Questões de Concursos Vice

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1Q320842 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Um conselho escolar que tem como objetivo um trabalho de equilíbrio entre as funções deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora identifica-se com a concepção

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2Q321933 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito da gestão do patrimônio da escola pública.

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3Q322057 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Algumas medidas são necessárias para enfrentar os resultados da avaliação na escola. No âmbito do planejamento participativo, é correto

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4Q319836 | Pedagogia, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A instituição escolar, como é vista, foi constituída na história da humanidade como o espaço de socialização do conhecimento formal historicamente construído. O processo de educação formal possibilita novas formas de pensamento e de comportamento. Por meio das artes e das ciências o ser humano transforma sua vida e de seus descendentes. A escola é um espaço de ampliação da experiência humana, devendo, para tanto, não se limitar às experiências cotidianas da criança e trazendo, necessariamente, conhecimentos novos, metodologias e as áreas de conhecimento contemporâneas. O currículo se torna, assim, um instrumento de formação humana. Um currículo, para a formação humana,

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5Q327255 | Pedagogia, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Quando estudava na pré-escola, Lucas, de 6 anos, levava toda sexta-feira um brinquedo para a escola. Agora que está no 1º ano do Ensino Fundamental, a atual professora não permite que seus alunos levem brinquedos pessoais à escola, abolindo o chamado “dia do brinquedo”. O pai de Lucas percebeu que ele volta mais cansado da escola. Diante do ocorrido, a direção da escola resolveu incluir na pauta da reunião de professores alguns esclarecimentos sobre o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos. Sendo assim, é correto afirmar que, exceto

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6Q427073 | Direito Constitucional, Educação, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Os profissionais da área de Educação devem estar sempre atentos às leis e suas respectivas alterações, à Constituição e suas emendas. De acordo com a Constituição, a lei estabelecerá o Plano Nacional De Educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam à

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7Q328459 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Segundo o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, a mais importante tarefa dessa instância está ligada

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8Q816135 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Um vice-diretor discutia, junto com os professores em uma reunião, a questão do ensino religioso nas escolas. Concluiu-se, então, que, de acordo com a LDBEN,

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9Q327201 | Pedagogia, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Um vice-diretor, pela primeira vez, ficou encarregado da direção de uma escola na ausência do diretor. Este, por sua vez, resolveu se aprofundar na área de Educação Infantil, pois havia, até então, apenas trabalhado com Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Como um vice-diretor deve sempre se preocupar com sua formação, pois uma de suas atribuições é lidar com coordenadores e professores, resolveu pesquisar um pouco mais sobre isso a fim de orientar os coordenadores e educandos, e descobriu que, em 1895, surgiu o primeiro _________________________ no Brasil. Antes disso, as crianças ficavam em casa até os _____________.
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10Q401455 | Direito Administrativo, Sanções Administrativas, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A respeito das formas de utilização dos recursos públicos destinados à educação, que podem ser centralizadas ou descentralizadas, assinale a opção correta.

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11Q809511 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Foi solicitado que o vice-diretor comparecesse na sala da coordenação do Ensino Fundamental, pois a coordenadora possuía dúvidas sobre a conduta inadequada de um professor. O professor havia exposto um aluno por ter errado uma questão simples de Matemática, deixando-o constrangido frente aos colegas de sala. Este, por sua vez, pediu para ir ao banheiro e dirigiu-se à coordenação, em busca de uma punição ao professor que o havia “agredido”. O vice-diretor, então, explicou que a conduta inadequada do professor infringia um artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Sendo assim, é correto afirmar que o professor

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12Q397086 | Direito Administrativo, Regime Disciplinar, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

As penalidades disciplinares previstas na Lei n.°  8.112/1990 incluem a

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13Q808258 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção incorreta quanto ao tratamento dado pela LDB à liberdade da iniciativa privada no ensino.
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14Q818384 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

De acordo com a LDBEN, assinale a alternativa incorreta sobre o Ensino Fundamental.

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15Q324036 | Pedagogia, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Antônio, de 31 anos, está matriculado numa turma do curso noturno da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ele procura a direção da escola para saber se terá de frequentar as aulas de Educação Física, oferecidas fora do período escolar que estuda. O vice-diretor esclarece que a Educação Física integra-se à proposta pedagógica da escola, sendo a sua prática facultativa, caso o aluno se enquadre nas seguintes condições, exceto:

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16Q817523 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

D. Cristina, mãe de Alice, de 6 anos, veio até a escola de Ensino Fundamental para saber porque a criança não tinha sido encaminhada para uma turma do 1º ano, e permaneceu na pré-escola. Conta que tem uma sobrinha com a mesma idade de sua filha, que faz aniversário uma semana antes, e ela conseguiu vaga no 1º ano de uma EMEF, perto da casa onde mora. Após verificar todos os documentos que a mãe apresentou, a vice-diretora deu o seu parecer sobre o ocorrido baseando-se na LDBEN, que foi o seguinte:

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17Q328149 | Pedagogia, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Discutia-se, na sala de reuniões de uma escola, a importância do aluno e da Educação para o futuro. Este assunto começou a ganhar força por volta da década de 1920, quando o aluno era o centro das atenções. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

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18Q428015 | Direito Constitucional, Educação, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Um aluno, que possui deficiência mental, mudou-se para Campinas e deseja adentrar em uma escola de educação básica para terminar o Ensino Fundamental. Contudo, a mãe dele estava com dificuldades para conseguir vagas, pois já havia se passado um terço do ano letivo. A vice-diretora de uma escola, assumindo temporariamente o cargo da diretora em licença, negou-se a aceitar o aluno, mesmo com diversas vagas disponíveis, alegando não existir suporte para o ensino-aprendizagem deste aluno, visto que demandava cuidados especiais. A vice-diretora sequer tentou encaixá-lo em uma turma, alegando, ainda, que a entrada deste aluno acarretaria uma queda na média dos demais alunos e que a mãe dele deveria procurar uma instituição particular com ensino voltado à Educação Especial. De acordo com a Constituição Federativa da República do Brasil, a vice-diretora infringiu

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19Q323515 | Pedagogia, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Analise as cenas abaixo comuns nas escolas.

Cena 1: os estudantes procurando suas notas em murais ou quadros de avisos. De um modo geral, são os resultados de final de ano ou de bimestre que irão informá-los sobre possíveis recuperações ou reprovações. Cena 2: estudantes que só copiam da lousa e do livro e que necessitam, também, copiar as tarefas dos outros ou a tarefa que o colega ao lado está realizando. Assinale a alternativa que apresenta o que essas cenas representam, respectivamente.
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20Q324095 | Pedagogia, Vice, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores

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