Questões de Concursos Vestibular 3 dia

Resolva questões de Vestibular 3 dia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q702726 | Biologia, Vestibular 3 dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Em relação às macromoléculas que constituem a maioria dos seres vivos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q945675 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre agrotóxicos.

( ) Os agrotóxicos são substâncias transgênicas tóxicas usadas na agricultura.

( ) O uso indevido de agrotóxicos pode causar um desequilíbrio nas populações de abelhas, que são expostas a diferentes substâncias químicas.

( ) A água sanitária é eficiente para remover agrotóxicos.

( ) O hábito de descascar frutas e legumes remove os agrotóxicos comumente utilizados.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q945676 | Biologia, Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Considere as afirmações abaixo, sobre a membrana plasmática de células de animais pluricelulares.

I - Os íons potássio (K+) tendem a sair da célula por difusão simples, a favor de seu gradiente de concentração.

II - Açúcares de pequena cadeia e aminoácidos, em células de mamíferos, necessitam da ajuda de proteínas carreadoras para atravessar a membrana.

III- A ocorrência de estímulo, em células nervosas de mamíferos, provoca a entrada para o citoplasma de íons potássio (K+) por difusão simples.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q700172 | Química, Vestibular 3 dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes a compostos inorgânicos.
( ) A sílica, presente na areia, e o gás carbônico fazem parte da mesma função inorgânica: os óxidos.
( ) O número de oxidação do oxigênio, no composto OF2, é – 2.
( ) O óxido de alumínio pode comportar-se como óxido ácido ou como óxido básico.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q706060 | Química, Vestibular 3 dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Considerando a geometria molecular de algumas moléculas e íons, assinale a alternativa que lista apenas as espécies com geometria trigonal plana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q945677 | Biologia, A química da vida, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

O íon ........ integra as moléculas de DNA, RNA e ATP. Já o íon sódio contribui para ........, enquanto o íon ........ participa da composição da mioglobina.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q945678 | Biologia, Uma visão geral da célula, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Os peroxissomos são organelas enzimáticas de membrana única, cuja principal função é a ........ de certas substâncias orgânicas nas células, em especial, ........ . Nessa reação, surge um subproduto muito tóxico para a célula, a água oxigenada (peróxido de hidrogênio), que precisa ser rapidamente degradado por uma de suas principais enzimas, a ......... .

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q945679 | Biologia, Estudo dos tecidos, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

No bloco superior abaixo, estão caracterizadas células do tecido ósseo; no inferior, tipos de células desse tecido.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

1. Macrófagos multinucleados da matriz óssea, responsáveis pela disponibilização dos minerais armazenados no osso.

2. Células de reserva lipídica da medula óssea.

3. Células jovens com muitos prolongamentos e intensa atividade metabólica na síntese da parte orgânica da matriz óssea.

4. Células aprisionadas nas lacunas da matriz óssea e com metabolismo mais reduzido.

( ) Osteoblasto

( ) Osteoclasto

( ) Osteócito

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q701199 | Química, Vestibular 3 dia, UFRGS, UFRGS, 2019

O sulfato de cálcio CaSO4 possui produto de solubilidade igual a 9 x 10–6 . Se uma quantidade suficientemente grande de sulfato de cálcio for adicionada a um recipiente contendo 1 litro de água, qual será, ao se atingir o equilíbrio, a concentração, em mol L -1 , esperada de Ca2+ em solução aquosa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q945680 | Biologia, Sistema Reprodutor Humano, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre características dos ciclos ovariano e uterino nos seres humanos.

( ) O primeiro dia da menstruação corresponde ao início de um novo ciclo reprodutivo e está associado à queda nos níveis de estrógeno e progesterona no sangue.

( ) A cada novo ciclo, nas mulheres em idade reprodutiva, várias ovogônias são hormonalmente induzidas a iniciarem seu ciclo meiótico.

( ) O corpo lúteo ou corpo amarelo que se forma no ovário, após a ovulação, secreta progesterona que estimula o endométrio a entrar em sua fase secretória.

( ) A queda definitiva dos hormônios no sangue, na menopausa, induz ao término do ciclo menstrual, e os ovócitos residuais permanecem em metáfase II.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q698640 | Biologia, Vestibular 3 dia, UFRGS, UFRGS, 2019

No ano de 2013, o Nobel de Medicina ou Fisiologia foi concedido para os pesquisadores que elucidaram os mecanismos de transporte de moléculas, através de vesículas, no interior das células.
Considere as seguintes afirmações sobre esse tema no citoplasma de células eucarióticas.
I - As proteínas produzidas pelo retículo endoplasmático rugoso são transportadas por vesículas até a face cis do complexo golgiense.
II - As vesículas que contêm secreções desprendem-se do complexo golgiense e fundem-se à membrana plasmática na exocitose.
III- Algumas vesículas liberadas pelo complexo golgiense irão formar os peroxissomos.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q945681 | Biologia, Sistema Imunológico, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

O número de pessoas que se recusam a vacinar seus filhos, influenciadas principalmente por informações não científicas veiculadas nas redes sociais, tem crescido significativamente.

Considere as seguintes afirmações sobre as vacinas.

I - A volta de doenças que já haviam sido controladas no país está relacionada à resistência às vacinas, desenvolvida pelos organismos patogênicos.

II - A base do funcionamento das vacinas é a produção de células de memória que facilitarão a proteção contra o patógeno, em contatos futuros.

III- As vacinas consistem em anticorpos isolados de microrganismos causadores de doenças ou mesmo de microrganismos vivos.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q945682 | Biologia, A química da vida, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Seres humanos necessitam armazenar moléculas combustíveis que podem ser liberadas quando necessário.

Considere as seguintes afirmações sobre essas moléculas.

I - Os carboidratos, armazenados sob a forma de glicogênio, correspondem ao requerimento energético basal de uma semana.

II - A gordura possui maior conteúdo energético por grama do que o glicogênio.

III- Indivíduos em jejum prolongado necessitam metabolizar moléculas de tecidos de reserva.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q945683 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Um surto de toxoplasmose foi registrado, em 2018, na cidade de Santa Maria (RS).

Sobre a toxoplasmose, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q945684 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Em angiospermas, os óvulos desenvolvem-se em ........, e a parede do ovário participa da formação do ........ .

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q945685 | Biologia, Fotossíntese, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Com relação à fotossíntese, considere as seguintes afirmações.

I - As reações independentes de luz utilizam moléculas formadas pelas reações dependentes de luz.

II - As reações dependentes de luz, assim como as independentes, ocorrem nos tilacoides dos cloroplastos.

III- O ciclo de Calvin utiliza CO2 e outras moléculas para produzir glicose.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q945686 | Biologia, Artrópodes, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos artrópodes.

( ) As centopeias apresentam corpo dividido em cabeça e tronco.

( ) Os insetos têm três pares de pernas e dois pares de antenas.

( ) Os escorpiões são aracnídeos que inoculam sua peçonha através dos ferrões das quelíceras.

( ) Os crustáceos geralmente têm corpo dividido em cefalotórax e abdome e um par de antenas.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q945687 | Biologia, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Em agosto de 2018, foi divulgada, na revista Nature, a descoberta de um fóssil híbrido entre duas espécies humanas já extintas. Trata-se do fóssil de uma garota de 13 anos, de mãe neandertal e pai denisovano que viveu há 50 mil anos.

Sabendo-se que o DNA das duas espécies, bem como o da garota híbrida, foi sequenciado, considere as afirmações abaixo.

I - A garota pode ser considerada um híbrido, pois apresenta genes típicos de cada uma das espécies na mesma proporção.

II - A mãe era neandertal, conforme evidenciado pelas mitocôndrias da garota.

III- O pai era denisovano, conforme evidenciado pelo cromossomo Y do fóssil híbrido.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q945688 | Biologia, Leis de Mendel, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Nas galinhas, existe um tipo de herança ligada ao cromossomo sexual que confere presença ou ausência de listras (ou barras) nas penas. Galos homozigotos barrados (ZB ZB ) foram cruzados com galinhas não barradas (Zb W), resultando em uma F1 de galos e galinhas barradas.

Considerando uma F2 de 640 aves, a proporção fenotípica esperada será de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q945689 | Biologia, Meiose, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Pessoas que apresentam Síndrome de Down são em geral trissômicas para o cromossomo 21. Esse problema ocorre predominantemente devido à não disjunção do par cromossômico na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.