Questões de Concursos Transformação Digital e Gestão de TI

Resolva questões de Transformação Digital e Gestão de TI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1018585 | Governança de TI, Gerência de Processos, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Constitui princípio da metodologia Lean
I a identificação do que é considerado valor para o entendimento das necessidades do cliente, tendo como objetivo o fornecimento daquilo que é exatamente o que ele necessita.

II o mapeamento da cadeia de valor, para melhorar os processos e manter o fluxo contínuo das atividades, além de constatar possíveis falhas antes de se iniciar a execução do projeto.

III a mitigação do tempo na produção dos produtos ou serviços e a elaboração de um fluxo que seja capaz de produzir e distribuir o produto de forma ágil, atendendo às necessidades no tempo o mais breve possível.

IV a máxima produção possível com os recursos disponíveis, para que haja aumento da oferta, queda no valor do produto final e, consequentemente, aumento das vendas.


Estão certos apenas os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1038760 | Engenharia de Software, Processos de Software, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Durante uma sprint de 4 semanas, certa equipe de desenvolvimento identificou que um dos itens do backlog da sprint estava mal definido e que sua implementação requereria novas funcionalidades que não constavam no backlog do produto. Sugeriu-se que o product owner incluísse uma nova funcionalidade urgente no backlog da sprint em andamento. Além disso, durante a daily, dois membros relataram obstáculos que não puderam ser resolvidos até o final do dia. Ao final da sprint, o incremento desenvolvido foi apresentado, mas o product owner recusou sua aceitação. Uma nova reunião foi marcada.
Com base na situação hipotética precedente e no framework Scrum, julgue os itens seguir.
I O product owner não poderia adicionar novos itens ao backlog da sprint em andamento, a menos que a sprint fosse cancelada ou reiniciada.

II A equipe de desenvolvimento poderia identificar e adicionar novas funcionalidades ao backlog do produto a qualquer momento, desde que houvesse consentimento do product owner.

III A decisão de aceitar ou rejeitar o incremento ao final da sprint caberia exclusivamente ao scrum master, com base em critérios técnicos e de qualidade, e não ao product owner.

IV O scrum master é responsável por remover os obstáculos identificados durante a daily, preferencialmente antes da próxima reunião.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1018587 | Engenharia de Software, Prototipação, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da definição do MVP (produto mínimo viável) e de suas etapas de construção, julgue os itens subsequentes.

I Um MVP é a versão mais simples possível de um produto, a qual pode ser disponibilizada para uso com o objetivo de validar determinado conjunto de hipóteses de negócio.

II Definir o fluxo do usuário é uma das etapas de criação de um MVP, na qual se destaca a técnica de mapeamento de histórias, uma abordagem bidimensional para gerenciar histórias de usuários.

III Um MVP fragmentado é uma abordagem na qual se utilizam ferramentas ou componentes existentes, em vez de se construir uma solução a partir do zero.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1061731 | Governança de TI, Planejamento Estratégico de Ti Peti, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Na elaboração de um roadmap de produto, é uma boa prática
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1061738 | Engenharia de Software, Processos de Software, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Ajudar o gestor do product backlog a encontrar técnicas para a definição eficaz da meta do produto no gerenciamento do product backlog é responsabilidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1038763 | Engenharia de Software, Metodologia de Desenvolvimento de Software, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

O design thinking, abordagem voltada à inovação, destaca-se pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1018578 | Governança de TI, Gerência de Processos, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Em gestão dos indicadores de desempenho (key performance indicators), os indicadores que avaliam formalmente a eficiência dos processos e recursos organizacionais, incluindo tempo de ciclo, tempo de entrega e produtividade por trabalhador, são os indicadores de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1018591 | Engenharia de Software, Prototipação, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos riscos e limitações associados à prototipação no desenvolvimento de softwares, julgue os itens seguintes.

I O uso de protótipos impede a construção de funcionalidades operacionais, já que são apenas representações estáticas da interface.
II O foco na entrega rápida de protótipos pode comprometer aspectos importantes, como a qualidade do código e a manutenção futura do sistema.
III A principal limitação do uso de protótipos está na dificuldade de integrar feedbacks dos usuários ao ciclo de desenvolvimento.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1038756 | Governança de TI, Balanced Scorecard em Governança de T I Bsc, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

O BSC (balanced scorecard), como técnica de planejamento empresarial voltada para o alinhamento das iniciativas de TI aos objetivos estratégicos do negócio, considera diferentes perspectivas. Assinale a opção que apresenta duas dessas perspectivas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1018580 | Gerência de Projetos, Conceitos Básicos no Gerenciamento de Projetos, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à gestão de projetos, julgue os itens a seguir.

I Um projeto é definido como um esforço único, temporário, multidisciplinar e organizado para realizar entregas conforme requisitos predefinidos.

II Programas são grupo de projetos relacionados e gerenciados de forma coordenada, envolvendo uma série de atribuições repetitivas ou cíclicas.

III Aprovação do projeto, nomeação do gerente, equipe e mapeamento de stakeholders são fundamentais para a iniciação de projetos.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1038761 | Engenharia de Software, Metodologia de Desenvolvimento de Software, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção correta no que se refere ao Kanban.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1038766 | Engenharia de Software, Prototipação, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base no paradigma da prototipação, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1038767 | Engenharia de Software, Prototipação, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das características e limitações do paradigma da prototipação no desenvolvimento de software, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1061739 | Engenharia de Software, Processos de Software, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

O modelo “Como [usuário, persona ou sistema], eu quero [ação] para que [valor, motivo ou necessidade por trás].” é utilizado no gerenciamento do backlog para descrever
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1018582 | Gerência de Projetos, Conceitos Básicos no Gerenciamento de Projetos, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à abordagem tradicional e ágil de projetos, julgue os itens que se seguem.

I A abordagem tradicional de gestão de projetos é orientada ao particionamento do escopo e a entregas e pacotes, sendo muito influenciada pela engenharia de sistemas.

II Em um projeto no qual o escopo não esteja claro, havendo, contudo, uma perspectiva do que se pretende desenvolver, parte-se para uma visão mais participativa dos stakeholders, sendo, nesse caso, mais indicada a gestão ágil.

III A abordagem tradicional prima pela entrega de software que funcione frequentemente, na escala de semanas até meses, preferentemente em períodos mais curtos.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1018599 | Conhecimentos Bancários, Inovação e Atualidades do Mercado Financeiro, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

O termo beyond banking refere-se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1061737 | Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Uma equipe de produto está desenvolvendo um novo aplicativo de mobilidade urbana. Para a identificação dos reais desafios enfrentados pelos usuários, os designers saem a campo, realizam entrevistas com passageiros e motoristas, observam seus comportamentos e documentam suas angústias e necessidades.
No que se refere ao processo de product design, a etapa descrita na situação hipotética precedente corresponde à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1018571 | Governança de TI, Balanced Scorecard em Governança de Ti Bsc, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

O balanced scorecard
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1018583 | Engenharia de Software, Gestão de Projetos em Engenharia de Software, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do método de gestão da visão de produto bem como de suas etapas, julgue os seguintes itens.

I Esse método envolve a participação de diversas partes interessadas, incluindo-se os clientes, para a definição da visão do produto de forma conjunta.

II Na etapa de comunicação da visão, analisa-se o mercado e identificam-se o público-alvo, seus problemas e necessidades, bem como tendências e oportunidades.

III Na última etapa, a equipe interna relaciona todas as informações geradas, descrevendo as entregas necessárias para a consecução da visão devidamente traduzida, com as datas planejadas.


Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1018584 | Governança de TI, Itil, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

As cadências Kanban consistem em uma sequência de reuniões que facilitam a coordenação bidirecional adequada em todos os níveis da organização ou equipe. A cadência em que a periodicidade é mensal, com duração de 1 hora a 2 horas, com participação do gestor da prestação de serviços, da equipe e de outros gestores, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.