Questões de Concursos UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS

Resolva questões de UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q932869 | Inglês, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
........ September 11, 2001, at 8:46 A.M., a
hijacked airliner crashed into the north tower
of the World Trade Center in New York. At
9:03 A.M. a second plane crashed into the
south tower. The resulting infernos caused
the buildings to , the south tower
after burning for an hour and two minutes, the
north tower twenty-three minutes after
that. The attacks were masterminded by
Osama bin Laden in an attempt to intimidate
the United States and unite Muslims for a
restoration of the caliphate.
9/11, as the happenings of that day are now
called, has set off debates on a vast array of
topics. But I would like to explore a lesserknown
debate triggered by it. Exactly how
many events took place in New York on that
morning ........ September?
It could be argued that the answer is one.
The attacks on the two buildings were part of
a single plan conceived by one man in service
of a single agenda. They unfolded ........ a few
minutes and yards of each other, targeting
the parts of a complex with a single name,
design, and owner. And they launched a
single chain of military and political events in
their aftermath.
Or it could be argued that the answer is two.
The towers were distinct collections of glass
and steel separated by an expanse of space,
and they were hit at different times and went
out of existence at different times. The
amateur video that showed the second plane
closing in on the south tower as the north
tower billowed with smoke makes the twoness
unmistakable: while one event was frozen in
the past, the other loomed in the future.
The gravity of 9/11 would seem to make this
discussion frivolous to the point of impudence,
a matter of mere "semantics," as we say, with
its implication of splitting hairs. But the
relation of language to our inner and outer
worlds is a matter of intellectual fascination
and real-world importance.
______ "importance" is often hard to
quantify, ........ this case I can put an exact
value on it: 3,5 billion dollars. That was the
sum in a legal dispute for the insurance
payout to Larry Silverstein, the leaseholder of
the World Trade Center site. Silverstein’s
insurance policies stipulated a maximum
reimbursement for each destructive "event."
If 9/11 comprised a single event, he stood to
receive 3,5 billion dollars; if two, he stood to
receive 7 billion. In the trials, the attorneys
disputed the applicable meaning of the term
event. The lawyers for the leaseholder defined
it in physical terms (two s); those for
the insurance companies defined it in mental
terms (one plot). There is nothing "mere"
about semantics!
Adapted from: PINKER, Steven. The Stuff of
Thought . New York: Penguin, 2007. p. 1-2.
Select the alternative that adequately fills in the gaps in lines 01, 18, 22 and 46 in this same order. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q596999 | Português, Interpretação de Textos, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Sobre a peça Gota d’Água: uma tragédia brasileira, de Chico Buarque e Paulo Pontes, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações. 
 ( ) Paulo Pontes e Chico Buarque, no texto de apresentação à peça de 1975, criticam a experiência capitalista do “milagre econômico” brasileiro e conclamam a intelectualidade a aproximar-se do povo, inscrevendo o drama na vertente nacional popular do período.
 ( ) Algumas das canções hoje clássicas de Chico Buarque e Paulo Pontes integram a peça como a que dá título ao texto – Gota d’Água – e Basta um dia, ambas interpretadas por Bibi Ferreira na montagem original. 
 ( ) Gota d’Água, embora ambientada no subúrbio carioca, atualiza Medeia, texto clássico de Eurípides, mantendo a linguagem elevada da tragédia grega. 
 ( ) O desfecho da peça de Chico Buarque e Paulo Pontes não segue o texto da tragédia de Eurípides: Joana e Jasão se reconciliam e vivem em harmonia com os filhos. 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q596746 | Português, Interpretação de Textos, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.

Leia o segmento abaixo, retirado do Sermão da Sexagésima, de Padre Antônio Vieira, e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. 
Supostas estas duas demonstrações; suposto que o fruto e efeitos da palavra de Deus, não fica, nem por parte de Deus, nem por parte dos ouvintes, segue-se por consequência clara que fica por parte do pregador. E assim é. Sabeis, cristãos, por que não faz fruto a palavra de Deus? Por culpa dos pregadores. Sabeis, pregadores, por que não faz fruto a palavra de Deus? Por culpa nossa. [...] Mas como em um pregador há tantas qualidades, e em uma pregação tantas leis, e os pregadores podem ser culpados em todas, em qual consistirá esta culpa? No pregador podem-se considerar cinco circunstâncias: ........ . 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q932618 | Física, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Uma quantidade de calor Q = 56.100,0 J é fornecida a 100 g de gelo que se encontra inicialmente a -10 °C. Sendo o calor específico do gelo cg = 2,1 J/(g°C), o calor específico da água ca = 4,2 J/(g°C) e o calor latente de fusão CL = 330,0 J/g.
A temperatura final da água em °C é, aproximadamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q932877 | Física, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Uma fonte de tensão cuja força eletromotriz é de 15 V tem resistência interna de 5 ?. A fonte está ligada em série com uma lâmpada incandescente e com um resistor. Medidas são realizadas e constata-se que a corrente elétrica que atravessa o resistor é de 0,20 A, e que a diferença de potencial na lâmpada é de 4 V. Nessa circunstância, as resistências elétricas da lâmpada e do resistor valem, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q931858 | Física, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Considere as afirmações abaixo, sobre o sistema Terra-Lua. 
I - Para acontecer um eclipse lunar, a Lua deve estar na fase Cheia. 
II - Quando acontece um eclipse solar, a Terra está entre o Sol e a Lua. 
III- Da Terra, vê-se sempre a mesma face da Lua, porque a Lua gira em torno do próprio eixo no mesmo tempo em que gira em torno da Terra. 
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q596755 | Português, Interpretação de Textos, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Instrução: A questão refere-se ao romance a máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe. 
Assinale a alternativa correta sobre o romance.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q597012 | Português, Interpretação de Textos, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Instrução: A questão refere-se ao romance Diário da queda, de Michel Laub.
Assinale a alternativa correta sobre o romance. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q932118 | Inglês, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
The complex linguistic universe of
Game of Thrones
1.Game of Thrones has garnered 38 Emmy
2.awards for its portrayal of a world of sex,
3.violence and politics so real that some viewers
4.could imagine moving there. Part of that detail
5.has been the creation of the richest linguistic
6.universe since J.R.R. Tolkien’s Middle Earth.
7.In the field of language-creation for fictional
8.worlds, there is Tolkien, and there is everybody
9.else. But David Peterson, the language-smith
10.of Game of Thrones , comes a close second for
11.the amount of thought put into its two
12.languages, Dothraki and Valyrian. The interest
13.in these tongues is such that a textbook for
14.learning Dothraki has been published, while
15.Duolingo, a popular online language-learning
16.platform, now offers a course in High Valyrian.
17.Inspired by fictional languages such as those
18.in the Star Wars films and with a master’s
19.degree in linguistics, Peterson made Dothraki
20.and Valyrian as rich and realistic as possible.
21.Creating words is the easy part; anyone can
22.string together nonsense syllables. But
23.Peterson, like Tolkien, took the trouble to give
24his words etymologies and cousins, so that
25.the word for “feud” is related to the words
26.“blood” and “fight”. To make the languages
27.pronounceable but clearly foreign, he put
28.non-English sounds in high-frequency words
29.(like khaleesi , or queen), put the stress in
30.typically non-English places, and had words
31.begin with combinations of sounds that are
32.impossible in English, like hr .
33.Armed with a knowledge of common linguistic
34.sound changes, he gives his languages the
35kinds of irregularities and disorder that arise in
36.the real world: High Valyrian’s obar
37(“curve”) becomes Astapori Valyrian’s uvor .
38.Words’ meanings—as in real life—drift, too,
39.giving the system more realistic messiness.
40.Languages also play a prominent role in the
41.storyline. Dothraki is the guttural language of
42.a horse-borne warrior nation, but high-born
43.Daenerys Targaryen does not look down on it;
44.methodically learning it is key to her rise.
45.Tyrion Lannister is left to administer the city
46.of Mereen despite his ropy command of
47.Valyrian, leading to some comic moments.
48.And a prophecy of a future hero acquires new
49.meaning when an interpreter explains that the
50.word in question is ambiguous in Valyrian—it
51.could be “prince” or “princess”.
52.It might seem odd that a highly sexist society
53.like the one of Game of Thrones would have
54.languages where sex roles were not clearly
55.marked, but languages are not always perfect
56.vehicles for a culture. Random change can
57.leave them with too many words for one
58.concept, and not enough for another. In this
59.way, the flawed nature of language reflects
60.the foibles of flawed humans and the
61.imperfect worlds they strive to create.
Adaptado de:
21725752-dothraki-and-valyrian-are-mostconvincing-
fictional-tongues-elvish>.
Acesso em: 21 nov. 2017.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, acerca do texto. 
( ) O autor considera Peterson tão talentoso quanto Tolkien em termos de criação de línguas ficcionais. 
( ) As línguas criadas soam estrangeiras por contrariar padrões fonológicos da língua inglesa. 
( ) A parte mais fácil da criação das línguas, segundo o autor, é dar conta da etimologia das palavras. 
( ) O autor considera improvável que, em uma sociedade sexista como a de Game of Thrones, as línguas não delimitem claramente os papéis de gênero.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q931609 | Português, Interpretação de Textos, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Leia o trecho da crônica O vestuário feminino , de Júlia Lopes de Almeida (1862-1934).
É uma esquisitice muito comum entre senhoras intelectuais, envergarem paletó, colete e colarinho
de homem, ao apresentarem-se em público, procurando confundir-se, no aspecto físico, com os
homens, como se lhes não bastassem as aproximações igualitárias do espírito.
Esse desdém da mulher pela mulher faz pensar que: ou as doutoras julgam, como os homens, que
a mentalidade da mulher é inferior, e que, sendo elas exceção da grande regra, pertencem mais ao
sexo forte, do que do nosso, fragílimo; ou que isso revela apenas pretensão de despretensão.
Seja o que for, nem a moral nem a estética ganham nada com isso. Ao contrário; se uma mulher
triunfa da má vontade dos homens e das leis, dos preconceitos do meio e da raça, todas as vezes que
for chamada ao seu posto de trabalho, com tanta dor, tanta esperança, e tanto susto adquirido, deve
ufanar-se em apresentar-se como mulher. Seria isso um desafio?
Não; naturalíssimo pareceria a toda a gente que uma mulher se apresentasse em público como
todas as outras. [...]
Os colarinhos engomados, as camisas de peito chato, dão às mulheres uma linha pouco sinuosa,
e contrafeita, porque é disfarçada. [...]
Nas cidades, sobre o asfalto das ruas ou o saibro das alamedas, não sabe a gente verdadeiramente
para que razão apelar, quando vê, cingidas a corpos femininos, essas toilettes híbridas, compostas de
saias de mulher, coletes e paletós de homem... Nem tampouco é fácil de perceber o motivo por que,
em vez da fita macia, preferem essas senhoras especar o pescoço num colarinho lustrado a ferro, e
duro como um papelão!
Considere as seguintes afirmações sobre o trecho.
I - A crônica, publicada em 1906, registra as exigências que uma sociedade patriarcal impõe a
mulheres que circulam no âmbito público.
II - A crônica apresenta um chamado para que mulheres de atuação pública – espaço majoritariamente
masculino – mantenham características convencionadas como femininas, em especial no vestuário.
III- A autora, ao falar do vestuário feminino, está tratando também de meio, raça e gênero, temas
estruturantes do debate literário no final do século XIX, início do XX.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q931613 | Literatura, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Sobre autores do Naturalismo brasileiro, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações.
( ) Em A carne, de Júlio Ribeiro, faz-se presente a tensão entre intelectualidade e desejo sexual, em especial no corpo da protagonista Lenita. 
 ( ) Em Bom-crioulo, de Adolfo Caminha, há o relacionamento homossexual entre o escravo fugido Amaro e o marinheiro branco Aleixo.
 ( ) Em O Ateneu, de Raul Pompéia, há denúncia de preconceito sofrido pelo menino negro Sérgio, no colégio interno onde estuda. 
 ( ) Em O mulato, de Aluísio Azevedo, o casal formado pelo “mulato” Raimundo e por sua prima branca Ana Rosa é bem aceito pelos demais personagens do romance. 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q596770 | Português, Interpretação de Textos, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o romance. 
 ( ) O pano de fundo histórico da narrativa é a ditadura salazarista, que durou quatro décadas em Portugal. 
 ( ) O Lar da Feliz Idade presentifica o tema da velhice, em uma sociedade que busca a longevidade, mas não sabe o que fazer com os velhos. 
 ( ) O romance dialoga com obras de autores portugueses, como Fernando Pessoa e José Saramago.
 ( ) Antônio Silva constrói a própria narrativa, sugerindo, por vezes, estar escrevendo um livro.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q596777 | Português, Interpretação de Textos, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Leia o poema “Um dia, de repente”, escrito pela poeta porto-alegrense Lara de Lemos (1923-2010).
Um dia, de repente,
arrastam-nos à força
para um lugar incerto.
Um dia, de repente,
desnudam-nos impudica/
mente.
Um dia, de repente,
é o duro frio
do escuro catre.
Um dia, de repente,
somos apenas um ser vivo:
verme ou gente?
Considere as seguintes afirmações sobre o poema. 
I - O poema recupera o episódio de encarceramento, ocorrido com Lara de Lemos, durante a ditadura civil-militar no Brasil. 
II - O poema é construído na primeira pessoa do plural, reforçando a solidariedade do sujeito lírico com todos que viveram a mesma situação. III- A repetição de “Um dia, de repente” revive a arbitrariedade das prisões e da tortura.              
Quais estão corretas? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q931632 | Inglês, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
The complex linguistic universe of
Game of Thrones
Game of Thrones has garnered 38 Emmy
awards for its portrayal of a world of sex,
violence and politics so real that some viewers
could imagine moving there. Part of that detail
has been the creation of the richest linguistic
universe since J.R.R. Tolkien’s Middle Earth.
In the field of language-creation for fictional
worlds, there is Tolkien, and there is everybody
else. But David Peterson, the language-smith
of Game of Thrones , comes a close second for
the amount of thought put into its two
languages, Dothraki and Valyrian. The interest
in these tongues is such that a textbook for
learning Dothraki has been published, while
Duolingo, a popular online language-learning
platform, now offers a course in High Valyrian.
Inspired by fictional languages such as those
in the Star Wars films and with a master’s
degree in linguistics, Peterson made Dothraki
and Valyrian as rich and realistic as possible.
Creating words is the easy part; anyone can
string together nonsense syllables. But
Peterson, like Tolkien, took the trouble to give
his words etymologies and cousins, so that
the word for “feud” is related to the words
“blood” and “fight”. To make the languages
pronounceable but clearly foreign, he put
non-English sounds in high-frequency words
(like khaleesi , or queen), put the stress in
typically non-English places, and had words
begin with combinations of sounds that are
impossible in English, like hr .
Armed with a knowledge of common linguistic
sound changes, he gives his languages the
kinds of irregularities and disorder that arise in
the real world: High Valyrian’s obar
(“curve”) becomes Astapori Valyrian’s uvor .
Words’ meanings—as in real life—drift, too,
giving the system more realistic messiness.
Languages also play a prominent role in the
storyline. Dothraki is the guttural language of
a horse-borne warrior nation, but high-born
Daenerys Targaryen does not look down on it;
methodically learning it is key to her rise.
Tyrion Lannister is left to administer the city
of Mereen despite his ropy command of
Valyrian, leading to some comic moments.
And a prophecy of a future hero acquires new
meaning when an interpreter explains that the
word in question is ambiguous in Valyrian—it
could be “prince” or “princess”.
It might seem odd that a highly sexist society
like the one of Game of Thrones would have
languages where sex roles were not clearly
marked, but languages are not always perfect
vehicles for a culture. Random change can
leave them with too many words for one
concept, and not enough for another. In this
way, the flawed nature of language reflects
the foibles of flawed humans and the
imperfect worlds they strive to create.
Adaptado de:
<https://www.economist.com/news/books-andarts/
21725752-dothraki-and-valyrian-are-mostconvincing-
fictional-tongues-elvish>.
Acesso em: 21 nov. 2017.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, acerca do texto. 
( ) O autor considera Peterson tão talentoso quanto Tolkien em termos de criação de línguas ficcionais. 
( ) As línguas criadas soam estrangeiras por contrariar padrões fonológicos da língua inglesa. 
( ) A parte mais fácil da criação das línguas, segundo o autor, é dar conta da etimologia das palavras. 
( ) O autor considera improvável que, em uma sociedade sexista como a de Game of Thrones, as línguas não delimitem claramente os papéis de gênero. 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q931633 | Português, Interpretação de Textos, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Assinale a alternativa correta sobre o disco Elis & Tom. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q932660 | Literatura, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Sobre autores do Naturalismo brasileiro, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações. 
( ) Em A carne, de Júlio Ribeiro, faz-se presente a tensão entre intelectualidade e desejo sexual, em especial no corpo da protagonista Lenita. 
( ) Em Bom-crioulo, de Adolfo Caminha, há o relacionamento homossexual entre o escravo fugido Amaro e o marinheiro branco Aleixo. 
( ) Em O Ateneu, de Raul Pompéia, há denúncia de preconceito sofrido pelo menino negro Sérgio, no colégio interno onde estuda. 
( ) Em O mulato, de Aluísio Azevedo, o casal formado pelo “mulato” Raimundo e por sua prima branca Ana Rosa é bem aceito pelos demais personagens do romance. 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q932157 | Inglês, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.

1......... September 11, 2001, at 8:46 A.M., a

2.hijacked airliner crashed into the north tower

3.of the World Trade Center in New York. At

4.9:03 A.M. a second plane crashed into the

5.south tower. The resulting infernos caused

6.the buildings to , the south tower

7.after burning for an hour and two minutes, the

8.north tower twenty-three minutes after

9.that. The attacks were masterminded by

10.Osama bin Laden in an attempt to intimidate

11.the United States and unite Muslims for a

12.restoration of the caliphate.

13.9/11, as the happenings of that day are now

14.called, has set off debates on a vast array of

 

15.topics. But I would like to explore a lesser-

16.known debate triggered by it. Exactly how

 

17.many events took place in New York on that

18.morning ........ September?

19.It could be argued that the answer is one.

20.The attacks on the two buildings were part of

21.a single plan conceived by one man in service

22.of a single agenda. They unfolded ........ a few

23.minutes and yards of each other, targeting

24.the parts of a complex with a single name,

25.design, and owner. And they launched a

26.single chain of military and political events in

27.their aftermath.

28.Or it could be argued that the answer is two.

29.The towers were distinct collections of glass

30.and steel separated by an expanse of space,

31.and they were hit at different times and went

32.out of existence at different times. The

33.amateur video that showed the second plane

34.closing in on the south tower as the north

35.tower billowed with smoke makes the twoness

36.unmistakable: while one event was frozen in

37.the past, the other loomed in the future.

 

38.The gravity of 9/11 would seem to make this

39.discussion frivolous to the point of impudence,

40.a matter of mere "semantics," as we say, with

41.its implication of splitting hairs. But the

42.relation of language to our inner and outer

43.worlds is a matter of intellectual fascination

44.and real-world importance.

45.______ "importance" is often hard to

46.quantify, ........ this case I can put an exact

47.value on it: 3,5 billion dollars. That was the

48.sum in a legal dispute for the insurance

49.payout to Larry Silverstein, the leaseholder of

50.the World Trade Center site. Silverstein’s

51.insurance policies stipulated a maximum

52.reimbursement for each destructive "event."

53.If 9/11 comprised a single event, he stood to

54.receive 3,5 billion dollars; if two, he stood to

55.receive 7 billion. In the trials, the attorneys

56.disputed the applicable meaning of the term

57.event. The lawyers for the leaseholder defined

58.it in physical terms (two s); those for

59.the insurance companies defined it in mental

60.terms (one plot). There is nothing "mere"

61.about semantics!

Adapted from: PINKER, Steven. The Stuff of

Thought. New York: Penguin, 2007. p. 1-2.



Select the alternative that adequately fills in the gaps in lines 01, 18, 22 and 46 in this same order.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q931646 | Português, Interpretação de Textos, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Instrução: A questão refere-se ao romance Diário da queda, de Michel Laub. 
Considere as seguintes afirmações sobre o romance.
I - O diário escrito pelo narrador desdobra-se em três confissões geracionais: memórias do avô, do
pai e do filho.
II - O título do romance permite múltiplas interpretações da palavra “queda”: o suicídio do avô, o
incidente com João, o alcoolismo do narrador, a doença do pai.
III- Os acontecimentos históricos da Shoah marcam a trajetória e o relato do narrador, apontando
para a complexidade da tradição judaica.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q596800 | Português, Interpretação de Textos, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Assinale a alternativa correta sobre o disco Elis & Tom. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q931649 | Português, Interpretação de Textos, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o episódio "O sobrado", do romance O continente, de Erico Verissimo.

 ( ) O contexto histórico é o desfecho da Guerra dos Farrapos entre republicanos e federalistas, iniciada em 1890. 
 ( ) O episódio ocupa três dias de junho de 1895.
 ( ) A divisão em 7 capítulos intercalados estabelece um contraponto temporal e estrutural com os demais capítulos do romance. 
 ( ) O jogo entre vida e morte, que marca toda a trilogia, já se estabelece aqui a partir de objetos, como a tesoura e o punhal.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.