Início Questões de Concursos Zelador de Unidade Escolar Resolva questões de Zelador de Unidade Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Zelador de Unidade Escolar Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q160 | Português, Zelador de Unidade Escolar, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, FUNRIOEscolha a opção em que a palavra destacada pertence a outra classe gramatical diferente da que apresenta em “... roeu a manga de um paletó de casimira inglesa...” ✂️ a) A inglesa dava aula para todas as turmas. ✂️ b) Compramos uma louça inglesa. ✂️ c) A cantora inglesa se apresentou no Brasil. ✂️ d) Ele trabalha numa fábrica inglesa. ✂️ e) A estatal foi vendida para uma multinacional inglesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 5 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q162 | Português, Zelador de Unidade Escolar, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, FUNRIOO nome composto que, no plural, segue a mesma regra que “puxa-saco” é: ✂️ a) beija-flor ✂️ b) segunda-feira ✂️ c) banana-maçã ✂️ d) amor-perfeito ✂️ e) corre-corre Resolver questão 🗨️ Comentários 5 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q171 | Português, Zelador de Unidade Escolar, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, FUNRIOO vocábulo cuja acentuação gráfica se justifica segundo a mesma regra observada na palavra “Piauí” é: ✂️ a) café ✂️ b) física ✂️ c) Petrópolis ✂️ d) angústia ✂️ e) País Resolver questão 🗨️ Comentários 4 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q164 | Português, Zelador de Unidade Escolar, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, FUNRIO“Lembrava certos políticos da oposição, que espinafram o ministro...” A palavra destacada, mantendo o mesmo sentido, pode ser substituída por: ✂️ a) elogiam ✂️ b) divertem ✂️ c) subornam ✂️ d) criticam ✂️ e) acompanham Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q161 | Português, Zelador de Unidade Escolar, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, FUNRIO“Tentou mandá-lo embora umas vinte vezes...” O emprego do artigo indefinido na forma plural no exemplo destacado acima tem por objetivo indicar “quantidade de vezes”: ✂️ a) exata ✂️ b) irrisória ✂️ c) pequena ✂️ d) aproximada ✂️ e) real Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q167 | Português, Zelador de Unidade Escolar, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, FUNRIOEm “Dormia tranqüilamente em um quarto de empregada...”, o vocábulo destacado indica: ✂️ a) causa ✂️ b) tempo ✂️ c) lugar ✂️ d) condição ✂️ e) modo Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q165 | Português, Zelador de Unidade Escolar, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, FUNRIO“...o desgraçado rosnava ameaçador, mas quando a patroa estava perto abanava o rabinho...” A vírgula que aparece no trecho destacado é usada para: ✂️ a) destacar oração adjetiva ✂️ b) separar termos de uma enumeração ✂️ c) marcar a supressão do verbo ✂️ d) introduzir oração adversativa ✂️ e) isolar o aposto Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q170 | Português, Zelador de Unidade Escolar, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, FUNRIO“Mas havia um luar dentro de mim; o do Sertão.” A palavra “sertão” apresenta-se no plural da mesma forma que: ✂️ a) irmão ✂️ b) pão ✂️ c) mão ✂️ d) coração ✂️ e) órgão Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q166 | Português, Zelador de Unidade Escolar, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, FUNRIO“Amanhã é outro dia, mas é preciso suportar a angústia no meio da noite.” A única reescritura que altera o sentido dos versos acima reproduzidos é: ✂️ a) “Amanhã é outro dia, porque é preciso/suportar a angústia no meio da noite.” ✂️ b) “Amanhã é outro dia, contudo é preciso/suportar a angústia no meio da noite.” ✂️ c) “Amanhã é outro dia, porém é preciso/suportar a angústia no meio da noite.” ✂️ d) “Amanhã é outro dia, todavia é preciso/suportar a angústia no meio da noite.” ✂️ e) “Amanhã é outro dia, entretanto é preciso/suportar a angústia no meio da noite.” Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q163 | Português, Zelador de Unidade Escolar, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, FUNRIO“(...)Fez diversas vezes no tapete da sala. Fez duas na boneca da filha maior. Quatro ou cinco vezes fez nos brinquedos da caçula. E tudo culminou com o pipi que fez em cima do vestido novo de sua mulher.” A seqüência de ações “do cachorrinho” configura uma: ✂️ a) metáfora ✂️ b) metonímia ✂️ c) comparação ✂️ d) contradição ✂️ e) gradação Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q160 | Português, Zelador de Unidade Escolar, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, FUNRIOEscolha a opção em que a palavra destacada pertence a outra classe gramatical diferente da que apresenta em “... roeu a manga de um paletó de casimira inglesa...” ✂️ a) A inglesa dava aula para todas as turmas. ✂️ b) Compramos uma louça inglesa. ✂️ c) A cantora inglesa se apresentou no Brasil. ✂️ d) Ele trabalha numa fábrica inglesa. ✂️ e) A estatal foi vendida para uma multinacional inglesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 5 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q162 | Português, Zelador de Unidade Escolar, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, FUNRIOO nome composto que, no plural, segue a mesma regra que “puxa-saco” é: ✂️ a) beija-flor ✂️ b) segunda-feira ✂️ c) banana-maçã ✂️ d) amor-perfeito ✂️ e) corre-corre Resolver questão 🗨️ Comentários 5 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q171 | Português, Zelador de Unidade Escolar, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, FUNRIOO vocábulo cuja acentuação gráfica se justifica segundo a mesma regra observada na palavra “Piauí” é: ✂️ a) café ✂️ b) física ✂️ c) Petrópolis ✂️ d) angústia ✂️ e) País Resolver questão 🗨️ Comentários 4 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q164 | Português, Zelador de Unidade Escolar, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, FUNRIO“Lembrava certos políticos da oposição, que espinafram o ministro...” A palavra destacada, mantendo o mesmo sentido, pode ser substituída por: ✂️ a) elogiam ✂️ b) divertem ✂️ c) subornam ✂️ d) criticam ✂️ e) acompanham Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q161 | Português, Zelador de Unidade Escolar, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, FUNRIO“Tentou mandá-lo embora umas vinte vezes...” O emprego do artigo indefinido na forma plural no exemplo destacado acima tem por objetivo indicar “quantidade de vezes”: ✂️ a) exata ✂️ b) irrisória ✂️ c) pequena ✂️ d) aproximada ✂️ e) real Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q167 | Português, Zelador de Unidade Escolar, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, FUNRIOEm “Dormia tranqüilamente em um quarto de empregada...”, o vocábulo destacado indica: ✂️ a) causa ✂️ b) tempo ✂️ c) lugar ✂️ d) condição ✂️ e) modo Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q165 | Português, Zelador de Unidade Escolar, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, FUNRIO“...o desgraçado rosnava ameaçador, mas quando a patroa estava perto abanava o rabinho...” A vírgula que aparece no trecho destacado é usada para: ✂️ a) destacar oração adjetiva ✂️ b) separar termos de uma enumeração ✂️ c) marcar a supressão do verbo ✂️ d) introduzir oração adversativa ✂️ e) isolar o aposto Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q170 | Português, Zelador de Unidade Escolar, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, FUNRIO“Mas havia um luar dentro de mim; o do Sertão.” A palavra “sertão” apresenta-se no plural da mesma forma que: ✂️ a) irmão ✂️ b) pão ✂️ c) mão ✂️ d) coração ✂️ e) órgão Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q166 | Português, Zelador de Unidade Escolar, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, FUNRIO“Amanhã é outro dia, mas é preciso suportar a angústia no meio da noite.” A única reescritura que altera o sentido dos versos acima reproduzidos é: ✂️ a) “Amanhã é outro dia, porque é preciso/suportar a angústia no meio da noite.” ✂️ b) “Amanhã é outro dia, contudo é preciso/suportar a angústia no meio da noite.” ✂️ c) “Amanhã é outro dia, porém é preciso/suportar a angústia no meio da noite.” ✂️ d) “Amanhã é outro dia, todavia é preciso/suportar a angústia no meio da noite.” ✂️ e) “Amanhã é outro dia, entretanto é preciso/suportar a angústia no meio da noite.” Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q163 | Português, Zelador de Unidade Escolar, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, FUNRIO“(...)Fez diversas vezes no tapete da sala. Fez duas na boneca da filha maior. Quatro ou cinco vezes fez nos brinquedos da caçula. E tudo culminou com o pipi que fez em cima do vestido novo de sua mulher.” A seqüência de ações “do cachorrinho” configura uma: ✂️ a) metáfora ✂️ b) metonímia ✂️ c) comparação ✂️ d) contradição ✂️ e) gradação Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro