Questões de Concursos Turismo e Hospitalidade

Resolva questões de Turismo e Hospitalidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q866106 | Turismo, Conceitos Básicos de Turismo, Turismo e Hospitalidade, IF SP, IF SP, 2024

O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem, criado em 2011, considera sete tipos de Meios de Hospedagem: Hotel; Resort; Hotel Fazenda; Cama & Café; Hotel Histórico; Pousada; e Flat/Apart-Hotel. Contudo, anterior a esta data, os Meios de Hospedagem eram classificados em quatro tipos, conforme leciona Castelli (2003) e que serão apresentados abaixo. Leia as alternativas e assinale a CORRETA: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q866107 | Turismo, Conceitos Básicos de Turismo, Turismo e Hospitalidade, IF SP, IF SP, 2024

Arranjos Produtivos Locais (APL) são aglomerações de empresas, sejam produtoras de bens ou serviços, que compartilham um território em comum e têm alguma especialização produtiva. Articulam, cooperam e aprendem entre si e com atores locais, como o governo, associações empresariais e instituições diversas. Sobre APLs em turismo, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q866108 | Turismo, Conceitos Básicos de Turismo, Turismo e Hospitalidade, IF SP, IF SP, 2024

Em Barcelona, moradores ‘apagam’ uma linha de ônibus da internet só para evitar que turistas viajem nela.
Fonte:https://oglobo.globo.com/boa-viagem/ noticia/2024/04/29/em-barcelona-moradores-apagam-uma- linha-de-onibus-da-internet-so-para-evitar-que-turistas- viajem-nela.ghtml. Acesso em: 03 de setembro de 2024.

A hospitalidade social trabalha a relação entre o visitante e o visitado interagindo e sendo influenciado por empresas turísticas que aumentam ou diminuem a quantidade de voos, passeios e ou de leitos de uma localidade. Com base nisso, é correto afirmar que o chamado overturismo pode levar a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q866109 | Turismo, Conceitos Básicos de Turismo, Turismo e Hospitalidade, IF SP, IF SP, 2024

Para Grinover (2006, p. 33) “a cidade deixa de ser um conceito geográfico, para transformar-se em um símbolo complexo e inesgotável da experiência humana.” Ele endossa que uma cidade pode ser considerada hospitaleira ou não a partir de três dimensões que devem coexistir tendo como base o tempo e o espaço. Indique a alternativa que identifica essas dimensões propostas pelo autor.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q866110 | Turismo, Conceitos Básicos de Turismo, Turismo e Hospitalidade, IF SP, IF SP, 2024

A manutenção hoteleira é fundamental para garantir que o hotel desempenhe suas atividades com a maior capacidade produtiva possível, evitando altos investimentos sem necessidade e certificando que os clientes estejam satisfeitos com os serviços e equipamentos ofertados. A manutenção pode ser dividida em dois tipos: preventiva e reparativa. De acordo com Castelli (2003), a manutenção preventiva ainda pode ser dividada em duas: manutenção preventiva sistemática e manutenção preventiva previsiva. Assinale a alternativa que apresenta a descrição da manutenção preventiva sistemática. 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q866111 | Turismo, Conceitos Básicos de Turismo, Turismo e Hospitalidade, IF SP, IF SP, 2024

Segundo Barretto (2014), existem várias formas de classificar os turistas. Uma delas é a proposta por Plog (1972), denominada Modelo Cognitivo-Normativo, que os divide em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q906091 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

Camargo (2004, p. 51) propôs um modelo de tempos e espaços nos quais se realiza a hospitalidade. Ele considera ser estritamente necessária a “continuidade entre o estilo doméstico e público de hospitalidade que se transfere naturalmente para o estilo profissional e virtual." Segundo este autor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q906092 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

Segundo Barretto (2014), existem várias formas de classificar os turistas. Uma delas é aproposta por Plog (1972), denominada Modelo Cognitivo-Normativo, que os divide em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q906093 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

De acordo com CASTELLI (2003) assinale a alternativa CORRETA sobre a operacionalidade em hospedagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q906094 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

A hospitalidade está ancorada em diferentes paradigmas de outras ciências, como geografia, economia e administração, sendo considerada um campo cientifico emergente e apresentando uma relação de simbiose com a atividade turística. Baseado no texto acima, a melhor explicação para o conceito de hospitalidade é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q906095 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

A oferta turística, segundo Beni (2004, p. 161), “é composta e constituída de inúmeros elementos tangíveis e intangíveis e não só de um produto bem determinado.” Este autor divide a oferta turística em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q906096 | Turismo, Conceitos Básicos em Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

Segundo Silveira, Medaglia e Paixão (2013, p.74), “O impacto do Plano Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT) foi impressionante. (...) a abrangência do Programa foi imensa. (...) Nunca antes na história do País houve tantos aprendendo e discutindo sobre turismo (...).” Entretanto, os mesmos autores apontam como um dos problemas do PNMT:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q906097 | Turismo, Turismo Ecológico, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

Dentro de um contexto de desenvolvimento social que abarca a sustentabilidade urbana, juntamente com a inclusão de segmentos da população que, costumeiramente, não têm acesso aos atrativos, é possível inferir que a acessibilidade pode ser vista como um dos fundamentos essenciais para a criação de produtos turísticos. Neste sentido, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q906098 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

Dependendo do porte do Hotel, se for um Resort, por exemplo, a organização da cozinha precisará de vários profissionais especializados em áreas distintas para a operacionalização do serviço de Alimentos e Bebidas. Esta organização é chamada de brigada de cozinha, termo instituído por Escoffier. Dentre os diversos profissionais que atuam na cozinha, podem ser citados, por exemplo, Entremetier, Garde manger e Poissonier. Assinale a alternativa que apresente a função exercida pelos três profissionais, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q906099 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

Devido ao seu efeito multiplicador, o turismo constitui um setor chave para a economia de muitos países que o colocam no centro de suas estratégias de desenvolvimento. Indique a alternativa que explica, corretamente, o efeito multiplicador do turismo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q906100 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

Pode-se dizer que o planejamento turístico ordena a atividade humana numa localidade turística, orientando a instalação de equipamentos e facilidades, visando evitar ou minimizar os impactos negativos nos recursos naturais e culturais, preservando ao máximo sua atratividade. No que diz respeito ao papel do Estado no planejamento turístico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q906101 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

Um indivíduo saiu de seu país e viajou em férias para o país A. No deslocamento de ida, fez uma conexão de 10 horas na capital do país B, onde aproveitou o tempo para um city tour. Após passar 10 dias no destino final, retornou ao seu país. Tendo em vista as diferentes maneiras e critérios pelos quais a atividade turística pode ser classificada, selecione a alternativa que indica, respectivamente:
i. o tipo de turismo realizado considerando os efeitos na balança comercial do país A.
ii. a classificação deste individuo nas estatísticas do país B.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q906102 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

“Como qualquer outro tipo de produto ou serviço, os hotéis têm também diferentes características para atender a diferentes segmentos de clientes, por tipo de atividade, localização ou simplesmente por nível de renda. Nas grandes cidades da Europa, dos Estados Unidos ou da América Latina, é possível encontrar uma grande oferta de meios de hospedagem, que vai desde os luxuosos hotéis de marcas conhecidas até os hotéis independentes, não por isso menos confortáveis, os econômicos, os considerados simples e os de baixo nível. Todos os tipos têm suas clientelas e sobrevivem, cada um à sua maneira, no mercado da industria da hospitalidade”.
Trecho extraído de: CAMPOS, José Ruy Veloso. Introdução ao Universo da Hospitalidade. Campinas: Papirus, 2005, p.69.

Com base no texto acima e a tipologia dos meios de hospedagem, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q906103 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

A realização de eventos em hotéis tem se tornado cada vez mais comum, seja eventos sociais, como aniversários e casamentos, seja eventos acadêmico-científico e/ou corporativos, como congressos, encontros, reuniões. O estabelecimento hoteleiro que pretenda atuar neste segmento precisa estruturar seus espaços de forma a atender às necessidades de seus clientes. Para isso, é fundamental que, na área de eventos, haja salas e/ou salões, foyer e instalações de apoio e serviços. No que diz respeito ao foyer, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q906104 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem, criado em 2011, considera sete tipos de Meios de Hospedagem: Hotel; Resort; Hotel Fazenda; Cama & Café; Hotel Histórico; Pousada; e Flat/Apart-Hotel. Contudo, anterior a esta data, os Meios de Hospedagem eram classificados em quatro tipos, conforme leciona Castelli (2003) e que serão apresentados abaixo. Leia as alternativas e assinale a CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.