Questões de Concursos Artes Visuais

Resolva questões de Artes Visuais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1073973 | Artes Visuais, História, Artes, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Com base nas características marcantes dos padrões acerca da arte medieval europeia, indique a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1073976 | Artes Visuais, História, Artes, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

No âmbito das discussões e críticas sobre os movimentos de vanguarda no Brasil, analise a relevância histórico-cultural da Semana de Arte Moderna de 1922, considerando-a como marco fundador das transformações estéticas, literárias e musicais que romperam com os cânones academicistas e possibilitaram a constituição de um pensamento artístico voltado à construção de uma identidade nacional. Identifique, entre as alternativas a seguir, aquela que se apresenta em desacordo com os fundamentos e objetivos do movimento modernista brasileiro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1073977 | Artes Visuais, História, Artes, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Sobre a Arte Contemporânea e suas características, atribua V (Verdadeiro) ou F (Falso):

( ) A Arte Contemporânea se restringe a pintura e desenho, focada em realismo técnico.
( ) Desafia classificações tradicionais, articulando múltiplas linguagens e instigando reflexão subjetiva sobre a obra.
( ) As bienais de arte constituem vitrines globais da produção contemporânea.
( ) Valoriza processos e ideias sobre o objeto final, dialogando com o cotidiano urbano e a tecnologia.

Assinale a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1073978 | Artes Visuais, História, Artes, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

O contexto das transformações estéticas ocorridas ao longo do século XX, distintos movimentos artísticos desempenharam papéis relevantes no processo de formação da Arte Contemporânea, ao desafiarem paradigmas estabelecidos, ampliarem o conceito de obra de arte e incorporarem dimensões corporais, sociais e políticas no fazer artístico, em consonância com os debates culturais de seu tempo. Nesse sentido, identifique, entre as opções abaixo, o movimento artístico e sua respectiva contribuição que se alinham de forma adequada ao processo de construção da Arte Contemporânea:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1073979 | Artes Visuais, História, Artes, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A Arte Contemporânea, compreendida como um campo dinâmico de experimentação estética e de ampliação de linguagens, caracteriza-se por reconfigurar a relação entre obra, público e espaço, ao mesmo tempo em que problematiza criticamente questões sociais, culturais e políticas, utilizando-se de múltiplos suportes e estratégias de interação. Diante desse panorama, assinale a alternativaque melhor caracteriza uma das premissas essenciais da Arte Contemporânea:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1073980 | Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais, Artes, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A diversidade sociocultural constitui elemento estruturante da formação histórica do Brasil, tendo como alicerces os múltiplos povos originários, as populações africanas e os europeus, cujas interações, tensões e sincretismos modelaram a tessitura identitária nacional. No âmbito da produção artística indígena contemporânea, verifica-se a emergência de novas linguagens, suportes e narrativas, que dialogam criticamente com tradições ancestrais e demandas políticas atuais, ressignificando as práticas culturais em contextos urbanos e institucionais. Considerando este panorama, analise criticamente as assertivas a seguir:

I. A produção artística indígena contemporânea restringe-se à replicação de técnicas tradicionais, como pintura corporal, cerâmica e cestaria, permanecendo fiel aos códigos simbólicos ancestrais, sem incorporar inovações de linguagem ou diálogo com suportes artísticos contemporâneos.
II. A circulação da produção artística indígena se dá exclusivamente em espaços institucionalizados voltados à cultura indígena, como museus etnográficos, centros culturais indígenas e feiras artesanais, tendo acesso limitado ao circuito de arte contemporânea brasileiro.
III. A arte indígena contemporânea tem se destacado pela apropriação de suportes e linguagens diversos, como instalações, performances, arte digital e vídeo, afirmando a visibilidade de pautas identitárias e políticas em diálogo com o cenário artístico contemporâneo.

Diante do exposto, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1009727 | Artes Visuais, Ingresso por Remoção, TJES, FGV, 2025

Em maio de 2025 morreu Sebastião Salgado. Na série “Trabalhadores”, o fotógrafo brasileiro viajou pelo mundo entre 1986 e 1992 e retratou as condições desgastantes e inumanas de grande parcela dos trabalhadores manuais.
A obra do fotojornalista foi marcada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q985428 | Artes Visuais, Artes, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

No que se refere ao tipo de conhecimento que é construído em arte, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Cassirer observa que “se dizemos que dois artistas pintam ‘a mesma’ paisagem, descrevemos a nossa experiência estética muito inadequadamente. Do ponto de vista da arte, tal pretenso ‘mesmo’ é completamente ilusório. Não podemos falar de uma e mesma coisa como a matéria temática de ambos os pintores. Pois o artista não retrata ou copia um certo objeto empírico (...). O que ele nos dá é a fisionomia individual e momentânea da paisagem”.

( ) Nelson Goodman afirma que “o olho seleciona, organiza, discrimina, associa, classifica, analisa, constrói. Não atua como um espelho que, tal como capta, reflete; o que capta já não o vê como tal e qual, como dados sem atributo algum, senão como coisas, alimentos, gentes, inimigos, estrelas, armas. Nada se vê despido ou despidamente. Os mitos do olho inocente e do dado absoluto são cúmplices terríveis”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q985430 | Artes Visuais, Artes, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Com relação ao artista Georges Braque, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1028967 | Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

No Adobe After Effects, há uma variedade de efeitos dedicados ao ajuste de cor, permitindo correções, estilizações e manipulações avançadas da imagem. Esses efeitos são amplamente utilizados na pós-produção para equilibrar tonalidades, corrigir exposição e criar atmosferas visuais específicas.

Com base nos efeitos de ajuste de cor no After Effects, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O efeito Curves permite ajustar a gama tonal e a curva de resposta de tons de uma imagem.

( ) O efeito Posterize Time é um recurso essencial para ajuste fino da cor, sendo amplamente utilizado para correção de tonalidade e exposição criando aspecto antigo.

( ) O efeito Tint pode ser utilizado para mapear tons de uma imagem para uma nova paleta de cores, sendo útil para estilização e correção de cor.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q976240 | Artes Visuais, Assistente Social, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

A arte contemporânea frequentemente desafia convenções ao transformar objetos cotidianos em obras de valor inestimável. Uma dessas polêmicas envolveu a instalação "Comedian" apresentada na Art Basel Miami (2019). Criada pelo artista italiano Maurizio Cattelan, a peça gerou debates globais sobre o valor da arte contemporânea. Qual das alternativas abaixo se refere aos principais objetos usados para essa instalação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q979059 | Artes Visuais, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Iavelberg (2017), na contemporaneidade, em arte, privilegia-se a ideia em vez do fazer, incorporando objetos encontrados prontos no cotidiano como nos readymades de Marcel Duchamp ou, na Pop Art, com as caixas de sabão em pó Brilllo, de Andy Warhol, que, apropriados pelos artistas, são colocados em espaço expositivo, diferente de sua origem, passando a ser arte por deliberação poética.

Para Iavelberg (2017), esse procedimento é assimilação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q979062 | Artes Visuais, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para Proença (1994), o interesse da Pop-art refere-se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q979576 | Artes Visuais, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os níveis de desenvolvimento estético que propõem quatro etapas – denominadas descrição, análise, interpretação e julgamento – na relação entre estudante e imagem ou obra de arte são de autoria de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q981390 | Artes Visuais, Pintor / Letrista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No contexto da comunicação visual manual, especificamente na produção de cartazes, faixas e vitrines pintadas à mão, a principal função do letrista profissional é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1035154 | Artes Visuais, História, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Em Bilbao, entre fevereiro e junho de 2025, o Museu Guggenheim apresentou a exposição “Tarsila do Amaral. Pintando o Brasil moderno”, reafirmando a relevância e a atualidade do modernismo brasileiro no cenário artístico internacional.
Sobre o legado do modernismo brasileiro, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Em meados do século XX, a Poesia Concreta, o Cinema Novo e a Tropicália desdobraram com originalidade as contribuições da geração modernista, ao pensar os desafios envolvidos na construção de uma arte moderna e ao mesmo tempo nacional/periférica.
( ) No século XXI, a noção de antropofagia cultural da primeira geração de modernistas tem sido retomada criticamente, sobretudo por artistas indígenas que buscam colocar as populações originárias como sujeitos da experiência e da criação estética.
( ) Na atualidade, muitas das motivações centrais do modernismo de 1922, como a crítica ao conservadorismo, a reinvenção das formas artísticas e a busca de uma identidade brasileira plural, seguem presentes no debate artístico e cultural.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q981394 | Artes Visuais, Composição nas Artes Visuais, Pintor / Letrista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No estudo da geometria e da organização das letras, é importante compreender suas estruturas formais e os critérios que orientam sua classificação. Considerando os critérios de formação e classificação das famílias tipográficas, é correto dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q919485 | Artes Visuais, Monitor de Cultura e Turismo, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

A Semana de Arte Moderna apresenta-se como a primeira manifestação coletiva pública na história cultural brasileira a favor de um espírito novo e moderno em oposição à cultura e à arte de teor conservador, predominantes no país desde o século XIX. Inserida nas festividades em comemoração ao Centenário da Independência do Brasil em 1922, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, realiza-se, no Teatro Municipal de São Paulo, um festival que inclui exposição com cerca de 100 obras, aberta diariamente no saguão do teatro, e três sessões literomusicais noturnas.

(Enciclopédia Itaú Cultural. Disponível em https://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento84382/ semana-de-arte-moderna. Adaptado)

Assinale a alternativa que apresenta um(a) pintor(a) participante da Semana de Arte Moderna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q919486 | Artes Visuais, Monitor de Cultura e Turismo, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

As pinturas desse movimento são compostas de um objeto visto a partir de uma variedade de ângulos – em cima, embaixo, atrás, na frente –, que representam antes aquilo que se conhece de um objeto do que aquilo que pode ser visto a partir de um ponto fixo e ao mesmo tempo. Mais do que descritos, os objetos são sugeridos e os observadores devem construí-los tanto pelo pensamento quanto pela visão. O objeto dessa tendência não é o momento efêmero do impressionismo, mas um objeto contínuo. Quanto a este aspecto, ele se relaciona com as teorias intelectuais de sua época, por exemplo, especulações então em moda sobre a quarta dimensão, o oculto e a alquimia.

(Dempsey, Amy. Estilos, Escolas e Movimentos)

O excerto descreve a operação conceitual e o resultado visual da pintura produzida por um movimento da arte europeia do início do século XX. Trata-se do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.