles, e aprender a língua oficial de seu país como língua secundária. ✂️ b) De acordo com o bilinguismo, a língua de sinais é essencial para a formação dos surdos, no entanto a língua de seu país também, já que é imprescindível que o surdo viva semelhantemente ao ouvinte. ✂️ c) De acordo com o oralismo, a língua oral deve ser preponderante na vida do surdo, embora ele possa utilizar complementarmente a língua de sinais, já que a surdez não o caracteriza como deficiente. ✂️ d) De acordo com a comunicação total, recursos espaço-visuais devem ser utilizados de modo generalizado para facilitar a comunicação do surdo e assim eliminar sua patologia. ✂️ e) A comunicação total estimula o uso de qualquer recurso linguístico para atingir seu principal objetivo, a aquisição da língua oral. 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1Q1015032 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020As pessoas surdas definem-se em termos culturais e linguísticos. Sendo assim, em relação à cultura surda, é correto afirmar que ✂️ a) a diversidade cultural proveniente da vinda dos imigrantes franceses à nossa Pátria culminou no multiculturalismo, dentre eles a cultura surda. ✂️ b) ainda no período monárquico, Dom Pedro ll deu início à cultura surda brasileira ao trazer o professor francês Ernest Huet ao Rio de Janeiro. Em setembro de 1857, fundou o IISM- Imperial Instituto dos “Surdos-Mudos” (nomenclatura daquela época). ✂️ c) a cultura surda é uma imagem similar à cultura ouvinte. É o seu revés. No entanto não é uma cultura patológica. ✂️ d) a cultura surda destaca-se a partir de um povo que usa diversas linguagens para se comunicar (gestos, expressões faciais, mãos e outros), sendo possível após a vinda de Huet. ✂️ e) a diversidade cultural proveniente da vinda dos imigrantes (franceses, italianos e japoneses) à nossa Pátria culminou no multiculturalismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1015034 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020A Língua Brasileira de Sinais é a língua utilizada pela comunidade surda do Brasil, oficializada pela Lei n° 10.436/02 e seu decreto n° 5626/05. A respeito da sigla correspondente à “LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS”, é correto afirmar que sua grafia deve atender à seguinte convenção (mais tradicional): ✂️ a) deve ser escrita com todas as letras maiúsculas, pois cada letra corresponde a uma palavra, independentemente de ser a sigla pronunciável ou não: LIBRAS. ✂️ b) pode ser escrita com todas as letras maiúsculas ou apenas com a primeira letra maiúscula, pois não há regras definidas. (Libras). ✂️ c) deve ser mista (maiúscula e minúscula), para diferenciá-la de outras que tenham as mesmas iniciais (LIBras). ✂️ d) apenas a primeira letra deve ser escrita em minúscula, pois cada letra não corresponde necessariamente a uma palavra: (lIBRAS). ✂️ e) apenas a primeira letra deve ser escrita em maiúscula, pois cada letra não corresponde necessariamente a uma palavra:(Libras). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1015036 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Em relação à interpretação da Língua Portuguesa para Libras, é importantíssimo compreender que ✂️ a) uma é oral e a outra visual, e isso proporciona à Libras status superior à Língua Portuguesa. ✂️ b) pesquisar e aprimorar o conhecimento sobre o gênero textual a ser interpretado e as estratégias de interpretação não proporcionará qualidade ao trabalho. ✂️ c) o conhecimento e o uso do código de Ética profissional é um apoio dispensável tanto para surdos quanto ouvintes envolvidos no processo de tradução/interpretação. ✂️ d) assim como na tradução da língua oral, a ação tradutória para língua de sinais também exige do tradutor competências linguística e metodológica, além de conhecimento dentro da área em que permeia o texto, conhecimento bicultural e técnicas de interpretação. ✂️ e) ao traduzir a Língua Portuguesa para a Língua de Sinais, o profissional Intérprete tem como foco estratégia de interpretação desarticulada totalmente das teorias que norteiam a tradução da língua oral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1015031 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020A respeito da História e Cultura Surda brasileira, assinale a alternativa correta. ✂️ a) No período imperial, o surdo foi marginalizado, principalmente no governo de D. Pedro II, principal opositor do grupo surdo. Nesse período, a Língua de Sinais foi proibida em território nacional. ✂️ b) Com o surgimento da República e seu estilo progressista, o surdo ganhou visibilidade pelos políticos. Dessa forma, e sobre influência do professor francês Hernest Huet, foi fundado o Instituto dos Surdos-Mudos (Rio de Janeiro). ✂️ c) A formação da Libras data do século XIX, tendo como principais influências os pensadores e emigrantes italianos, trazendo ideias antioralistas e a Língua de Sinais Italiana (LSI), respectivamente. ✂️ d) A Libras foi oficializada em 2002, por um decreto que, entre outras premissas, instituiu que esta não poderia substituir a escrita da língua portuguesa. Desse modo, a Libras é uma Língua Secundária no Brasil. ✂️ e) Atualmente, os cursos educacionais em que a comunicação é essencial (como Magistério, Fonoaudiologia, Direito) devem, segundo a legislação, apresentar a disciplina de Libras como parte integrante do Parâmetro Curricular Nacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1013254 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Assinale a alternativa em que todos os autores são estudiosos na área da surdez. ✂️ a) Carlos Skliar, Sueli Fernandes, Fernando Capovilla. ✂️ b) Burrhus Skinner, Lev Vygotsky, Jean Piaget. ✂️ c) Sueli Fernandes, Burrhus Skinner, Jean Piaget. ✂️ d) Fernando Capovilla, Sigmund Freud, Lev Vygotsky. ✂️ e) Carlos Skliar, Sueli Fernandes, Sigmund Freud. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1013250 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. No século XIX, a educação do surdo tornou-se um tema recorrente entre intelectuais europeus e norte-americanos, de modo que foram realizados congressos com o objetivo de obter uma coesão no estudo e educação dos surdos pelo mundo. O popularmente denominado ________________ foi um dos mais conhecidos, pois determinou que os surdos deveriam serem ensinados pelo método do _____________. ✂️ a) Congresso de Milão / Gestualismo ✂️ b) Congresso de Veneza / Gestualismo ✂️ c) Congresso de Milão / Oralismo ✂️ d) Congresso de Veneza / Oralismo ✂️ e) Congresso de Veneza / Bilinguismo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1015025 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020A respeito da inclusão do surdo no ambiente educacional, assinale a alternativa INCORRETA. ✂️ a) A inclusão eficiente ocorre quando a escola está com sua estrutura de funcionamento organizada com metodologias e recursos pedagógicos a fim de suprir as possíveis dificuldades que o aluno surdo possuirá ao longo de sua formação. ✂️ b) Para ocorrer inclusão eficiente, é necessário que os professores possuam formação que os proporcione recursos e estratégias que lhes permitam oferecer educação de qualidade a alunos surdos. ✂️ c) O uso da tecnologia é essencial na inclusão educacional, pois proporciona novos meios de ensino que potencializam a aprendizagem de pessoas com necessidades especiais como o surdo. ✂️ d) Somente a utilização de intérprete de Libras ou professores que saibam Libras não é suficiente para a inclusão escolar, sendo que a Língua de Sinais não atua no desenvolvimento cognitivo do surdo como o Português atua no desenvolvimento cognitivo de ouvintes. ✂️ e) A Tecnologia Assistiva (TA) é de elevado potencial educativo e pedagógico, podendo ser eficiente na educação inclusiva, no entanto é pouco conhecida no Brasil e é utilizada por pequenos grupos, além de ser pouco utilizada para a inclusão educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1015033 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Um par mínimo demonstra o contraste fonêmico entre os sons em questão. Por exemplo, o par mínimo “pato/bato” demonstra o contraste fonêmico entre [p] e [b]. Cada par mínimo encontrado classifica os dois segmentos em questão como fonemas do português. No caso de “pato/bato”, dizemos que /p/ e /b/ são fonemas distintos no português. Pesquisas linguísticas americanas também comprovaram que nos sinais utilizados pelos surdos havia par mínimo, por isso eram estruturados gramaticalmente. Sobre essa questão linguística, é correto afirmar que ✂️ a) a língua oral e a língua de sinais não são similares em nível estrutural, ou seja, não são formadas a partir de unidades simples. ✂️ b) os parâmetros ilegítimos da Libras são: configuração de mão (CM), ponto de articulação (PA) ou locação (L) e movimento (M). Estudos posteriores pontuaram mais dois parâmetros: orientação de mão (O) e expressões não manuais: expressões faciais e corporais. ✂️ c) a língua de sinais é um legítimo sistema linguístico, estudada, inclusive, pelos linguistas, pois atende eficazmente às necessidades de comunicação entre os indivíduos surdos, os quais são capazes de expressarem qualquer assunto de seu interesse ou conhecimento. ✂️ d) assim como as demais línguas de sinais, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) não segue os esquemas fonéticos e morfológicos pontuados por Stook e os demais pesquisadores. ✂️ e) os estudos que comprovaram os parâmetros da Língua de Sinais são importantes para a atuação do intérprete, mas sua relevância se limita à ação de interpretação e não às questões gramaticais que a legitimam como língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1013251 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Assinale a alternativa que, na tradução para Libras, utiliza configuração de mão “C” para realizar o sinal. ✂️ a) Limpar. ✂️ b) Bonita. ✂️ c) Especial. ✂️ d) Papel. ✂️ e) Copo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1013253 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Assinale a alternativa em que, para realizar a tradução para Libras, é usada a mesma configuração de mão das palavras citadas. ✂️ a) Ainda – aluno – evacuar. ✂️ b) Aluno – casa – amor. ✂️ c) Dengue – ainda – evacuar. ✂️ d) Amor – casa – dengue. ✂️ e) Aluno – evacuar – casa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1015024 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Acerca do intérprete de Libras na sociedade brasileira, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Para desempenhar a função de intérprete, o indivíduo deve ter conhecimento linguístico da Libras e da Língua Portuguesa, não sendo necessário possuir domínio dos processos, dos modelos, das estratégias e das técnicas de tradução e interpretação. ✂️ b) A falta de intérpretes limita que um maior grupo de surdos possa se socializar fora da comunidade surda, além de serem prejudicados educacionalmente. ✂️ c) Professores de Libras são necessariamente intérpretes de Libras, já que se trata do processo comunicativo do surdo, com o intuito de que esse possa se relacionar com os ouvintes de maneira eficaz. ✂️ d) Confiabilidade, Imparcialidade e Descrição são características imprescindíveis ao intérprete. Devido a isso, todo professor de Libras é intérprete e vice-versa. ✂️ e) Desde o início do século XX, a profissão do intérprete de libras é valorizada em território nacional, por ser a única maneira dos professores ensinarem nos institutos de educação de surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1015028 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020A respeito da língua, da linguagem e do sistema bilinguista, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. I. A língua natural do surdo é aquela adquirida espontaneamente pelo contato entre seus usuários. II. O bilinguismo é a filosofia utilizada no sistema educacional brasileiro, que visa à inclusão do surdo no ambiente escolar. III. As experiências linguísticas e comunicativas são essenciais para o desenvolvimento intelectual, por isso é imprescindível que o surdo aprenda sua língua natural. IV. De acordo com o bilinguismo, não é necessário o aprendizado da escrita alfabética pelo surdo. ✂️ a) Apenas I, II e III. ✂️ b) Apenas I, II e IV. ✂️ c) Apenas I, III e IV. ✂️ d) Apenas II, III e IV. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q1015030 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Considerando a ética e os princípios fundamentais dos intérpretes de Libras, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O Intérprete não deve aceitar novos sinais, sendo que é sua função manter o padrão da Libras. ✂️ b) O Intérprete não pode influenciar o surdo a buscar decisões legais ou outra a seu favor. ✂️ c) O intérprete não deve esclarecer o público em relação ao surdo, sendo que sua função é traduzir. ✂️ d) O intérprete não deve ser imparcial, já que uma melhor tradução é efeito de uma interpretação pessoal do profissional. ✂️ e) O intérprete não deve ser um confidente de informações, ou seja, as informações confiadas a ele podem ser mencionadas a terceiros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q1015037 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Em relação aos profissionais da tradução/interpretação de Libras, é correto afirmar que ✂️ a) um professor de surdos é apto para atuar como profissional tradutor/intérprete de Libras. ✂️ b) pessoas que dominam a Libras são intérpretes de Libras. ✂️ c) filhos de pais surdos são obrigatoriamente intérpretes de Libras. ✂️ d) tradutor/intérprete de Libras é a pessoa com formação e aprovação em bancas específicas, capaz de traduzir e interpretar a língua de sinais para língua falada e vice-versa. ✂️ e) pais de surdos são intérpretes de Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q1013252 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020No período histórico Educacional denominado Oralismo, o professor devia agir de qual maneira? ✂️ a) Aplicar a matéria virado para o quadro, escrevendo o máximo possível, de modo que o aluno “deficiente auditivo” pudesse adquirir a maior quantidade de vocábulos. ✂️ b) Ministrar as aulas gritando para que o aluno “deficiente auditivo” pudesse ouvir o professor. ✂️ c) Ministrar as aulas falando muito devagar para que o aluno “deficiente auditivo” compreendesse as palavras do professor. ✂️ d) Ministrar as aulas falando com a boca com maior amplitude possível para que o aluno “deficiente auditivo” se contextualizasse. ✂️ e) Ministrar as aulas de frente para o aluno “deficiente auditivo” de modo que esse sempre pudesse ver a face do professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q1015026 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Considerando o sistema signwriting (escrita de sinais), assinale a alternativa correta. ✂️ a) É um programa que permite a tradução do português para Libras. ✂️ b) Nesse sistema, são utilizadas configurações de mãos (CM), mas não de expressão facial. ✂️ c) No Brasil, esse sistema é denominado Datilologia em Libras. ✂️ d) Por meio desse sistema, é possível representar o Movimento (M) e a Orientação(O) e outros. ✂️ e) Algumas línguas de sinais, como a Libras, não podem ser traduzidas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q1015029 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Acerca das modalidades das línguas e dos tradutores-intérpretes de língua de sinais, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A modalidade de língua oral-auditiva é aquela em que os indivíduos se comunicam pelas formações de sons, os quais independem da intensidade emitida. ✂️ b) A modalidade de língua visual-espacial é aquela em que as informações são percebidas pela visão de sinais, sendo a base na língua falada. ✂️ c) A modalidade de língua gráfica-espacial é aquela em que as informações provêm da visualização de símbolos gráficos, estando presente tanto na língua falada como na sinalizada. ✂️ d) O tradutor-intérprete consecutivo é aquele que vê/ouve o enunciado e, ao mesmo tempo, processa a informação e traduz para outra língua. ✂️ e) O tradutor-intérprete simultâneo é aquele que vê/ouve o enunciado e processa a informação para, então, traduzir para outra língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q1015035 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020A partir da oficialização da Língua Brasileira de Sinais e de sua inclusão, principalmente na esfera educacional, surge um novo profissional: o intérprete de Língua de Sinais. Este já existia, mas não oficializado e sua atuação era restrita aos espaços religiosos, sociais e/ou familiares. Sobre o profissional intérprete/tradutor, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Desde o período imperial, a remuneração do profissional intérprete/tradutor de Libras é de responsabilidade da União, Estado ou Município. ✂️ b) A tradução/interpretação diz respeito apenas a uma passagem entre duas línguas. Um tradutor deve levar em conta somente as regras estritamente linguísticas, independentemente dos elementos culturais. ✂️ c) A ação de traduzir objetiva a tradução de vocabulários, pois todo vocabulário tem uma origem cultural carregada em sua semântica. ✂️ d) A função primordial do intérprete de libras educacional é apenas intermediar as relações estabelecidas entre o aluno surdo e os conteúdos escolares. ✂️ e) As funções a serem desempenhadas pelo intérprete de Libras, desde sua origem, sofrem alterações, pois trata-se de um fazer que perpassa pelas peculiaridades da área educacional, pelo domínio e pela fluência de Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q1015027 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020O Oralismo, a Comunicação Total e o Bilinguismo são três filosofias educacionais que possuem representatividade no trabalho com surdos no Brasil. A respeito dessas abordagens, assinale a alternativa correta. ✂️ a) De acordo com o bilinguismo, os surdos devem aprender a língua de sinas como primeira língua, já que a consideram natural a eles, e aprender a língua oficial de seu país como língua secundária. ✂️ b) De acordo com o bilinguismo, a língua de sinais é essencial para a formação dos surdos, no entanto a língua de seu país também, já que é imprescindível que o surdo viva semelhantemente ao ouvinte. ✂️ c) De acordo com o oralismo, a língua oral deve ser preponderante na vida do surdo, embora ele possa utilizar complementarmente a língua de sinais, já que a surdez não o caracteriza como deficiente. ✂️ d) De acordo com a comunicação total, recursos espaço-visuais devem ser utilizados de modo generalizado para facilitar a comunicação do surdo e assim eliminar sua patologia. ✂️ e) A comunicação total estimula o uso de qualquer recurso linguístico para atingir seu principal objetivo, a aquisição da língua oral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro