Questões de Concursos TradutorIntérprete de Libras

Resolva questões de TradutorIntérprete de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1016167 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

A Língua de Sinais Brasileira (Libras), assim como qualquer outra língua, contém expressões idiomáticas e regionais que podem variar de acordo com o local e o contexto. Esses elementos podem representar desafios tanto para os aprendizes de Libras quanto para os intérpretes, uma vez que a tradução literal muitas vezes não é possível. O que caracteriza uma expressão idiomática na Língua de Sinais Brasileira (Libras)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1016168 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

A educação de surdos no Brasil vem se aprimorando ao longo dos anos, com o reconhecimento de Libras como parte integrante do processo educacional inclusivo. A adoção de metodologias que envolvem a Língua de Sinais tem mostrado melhores resultados no desenvolvimento educacional dos alunos surdos.
Qual é o método mais eficaz para a educação de alunos surdos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1016169 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Na educação básica, o intérprete de Libras enfrenta diversos desafios relacionados à adaptação dos conteúdos didáticos para os alunos surdos. Muitos conceitos escolares ainda não possuem sinais consolidados, o que exige criatividade e uma boa comunicação entre professores e intérpretes.
Qual é o principal desafio para intérpretes de Libras em contextos educacionais na educação básica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1016170 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Durante a tradução de conteúdos acadêmicos em ambientes de ensino superior, intérpretes de Libras frequentemente se deparam com situações que exigem conhecimentos específicos e domínio de terminologias complexas, próprias de cada área de estudo. Essa realidade exige um preparo constante, especialmente para lidar com termos que não possuem equivalentes diretos em Libras. Considerando os desafios enfrentados pelos intérpretes de Libras no ensino superior, qual dos fatores abaixo representa uma dificuldade significativa para garantir uma tradução fiel aos conteúdos das aulas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1016171 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Em eventos públicos, os intérpretes de Libras precisam ser rápidos e precisos para acompanhar o ritmo da fala dos apresentadores e garantir que o público surdo receba a mensagem em tempo real. A interpretação simultânea é a técnica mais utilizada nesse contexto. Qual é a principal técnica utilizada por intérpretes de Libras em eventos públicos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1016172 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

A interpretação de Libras em programas de televisão apresenta desafios particulares, especialmente em programas ao vivo, onde o intérprete precisa acompanhar os diferentes estilos de apresentação. Qual é um dos principais desafios para intérpretes de Libras em programas de televisão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1016173 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Quando um intérprete de Libras atua em delegacias, é necessário ter conhecimento sobre os termos e procedimentos legais. Além disso, ele precisa garantir que uma pessoa compreenda plenamente seus direitos e as orientações passadas pelos policiais. Qual é um dos maiores desafios enfrentados por intérpretes de Libras em delegacias?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1016174 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Nos tribunais, os intérpretes de Libras precisam lidar com uma linguagem altamente formal e técnica. Além disso, é necessário garantir que uma pessoa tenha entendimento pleno das implicações legais das informações que estão sendo transmitidas. Qual é o principal desafio dos intérpretes de Libras nos tribunais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1016175 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Assim como em qualquer língua, a Libras também apresenta variações regionais que afetam o vocabulário e as expressões utilizadas. Um sinal em uma região pode ter um significado diferente ou não ser compreendido em outra parte do país, o que pode gerar desafios para a interpretação.
O que caracteriza uma variação regional na Libra?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1016176 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Com o reconhecimento oficial da Libras, a inclusão de alunos surdos nas escolas regulares passou a ser feita com o apoio de intérpretes e a utilização de materiais acessíveis. Contudo, a Libras ainda enfrenta desafios em relação ao seu papel dentro da educação inclusiva. Qual o papel fundamental de Libras na educação inclusiva de alunos surdos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1016177 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Com o avanço das mídias digitais, muitos conteúdos são transmitidos ao vivo pela Internet, e a demanda por intérpretes de Libras nesses meios tem crescido. A interpretação nesse contexto exige que o profissional conheça as plataformas digitais e com a linguagem utilizada nas redes sociais.
Um dos principais desafios da interpretação de Libras em mídias digitais é?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1016178 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

João, um intérprete de Língua de Sinais, trabalha em uma escola de ensino fundamental. Ele é frequentemente solicitado para interpretar aulas de diferentes disciplinas, além de participar de reuniões com pais e responsáveis. Ao atuar em um ambiente educacional, como a escola, João deve estar atento a diversos fatores que influenciam sua prática profissional.
Qual é um dos principais desafios enfrentados por intérpretes de Língua de Sinais em ambientes educacionais, desde a educação básica até o ensino superior?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1016179 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Ana, uma intérprete de Língua de Sinais, foi convidada para trabalhar em um congresso sobre saúde mental. O evento conta com a participação de palestrantes renomados e é transmitido ao vivo em várias plataformas digitais. Ana sabe que atuar em eventos públicos e programas transmitidos por mídias digitais exige técnicas específicas. Ao interpretar em eventos públicos, como um congresso transmitido ao vivo, qual técnica é essencial para garantir a eficácia da interpretação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1014494 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

A interpretação das Línguas dos Sinais exige habilidades linguísticas e culturais que permitem uma comunicação eficaz entre falantes de línguas específicas. Um dos desafios enfrentados pelos intérpretes é a necessidade de transmitir o conteúdo preservando as nuances culturais da comunidade surda.
Qual aspecto é crucial para garantir uma interpretação de qualidade nas Línguas de Sinais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1015491 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023

Na Língua Brasileira de Sinais, os sinalizadores estabelecem os referentes associados com uma localização no espaço. Sobre os referentes, analisar os itens abaixo:
I. Podem estar fisicamente presentes ou não.
II. Depois de serem introduzidos no espaço, os pontos específicos podem ser referidos ao longo do discurso.
III. Quando os referentes estão presentes, os pontos no espaço são estabelecidos baseados na posição real ocupada pelo referente.
Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1015492 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023

Analisar os itens abaixo:
I. As pessoas com surdez enfrentam inúmeros entraves para participar da educação escolar, decorrentes da perda da audição e da forma como se estruturam as propostas educacionais das escolas.
II. A inclusão de pessoas com surdez na escola comum requer que se busquem meios para beneficiar sua participação e aprendizagem tanto na sala de aula como no Atendimento Educacional Especializado.
III. A inclusão do aluno com surdez deve acontecer apenas na educação infantil, assim, a utilização dos recursos de que necessita garante ao aluno a superação das barreiras no processo educacional.
Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1015493 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023

Fazem parte de conduta socialmente adequada no ambiente de trabalho, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1015494 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023

A Educação Especial, como modalidade da Educação Básica, considera as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características biopsicossociais dos alunos e suas faixas etárias e se pauta em princípios éticos, políticos e estéticos, de modo a assegurar:
I. A dignidade humana e a observância do direito de cada aluno de realizar seus projetos de estudo, de trabalho e de inserção na vida social.
II. A busca da identidade própria de cada educando, o reconhecimento e a valorização de suas diferenças e suas potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais no processo de ensinoaprendizagem, como base para a constituição e a ampliação de valores, atitudes, conhecimentos, habilidades e competências.
III. O desenvolvimento para o exercício da cidadania, da capacidade de participação social, política e econômica e de sua ampliação, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto de seus direitos.
Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1015495 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023

As necessidades especiais dos alunos atendidas no âmbito da escola regular requerem que os sistemas educacionais se modifiquem e se organizem para constituir uma real escola para todos. O projeto pedagógico da escola deve orientar a operacionalização do currículo, como um recurso para promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, considerando-se os seguintes aspectos:
I. A atitude favorável da escola à diversificação e à flexibilização do processo de ensino-aprendizagem, de modo a atender às diferenças individuais dos alunos.
II. A adoção de currículos complexos e de propostas curriculares homogeneizadoras e uniformes.
III. A identificação das necessidades educacionais especiais para justificar a priorização de recursos e meios favoráveis à sua educação.
Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1015496 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023

O bilinguismo defende o aprendizado da língua oral e da língua de sinais, reconhecendo o surdo na sua diferença e especificidade. No bilinguismo, a língua é considerada uma importante via para o desenvolvimento do surdo, em todas as esferas do conhecimento, e, como tal:
I. Propicia a comunicação surdo-ouvinte.
II. Propicia a comunicação surdo-surdo.
III. Desempenha a função de suporte do pensamento e de estimulador do desenvolvimento cognitivo e social.
Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.