Questões de Concursos Vestibular Indígena

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1Q945356 | Matemática, Geometria Espacial, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2025

O reservatório de água da casa de Cláudio tem o formato de um paralelepípedo, cuja base é um quadrado de lado 2m e tem altura 180 cm. O reservatório está cheio com 1/3 da capacidade. Considerando que Cláudio usará 80 litros de água por dia e que o reservatório não será reabastecido, por quantos dias, no máximo, ele conseguirá usar a água?

Dados: 1000 l = 1 m3
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2Q945350 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2025

O uso de tabaco e cachimbos é frequente em várias etnias indígenas e expressa diferentes simbolismos. Entre os Guarani, petyngua é o nome dado aos cachimbos. Quando os petyngua são feitos de madeira, sua matéria prima principal para fabricação é o “nó de pinho”, que fica na junção entre o tronco e os galhos principais do pinheiro conhecido como araucária (Araucaria angustifolia) e apresenta elevada resistência ao fogo. Os petyngua são produzidos principalmente com
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3Q945351 | Biologia, Ciclo Celular, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2025

O avanço da idade de um organismo é marcado, muitas vezes, pelo aumento de seu tamanho corporal. Esse fenômeno pode ser observado em diversos seres vivos, como plantas e animais. O principal processo celular envolvido no crescimento corporal é
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4Q944384 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

Ana tem um cartão com uma senha de 4 dígitos. Certo dia,ao tentar realizar uma compra, ela se esqueceu da senha,porém lembra que
sua senha tem exatamente um dígito 1; sua senha tem exatamente dois dígitos 3; o dígito 1 não é sucedido imediatamente por um dígito 3.
Supondo que Ana escreva todas as possíveis senhas quecumprem essas condições, quantas são as possibilidadesde senha que ela escreverá?

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5Q945342 | Português, Flexão verbal de número singular, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Se pensarmos o Brasil a partir das cosmologias e histórias indígenas, veremos que esta nação é múltipla e nela coexistem maneiras distintas de pensar e de viver. E mesmo que a vivência em um território comum nos coloque o desafio de construir um campo de ação política que nos unifique como cidadãos, as cosmologias indígenas não podem ser reduzidas às formas ocidentais de pensar e de ordenar o mundo.

As experiências e os saberes indígenas consideram o universo em sua totalidade e inserem o ser humano em uma complexa rede de relações que envolvem os seres, naturais e sobrenaturais, integrando a vida como um todo. Essas cosmologias não se confundem e nem podem ser contidas dentro da lógica materialista e mercadológica, com a qual estamos habituados.

(BONIN, Iara Tatiana. Cosmovisão indígena e modelo de desenvolvimento. In: Encarte Pedagógico V – Jornal Porantim, ano XXXVI, n. 376, Brasília, Junho/Julho 2015, p.1.)
Para Iara Bonin, articular a cosmovisão indígena a um modelo de desenvolvimento para o Brasil é um desafio coletivo. No texto, isso é marcado pelo uso de verbos em
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6Q944385 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

O problema da superposição entre as Terras Indígenas (TI) e as Unidades de Conservação (UC) no país revela a inexistência de uma política articulada, da parte do Estado brasileiro, em relação aos espaços ambientais protegidos no território nacional. É o caso, por exemplo, da situação do Parque Nacional do Araguaia, que está superposto, dentre outros, à Terra Indígena Inãwebohoná, de ocupação tradicional dos povos indígenas Javaé e Karajá.
(Fonte: FANY, R. (Org) Terras Indígenas & Unidades de Conservação da natureza: o desafio das sobreposições. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2004.)
A respeito dos Parques Nacionais, é correto afirmar que se trata de uma unidade de
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7Q944374 | Biologia, Ciclos biogeoquímicos, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

Há três grandes sumidouros naturais de carbono no planeta: oceanos, áreas úmidas (lagos, várzeas e igapós, por exemplo) e formações vegetais terrestres. A bacia do Rio Amazonas segue sendo um sumidouro de carbono, mas está próxima de se tornar uma fonte de emissões se o desmatamento continuar nas mesmas taxas.
Sobre os gases de efeito estufa, assinale a alternativa correta.
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8Q945352 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2025

O mimetismo é um fenômeno observado em diversas espécies do reino animal. Consiste na manifestação de determinadas características em um animal que fazem com que ele seja confundido com outro ser vivo. Um exemplo desse fenômeno são as chamadas cobras falsas-corais, que se assemelham às peçonhentas corais-verdadeiras. Nesse caso, trata-se de um exemplo de adaptação evolutiva que surgiu
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9Q944370 | Português, Figuras de Linguagem, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

Texto associado.
“A mãe do Brasil é indígena, ainda que o país tenha mais orgulho de seu pai europeu que o trata como um filho bastardo. Sua raiz vem daqui, do povo ancestral que veste uma história, que escreve na pele sua cultura, suas preces e suas lutas. Nunca vou entender o nacionalismo estrangeiro que muitas pessoas têm. Nós somos um país rico, diverso e guerreiro, mas um país que mata o seu povo originário e aqueles que construíram uma nação, que ainda marginaliza povos que já foram escravizados e seguem tentando se recuperar dos danos.”

(Myrian Krexu @myrianveloso, médica Guarani Mbyá (17/05/2020). Disponível em https://www.instagram.com/p/CdTRkvYuOXM/. Acesso em 03/05/2022.)
Em “Nunca vou entender o nacionalismo estrangeiro que muitas pessoas têm”, a autora recorre à figura de linguagem
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10Q945361 | História, Ocupação de novos territórios Colonialismo, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2025

Antigamente, havia muitas possibilidades de marcar o tempo espalhadas pelo mundo e muitos inventores tentaram aprimorar esses sistemas. Havia, por exemplo, a invenção de Yi Xing, um monge budista chinês que desenvolveu uma máquina que contava 24 horas a partir de um sistema de queda d’água, cordas, encanamentos, baldes e engrenagens. Os primeiros relógios de pêndulo foram construídos nas igrejas da Europa por volta dos anos 1300. Séculos depois, com a Revolução Industrial, não demorou para que nos tornássemos servos de relógios, alarmes, horários e prazos cada vez mais apertados. Os relógios se tornaram menores e portáteis. Atualmente, temos os relógios atômicos, que registram oscilações de energia em átomos de césio. Nossos celulares, aparelhos e os relógios oficiais de todo o mundo são sincronizados nesses medidores de tempo atômico.

(Adaptado de Calendários, relógios e alguns dos inventores do tempo. Blog Espaço do Conhecimento – UFMG. Disponível em https://www.ufmg.br/espa codoconhecimento/ calendarios-relogios-e-alguns-dos-inventores-do- tempo/. Acesso em 02/12/2024.)

Com base na leitura do texto, assinale a alternativa correta.
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11Q944378 | Química, Grandezas massa, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

Em um acampamento, um cozinheiro trapalhão derruba óleo e sal na areia. Rapidamente ele recolhe a mistura desses três materiais e a coloca, juntamente com um pouco de água, em um vidro vazio, agitando um pouco a mistura e deixando-a descansar. Deste modo, ele primeiro decanta o líquido superior (o óleo) e, depois, o líquido do meio (que contém o sal dissolvido na água) para, na sequência, aquecer esse líquido do meio numa panela, eliminando a água e obtendo o sal. Esses fatos evidenciam que as densidades estão na ordem
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12Q944388 | Nutrição, Estudo do Comportamento Alimentar, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

A culinária tradicional brasileira não é, necessariamente, o resultado da miscigenação entre as culturas europeia, indígena e negra. Não se pode dizer que o processo tenha sido de combinação igualitária: trata-se de uma história de dominação em que colonizadores se adaptaram à alimentação local, indígena, utilizando-a para seus propósitos expansionistas. O processo histórico de constituição da culinária do Brasil se deu com muita violência e apagamento, como o de técnicas indígenas de cozimento e preparo que eram usadas e seguem sendo utilizadas, mas que não aparecem nos livros de culinária e enciclopédias como sendo dos povos originários.
(Adaptado de: DESTRI, L. Da mandioca ao milho, do indígena ao caipira. Revista Pesquisa FAPESP, dezembro de 2018. p. 88-89).
Sobre a formação histórica das práticas alimentares no Brasil, é correto afirmar que
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13Q947565 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2019

A Guerra do Paraguai foi a mais sangrenta da América do Sul no século XIX. Durou de 1864 a 1870; envolveu o Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, e contou com a participação de negros escravos e libertos, além de várias etnias indígenas. Sobre ela, é correto afirmar:
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14Q944390 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

Leia um trecho da lei n. 2.040, de 28 de setembro de 1871, que ficou conhecida como Lei do Ventre Livre:
"A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador e Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembleia Geral Decretou e ela Sancionou a Lei seguinte:
Art. 1º Os filhos de mulher escrava que nascerem no Império desde a data desta lei serão considerados de condição livre.
§ 1º Os ditos filhos menores ficarão sob a autoridade dos senhores de suas mães, os quais terão obrigação de criálos e tratá-los até a idade de oito anos completos. Chegando o filho da escrava a esta idade, o senhor da mãe terá a opção ou de receber do Estado indenização de 600 mil réis ou de utilizar-se dos serviços do menor até a idade de 21 anos completos." (redação atualizada)
(Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lim/lim2040.htm.)
Sobre a Lei do Ventre Livre no Brasil, é correto afirmar que essa lei
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15Q944377 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

Uma notícia veiculada na internet afirma:
“A nova rotulagem de alimentos entrará em vigor a partir de 9 de outubro de 2022. Com isso, os rótulos frontais dos produtos passarão a ter uma lupa identificando quantidades excessivas de açúcar, sódio e gorduras.”
Essa medida está sendo adotada a fim de conscientizar os consumidores: em excesso, esses nutrientes fazem mal à saúde, uma vez que o açúcar se relaciona a
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16Q944387 | Geografia, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

O processo de globalização promoveu grandes mudanças estruturais na produção e nos fluxos de capitais, responsáveis pelas dinâmicas geográficas do mundo contemporâneo. A respeito dos efeitos da globalização no atual momento é correto afirmar que
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17Q947557 | Física, Eletrodinâmica, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2019

Segundo reportagem da revista Época de fevereiro de 2019, o uso dos telefones celulares nas aldeias indígenas está bastante disseminado. Um ponto crucial para o funcionamento e para o uso prolongado do telefone celular é a autonomia de sua bateria, o que justifica a utilização cada vez mais frequente de bancos de baterias portáteis.

Considere um banco de bateria com carga total Q = 1800 mAh. Supondo que um celular funcione com uma corrente média im = 60 mA, ele poderá funcionar conectado a esse banco de bateria por um período de

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18Q945345 | Português, Pronomes pessoais retos, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2025

Lélia Gonzalez criou o termo “pretuguês” citado no texto 1 da questão anterior. O trecho a seguir apresenta algumas reflexões da autora sobre esse tema.

É engraçado como eles gozam a gente quando a gente diz que é Framengo. Chamam a gente de ignorante dizendo que a gente fala errado. E de repente ignoram que a presença desse R no lugar do L nada mais é que a marca linguística de um idioma africano, no qual o L inexiste. Afinal, quem que é o ignorante? Ao mesmo tempo acham o maior barato a fala dita brasileira, que corta os erres dos infinitivos verbais, que condensa “você” em “cê”, o “está” em “tá” e por aí afora. Não sacam que tão falando pretuguês (Lélia Gonzalez).
(GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: LIMA, Marcia; RIOS, Flavia (org.), Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janiero: Zahar, 2020. p. 80.)

Segundo o excerto,
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19Q947538 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2019

Turismo em Terras Indígenas

Mais do que a possibilidade de visitar belezas naturais intocadas, o turista em uma terra indígena tem a oportunidade de entrar em contato com línguas, narrativas, conhecimentos e comidas da comunidade, algo antes restrito a populações originárias e a uma pequena parcela de não indígenas. Esse intercâmbio gera ainda outros desdobramentos, como afirma o Coordenador-Geral de Etnodesenvolvimento da Funai, Juan Scalia. “O turismo de base comunitária em terras indígenas fortalece a autonomia dos povos, propiciando uma alternativa de geração de renda com mínimos impactos ambientais e com uma distribuição mais justa dos lucros da atividade. Valorizar os diversos atrativos ecológicos e culturais, por outro lado, também contribui para a proteção dos territórios e fortalecimento das tradições”, afirmou.

(Disponível em http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/5224-etnoturismo-ealternativa-sustentavel-de-renda-para-comunidades-indigenas-do-rio-negro.)

Segundo o texto, o turismo em terras indígenas

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20Q945340 | Português, Significação Contextual de Palavras, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2025

Somos muitas, somos múltiplas, somos mil-lheres, cacicas, parteiras, benzedeiras, pajés, agricultoras, professoras, advogadas, enfermeiras e médicas nas múltiplas Ciências do Território e da Universidade. Somos antropólogas, deputadas e psicólogas. Somos muitas transitando do chão da aldeia para o chão do mundo. Mulheres terra, mulheres água, mulheres biomas, mulheres espiritualidade, mulheres árvores, mulheres raízes, mulheres sementes e não somente mulheres, guerreiras da ancestralidade.

(Adaptado de ANMIGA. “Manifesto das primeiras brasileiras”. Disponível em https://anmiga.org/manifesto/. Acesso em 10/09/2024.)

O uso da expressão de “mil-lheres” no texto indica
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