Questões de Concurso TradutorIntérprete de Libras

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1 Q1015497 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023

Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
I. Oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.
II. Formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio.
III. Oferta de ensino da Libras, do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistiva, de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo sua autonomia e participação.
Está(ão) CORRETO(S):

2 Q1015491 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023

Na Língua Brasileira de Sinais, os sinalizadores estabelecem os referentes associados com uma localização no espaço. Sobre os referentes, analisar os itens abaixo:
I. Podem estar fisicamente presentes ou não.
II. Depois de serem introduzidos no espaço, os pontos específicos podem ser referidos ao longo do discurso.
III. Quando os referentes estão presentes, os pontos no espaço são estabelecidos baseados na posição real ocupada pelo referente.
Está(ão) CORRETO(S):

3 Q1015494 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023

A Educação Especial, como modalidade da Educação Básica, considera as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características biopsicossociais dos alunos e suas faixas etárias e se pauta em princípios éticos, políticos e estéticos, de modo a assegurar:
I. A dignidade humana e a observância do direito de cada aluno de realizar seus projetos de estudo, de trabalho e de inserção na vida social.
II. A busca da identidade própria de cada educando, o reconhecimento e a valorização de suas diferenças e suas potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais no processo de ensinoaprendizagem, como base para a constituição e a ampliação de valores, atitudes, conhecimentos, habilidades e competências.
III. O desenvolvimento para o exercício da cidadania, da capacidade de participação social, política e econômica e de sua ampliação, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto de seus direitos.
Está(ão) CORRETO(S):

4 Q1015496 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023

O bilinguismo defende o aprendizado da língua oral e da língua de sinais, reconhecendo o surdo na sua diferença e especificidade. No bilinguismo, a língua é considerada uma importante via para o desenvolvimento do surdo, em todas as esferas do conhecimento, e, como tal:
I. Propicia a comunicação surdo-ouvinte.
II. Propicia a comunicação surdo-surdo.
III. Desempenha a função de suporte do pensamento e de estimulador do desenvolvimento cognitivo e social.
Está(ão) CORRETO(S):

5 Q1015498 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023

Sobre a língua brasileira de sinais, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) É uma língua visual-espacial articulada através das mãos, das expressões faciais e do corpo.
( ) É uma língua natural usada pela comunidade surda brasileira.
( ) É pouco complexa e apresenta importante déficit em relação aos níveis de análises da linguística tradicional.

6 Q1015499 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023

Além de sua importância social, o debate sobre diversidade também é uma temática prevista nas principais diretrizes educacionais nacionais e internacionais da atualidade, e algumas propostas sobre diversidade podem ser trabalhadas em sala de aula. Por esse motivo, assinalar a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas propostas:

7 Q1015492 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023

Analisar os itens abaixo:
I. As pessoas com surdez enfrentam inúmeros entraves para participar da educação escolar, decorrentes da perda da audição e da forma como se estruturam as propostas educacionais das escolas.
II. A inclusão de pessoas com surdez na escola comum requer que se busquem meios para beneficiar sua participação e aprendizagem tanto na sala de aula como no Atendimento Educacional Especializado.
III. A inclusão do aluno com surdez deve acontecer apenas na educação infantil, assim, a utilização dos recursos de que necessita garante ao aluno a superação das barreiras no processo educacional.
Está(ão) CORRETO(S):

8 Q1015493 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023

Fazem parte de conduta socialmente adequada no ambiente de trabalho, EXCETO:

9 Q1015495 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023

As necessidades especiais dos alunos atendidas no âmbito da escola regular requerem que os sistemas educacionais se modifiquem e se organizem para constituir uma real escola para todos. O projeto pedagógico da escola deve orientar a operacionalização do currículo, como um recurso para promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, considerando-se os seguintes aspectos:
I. A atitude favorável da escola à diversificação e à flexibilização do processo de ensino-aprendizagem, de modo a atender às diferenças individuais dos alunos.
II. A adoção de currículos complexos e de propostas curriculares homogeneizadoras e uniformes.
III. A identificação das necessidades educacionais especiais para justificar a priorização de recursos e meios favoráveis à sua educação.
Está(ão) CORRETO(S):

10 Q1014494 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

A interpretação das Línguas dos Sinais exige habilidades linguísticas e culturais que permitem uma comunicação eficaz entre falantes de línguas específicas. Um dos desafios enfrentados pelos intérpretes é a necessidade de transmitir o conteúdo preservando as nuances culturais da comunidade surda.
Qual aspecto é crucial para garantir uma interpretação de qualidade nas Línguas de Sinais?
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