Questões de Concursos Veterinário

Resolva questões de Veterinário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q11102 | Português, Veterinário, MAPA, CONSULPLAN

Texto associado.
As verdades da razão

            Raciocinar não é algo que aprendemos na solidão, mas algo que inventamos ao nos comunicar e nos confrontar com os semelhantes: toda razão é fundamentalmente conversação. “Conversar” não é o mesmo que ouvir sermões ou atender a vozes de comando. Só se conversa - sobretudo só se discute - entre iguais. Por isso o hábito filosófico de raciocinar nasce na Grécia, junto com as instituições políticas da democracia. Ninguém pode discutir com Assurbanipal ou com Nero, e ninguém pode conversar abertamente em uma sociedade em que existem castas sociais inamovíveis. [...] Afinal de contas, a disposição a filosofar consiste em decidir-se a tratar os outros como se também fossem filósofos: oferecendo-lhes razões, ouvindo as deles e construindo a verdade, sempre em dúvida, a partir do encontro entre umas e outras.
            [...]Oferecemos nossa opinião aos outros para que a debatam e por sua vez a aceitem ou refutem, não simplesmente para que saibam “onde estamos e quem somos”. E é claro que nem todas as opiniões são igualmente válidas: valem mais as que têm melhores argumentos a seu favor e as que melhor resistem à prova de fogo do debate com as objeções que lhe sejam colocadas.
            [... ]A razão não está situada como um árbitro semidivino acima de nós para resolver nossas disputas; ela funciona dentro de nós e entre nós. Não só temos que ser capazes de exercer a razão em nossas argumentações como também - e isso é muito importante e, talvez, mais difícil ainda - devemos desenvolver a capacidade de ser convencidos pelas melhores razões, venham de quem vierem. [...] A partir da perspectiva racionalista, a verdade buscada é sempre resultado, não ponto de partida: e essa busca incluía conversação entre iguais, a polêmica, o debate, a controvérsia. Não como afirmação da própria subjetividade, mas como caminho para alcançar uma verdade objetiva através das múltiplas subjetividades.

(Fernando Savater. “As verdades da razão”. In: As perguntas da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2001.)
 
“A razão não está situada como um árbitro semidivino acima de nós para resolver nossas disputas; ela funciona dentro de nós e entre nós.” (3º§). Nessa frase, o autor utiliza a ________________ de uma ________________ entre dois elementos distintos: ________________ e ________________ para tornar mais clara a ideia sobre ________________. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q53963 | Matemática, Veterinário, EMATERCE, CETREDE, 2018

Sara, que é enfermeira, sempre aplica certo medicamento nos seus pacientes. Ao ler o rótulo, viu que 304 mL do medicamento contêm soro e analgésico na razão de 14 para 5. Então, esse medicamento contém, de soro,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q53965 | Matemática, Veterinário, EMATERCE, CETREDE, 2018

Em um certo dia, no Museu do Ceará, havia um total de 126 pessoas, entre monitores e turistas. Uma pessoa percebeu que, dividindo o número de turistas pelo número de monitores, o resultado era 6. Sendo assim, cada monitor ficou responsável por um grupo de 6 turistas. Então, o número de monitores nesse dia eram
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q53970 | Matemática, Veterinário, EMATERCE, CETREDE, 2018

Quando a sombra do Ronaldo, com os seus 1,80 m de altura, media 75 cm, a sombra projetada do poste ao seu lado media 5 m. Entretanto, se, após algum tempo, a sombra do poste diminuiu 1 m, a sombra de Ronaldo passou a medir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q53934 | Veterinária, Tecnologia de Produtos de Origem Animal TPOA, Veterinário, EMATERCE, CETREDE, 2018

Entre as operações de abate de suínos, consta o descanso ante mortem que tem por finalidade reduzir o estresse e, consequentemente, aumentar as reservas de glicogênio para produção de ácido lático pós mortem. Para essa espécie sabe-se que o rápido abaixamento do pH antes do resfriamento da carne pode provocar uma alteração conhecida como 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q53933 | Veterinária, Tecnologia de Produtos de Origem Animal TPOA, Veterinário, EMATERCE, CETREDE, 2018

Uma característica bastante singular dos ruminantes é a eficiente capacidade de converter os ácidos graxos insaturados que compõem as gorduras vegetais em gorduras saturadas, as quais são depositadas nos diversos tecidos corporais. Algumas raças de animais, entre as quais se destaca o gado Wagyu, são especialistas em depositar essa gordura no músculo Longissimus dorsi, e essa característica e conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q11111 | Veterinária, Veterinário, MAPA, CONSULPLAN

“A utilização de matérias-primas contaminadas para a produção de ração animal, bem como a contaminação que pode ocorrer durante a fabricação, o transporte ou o armazenamento destas rações podem trazer sérios riscos à saúde animal. O fornecimento de alimentos contaminados para equinos pode causar danos ao fígado que, em exames patológicos, podem ser observados em tamanho diminuído, firme e ictérico, com necrose e fibrose centrolobular. As lesões causadas por estes contaminantes também podem ser especificamente caracterizadas, em equídeos, por uma necrose de liquefação na substância branca dos hemisférios cerebrais, conhecida por leucoencefalomalácia equina.” Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a substancia tóxica e a origem provável do quadro patológico de intoxicação alimentar descrito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q53954 | Português, Veterinário, EMATERCE, CETREDE, 2018

Analise as duas frases a seguir em relação à ambiguidade.

I. Karla comeu um doce e sua irmã também.
II. Mataram a vaca da sua tia.

Marque a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q11107 | Veterinária, Veterinário, MAPA, CONSULPLAN

Newcastle é uma enfermidade aguda, infectocontagiosa viral, causada por RNA-vírus do gênero Avulavirus. De distribuição mundial e altamente contagiosa, acomete aves domésticas e silvestres e, também, o homem, impactando economicamente na avicultura e se tornando um problema de saúde pública. Em aves, as manifestações clínicas respiratórias, nervosas, diarreia, edema da cabeça e mortalidade variam conforme a patogenicidade do vírus. A Instrução Normativa 32/2002, da Secretaria de Defesa Agropecuária, estabelece as normas técnicas de vigilância, controle e erradicação da doença de Newcastle e da influenza aviária.

Quanto às normas constantes na IN nº 32/2002 – SDA/MAPA, analise as afirmativas.

I. Estabelece o sacrifício de todas as aves com o diagnóstico positivo dentro do estabelecimento.
II. Realiza a imediata investigação no estabelecimento, após a denúncia ou notificação, conduzida por um médico veterinário do serviço oficial.
III. Restringe a movimentação de aves e seus produtos em uma área na Zona de Proteção de 3 km e transfere os animais de uma Zona de Vigilância de 10 km em torno do estabelecimento infectado.
IV. Estabelece o controle da movimentação de pessoas nas áreas de risco.

Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q11095 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Veterinário, MAPA, CONSULPLAN

Analise as afirmativas correlatas, verificando se há ou não relação entre.

I. “A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), órgão da ONU sediado em Roma, lançou em 2013 um programa com o objetivo de incentivar a criação de insetos para combater a fome.”

PORQUE

II. “A agência dirigida pelo sul-coreano Ban Ki-moon acredita que os insetos poderão ser uma resposta para o futuro na luta contra a fome no planeta e já vem implantando algumas espécies no cardápio de países das Américas Central e do Sul, onde há regiões em que a fome atinge índices alarmantes.”

Assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q11103 | Raciocínio Lógico, Veterinário, MAPA, CONSULPLAN

Em três xícaras – uma grande, uma média e uma pequena – foram colocadas uma certa quantidade de chá com temperaturas diferentes. Considere que:

- ou a xícara grande recebeu chá morno ou a xícara média recebeu a menor quantidade de chá;
- a quantidade de chá colocada na xícara maior foi inferior à da xícara que recebeu chá quente, e a xícara pequena não foi a que recebeu a maior quantidade de chá;
- o chá frio não foi colocado na xícara média e a xícara pequena recebeu mais chá do que a de tamanho grande.


Desejando servir uma criança com chá morno, um adolescente com chá frio e um adulto com chá quente, deve-se entregar a eles, respectivamente, as xícaras
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q11118 | Veterinária, Veterinário, MAPA, CONSULPLAN

A tuberculose bovina é uma entidade nosológica infectocontagiosa, crônica, causada pelo Mycobacterium bovis e caracteriza-se pelo desenvolvimento de lesões granulomatosas, formando nódulos de distribuição focal ou difusa e de consistência firme no parênquima do órgão. Ao corte, observa-se que estas lesões são bem delimitadas, apresentando no seu interior um conteúdo pastoso, de coloração amarelada e, algumas vezes, com áreas calcificadas. Considerando o achado de lesões tuberculosas na linha de inspeção, assinale a destinação correta da carcaça quanto ao tipo de lesão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q53958 | Português, Veterinário, EMATERCE, CETREDE, 2018

Nas afirmativas a seguir marque a opção cujo termo destacado funciona como objeto indireto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q53937 | Veterinária, Veterinário, EMATERCE, CETREDE, 2018

Sobre toxoplasmose é INCORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q53942 | Veterinária, Veterinário, EMATERCE, CETREDE, 2018

Análises sensoriais e químicas são de extrema importância na pesquisa de avaliação da qualidade dos pescados. Sobre algumas dessas análises, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A prova de Kreiss é uma análise qualitativa para determinação da presença de peróxidos em alimentos e a sua importância se dá pelo seu alto grau de precisão.
( ) A análise das Bases Voláteis Totais é uma das análises que se realizam para determinação de frescor dos peixes.
( ) A avaliação da coloração das guelras de peixes teleósteos é utilizada para determinação do seu frescor.
( ) O aparecimento de manchas negras em camarões indica que os mesmos estão contaminados com microrganismos patogênicos do gênero Salmonella.
( ) A conversão de histidina em histamina ocorre mais frequente após o abate de peixes da família escombrídea, sendo facilitada pela presença de microrganismos entre os quais uma microbiota descarboxilase positiva, sob temperaturas tépidas.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q53932 | Veterinária, Tecnologia de Produtos de Origem Animal TPOA, Veterinário, EMATERCE, CETREDE, 2018

O aproveitamento de matéria orgânica dos abatedouros para alimentação animal traz inúmeros benefícios para a empresa, para o meio ambiente ou para a saúde pública. Para obtenção de farinhas, como farinha de carne e osso, esse material deverá ser processado na graxaria. Indique qual alternativa descreve a sequência CORRETA da elaboração desse subproduto não comestível.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q11117 | Veterinária, Veterinário, MAPA, CONSULPLAN

A RDC nº 275/2002 da Anvisa aprova o regulamento técnico de “POPs” aplicados aos estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o significado da abreviatura “POPs”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q53953 | Português, Interpretação de Textos, Veterinário, EMATERCE, CETREDE, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.

As caridades odiosas

    Foi uma tarde de sensibilidade ou de suscetibilidade? Eu passava pela rua depressa, emaranhada nos meus pensamentos, como às vezes acontece. Foi quando meu vestido me reteve: alguma coisa se enganchava na minha saia. Voltei-me e vi que se tratava de uma mão pequena e escura. Pertencia a um menino a que a sujeira e o sangue interno davam um tom quente de pele. O menino estava de pé no degrau da grande confeitaria. Seus olhos, mais do que suas palavras meio engolidas, informavam-me de sua paciente aflição. Paciente demais. Percebi vagamente um pedido, antes de compreender o seu sentido concreto. Um pouco aturdida eu o olhava, ainda em dúvida se fora a mão da criança o que me ceifara os pensamentos.
    ― Um doce, moça, compre um doce para mim.
    Acordei finalmente. O que estivera eu pensando antes de encontrar o menino? O fato é que o pedido deste pareceu cumular uma lacuna, dar uma resposta que podia servir para qualquer pergunta, assim como uma grande chuva pode matar a sede de quem queria uns goles de água. Sem olhar para os lados, por pudor talvez, sem querer espiar as mesas da confeitaria onde possivelmente algum conhecido tomava sorvete, entrei, fui ao balcão e disse com uma dureza que só Deus sabe explicar: um doce para o menino.
    De que tinha eu medo? Eu não olhava a criança, queria que a cena humilhante para mim, terminasse logo. Perguntei-lhe: – Que doce você...
    Antes de terminar, o menino disse apontando depressa com o dedo: aquelezinho ali, com chocolate por cima. Por um instante perplexa, eu me recompus logo e ordenei, com aspereza, à caixeira que o servisse.
    ― Que outro doce você quer? Perguntei ao menino escuro.
    Este, que mexendo as mãos e a boca ainda espera com ansiedade pelo primeiro, interrompeu-se, olhou-me um instante e disse com uma delicadeza insuportável, mostrando os dentes: não precisa de outro não. Ele poupava a minha bondade.
    ― Precisa sim, cortei eu ofegante, empurrando-o para frente. O menino hesitou e disse: aquele amarelo de ovo. Recebeu um doce em cada mão, levando as duas acima da cabeça, com medo talvez de apertá-los... E foi sem olhar para mim que ele, mais do que foi embora, fugiu. A caixeirinha olhava tudo:
    ― Afinal uma alma caridosa apareceu. Esse menino estava nesta porta há mais de uma hora, puxando todas as pessoas, mas ninguém quis dar.
    Fui embora, com o rosto corado de vergonha. De vergonha mesmo? Era inútil querer voltar aos pensamentos anteriores. Eu estava cheia de um sentimento de amor, gratidão, revolta e vergonha. Mas, como se costuma dizer, o Sol parecia brilhar com mais força. Eu tivera a oportunidade de... E para isso foi necessário que outros não lhe tivessem dado doce.

Clarice Lispector
“- Um doce, moça, compre um doce para mim.” Sobre o sujeito dessa oração, marque a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q53972 | Matemática, Veterinário, EMATERCE, CETREDE, 2018

Uma loja de informática comercializa dois mouses, X e Y, e está oferecendo um desconto de 20% sobre o preço do mouse X. Mesmo com esse desconto, o preço do mouse X ainda é R$ 5,00 mais caro do que o do mouse Y. Se o preço do mouse Y fosse aumentado em 20%, ainda assim seu preço seria R$ 3,00 menor do que o preço do mouse X com o desconto. O preço do mouse X, antes do desconto, era
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q53956 | Português, Veterinário, EMATERCE, CETREDE, 2018

Leia as afirmativas a seguir quanto à regência verbal e marque a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.