Início Questões de Concursos Zona Rural e Zona Urbana Resolva questões de Zona Rural e Zona Urbana comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Zona Rural e Zona Urbana Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1045407 | Pedagogia, Legislação da Educação, Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023É considerada pessoa com transtorno do espectro autista aquela que:I- Possui uma deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação, verbal e não verbal, e da interação social.II- Não apresenta uma ausência de reciprocidade social.III- Mantém relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento. IV- Padrões restritivos e repetitivos de comportamentos; excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos.Está CORRETO o que se afirma apenas em: ✂️ a) I, III e IV. ✂️ b) I, II e IV. ✂️ c) I e IV ✂️ d) II e IV. ✂️ e) IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1045403 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023Segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, é CORRETO afirmar que o Desenho Universal seria: ✂️ a) Concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas com necessidades educacionais especiais que tenham uma deficiência, TEA ou Altas Habilidades. ✂️ b) Concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sendo necessário à adaptação de acordo com as necessidades educacionais especiais do estudante com deficiência, TEA ou Altas Habilidades. ✂️ c) Concepção de produtos educacionais e ambientes escolares a serem usados por todas as pessoas com necessidades educacionais especiais. ✂️ d) Concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva. ✂️ e) Concepção que nasceu no campo da arquitetura para atender todas as pessoas com ou sem deficiência, promovendo, assim, um ambiente livre de barreiras e adaptado às necessidades da sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1045404 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023Muitos educadores não compreendem o conceito de Deficiência Intelectual. Esse fato pode ser um dos obstáculos para a eficácia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com Deficiência Intelectual. Assim, é importante compreendermos o conceito de Deficiência Intelectual para desenvolver uma prática inclusiva na escola regular. A Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AAIDD) define Deficiência Intelectual como: ✂️ a) Uma incapacidade temporária ou permanente caracterizada por limitações significativas, tanto no funcionamento intelectual (raciocínio, aprendizagem, resolução de problemas), originando-se antes dos 18 anos de idade. ✂️ b) Uma incapacidade caracterizada por limitações significativas, tanto no funcionamento intelectual (raciocínio, aprendizagem, resolução de problemas) como no comportamento adaptativo, abrangendo habilidades sociais, cotidianas e práticas, originando-se antes ou depois dos 18 anos de idade. ✂️ c) Uma incapacidade caracterizada por limitações significativas, tanto no funcionamento intelectual (raciocínio, aprendizagem, resolução de problemas) como nos aspectos físicos, originando-se antes ou depois dos 18 anos de idade. ✂️ d) Uma incapacidade caracterizada por limitações significativas, tanto no funcionamento intelectual (raciocínio, aprendizagem, resolução de problemas) como no comportamento adaptativo, abrangendo habilidades sociais, cotidianas e práticas e originando-se antes dos 18 anos de idade. ✂️ e) Uma incapacidade caracterizada por limitações significativas, tanto no comportamento adaptativo, abrangendo habilidades sociais, cotidianas e práticas, como nas funções cognitivas, originando-se antes dos 18 anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1045406 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023Em relação às Salas de Recursos Multifuncionais (SEM), é CORRETO afirmar que: ✂️ a) As Salas de Recursos Multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado. Nestes cenários de aprendizagem, educadores atuam como mediadores entre os alunos público-alvo da Educação Especial, seus familiares e os professores de sala de aula regular. ✂️ b) As Salas de Recursos Multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado. Nestes cenários de aprendizagem, educadores atuam como mediadores entre os alunos com ou sem deficiência em parceria e os professores de sala de aula regular. ✂️ c) As Salas de Recursos Multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado. Nestes cenários de ensino-aprendizagem, educadores atuam como mediadores entre todos os alunos com necessidades educacionais especiais, sempre estabelecendo parcerias com familiares e os professores de sala de aula regular. ✂️ d) As Salas de Recursos Multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta de um atendimento educacional especializado com alunos com deficiência, transtornos e distúrbios de aprendizagem. ✂️ e) As Salas de Recursos Multifuncionais são cenário de aprendizagem, onde é realizado o atendimento educacional de todos os alunos com necessidades educacionais especiais, sempre estabelecendo parcerias com familiares, os professores de sala de aula regular e instituições de ensino especiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1045408 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023É importante compreender que o processo de aprendizagem das pessoas com deficiência, em alguns casos, pode ser mais lento. Esse comprometimento pode ser devido a fatores econômicos, sociais, culturais ou familiar. A avaliação deve ser um dos instrumentos mediadores entre o educador e os alunos. Assim, podemos afirmar que, na avaliação escolar, dentro de uma educação especial na perspectiva inclusiva: ✂️ a) Avaliar os alunos com deficiência ou TEA, por meio de brincadeiras, jogos, seminários ou dinâmicas em grupo, vai possibilitar o educador conhecer apenas o desenvolvimento das habilidades sociais e de comunicação. ✂️ b) É importante que as questões sejam adaptadas para os alunos com Deficiência Intelectual ou TEA, ou seja, evitar textos e perguntas objetivas, evitando também o uso de metáforas. ✂️ c) Avaliar os alunos com deficiência por meio de observação e registro de sua evolução não mede o nível de aprendizado em relação aos conteúdos ensinados. ✂️ d) É importante o educador ter consciência que todos os alunos com deficiência precisam de avaliações escolares adaptadas. ✂️ e) É fundamental considerar a individualidade dos alunos com deficiência ou TEA dentro do seu cotidiano, assim como, em alguns casos, é necessário adaptar a avaliação escolar de acordo com as necessidades educacionais especiais destes alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1045405 | Pedagogia, Legislação da Educação, Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, podemos afirmar que são objetivos do Atendimento Educacional Especializado -AEE: I- Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes. II- Garantir a não transversalidade das ações da educação especial no ensino regular. III- Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem. IV- Assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino a todos os alunos com ou sem deficiência. Está CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) I e III apenas. ✂️ c) I, II e IV apenas. ✂️ d) I, II e III apenas. ✂️ e) III apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q1045407 | Pedagogia, Legislação da Educação, Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023É considerada pessoa com transtorno do espectro autista aquela que:I- Possui uma deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação, verbal e não verbal, e da interação social.II- Não apresenta uma ausência de reciprocidade social.III- Mantém relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento. IV- Padrões restritivos e repetitivos de comportamentos; excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos.Está CORRETO o que se afirma apenas em: ✂️ a) I, III e IV. ✂️ b) I, II e IV. ✂️ c) I e IV ✂️ d) II e IV. ✂️ e) IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1045403 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023Segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, é CORRETO afirmar que o Desenho Universal seria: ✂️ a) Concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas com necessidades educacionais especiais que tenham uma deficiência, TEA ou Altas Habilidades. ✂️ b) Concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sendo necessário à adaptação de acordo com as necessidades educacionais especiais do estudante com deficiência, TEA ou Altas Habilidades. ✂️ c) Concepção de produtos educacionais e ambientes escolares a serem usados por todas as pessoas com necessidades educacionais especiais. ✂️ d) Concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva. ✂️ e) Concepção que nasceu no campo da arquitetura para atender todas as pessoas com ou sem deficiência, promovendo, assim, um ambiente livre de barreiras e adaptado às necessidades da sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1045404 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023Muitos educadores não compreendem o conceito de Deficiência Intelectual. Esse fato pode ser um dos obstáculos para a eficácia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com Deficiência Intelectual. Assim, é importante compreendermos o conceito de Deficiência Intelectual para desenvolver uma prática inclusiva na escola regular. A Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AAIDD) define Deficiência Intelectual como: ✂️ a) Uma incapacidade temporária ou permanente caracterizada por limitações significativas, tanto no funcionamento intelectual (raciocínio, aprendizagem, resolução de problemas), originando-se antes dos 18 anos de idade. ✂️ b) Uma incapacidade caracterizada por limitações significativas, tanto no funcionamento intelectual (raciocínio, aprendizagem, resolução de problemas) como no comportamento adaptativo, abrangendo habilidades sociais, cotidianas e práticas, originando-se antes ou depois dos 18 anos de idade. ✂️ c) Uma incapacidade caracterizada por limitações significativas, tanto no funcionamento intelectual (raciocínio, aprendizagem, resolução de problemas) como nos aspectos físicos, originando-se antes ou depois dos 18 anos de idade. ✂️ d) Uma incapacidade caracterizada por limitações significativas, tanto no funcionamento intelectual (raciocínio, aprendizagem, resolução de problemas) como no comportamento adaptativo, abrangendo habilidades sociais, cotidianas e práticas e originando-se antes dos 18 anos de idade. ✂️ e) Uma incapacidade caracterizada por limitações significativas, tanto no comportamento adaptativo, abrangendo habilidades sociais, cotidianas e práticas, como nas funções cognitivas, originando-se antes dos 18 anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1045406 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023Em relação às Salas de Recursos Multifuncionais (SEM), é CORRETO afirmar que: ✂️ a) As Salas de Recursos Multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado. Nestes cenários de aprendizagem, educadores atuam como mediadores entre os alunos público-alvo da Educação Especial, seus familiares e os professores de sala de aula regular. ✂️ b) As Salas de Recursos Multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado. Nestes cenários de aprendizagem, educadores atuam como mediadores entre os alunos com ou sem deficiência em parceria e os professores de sala de aula regular. ✂️ c) As Salas de Recursos Multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado. Nestes cenários de ensino-aprendizagem, educadores atuam como mediadores entre todos os alunos com necessidades educacionais especiais, sempre estabelecendo parcerias com familiares e os professores de sala de aula regular. ✂️ d) As Salas de Recursos Multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta de um atendimento educacional especializado com alunos com deficiência, transtornos e distúrbios de aprendizagem. ✂️ e) As Salas de Recursos Multifuncionais são cenário de aprendizagem, onde é realizado o atendimento educacional de todos os alunos com necessidades educacionais especiais, sempre estabelecendo parcerias com familiares, os professores de sala de aula regular e instituições de ensino especiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1045408 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023É importante compreender que o processo de aprendizagem das pessoas com deficiência, em alguns casos, pode ser mais lento. Esse comprometimento pode ser devido a fatores econômicos, sociais, culturais ou familiar. A avaliação deve ser um dos instrumentos mediadores entre o educador e os alunos. Assim, podemos afirmar que, na avaliação escolar, dentro de uma educação especial na perspectiva inclusiva: ✂️ a) Avaliar os alunos com deficiência ou TEA, por meio de brincadeiras, jogos, seminários ou dinâmicas em grupo, vai possibilitar o educador conhecer apenas o desenvolvimento das habilidades sociais e de comunicação. ✂️ b) É importante que as questões sejam adaptadas para os alunos com Deficiência Intelectual ou TEA, ou seja, evitar textos e perguntas objetivas, evitando também o uso de metáforas. ✂️ c) Avaliar os alunos com deficiência por meio de observação e registro de sua evolução não mede o nível de aprendizado em relação aos conteúdos ensinados. ✂️ d) É importante o educador ter consciência que todos os alunos com deficiência precisam de avaliações escolares adaptadas. ✂️ e) É fundamental considerar a individualidade dos alunos com deficiência ou TEA dentro do seu cotidiano, assim como, em alguns casos, é necessário adaptar a avaliação escolar de acordo com as necessidades educacionais especiais destes alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1045405 | Pedagogia, Legislação da Educação, Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, podemos afirmar que são objetivos do Atendimento Educacional Especializado -AEE: I- Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes. II- Garantir a não transversalidade das ações da educação especial no ensino regular. III- Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem. IV- Assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino a todos os alunos com ou sem deficiência. Está CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) I e III apenas. ✂️ c) I, II e IV apenas. ✂️ d) I, II e III apenas. ✂️ e) III apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro