A diversidade sociocultural constitui elemento
estruturante da formação histórica do Brasil, tendo como
alicerces os múltiplos povos originários, as populações
africanas e os europeus, cujas interações, tensões e
sincretismos modelaram a tessitura identitária nacional. No
âmbito da produção artística indígena contemporânea,
verifica-se a emergência de novas linguagens, suportes e
narrativas, que dialogam criticamente com tradições
ancestrais e demandas políticas atuais, ressignificando as
práticas culturais em contextos urbanos e institucionais.
Considerando este panorama, analise criticamente as
assertivas a seguir:
I. A produção artística indígena contemporânea restringe-se à
replicação de técnicas tradicionais, como pintura corporal,
cerâmica e cestaria, permanecendo fiel aos códigos simbólicos
ancestrais, sem incorporar inovações de linguagem ou diálogo
com suportes artísticos contemporâneos.
II. A circulação da produção artística indígena se dá
exclusivamente em espaços institucionalizados voltados à
cultura indígena, como museus etnográficos, centros culturais
indígenas e feiras artesanais, tendo acesso limitado ao circuito
de arte contemporânea brasileiro.
III. A arte indígena contemporânea tem se destacado pela
apropriação de suportes e linguagens diversos, como
instalações, performances, arte digital e vídeo, afirmando a
visibilidade de pautas identitárias e políticas em diálogo com o
cenário artístico contemporâneo.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta:
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