Questões de Concursos Zootecnista

Resolva questões de Zootecnista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q266231 | Zootecnia, Zootecnista, ENADE, INEP

A cólica em equinos é uma das mais frequentes causas de óbito, principalmente em animais mantidos estabulados. Entre os fatores predisponentes à sua ocorrência incluem-se: mudanças bruscas na dieta, excesso de amido na dieta, arraçoamento após longo período de jejum, uso de ingredientes de má qualidade, entre outros.

Acerca da cólica em equinos, avalie as afirmações a seguir. I. O fornecimento de concentrado em cochos coletivos constitui-se em fator predisponente à ocorrência de cólica, recomendando-se o arraçoamento individual.

II. O fornecimento de volumosos com alto teor de lignina pode predispor a ocorrência de cólica, devido ao aumento da fermentação cecal. III. Devido à alta demanda energética após o exercício, recomenda-se o pronto fornecimento, ad libitum, de dieta de alta energia no intuito de evitar o catabolismo muscular e a cólica.

IV. Um correto programa sanitário, que inclua desverminações periódicas, contribui para diminuir a ocorrência de cólica.

V. O fornecimento de água logo após o exercício é recomendado em razão da necessidade de reposição hídrica nesse momento, além de prevenir a ocorrência de cólica.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q35593 | Zootecnia, Zootecnista, IFPA

Os cruzamentos constituem a base da exploração comercial de suínos. Sobre o cruzamento em suínos as seguintes alternativas estão corretas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q266104 | Zootecnia, Zootecnista, ENADE, INEP

Para se implantar um projeto de criação de suínos, deve-se considerar desde a capacidade de investimento do produtor e a viabilidade econômica do negócio até a produtividade que se deseja atingir e o manejo a ser adotado. O bem-estar animal e a ambiência também constituem fatores indispensáveis. O aumento da escala de produção e a migração da atividade para regiões de clima mais quente também despertam maior interesse na construção de instalações que amenizem as condições climáticas menos favoráveis.

Manual brasileiro de boas práticas agropecuárias na produção de suínos - ABCS. Disponível em: . Acesso em: 27 de jul. 2013.

Levando em consideração aspectos fundamentais na construção de instalações para suinocultura, avalie as afirmações que se seguem.

I. As construções para suinocultura devem levar em consideração aspectos de biosseguridade, como a construção de cercas e barreiras verdes para diminuir as chances de contaminação das granjas.

II. As construções para suinocultura devem levar em consideração a ventilação (natural e/ou forçada), pois tem importância fundamental na dissipação do calor e na renovação do ar, expulsando os gases tóxicos produzidos pela decomposição da matéria orgânica existente dentro das instalações.

III. As construções para suinocultura devem estar posicionadas no sentido norte-sul, considerando que o sol do verão deve passar sobre a cobertura do galpão.

IV. As construções para suinocultura devem ser planejadas considerando-se o vazio sanitário das instalações, de forma a permitir o trabalho no sistema de todos dentro todos fora e a produção dos suínos em lotes, objetivando manter os animais de diferentes idades na mesma sala em cada fase da produção.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q265693 | Zootecnia, Zootecnista, ENADE, INEP

A genética e o melhoramento animal vêm transformando, para melhor, a realidade da pecuária de corte brasileira. Uma das ferramentas mais eficientes à disposição dos pecuaristas é a Diferença Esperada na Progênie (DEP). Essa ferramenta permite prever o desempenho das crias de um dado reprodutor, comparado ao desempenho das crias de todos os reprodutores incluídos no programa de avaliação genética, acasalados com vacas semelhantes. Suponha um animal A com DEP 15 kg; outro animal, B, com DEP 7 kg; e ainda outro animal C com DEP de -5 kg, para o peso à desmama. Essas DEPs significam que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q266239 | Zootecnia, Zootecnista, ENADE, INEP

A sustentabilidade ambiental e econômica de pequenas propriedades rurais prioriza a utilização, de forma racional e adequada, da terra e dos recursos naturais disponíveis, mantendo o potencial produtivo da propriedade.

Nesse contexto, considerando a apicultura uma atividade econômica e ecologicamente importante para o desenvolvimento de sistemas sustentáveis de agricultura familiar, avalie as afirmações que se seguem.

I. A apicultura gera inúmeras vantagens à agricultura familiar e à própria vegetação, pois as abelhas atuam na polinização de diversas espécies vegetais.

II. A apicultura se adapta a quaisquer condições climáticas e consiste em uma atividade intimamente ligada aos recursos naturais, dependendo de sua manutenção e incentivando a proliferação das espécies vegetais melíferas.

III. A apicultura pode ser atividade econômica principal ou complementar, sendo que seus produtos (mel, geleia real, própolis, pólen, cera e apitoxina) e serviços de polinização (aluguel de colmeias) podem alcançar valores superiores aos de muitos produtos da agricultura familiar.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q35619 | Zootecnia, Zootecnista, IFPA

Sobre o manejo de aves de postura é CORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q266133 | Zootecnia, Zootecnista, ENADE, INEP

A vantagem nutricional dos ovos está associada à qualidade do produto oferecido ao consumidor, que é determinada por um conjunto de características que podem influenciar na aceitabilidade comercial do produto. A qualidade do ovo é uma medida das características desejadas e valorizadas pelos consumidores, considerando aspectos nutricionais, sanitários e a ausência de resíduos químicos, entre outros.

ALCÂNTARA, J.B. Qualidade físico-química de ovos comerciais: avaliação e manutenção da qualidade. 2012. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012 (adaptado).

A respeito da qualidade do ovo, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q266062 | Zootecnia, Zootecnista, ENADE, INEP

Atualmente a inseminação artificial em tempo fixo (IATF) pode ser aplicada rotineiramente nas fazendas. Os programas de IATF são desenvolvidos para controlar a função luteínica e folicular, permitindo, assim, uma taxa de prenhez satisfatória por inseminação. Esses programas podem ser considerados uma importante ferramenta de manejo reprodutivo de bovinos.

BARUSELLI, P.S. ; SALES, J.N.S. ; SALA, R.V. ; VIEIRA, L.M. ; SÁ FILHO, M. F. History, evolution and perspectives of timed artificial insemination programs in Brazil. Animal Reproduction, v. 9, p. 139-152, 2012.

Acerca dos benefícios proporcionados por essa técnica, avalie as afirmações que se seguem. I. A redução do manejo de observação de cios juntamente com a possibilidade de maior uniformização dos lotes estão entre as maiores vantagens da técnica.

II. A IATF em comparação com a inseminação artificial convencional proporciona a obtenção de animais com valor genético superior.

III. A utilização de touros com altos valores genéticos na IATF reduzirá o intervalo de gerações da população, permitindo, assim, maior ganho genético.

IV. O protocolo hormonal utilizado na IATF proporciona superovulação e, assim, permite inseminação de todos os animais em horário preestabelecido, o que facilita o manejo.

V. A técnica permite a inseminação de um grande número de animais em curto período de tempo, possibilitando, assim, a obtenção de maiores índices de prenhez no início da estação de monta.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q266242 | Zootecnia, Zootecnista, ENADE, INEP

O manejo pré-abate está diretamente ligado ao bem-estar animal, sendo que em diversos países vigora a adoção das técnicas de abate humanitário. Essas técnicas são definidas como o conjunto de procedimentos que garantem o bem-estar dos animais durante o embarque na propriedade rural e o manejo no frigorífico. Cumpre ressaltar que o abate humanitário não é só sinônimo de qualidade sanitária, mas também de qualidade ética, além de fazer parte da preocupação dos consumidores. Disponível em: . Acesso em: 4 set. 2013 (adaptado). Acerca do abate humanitário, avalie as afirmações que se seguem.

I. O transporte é uma das etapas importantes do abate humanitário e, se realizado de forma inadequada, poderá ocasionar grande estresse aos animais, o que pode comprometer a qualidade da carcaça.

II. Caso os procedimentos de abate provoquem estresse nos animais, há possibilidade de que sejam produzidas carnes de pior qualidade, devido à redução nas concentrações de glicogênio no músculo, que impede a produção de lactato e a queda do pH.

III. O uso de currais de espera nos frigoríficos deve ser evitado, pois os animais são entregues após serem submetidos ao jejum nas propriedades rurais.

IV. A insensibilização é uma etapa imprescindível ao abate humanitário e é responsável por deixar o animal inconsciente até o final da sangria. V. A produção de carne escura, firme e seca (DFD) pode ocorrer quando os animais são submetidos ao estresse e não possui relação com o tempo de prateleira.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q266047 | Zootecnia, Zootecnista, ENADE, INEP

A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é uma doença cosmopolita causada por um RNA vírus que atinge equinos, asininos e muares. Uma vez instalado no organismo do animal, esse vírus permanece por toda a vida, mesmo quando não manifesta sintomas. É uma doença essencialmente crônica, embora possa se apresentar em fases hiperaguda, aguda e subaguda. A transmissão ocorre por meio da picada de mutucas e das moscas dos estábulos, materiais contaminados com sangue infectado, além da placenta, colostro e acasalamento com animais portadores.

Para entrada de equinos em eventos agropecuários, são requisitos obrigatórios para o controle e erradicação da anemia infecciosa equina (AIE), a apresentação

I. da Guia de Trânsito Animal (GTA).

II. do exame negativo para anemia infecciosa equina (AIE).

III. do comprovante de vacinação contra a anemia infecciosa equina (AIE).

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q35615 | Zootecnia, Zootecnista, IFPA

Segundo a instrução normativa nº 13 de 2004 do MAPA, os aditivos podem ser classificados em categorias. Marque a alternativa INCORRETA sobre os exemplos de aditivos dentro de cada categoria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q265817 | Zootecnia, Zootecnista, ENADE, INEP

Na formulação de rações, deve ser levada em consideração a qualidade dos ingredientes ou matérias-primas em sua forma natural ou subprodutos derivados de processamentos diversos. O controle de qualidade das matérias-primas é parte do sistema de produção de rações.

Considerando os aspectos relacionados ao controle de qualidade na matéria-prima para ração de cães ou gatos, avalie as afirmações que se seguem.

I. No controle de qualidade dos ingredientes de origem animal, destacam-se presença de contaminação bacteriana, peroxidação de gorduras, presença de poliaminas, variabilidade na composição e digestibilidade de nutrientes e energia.

II. No controle de qualidade dos ingredientes vegetais, destacam-se presença das micotoxinas, contaminação química, variações na composição dos ingredientes, presença de fatores antinutricionais e, em determinadas situações, a deterioração.

III. No controle de qualidade dos ingredientes, deve-se estabelecer o programa de seleção dos fornecedores, que são previamente cadastrados e qualificados. As matériasprimas com contaminação química, física ou microbiológica que não podem ser eliminadas, ou manipuladas em limites dentro dos padrões estabelecidos, devem ser rejeitadas.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q35611 | Zootecnia, Zootecnista, IFPA

Quanto ao metabolismo e partição de energia em animais monogástricos, é INCORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q265528 | Zootecnia, Zootecnista, ENADE, INEP

O fósforo é um nutriente essencial para todas as plantas e animais. Ele também é um dos três macronutrientes básicos (NPK) dos fertilizantes químicos comerciais, sendo, portanto, fundamental para o atual sistema de produção mundial de alimentos. As frequentes preocupações ambientais a respeito das reservas naturais de fosfatos têm incentivado a busca por fontes alternativas. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Entre as soluções para a escassez das reservas de fosfato, estão a reciclagem, o aumento da eficiência na gestão dos nutrientes na agricultura e a recuperação dos nutrientes contidos nos resíduos (tais como águas servidas, esterco animal e excreta humana).

PORQUE

II. As reservas naturais de fosfatos conhecidas e que são de exploração economicamente viável são renováveis.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q265805 | Zootecnia, Zootecnista, ENADE, INEP

O solo constitui o substrato para as atividades agropastoris e sua qualidade é dependente do manejo ao qual é submetido. Na definição de qualidade do solo, está implícita a noção de sustentabilidade, na qual um sistema sustentável deve ser o mais parecido possível com um sistema natural, em que a interferência do ser humano seja a mínima necessária. Porém, para a implantação de uma cultura, o preparo do solo deverá fornecer condições necessárias até certa profundidade, favorecendo o desenvolvimento do sistema radicular e, consequentemente, levando a uma produção máxima dentro das possibilidades de clima e nutrição da planta.

EVANGELISTA, A.R.; LIMA, J.A. Formação de pastagem: primeiro passo para a sustentabilidade. In: OBEID, J.A.; PEREIRA, O.G.; FONSECA, D.M.; NASCIMENTO JUNIOR, D. (Coord.). Simpósio sobre manejo estratégico de pastagem. 1ª ed. Viçosa-MG: Universidade Federal de Viçosa, 2002. p.1-41.

Considerando a importância do preparo e do manejo sustentável do solo, avalie as afirmações que se seguem.

I. O preparo do solo deve propiciar o máximo escoamento da água da chuva, a fim de evitar acúmulo da água.

II. No preparo do solo, devem ser incorporados restos de culturas e deve ser feito o controle de plantas daninhas.

III. As operações de preparo do solo, tais como a aração e a gradagem, proporcionam modificações físicas que diminuem os riscos de erosão.

IV. O solo preparado deve ficar suficientemente solto e em condições adequadas para receber as sementes ou as mudas da espécie forrageira a ser implantada.

V. No preparo do solo, devem ser utilizadas práticas de uso e manejo que evitem a pulverização e a compactação e que o protejam da ação erosiva das chuvas.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q265949 | Zootecnia, Zootecnista, ENADE, INEP

Atualmente, a avicultura brasileira apresenta diferentes tipos de instalações e equipamentos, dependendo do tempo de implantação da granja e do seu grau de atualização tecnológica. A localização da granja e as características da região têm forte influência sobre os parâmetros produtivos do frango de corte. Como exemplo, considere uma granja avícola localizada em uma região com altitude variando de 800 até 1 000 metros, temperatura média de 33°C e umidade relativa do ar de 82%. As aves dessa granja, aos 28 dias de idade, foram alojadas em um galpão do tipo convencional. Diante dessa situação e objetivando garantir um bom desempenho zootécnico, está correto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q35603 | Zootecnia, Zootecnista, IFPA

Em termos práticos, o objetivo de toda granja é ser livre do maior número possível de doenças. A condição de estar livre do maior número de doenças é o principal fator de eficiência e rentabilidade. Quanto aos itens que devem compor o plano de biosseguridade:

I- A localização das granjas é o fator isolado mais importante de introdução de novas doenças, pois o risco é variável, dependendo das barreiras naturais, climáticas e fenômenos meteorológicos.
II- A introdução de material genético não é um risco. O maior risco é o contato homem-animal, pois insere novos agentes na criação.
III- O trânsito na granja deve ser adequado por um fluxograma de pessoal entre salas ou setores, transporte de material entre locais, galpões e salas, para evitar transmissão de agentes patogênicos.

Estão CORRETAS, apenas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q35599 | Zootecnia, Zootecnista, IFPA

No período entre as décadas de 1970 e 1990, a produção animal no país se intensificou, com base em sistemas produtivos com manejo e instalações que são considerados, por muitos, agressivos aos animais. Na última década a produção industrial de animais tem sido revista, e algumas técnicas têm sido aos poucos abolidas visando o bem-estar dos animais sem, contudo, causar grandes perdas produtivas. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q265812 | Zootecnia, Zootecnista, ENADE, INEP

Inúmeros fatores interferem na qualidade da água na piscicultura, resultantes dos processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem nos ecossistemas aquáticos. O principal fator responsável pela presença de amônia nos sistemas de criação de peixes é a entrada de grandes quantidades de compostos orgânicos e inorgânicos, por meio de adubos, fertilizantes e rações, os quais contêm níveis elevados de nitrogênio e fósforo.

PEREIRA, L.P.F.; MERCANTE, C.T.J. A amônia nos sistemas de criação de peixes e seus efeitos sobre a qualidade da água. Uma revisão. Boletim do Instituto de Pesca, São Paulo, v.31, n.1, p.81-88, 2005.

Considerando os efeitos da amônia sobre a qualidade da água nos sistemas artificiais de criação de peixes, avalie as afirmações que se seguem.

I. O nível de amônia aumenta proporcionalmente ao aumento da quantidade de alimento fornecido aos peixes e em situação de temperatura e pH elevados, promovendo a formação de amônia não ionizada (NH3), tóxica para os organismos aquáticos.

II. Nos viveiros em piscicultura, o principal local de ocorrência da desnitrificação é no sedimento, pois, além das baixas condições de oxigenação, há disponibilidade de grande quantidade de substratos orgânicos.

III. Nos viveiros em piscicultura, especialmente quando o pH é ácido ou neutro, a amônia formada é instável, sendo convertida por hidratação a íon amônio (NH4+).

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q35594 | Zootecnia, Zootecnista, IFPA

O sumário de touros deve ser considerado um importante instrumento para a seleção, uma vez que ele apresenta, anualmente, de uma forma objetiva, a melhor estimativa do valor genético dos touros para características de importância econômica relacionadas à produção de carne.
No entanto, nem todas as características de interesse na seleção são passíveis de serem analisadas sob o aspecto da genética quantitativa, de modo que o sumário de touros deve ser considerado uma ferramenta auxiliar de seleção.
Felizmente, a cada ano essa ferramenta vem sendo cada vez mais aprimorada e mais utilizada por empresas de inseminação artificial, por técnicos que prestam serviços de assessoria e pelos criadores, de um modo geral.


(Informação retirada do site EMBRAPA Gado de Corte)

Com relação às informações contidas em sumários utilizados na bovinocultura de corte e de leite, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.