Questões de Concurso Vestibular UFMS

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q943298 | Geografia, Coordenadas Geográficas, Vestibular UFMS, UFMS, INEP, 2018

Leia atentamente os versos a seguir.

"Arrumei as minhas malas,

E de viagem sai,

Pra conhecer o Brasil,

Do Iapoque ao Chuí,

E pra falar a verdade,

Eu tenho muita saudade,

De tudo que conheci [...]”

(Canção “Do Oiapoque Ao Chuí”, Teodoro e Sampaio).

Na canção, a expressão do “Iapoque ao Chuí” refere-se a dois extremos do Brasil. No entanto, por meio de novos estudos, descobriu-se que o ponto geográfico mais setentrional do País não está localizado no município de Oiapoque. Assinale a alternativa correta correspondente ao ponto extremo setentrional do Brasil.

2 Q943278 | Português, Figuras de Linguagem, Vestibular UFMS, UFMS, INEP, 2018

Analise os elementos empregados na construção da letra da canção e assinale a alternativa correta.
A Via Láctea

Quando tudo está perdido

Sempre existe um caminho

Quando tudo está perdido

Sempre existe uma luz

Mas não me diga isso

Hoje a tristeza não é passageira

Hoje fiquei com febre a tarde inteira

E quando chegar a noite

Cada estrela parecerá uma lágrima

Queria ser como os outros

E rir das desgraças da vida

Ou fingir estar sempre bem

Ver a leveza das coisas com humor

Mas não me diga isso

É só hoje e isso passa

Só me deixe aqui quieto isso passa

Amanhã é um outro dia, não é?


Eu nem sei porque me sinto assim

Vem de repente um anjo triste perto de mim

E essa febre que não passa

E meu sorriso sem graça

Não me dê atenção

Mas obrigado por pensar em mim

Quando tudo está perdido

Sempre existe uma luz

Quando tudo está perdido

Sempre existe um caminho

Quando tudo está perdido

Eu me sinto tão sozinho

Quando tudo está perdido

Não quero mais ser quem eu sou

Mas não me diga isso

Não me dê atenção

E obrigado por pensar em mim


(LEGIÃO URBANA. A tempestade ou O livro dos dias (álbum).Rio de Janeiro: EMI Music Ltda, 1996).

3 Q943303 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Vestibular UFMS, UFMS, INEP, 2018

Quando pensamos na diversidade de paisagens, associada à extensão territorial e às formas como foram povoadas as diversas regiões do Brasil, retomamos a ideia de que o País assume dimensões continentais. Além da vastidão do território, é importante lembrar que o Brasil também possui uma história riquíssima e que cada região foi marcada por uma atividade econômica ao longo do período de ocupação pós-1500. Assim, assinale a alternativa que associa corretamente: a região do país, a atividade econômica que historicamente foi praticada na região, o período em que obteve maior êxito e qual foi a matriz da mão de obra utilizada.

4 Q943286 | Matemática, Vestibular UFMS, UFMS, INEP, 2018

O Sr. Asdrúbal se preocupa muito com a segurança na internet, por isso troca mensalmente a senha de seu correio eletrônico. Para não esquecer a senha, ele utiliza o ano de nascimento de seu gato e a palavra pet para formar sua senha, totalizando 7 caracteres. No momento de alterar a senha, ele apenas inverte a ordem da palavra e dos números. Sabendo que o gato nasceu no ano de 2009 e que as letras da palavra pet são mantidas juntas e nessa mesma ordem, quantas senhas distintas o Sr. Asdrúbal consegue formar?
P E T 2 0 0 9

5 Q943297 | Geografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Vestibular UFMS, UFMS, INEP, 2018

As geotecnologias são um conjunto de tecnologias destinadas à coleta e ao tratamento de informações espaciais (ROSA, 2005). Almeida (2009) complementa que as geotecnologias envolvem a utilização de um conjunto de recursos computacionais e metodológicos para o cumprimento de suas funções, entre esses, os Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) e o Sensoriamento Remoto.
Com base nos conceitos apresentados, indique a alternativa que representa corretamente as modernas tecnologias aplicadas à cartografia.

6 Q681611 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UFMS, UFMS, INEP, 2018

A questão refere ao seguinte fragmento de texto:

Em termos muito simples, podemos dizer que o amor é um horizonte de compreensão que tem em vista a real dimensão do outro, que não o inventa em uma projeção, que permanece aberto ao seu mistério. Se o amor é aberto ao outro, o ódio é fechado a ele. Tendemos a não querer ver o ódio que nos fecha porque ele nos diminui. “Não querer ver” é uma armadilha, pois todos somos afetados pelo ódio e contribuímos com a nossa parte para a sua persistência (TIBURI, Marcia. Odiar, verbo intransitivo. Revista Cult, n. 20, ano 18, p. 59, set. 2015. Fragmento).

Assinale a alternativa correta sobre as relações de coesão estabelecidas no texto.

7 Q943277 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Vestibular UFMS, UFMS, INEP, 2018

Leia atentamente o texto informativo a seguir.

Nosso símbolo

O nome já deixa evidente a origem indígena da bebida consumida diariamente por sulmato-grossenses de todos os cantos. O tereré só se tornou símbolo do Estado porque os índios guaranis aprenderam a domesticar a erva-mate.

Depois da Guerra do Paraguai, Tomás Laranjeira consegue a concessão de aproximadamente 8 milhões de hectares da região sul-fronteira para explorar a planta. Posteriormente, funda a Companhia Mate Laranjeira, que exporta grande volume para Argentina e para o Uruguai. O professor da UFMS Antônio Hilário Urquiza destaca que 70% da mão de obra utilizada nos ervais era guarani, que já tinham prática na lida.

“Os guaranis que domesticaram a erva-mate, que criaram o tereré, o chimarrão. Não qualquer índio. Foram os guaranis que estão aqui no nosso Estado. E hoje [o tereré] é um símbolo da juventude, da gastronomia, um símbolo identitário do nosso Estado. E é indígena”, reforça o professor e antropólogo. [...]

(Correio do Estado. Caderno especial “MS 41 anos”, 11 out. 2018).


A respeito dos sentidos construídos por esse texto, cujo objetivo maior é o de informar os leitores a respeito do tereré como elemento identitário de Mato Grosso do Sul, é possível afirmar que:

8 Q943310 | Atualidades, Política no Brasil, Vestibular UFMS, UFMS, INEP, 2018

O pleito eleitoral para a presidência do Brasil de 2018 foi marcado pela polarização entre partidos de direita e esquerda, fato que em raros momentos da história democrática brasileira foi verificado. Os acontecimentos dessa campanha política foram marcados por situações novas e que acarretam mudanças na sociedade do presente. Assinale a alternativa que caracterizou as últimas eleições presidenciais do Brasil e que demonstra uma transformação da sociedade.

9 Q943299 | Geografia, Escalas, Vestibular UFMS, UFMS, INEP, 2018

Um casal de turistas chilenos resolveu conhecer, em suas férias de final de ano, as belezas cênicas do município de Bonito, Estado de Mato Grosso do Sul. Em um mapa da cidade, observaram que a distância da Gruta do Lago Azul até o Abismo Anhumas era de 2 km. No mapa, a medida estava em 2 cm, o que nos permite afirmar que a escala cartográfica era de:

10 Q943304 | História, História do Brasil, Vestibular UFMS, UFMS, INEP, 2018

Sobre o processo de conquista da independência das antigas colônias portuguesa e espanhola na América, assinale a alternativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.