Questões de Concursos Antropologia

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1Q714528 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Quanto ao conceito de cultura, tal como tem sido elaborado pela moderna antropologia, julgue os itens subsequentes e assinale a alternativa correta.

I A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence.

II Um trabalho fundamental para a compreensão desse problema é o livro “O Pensamento Selvagem”, de Claude Lévi-Strauss, que refuta a abordagem evolucionista de que as sociedades simples dispõem de um pensamento mágico que antecede o científico e que, portanto, lhe é inferior.

III A cultura é um processo acumulativo que resulta de toda a experiência histórica das gerações anteriores. É um processo que limita ou estimula a ação criativa do indivíduo.

IV A nossa herança cultural, desenvolvida por meio de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a agir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade.

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2Q844312 | Antropologia, Interpretação de Textos, Prefeitura de Bagé RS Antropólogo, FUNDATEC, 2020

O evolucionismo foi um dos conceitos que permaneceu por muitos anos em aspecto central de análise nos estudos antropológicos. Sobre esse conceito, assinale a alternativa correta.
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3Q714940 | Antropologia, Analista, MPU, ESAF

As proposições que se seguem dizem respeito ao conceito de cultura, tal como tem sido elaborado pela moderna antropologia.

I. Os fenômenos que os antropólogos chamam de culturais são aqueles que têm a natureza de erudição, como a arte, a filosofia e a ciência.

II. A cultura é um processo acumulativo que resulta de toda a experiência histórica das gerações anteriores; é um processo que limita ou estimula a ação criativa do indivíduo. I

II. As diferenças culturais entre os povos são determinadas pelas diferenças raciais e ambientais, havendo, por exemplo, uma correlação significativa entre a distribuição de caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais.

IV A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo.

Assinale a opção que identifica apenas as proposições verdadeiras.

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4Q714721 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

A respeito dos conceitos centrais da vertente analítica do Evolucionismo no estudo da Antropologia, julgue os itens a seguir.

I Hoje em dia, podem ser rejeitados os fundamentos teóricos do Evolucionismo, mas não se deve esquecer que foram estes primeiros estudiosos os introdutores da pesquisa de campo, ou trabalho de campo, processo que ainda hoje norteia os métodos e técnicas de pesquisa antropológica.

II Para os teóricos do Evolucionismo, as sociedades humanas deviam ser comparadas entre si por meio de seus costumes. Mas tais costumes são definidos pelo investigador e não são situados lado a lado, de modo horizontal.

III O Evolucionismo considera que os costumes têm uma substância comum, uma individualidade e, evidentemente, um fim. Mas o fim não é jamais discutido pelos teóricos do século XIX, porque é sempre encarado como a encarnação da sociedade branca, tecnológica e europeia onde viviam esses pesquisadores.

IV Para os teóricos evolucionistas as sociedades se desenvolvem de modo linear, irreversivelmente, como eventos, que podem ser tomados como causas; e outros, como consequências.

V Para os evolucionistas, é o contexto que vai permitir situar cada costume como uma ilustração crítica de momentos ou estágios socioculturais específicos.

A quantidade de itens certos é igual a

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5Q844380 | Antropologia, Interpretação de Textos, Prefeitura de Bagé RS Antropólogo, FUNDATEC, 2020

O antropólogo Roberto da Matta, em sua tese, apresenta o famoso “jeitinho brasileiro” como uma prática cultural e social do Brasil e, ao mesmo tempo, salienta tal prática como negativa, como uma forma de fraudar regras e normativas no intuito de tirar vantagens. Antes de Roberto da Matta, Sérgio Buarque de Holanda conceituou essa prática como:
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6Q714821 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Considerando os parâmetros consagrados da antropologia social e cultural, julgue os itens a seguir.

I Como inventor de mundos, o homem é certamente animal. Outros não poderão conhecer senão aqueles mundos possibilitados pelos seus órgãos de sentido, pelas suas estruturas cerebrais, pelas suas condições de vida.

II Uma diferença central entre homens e animais relaciona-se à capacidade humana de simbolizar e, por meio da linguagem, acumular conhecimentos, que são transmitidos de geração a geração.

III Sem a socialização e o aprendizado cultural, o homem, tal qual o conhecemos, seria física e mentalmente inviável.

IV Hoje em dia, pode-se rejeitar o evolucionismo social, mas não se deve esquecer ter sido essa a vertente analítica que fundiu, definitivamente, o nós e os outros em uma só espécie.

V Muito longe das coisas em si, a apreensão que os homens têm do mundo é antropocêntrica. O antropocentrismo é a condição inicial e final de toda relação do homem com o universo.

A quantidade de itens certos é igual a

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7Q714469 | Antropologia, Analista, MPU, ESAF

Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmações sobre o relativismo cultural.

( ) O relativismo cultural é uma filosofia moral problemática porque implica sua auto-negação.

( ) A perspectiva relativista pressupõe uma rígida igualdade entre valores absolutos e valores universais.

( ) O etnocentrismo é um fenômeno universal e está associado à propensão dos homens a considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.

( ) A filosofia relativista é absolutamente necessária na antropologia para demonstrar que por trás de diferenças aparentes os homens são culturalmente iguais.

( ) Apesar de representar um obstáculo à perspectiva antropológica de buscar pelo ponto de vista nativo, os juízos etnocêntricos são índices de integração social.

Escolha a opção correta

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8Q714850 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

A respeito dos métodos e técnicas de pesquisa em Antropologia, assinale a alternativa correta.

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9Q714890 | Antropologia, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

Durante todo o século XIX, o conceito de raça foi muito utilizado por intelectuais que procuravam analisar as diferenças entre as sociedades humanas. A crítica às teorias racistas constitui importante capítulo na história da Antropologia fazendo emergir o relativismo cultural. Um dos aspectos mais importantes desta critica consistiu em distinguir a noção de evolução biológica da noção de evolução social e cultural. Para Claude Lévi Strauss no artigo “Raça e História”,
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10Q198209 | Antropologia, Antropologia Jurídica, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da antropologia jurídica, julgue o item subsequente.

Alguns estudos no campo da antropologia jurídica têm ressaltado os paradoxos embutidos no código jurídico, os quais tendem a exigir normas uniformes de procedimentos.

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11Q714759 | Antropologia, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

Nas últimas décadas, tem crescido a importância dos laudos feitos por antropólogos – principalmente os que envolvem sociedades indígenas, populações tradicionais e impactos sócio-ambientais e de projetos de desenvolvimento. O papel da perícia antropológica tem sido amplamente debatido no contexto da comunidade antropológica. Reunidos em seminários em diversas ocasiões, os antropólogos têm procurado sistematizar em documentos de trabalho que servem como referência, como a “Carta de Ponta de Canas”, algumas definições sobre esta modalidade específica do ofício do antropólogo. Há um consenso entre a comunidade antropológica de que os laudos antropológicos são
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12Q197327 | Antropologia, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Grande parte das preocupações teóricas contemporâneas da
antropologia diz respeito à possibilidade de superar dicotomias e
binarismos postulados pela antropologia clássica. Nesse contexto,
julgue o seguinte item.

Pierre Bourdieu, ao propor o conceito de habitus, pretende superar limitações encontradas tanto pelo estruturalismo quanto pela fenomenologia, por meio do que ele denomina uma teoria da prática.

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13Q714876 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Acerca da cultura popular, no sentido estrito de cultura do povo, assinale a alternativa correta.

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14Q714534 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

A respeito do social e do cultural como categorias do estudo da Atropologia, julgue os itens que se seguem e assinale a alternativa correta.

I Dado o fato de que a cultura pode ser reificada no tempo e no espaço (por meio de sua projeção e materialização em objetos), ela pode sobreviver à sociedade que a atualiza em um conjunto de práticas concretas e visíveis.

II Pode haver cultura sem sociedade, embora não possa haver sociedade sem cultura.

III Ter tradição não significa, necessariamente, vivenciar as regras de modo consciente, colocando-as dentro de uma forma qualquer de temporalidade.

IV Não se pode afirmar que sociedades sem tradição sejam sistemas coletivos sem cultura.

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15Q199938 | Antropologia, Trabalho de Campo Antropológico, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O modelo de trabalho de campo antropológico instituído por
Malinowski buscou unir o conhecimento teórico especializado à
experiência direta do "outro". A monografia etnográfica, como
forma de apresentação desse outro vivenciado em campo, tornou-se
o produto por excelência da antropologia acadêmica moderna. A
esse respeito, julgue o seguinte item.

O funcionalismo, como perspectiva teórica, supõe a integração dos diversos aspectos de uma cultura compreendida como uma totalidade coerente.

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16Q194524 | Antropologia, Antropologia Jurídica, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da antropologia jurídica, julgue o item subsequente.

Sob a perspectiva antropológica, o direito é um dos muitos sistemas normativos existentes na sociedade, e suas ferramentas conceituais e metodológicas são adequadas para lidar com os demais sistemas.

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17Q198682 | Antropologia, Antropologia Jurídica, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da antropologia jurídica, julgue o item subsequente.

O contexto moderno tem estimulado a relação entre antropologia e direito no que diz respeito a políticas de identificação ou de reconhecimento.

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18Q196360 | Antropologia, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O modelo de trabalho de campo antropológico instituído por
Malinowski buscou unir o conhecimento teórico especializado à
experiência direta do "outro". A monografia etnográfica, como
forma de apresentação desse outro vivenciado em campo, tornou-se
o produto por excelência da antropologia acadêmica moderna. A
esse respeito, julgue o seguinte item.

Malinowski advogava a cooperação entre antropólogos e missionários na realização do trabalho etnográfico devido ao grande conhecimento que os missionários tinham dos povos nativos.

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19Q714969 | Antropologia, Analista Ambiental, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

A Antropologia tem-se voltado para o estudo do fenômeno religioso mesmo antes de sua institucionalização como disciplina acadêmica. Julgue os itens a seguir, quanto à abordagem antropológica para a religião.

Os sistemas religiosos das sociedades indígenas brasileiras caracterizam-se pela existência de seitas concorrentes em seu interior. Nisso, eles são diferentes das religiões africanas e assemelham-se muito às grandes religiões dos Estados nacionais do mundo ocidental e do mundo islâmico.

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20Q198433 | Antropologia, Antropologia Jurídica, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da antropologia jurídica, julgue o item subsequente.

Os estudos da antropologia contribuem para a naturalização da noção de universalidade dos direitos humanos.

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