Questões de Concursos: Turismo

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1 Q945105 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Os pesquisadores da área do turismo devem atentar para as demandas emergentes de uma comunidade e valer-se do auxílio das tecnologias da informação e comunicação para tornar os resultados de seu trabalho mais acessíveis. A informação deve ser coletada, sistematizada e interpretada para que haja o eficaz planejamento turístico por parte das organizações públicas e privadas, uma vez que, por meio dela, pode-se obter conhecimento de forma rápida e precisa para a tomada de decisão e para o planejamento nessa era digital.
A partir dessas informações, suponha que determinada equipe de pesquisa de mercado necessite obter, de forma instantânea, informações referentes à oferta e à demanda turísticas.
Considerando essa situação hipotética, avalie as afirmações a seguir.
I. Nesse caso, para obterem as informações de que necessitam, os pesquisadores poderão utilizar ferramentas de pesquisa on-line para a aplicação de questionários que coletem informações em tempo real e enviem dados diretamente para uma planilha, gerando análises ágeis e gráficos que possam ser utilizados para a apresentação dos resultados.
II. As pesquisas on-line oriundas de dispositivos móveis são pouco confiáveis e, portanto, não devem ser utilizadas nesse caso, haja vista a falta de segurança desses dispositivos, bem como a lentidão no processamento ou a imprecisão dos dados neles coletados, o que dificulta a produção dos relatórios finais.
III. Em pesquisas de mercado, como no caso apresentado, o uso de Quick Response Code (QR Code) é uma alternativa válida para transferir para dispositivos móveis informações como, por exemplo, questionários, localizações, instruções de utilização, cardápios e bilhetes eletrônicos.
IV. Não é recomendável, nessa situação, armazenar os dados da pesquisa em nuvens, porque, além de não serem seguras e utilizarem um complexo mecanismo de backup, elas não permitem o compartilhamento e o gerenciamento dos dados com outros usuários credenciados.

É correto apenas o que se afirma em

2 Q945090 | Direito Ambiental, Turismo, MEC, INEP, 2022

Neste início de século XXI, é notória a necessidade de mais investimentos nos aspectos gerenciais da atividade ecoturística em áreas naturais protegidas. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o ecoturismo em unidades de conservação incrementa a economia e promove a geração de emprego e renda para as populações locais, além de potencializar a utilização sustentável dos serviços vinculados aos ecossistemas. Contudo, são muitos os desafios associados à gestão do ecoturismo em unidades de conservação brasileiras, eumdelesestá relacionado aos conflitos com populações humanas residentes dentro dos territórios protegidos.
Considerando o exposto e o que se refere às unidades de conservação de proteção integral, avalie as afirmações a seguir.
I. No Brasil, todas as unidades de conservação de proteção integral, mesmo as consideradas geograficamente isoladas, abrigam populações humanas, por isso é comum ocorrerem conflitos em função de desapropriação.
II. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) dispõe que as unidades de conservação de proteção integral têm o objetivo de preservar a natureza, sendo admitidas, nos parques nacionais, atividades relacionadas ao lazer, ao turismo, à pesquisa científica e à educação ambiental.
III. Segundo consta na lei do SNUC, o envolvimento da comunidade local na gestão da unidade de conservação de proteção integral dar-se-á apenas por meio do guiamento de grupos de pessoas durante a prática do ecoturismo.

É correto o que se afirma em

3 Q945104 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

A evolução tecnológica contribuiu para o processo de transformação do turismo, pois o sucesso de um destino turístico pode ser determinado pela capacidade de adquirir, interpretar e utilizar as novas tecnologias da informação e comunicação, em relação ao mercado turístico e à expectativa de satisfação dos turistas.
Considerando essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com o advento das tecnologias da informação e comunicação, as relações entre os destinos e a demanda turística mudaram, o que tornou o fluxo de informação unidimensional e deu ao turista autonomia para descobrir e escolher as experiências disponíveis em cada destino; nesse sentido, as agências de viagens vêm ganhando cada vez mais importância, figurando como principal fonte de informações turísticas.
PORQUE
II. Em uma sociedade hiperconectada, em que a Internet assume um papel primordial ao oferecer conexões entre produtos, serviços e consumidores, os destinos turísticos devem se adaptar a um novo tipo de turista, que busca experiências inovadoras, acessíveis e pautadas pela interação e pela integração do visitante com o ambiente visitado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

4 Q945103 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

As informações coletadas por meio da realização de pesquisa de mercado são essenciais para qualquer planejamento hoteleiro, uma vez que se trata de uma das ferramentas mais importantes de um empreendimento turístico. A pesquisa de mercado abrange, em sua atuação, o levantamento das informações relativas à demanda, à concorrência, ao público-alvo, à competitividade do negócio e aos fornecedores.
GOMES, I. M. Manual - Como elaborar uma pesquisa de mercado. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2005 (adaptado).

Considerando que a pesquisa de mercado abrange diversas etapas que devem ser seguidas para o sucesso do empreendimento, avalie as afirmações a seguir.
I. A etapa de elaboração do instrumento de pesquisa, como o questionário, é um dos passos mais importantes, porque define o perfil do público-alvo que se pretende atingir.
II. A definição da amostra ou da parcela da população que responde por um universo definido pela distribuição populacional é a primeira etapa a ser seguida e visa definir os mecanismos que serão utilizados para a coleta dos dados.
III. A elaboração do relatório final, fase em que consta a análise das informações a partir dos resultados obtidos na pesquisa, antecede a tomada de decisão e o planejamento das ações da empresa.

É correto o que se afirma em

5 Q945091 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Desenvolver o turismo sobre bases sustentáveis compreende valorizar a história e a cultura das destinações-alvo, ofertando aos visitantes o patrimônio histórico-cultural que caracteriza a comunidade, a qual, por sua vez, é estimulada a se reconhecer como ator social que constrói e reconstrói sua história. A preservação do patrimônio histórico-cultural faz-se necessária para uma atitude comprometida, mediada impreterivelmente por uma escolha dos grupos sociais responsáveis pelos respectivos bens. Qualquer que seja o patrimônio histórico-cultural, seja ele tangível ou intangível, há a relação de valor entre os grupos aos quais pertencem, da mesma forma que há a justificativa de preservá-los para legá-los às futuras gerações.
PINHEIRO, M. T. Valorização do patrimônio histórico-cultural: uma perspectiva sustentável para o desenvolvimento turístico. In: RUSCHMANN, D. M.; TOMELIN, C. A. Turismo, ensino e práticas interdisciplinares. Barueri: Manole, 2013 (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O patrimônio e a memória coletiva servem à construção e à reconstrução dasidentidades culturais, bem como ao sentimento de pertencimento aos lugares, em um processo que se dá de forma ininterrupta e dialógica.

PORQUE

II. O turismo é uma alternativa mercadológica para a proteção dos bens patrimoniais materiais e imateriais de determinados destinos, uma vez que, por meio dele, é feita uma ressignificação da memória, do patrimônio e do próprio espaço.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

6 Q945109 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Estimular o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida ao turismo é uma premissa estabelecida no Código de Ética Mundial para o Turismo. Entretanto, mais do que um preceito ético, a inclusão social também obedece a um imperativo econômico. Trata-se de um mercado de tamanho razoável, com tempo livre, renda e disposição para as viagens. Contudo, são poucos os destinos brasileiros estruturados para receber esse público definido como prioritário no Plano Nacional de Turismo 2018-2022.
BRASIL. Plano Nacional de Turismo 2018-2022: mais emprego e renda para o Brasil. Brasília: MTUR, 2018 (adaptado).
Considerando o tema apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O respeito ao preceito ético da inclusão social nos destinos turísticos brasileiros é responsabilidade exclusiva do estado.
PORQUE
II. Para o setor privado, a questão da ampliação do acesso aos destinos turísticos segue um ditame puramente econômico, não tendo relação com o preceito ético da inclusão social.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

7 Q945110 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
Na contemporaneidade, o desenvolvimento da hospitalidade por qualquer organização relacionada à cadeia do sistema turístico pressupõe duas ferramentas fundamentais para o negócio: comunicação e tecnologia. Consequentemente, as pessoas envolvidas nos negócios devem possuir duas características que estão ligadas à gestão das relações sociais desse processo, que são a empatia e alteridade. O novo contexto do processo de comunicação dentro do “novo normal”, imposto pela pandemia de Covid-19, acelerou esse processo de busca por competências dentro do sistema de negócios turísticos.
SAMBUGARO, C. Hospitalidade virtual e comunicação digital: reflexões sobre o “novo normal” e o mercado sênior. In: XXIII SEMEAD, nov. 2020, p. 1-17. Acesso em: 24 jul. 2022 (adaptado).

TEXTO 2
Os hotéis devem utilizar todos os meios possíveis para manter um relacionamento direto com o seu público: redes sociais, marketing de conteúdo etc. A hospitalidade não é um privilégio da comunicação presencial, pois, em um ambiente virtual, em que a comunicação entre empresa e consumidor está cada vez mais frequente, os conceitos de hospitalidade — receber, entreter, alimentar, hospedar e despedir-se — devem ser intensificados.
Disponível em: https://habilisexpertise.com.br/praticando-a-hospitalidade-no-ambiente-virtual/. Acesso em: 24 jul. 2022 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas e o contexto imposto pela pandemia de Covid-19, avalie as afirmações a seguir.
I. A comunicação proporcionada pelas novas tecnologias, ao buscar intensificar a interatividade, pode oferecer acolhimento hospitaleiro aos consumidores, em especial em períodos de crise de mobilidade, como a ocasionada pela pandemia de Covid-19.
II. A ampliação do acesso da população brasileira à internet permite que todas as ações que envolvem a hospitalidade sejam oferecidas por empresas turísticas a partir da utilização das novas tecnologias da comunicação.
III. A hospitalidade acontece sobretudo nas relações interpessoais presenciais, uma vez que o contato humano é prerrogativa para o bom acolhimento e para a boa qualidade do serviço oferecido.

É correto o que se afirma em

8 Q945101 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Fusões, aquisições ou alianças estratégicas em busca de competitividade e conquista de mercado fazem parte do interesse de qualquer empresa. E na hotelaria não é diferente. Esta é uma prática muito comum em grandes redes internacionais que buscam cada vez mais presença global e unidades ao seu inventário para aumentar o poder de barganha junto aos fornecedores.
OLIVEIRA, E. J. Fusões e alianças estratégicas movimentam mercado hoteleiro. Revista Hotéis, São Paulo, 3 ago. 2017 (adaptado).

Considerando o exposto e o que se refere a fusões e aquisições na área de turismo no Brasil, avalie as afirmações a seguir.
I. As fusões e aquisições ocorridas no mercado hoteleiro são marcadas pela preservação dos empregos e pela pouca interferência de órgãos públicos na aprovação dos contratos, uma vez que essas negociações são realizadas entre particulares.
II. A realização de audiências públicas é obrigatória em qualquer negociação de fusão de empresas na área de turismo, haja vista a Política Nacional de Turismo e o papel constitucional dos entes da Federação de promover e incentivar o turismo como fator de desenvolvimento social e econômico.
III. As negociações de fusão de grandes empresas na área de turismo devem passar por consulta prévia e por aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), considerando-se o grau de concentração econômica que esses negócios podem gerar no mercado e os riscos à livre concorrência e aos direitos dos consumidores provocados por esse tipo de operação.

É correto o que se afirma em

9 Q945100 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Os meios de hospedagem configuram-se como os mais importantes e indispensáveis segmentos na cadeia dos serviços turísticos. Neles, o turista busca encontrar uma extensão de sua residência habitual, pois, ao deslocar-se de seu local de origem, o hóspede necessita de um abrigo, um local onde possa ter descanso e comodidade e onde suas necessidades básicas sejam atendidas. Todo esse aconchego que o turista busca vai além de uma estrutura física e(ou) serviços agregados.
DE LIMA, C. L.; BARRETO, L. M. Políticas e práticas de gestão de pessoas: um estudo em meios de hospedagem muito confortáveis no Rio Grande do Norte. Revista Hospitalidade. v. 13, n. 1, p. 143-161, 2016 (adaptado).

Tendo esse texto como referência e considerando o entendimento de que, atualmente, demanda-se a reformulação de paradigmas com relação à gestão de pessoas no setor de hotelaria, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com a evolução dos modelos de gestão de pessoas, o contato direto entre colaborador e consumidor, no âmbito de empreendimentos de serviços hoteleiros, favorece sensivelmente o caráter diferencial da prestação do serviço.
PORQUE
II. A recolocação do fator humano como ferramenta estratégica no que se refere ao conceito de qualidade gera resultados satisfatórios para os empreendimentos hoteleiros.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

10 Q945097 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

O conceito de ciclo de vida de uma destinação é validado mediante as decisões estratégicas dos gestores envolvidos com os seus ambientes, podendo também ser influenciado pela estrutura de relações que compõe o sistema.
Em relação às estratégias mais adequadas a serem adotadas nas fases pelas quais podem passar as destinações turísticas, assinale a opção correta.
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