Questões de Concursos Vestibular UNICAMP

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1Q595117 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

Texto associado.
(...) pediu-me desculpa da alegria, dizendo que era alegria de pobre que não via, desde muitos anos, uma nota de cinco mil réis. – Pois está em suas mãos ver outras muitas, disse eu. – Sim? acudiu ele, dando um bote pra mim. – Trabalhando, concluí eu. Fez um gesto de desdém; calou-se alguns instantes, depois disse-me positivamente que não queria trabalhar. (Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001, p.158.) 
O trecho citado diz respeito ao encontro entre Brás Cubas e Quincas Borba, no capítulo 49, e, mais precisamente, apanha o momento em que Brás dá uma esmola ao amigo. Considerando o conjunto do romance, é correto afirmar que essa passagem  
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2Q595244 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

Texto associado.
Morro da Babilônia

À noite, do morro
descem vozes que criam o terror
(terror urbano, cinquenta por cento de cinema,
e o resto que veio de Luanda ou se perdeu na língua
Geral).
Quando houve revolução, os soldados
espalharam no morro,
o quartel pegou fogo, eles não voltaram.
Alguns, chumbados, morreram.
O morro ficou mais encantado.
Mas as vozes do morro
não são propriamente lúgubres.
Há mesmo um cavaquinho bem afinado
que domina os ruídos da pedra e da folhagem
e desce até nós, modesto e recreativo,
como uma gentileza do morro.
(Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo. São Paulo:
Companhia das Letras, 2012, p.19.) 
No poema “Morro da Babilônia”, de Carlos Drummond de Andrade, 
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3Q931895 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST, 2018

Texto associado.
Alguns pesquisadores falam sobre a necessidade de um “letramento racial”, para “reeducar o indivíduo em uma perspectiva antirracista”, baseado em fundamentos como o reconhecimento de privilégios, do racismo como um problema social atual, não apenas legado histórico, e a capacidade de interpretar as práticas racializadas. Ouvir é sempre a primeira orientação dada por qualquer especialista ou ativista: uma escuta atenta, sincera e empática. Luciana Alves, educadora da Unifesp, afirma que "Uma das principais coisas é atenção à linguagem. A gente tem uma linguagem sexista, racista, homofóbica, que passa pelas piadas e pelo uso de termos que a gente já naturalizou. ‘A coisa tá preta’, ‘denegrir’, ‘serviço de preto’... Só o fato de você prestar atenção na linguagem já anuncia uma postura de reconstrução. Se o outro diz que tem uma carga negativa e ofensiva, acredite”.
(Adaptado de Gente branca: o que os brancos de um país racista podem fazer pela igualdade além de não serem racistas. UOL, 21/05/2018)
Segundo Luciana Alves, para combater o racismo e mudar de postura em relação a ele, é fundamental
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4Q595331 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

Quanto ao conto Negrinha, de Monteiro Lobato, é correto afirmar que: 
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5Q931495 | Filosofia, Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

Por que a ética voltou a ser um dos temas mais trabalhados do pensamento filosófico contemporâneo? Nos anos 1960 a política ocupava esse lugar e muitos cometeram o exagero de afirmar que tudo era político. (José Arthur Gianotti, “Moralidade Pública e Moralidade Privada”, em Adauto Novaes, Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 239.) A partir desse fragmento sobre a ética e o pensamento filosófico, é correto afirmar que:

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6Q933334 | Matemática, Aritmética e Problemas, Vestibular UNICAMP, UNICAMP

Um centro de reciclagem possui 7 máquinas idênticas que processam, em 2 dias, o material recebido por um caminhão, com cada máquina funcionando 6 horas por dia. Para processar o material recebido por 5 caminhões do mesmo tipo, 6 dessas máquinas irão trabalhar por 3 dias e cada uma deverá funcionar, a cada dia, por

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7Q933339 | Matemática, Aritmética e Problemas, Vestibular UNICAMP, UNICAMP

Em uma pesquisa realizada, 450 pessoas responderam “sim” à pergunta feita, 320 responderam “não”, e 40 pessoas não responderam à pergunta. Na construção de um gráfico de setor (também conhecido como gráfico de pizza) para representar os dados obtidos nessa pergunta, o setor circular correspondente às respostas “sim” deverá ter ângulo medindo

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8Q931587 | Biologia, Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

A cidade de Monte Santo, na Bahia, que entrou para a história por ter sido acampamento para as tropas do governo que lutaram na guerra de Canudos, tem sido palco de outras batalhas: a identificação, o tratamento e a prevenção de doenças raras como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, osteogênese imperfeita, síndrome de Treacher Collins e mucopolissacaridose tipo 6. (Adaptado de Carlos Fioravante, “O caminho de pedras das doenças raras”. Revista Pesquisa Fapesp, São Paulo, 222, agosto 2014.)
A incidência em grandes proporções das doenças citadas acima pode ter sido favorecida por fatores 
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9Q931589 | História, Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

“O Rio civiliza-se!” eis a exclamação que irrompe de todos os peitos cariocas. Temos a Avenida Central, a Avenida Beira Mar (os nossos Campos Elíseos), estátuas em toda a parte, cafés e confeitarias (…), um assassinato por dia, um escândalo por semana, cartomantes, médiuns, automóveis, autobus, autores dramáticos, grandmonde, demi-monde, enfim todos os apetrechos das grandes capitais. (“O Chat Noir”, em Fon-Fon! Nº 41, 1907. Extraído de www.objdigital.bn.br/acervo_digital/div_ periodicos /fonfon /fonfon1907.)  A partir do excerto, que se refere ao período da Belle Époque no Brasil, no início do século XX, é correto afirmar que:
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10Q931590 | Inglês, Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

Texto associado.

Para as questões 36 e 37, leia o texto abaixo.

Advice for new students from those who know (old students)
The first day of college I was a ball of nerves. I remember
walking into my first class and running to the first seat I
found, thinking everyone would be staring at me. But
nobody seemed to notice and then it hit me: The fact that
nobody knew me meant nobody would judge, which, upon
reflection, was what I was scared of the most. I told myself
to let go. All along the year, I forced myself into situations
that were uncomfortable for me – for example, auditioning
for a dance piece. Believe it or not, that performance was a
highlight of my freshman year. My advice: challenge
yourself to try something new, something you couldn’t have
done in high school. – Ria Jagasia, Vanderbilt University,
’18.

(Adaptado de http://www.nytimes.com/2015/08/02/ education/edlife/
advice-for-new-students-from-those-who-know-old-students.html?ref=
edlife.)


Para lidar com a situação, a estratégia adotada foi deixar de se preocupar e

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11Q931595 | Inglês, Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

Texto associado.

Para as questões 36 e 37, leia o texto abaixo.

Advice for new students from those who know (old students)
The first day of college I was a ball of nerves. I remember
walking into my first class and running to the first seat I
found, thinking everyone would be staring at me. But
nobody seemed to notice and then it hit me: The fact that
nobody knew me meant nobody would judge, which, upon
reflection, was what I was scared of the most. I told myself
to let go. All along the year, I forced myself into situations
that were uncomfortable for me – for example, auditioning
for a dance piece. Believe it or not, that performance was a
highlight of my freshman year. My advice: challenge
yourself to try something new, something you couldn’t have
done in high school. – Ria Jagasia, Vanderbilt University,
’18.

(Adaptado de http://www.nytimes.com/2015/08/02/ education/edlife/
advice-for-new-students-from-those-who-know-old-students.html?ref=
edlife.)


No primeiro dia de faculdade, Ria ficou muito nervosa

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12Q931598 | Química, Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

O trecho seguinte foi extraído de uma revista de divulgação do conhecimento químico, e trata de alguns aspectos da lavagem a seco de tecidos. “Tratando-se do desempenho para lavar, o tetracloroetileno é um solvente efetivo para limpeza das roupas, pois evita o encolhimento dos tecidos, já que evapora facilmente, dada sua baixa pressão de vapor (0,017 atm., 20º C), e dissolve manchas lipofílicas, como óleos, ceras e gorduras em geral...” A leitura desse trecho sugere que o tetracloroetileno é um líquido apolar e sua alta volatilidade se deve ao seu baixo valor de pressão de vapor. Levando em conta o conhecimento químico, pode-se 
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13Q931600 | Química, Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

Podemos obter energia no organismo pela oxidação de diferentes fontes. Entre essas fontes destacam-se a gordura e o açúcar. A gordura pode ser representada por uma fórmula mínima (CH2)n enquanto um açúcar pode ser representado por (CH2O)n. Considerando essas duas fontes de energia, podemos afirmar corretamente que, na oxidação total de 1 grama de ambas as fontes em nosso organismo, os produtos formados são 
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14Q931602 | Biologia, Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

Em relação à forma predominante de excreção dos animais, é correto afirmar que  
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15Q931607 | Física, Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

Beisebol é um esporte que envolve o arremesso, com a mão, de uma bola de 140 g de massa na direção de outro jogador que irá rebatê-la com um taco sólido. Considere que, em um arremesso, o módulo da velocidade da bola chegou a 162 km/h, imediatamente após deixar a mão do arremessador. Sabendo que o tempo de contato entre a bola e a mão do jogador foi de 0,07 s, o módulo da força média aplicada na bola foi de
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16Q595228 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

Considere que uma das funções da comédia é corrigir os costumes ou criticar os valores de uma sociedade em um período histórico. O cômico em Lisbela e o prisioneiro é
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17Q932646 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST, 2018

Texto associado.
"A noção de programa genético (...) desempenhou um papel importante no lançamento do Projeto Genoma Humano, fazendo com que se acreditasse que a decifração de um genoma, à maneira de um livro com instruções de um longo programa, permitiria decifrar ou compreender toda a natureza humana ou, no mínimo, o essencial dos mecanismos de ocorrência das doenças. Em suma, a fisiopatologia poderia ser reduzida à genética, já que toda doença seria reduzida a um ou diversos erros de programação, isto é, à alteração de um ou diversos genes".
(Edgar Morin, A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Jornadas temáticas idealizadas e dirigidas por Edgar Morin. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil Ltda, 2012, p. 157.)
A expressão programa genético, mencionada no trecho anterior, é
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18Q931889 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST, 2018

Texto associado.
Sobre as representações históricas da morte no Ocidente, Philippe Ariès e Alcir Pécora comentam:
“O moribundo está deitado, cercado por seus amigos e familiares. Está prestes a executar os ritos que bem conhecemos. (...) Seres sobrenaturais invadiram o quarto e se comprimem na cabeceira do ‘jacente’. A grande reunião que nos séculos XII e XIII tinha lugar no final dos tempos se faz, então, a partir do século XV, no quarto do enfermo.”
(Philippe Ariès, História da morte no Ocidente: da Idade Média aos nossos dias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012, p. 53.)
“(...) essa espécie de arte de morrer de Vieira se opõe à tradição das artes moriendi fundadas na preparação para a ‘última prova’ que acontece apenas no quarto do moribundo. Não é mais lá que se decide a salvação ou a condenação do cristão, mas no exato momento de suas escolhas e ações ao longo da vida, vale dizer, na resolução adequada a ser tomada hic et nunc (aqui e agora).”
(Alcir Pécora, A arte de morrer, segundo Vieira, em Antonio Vieira, Sermões de quarta-feira de cinza. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016. p.51.)
Com base nos excertos anteriores e na leitura dos três Sermões de Quarta-feira de Cinza, assinale a alternativa correta.
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19Q595262 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

No conto “Amor”, de Clarice Lispector, a percepção da personagem Ana, em relação ao seu mundo, é alterada de forma significativa pelo seguinte acontecimento: 
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20Q595264 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

Texto associado.
Leia com atenção o texto abaixo.
Nunca conheci quem tivesse sido tão feliz como nas redes sociais

(...) Eu tenho inveja de mim no Instagram.
(…) Eu queria ser feliz como eu sou no Instagram.
Eu queria ter certeza, como eu tenho no Facebook, sobre
as minhas posições políticas.
E no Twitter, bem, no Twitter eu não sou tão feliz nem certa
e é por isso que de longe essa ganha como rede social de
mi corazón.
E quanto mais eu me sinto angustiada (quem nunca?),
mais eu entro no Instagram e vejo a foto das pessoas
superfelizes. E mais angustiada eu fico. Por mais que eu
saiba que aquela felicidade é de mentira.
Outro dia uma editora de moda que faz muito sucesso no
Instagram escreveu em uma legenda: "até que estou bem
depois de tomar um stillnox e um rivotril." (!!!!! Gente!) Mas
ufa, ela assumiu. Até então, seus seguidores talvez
pudessem achar que ela era uma super-heroína que nunca
tinha levado porrada (nem conhecido quem tivesse
tomado). Ela viaja de um lado para o outro, acorda cedo,
mas tem uma decoração linda na mesa, viaja de país em
país. Trabalha loucamente. Mas ela sempre está disposta
e apaixonada pelo que faz.
Escuta! Quanta mentira! Nenhuma de nós está apaixonada
o tempo todo pelo que faz. Eu, hoje, escrevi esse texto
com muito esforço. Eu, hoje, estou achando que eu
escrevo mal e que perdi o jeito para a coisa. Quem nunca?
Quem nunca muitas vezes?
Quem estamos querendo enganar? A gente. Mas tem
vezes, como agora, em que não dá. Eu queria muito voltar
no tempo quando as redes sociais não existiam só para
lembrar como era… Às vezes eu acho que, com todas as
vantagens da vida em rede…, talvez a gente se sentisse
melhor. Sério. "Estou farto de semideuses. Onde é que há
gente nesse mundo?", grita o Fernando Pessoa lá do
túmulo.

(Adaptado de Nina Lemos, disponível em http://revistatpm.
uol.com.br/blogs/berlimmandaavisar/2015/07/13/nunca-conheci-quemtivesse-sido-tao-feliz-como-nas-redes-sociais.html.) 

Considerando os recursos linguísticos e discursivos presentes na configuração do texto, é correto afirmar que: 
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