Questões de Concursos Tradutor Intérprete de Libras

Resolva questões de Tradutor Intérprete de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q985686 | Pedagogia, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Segundo a Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

I. Prover meios para a recuperação dos alunos de maior rendimento.
II. Vedar o cumprimento do plano de trabalho de cada docente.
III. Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q985687 | Direito Constitucional, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Com base na Constituição Federal, a ordem social tem como objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q985688 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Em relação ao atendimento prioritário à pessoa com deficiência, de acordo com a Lei nº 13.146/2015, analisar os itens.

I. Os direitos de atendimento prioritário não são extensivos ao acompanhante ou atendente pessoal.
II. Nos serviços de emergência públicos e privados, a prioridade conferida na lei não é condicionada aos protocolos de atendimento médico.
III. A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário com a finalidade de recebimento de restituição de imposto de renda.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q985689 | Legislação Federal, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Segundo o Decreto nº 5.626/2005, as instituições federais de ensino da educação básica e da educação superior devem incluir, em seus quadros, em todos os níveis, etapas e modalidades, o tradutor e intérprete de Libras – Língua Portuguesa, para viabilizar o acesso à comunicação, à informação e à educação de alunos surdos. Esse profissional atuará:

I. Nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino.
II. Nas salas de aula, para viabilizar o acesso dos alunos aos conhecimentos e conteúdos curriculares, em todas as atividades didático-pedagógicas.
III. No apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim da instituição de ensino.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q985690 | Libras, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

A respeito de modelos de tradução e interpretação, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Modelo interpretativo. (2) Modelo comunicativo. (3) Modelo sociolinguístico.

( ) O aspecto fundamental do processo de tradução e interpretação baseia-se nas interações entre os participantes.
( ) A mensagem é codificada para a transmissão. O código pode ser o português, a língua de sinais ou qualquer outra forma de comunicação. A mensagem é transmitida por um canal e, quando recebida, é codificada. Qualquer coisa que interfira na transmissão é considerada ruído.
( ) O intérprete deve entender as palavras e sinais para expressar seus significados corretamente na língua-alvo. Interpretar é passar o sentido da mensagem da língua fonte para a língua-alvo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q985691 | Libras, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

A respeito das diferenças entre as produções na Libras e na língua portuguesa, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q985692 | Libras, Aspectos Fonológicos, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Considerando-se a Libras, assinalar a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas a seguir.

A ______________ é compreendida como a parte da ciência linguística que analisa as unidades mínimas sem significado de uma língua e a sua organização interna. Em qualquer língua falada, ela é organizada baseada em um número restrito de sons que podem ser combinados em sucessões para formar uma unidade maior, ou seja, a palavra. Nas línguas de sinais, as ________________ juntamente com as _________________ em que os sinais são produzidos, os movimentos e as direções são as unidades menores que formam as palavras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1017473 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Sobre as características da Libras, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1017474 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Sobre algumas palavras na Libras, analisar os itens.

I. A configuração de mão é a mesma em ambos os sinais, chamada de /y/. A localização é diferente: enquanto AZAR é sinalizado no nariz, DESCULPAS é sinalizado no queixo.
II. O movimento é diferente. Enquanto DESCULPAS é sinalizado com um único movimento em direção ao nariz, AZAR é sinalizado com um movimento curto e repetido em direção ao queixo.
III. PEDRA e QUEIJO formam um par mínimo na Libras, em que a única unidade que difere nestes sinais é a configuração de mão. O movimento e o ponto de articulação são os mesmos.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1017475 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

A respeito da tradução e da interpretação, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1027358 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Tradutor Intérprete de Libras, SEC BA, INAZ do Pará, 2024

Considere os conjuntos A = {1, 2, 3, 4, 5} e B = {4, 5, 6, 7, 8}. Marque a alternativa que representa o resultado da união entre os conjuntos A e B.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1013825 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

Considerando que uma das propriedades básicas de uma língua é a arbitrariedade existente entre significante e referente, a alternativa em que os sinais para os dois vocábulos do par apresentam essa característica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1013826 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

Em relação à língua brasileira de sinais – Libras, é consistente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1013828 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

A fim de desenvolver um trabalho sólido e de qualidade visando o sucesso do processo de alfabetização dos estudantes surdos, o professor-instrutor de Libras deverá reconhecer que uma das implicações características deste universo reside na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1013829 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

Tendo em vista a atuação do intérprete de Libras em sala aula, é VEDADO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1013830 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

Roberts (1992) analisa o processo de interpretação a partir das competências de um profissional tradutor-intérprete. A habilidade de entender o objetivo da linguagem empregada em todas as suas nuances e expressar corretamente, fluentemente e claramente a mesma informação na língua-alvo é a competência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1013831 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto. Considerando-se os tipos de discurso existentes, assinale aquele ao qual o intérprete de língua brasileira de sinais – Libras estará constantemente exposto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1015444 | Libras, Educação dos Surdos, TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

A Lei n° 12.319 de 1° de setembro de 2010 surge como marco legal para a categoria do Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras pois, a partir dela, regulamenta enquanto profissão. No artigo 5° da referida Lei, elenca as atribuições para o exercício das suas competências. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Ensinar a Língua Brasileira de Sinais aos surdos e surdocegos quando estes ainda não adquiriram esta língua.
( ) Interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didáticopedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares.
( ) Efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdoscegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa.
( ) Fomentar a construção dos conteúdos curriculares, das atividades didáticopedagógicas e dos processos avaliativos das instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior.
( ) Atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1015445 | Libras, Educação dos Surdos, TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Como proposta de melhoria no desenvolvimento cognitivo na educação de sujeitos surdos, Castro (2013), relaciona características comuns entre os aspectos imagéticos presentes nos planos cinematográficos agrupados por Aumont (2009) aos aspectos da produção de narrativas em língua de sinais (LS). A partir dessa relação, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) No plano aproximado, o enquadramento focaliza detalhes de pessoas ou objetos com a intenção de ressaltar as emoções dos personagens.
( ) A diferença entre o plano geral e o plano em conjunto é que, além de ambientar o espectador ao lugar em que a cena acontece, também revela mais detalhes a medida em que o personagem principal da narrativa encontra-se focado mais próximo.
( ) Tendo bastante uso pelas produções cinematográficas nos EUA na primeira metade do século XX, o plano americano se caracteriza pela mostra dos personagens humanos, da cabeça aos joelhos.
( ) O plano Close Up também chamado de Primeiro Plano é uma tomada de câmera que mostra o personagem principal humano da cabeça ao tórax.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.