Questões de Concursos: Auditoria Governamental

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Auditoria Governamental. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q919357 | Auditoria Governamental, Controladoria Geral da União, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Pedras de Fogo PB, EDUCA, 2025

A Controladoria-Geral da União (CGU) pode fiscalizar a aplicação de verbas federais onde quer que elas estejam sendo aplicadas, mesmo que em outro ente federado às quais foram destinadas. A fiscalização exercida pela CGU é interna, pois feita exclusivamente sobre verbas provenientes do orçamento do Poder Executivo.
São competências da Controladoria-Geral da União (CGU):

I. Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.

II. Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

III. Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

IV. Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

Estão CORRETOS:

2 Q966349 | Auditoria Governamental, Normas de Auditoria do TCU, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, FGV, 2022

O Tribunal de Contas da União adotou de forma adaptada algumas ferramentas de auditoria utilizadas pelo U.S. Government Accountability Office (U.S. GAO), a exemplo da matriz de planejamento, que é uma ferramenta importante na definição do escopo do trabalho de auditoria.
Na situação hipotética de um trabalho de auditoria que tem por objeto a concessão de auxílio financeiro emergencial a pessoas que perderam renda em decorrência de uma epidemia que atingiu o país e afetou a economia, a matriz de planejamento:

3 Q920383 | Auditoria Governamental, Controle Externo, Contabilidade Pública, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

As auditorias no setor público, conforme estabelecido pelas normas técnicas, são trabalhos de asseguração e envolvem, no mínimo, três partes distintas: o auditor, uma parte responsável e os usuários previstos. Com base nessa definição, qual das alternativas a seguir descreve corretamente o papel de cada uma dessas partes no contexto de uma auditoria no setor público:

4 Q960206 | Auditoria Governamental, Normas de Auditoria do TCU, Contabilidade, TRF 2a REGIÃO, INSTITUTO AOCP, 2024

Em relação à Instrução Normativa TCU n° 84/2020, assinale a alternativa que NÃO apresenta princípio(s) expresso(s) para a elaboração e a divulgação da prestação de contas das Unidades Prestadoras de Contas (UPC).

5 Q954063 | Auditoria Governamental, Monitoramento, Contabilidade, PGECE, UECE-CEV, 2025

O instrumento de fiscalização utilizado pelos Tribunais de Contas brasileiros para verificar o cumprimento de suas deliberações e os resultados delas advindos denomina-se

6 Q954064 | Auditoria Governamental, Tribunais de Contas Estaduais, Contabilidade, PGECE, UECE-CEV, 2025

Anualmente, o ordenador de despesas da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará tem o dever constitucional de prestar contas diretamente à (ao)

7 Q955719 | Auditoria Governamental, Conceitos, Técnico de Contabilidade, UFPB, IBFC, 2025

O controle interno é um conjunto de processos, políticas e procedimentos implementados pelos órgãos do governo, visando determinadas garantias. Acerca dessas garantias, analise as afirmativas abaixo.

I. A conformidade com normas e regulamentos.
II. A proteção dos ativos públicos.
III. A eficiência operacional.
IV. A confiabilidade das informações contábeis e gerenciais.
V. O cumprimento de metas e objetivos previstos em planos governamentais, para garantir o uso adequado dos recursos públicos.

Estão corretas as afirmativas:

8 Q967504 | Auditoria Governamental, Sistema de Controle Interno, Auditoria, CONAB, IADES

Na auditoria interna da Conab, a avaliação de natureza operacional tem finalidade de auxiliar os gestores. A forma de comunicação do resultado da avaliação é a emissão de opinião, consubstanciada em nota técnica, acerca de diversos aspectos de gestão. Para efetivamente alcançar seu objetivo, está previsto que o planejamento de toda e qualquer avaliação desse tipo seja feito em uma matriz de planejamento, forma que permite uma esquematização das informações relevantes. Essa matriz é composta por

9 Q966724 | Auditoria Governamental, Normas de Auditoria do TCU, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, a respeito das normas de auditoria do TCU, da auditoria de regularidade e operacional e dos instrumentos de fiscalização.


As determinações e recomendações do TCU são monitoradas obrigatoriamente pelos seus ministros e pelas unidades técnicas. Quando as devidas providências forem adotadas, o resultado dos monitoramentos deixará de ser considerado no planejamento dos trabalhos subsequentes.

10 Q967516 | Auditoria Governamental, Governança e Análise de Risco, Auditoria, CONAB, IADES

No Brasil, instruções normativas da Secretaria Federal de Controle Interno regulamentaram, para entidades de seu âmbito de atuação, a apresentação dos resultados dos trabalhos de auditoria interna por meio do Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT). Essa regulamentação está alinhada com a Norma 2060, do The Institute of Internal Auditors (IIA). Segundo esse dispositivo, de forma periódica, o executivo-chefe de auditoria deve reportar o desempenho da auditoria interna, em relação ao seu planejamento, à alta administração e ao conselho. A Unidade de Auditoria Interna da Conab, guiada por tais diretrizes, apresenta seus resultados por meio do RAINT. Acerca desse assunto, é correto afirmar que a Unidade de Auditoria Interna submete o relatório anual ao (à)
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.