Questões de Concursos Aviação Civil

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1Q256038 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos requisitos de pistas determinados em função do peso

máximo admissível e do desempenho da aeronave, julgue os itens

de 85 a 89.

É possível empregar o improved climb performance para aumentar o peso de decolagem, desde que o peso máximo de performance seja limitado pela pista.

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2Q260608 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o que dispõe o CBA acerca de licenças e certificados,

bem como de infrações praticadas por aeronauta, operador,

concessionária ou permissionária de serviços aéreos, julgue os itens

seguintes.

Embora a licença de tripulante seja permanente, vencida a

validade do certificado de habilitação técnica ou de capacidade

física da licença de tripulante, o seu titular fica restrito a

exercer a função nele especificada por somente mais trinta

dias, improrrogáveis.

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3Q258579 | Aviação Civil, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito das boas práticas de manutenção, julgue os itens seguintes.

Na realização de um reparo estrutural em uma aeronave metálica, é recomendável que a distância do centro dos rebites até a borda da chapa seja menor que duas vezes o diâmetro do rebite.

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4Q253124 | Aviação Civil, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), julgue os itens que se seguem.

Os fatores contribuintes para um acidente ou incidente aeronáutico são classificados em fatores contribuintes humanos e fatores contribuintes técnicos.

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5Q259073 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota,

julgue os itens de 97 a 102.

Regimes de cruzeiro de longo alcance, quando comparados a regimes de cruzeiro de máximo alcance, apresentam alcance específico menor e velocidade de voo maior.

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6Q257056 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.

Em um voo planado, o peso do avião não influi na distância e no ângulo de planeio, mas aumenta sua velocidade e a razão de descida.

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7Q257538 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os sistemas de uma aeronave relacionam-se entre si e entre suas partes, elementos ou unidades, funcionando de maneira organizada, com o objetivo de manter a aeronave em funcionamento. Acerca dos diferentes sistemas das aeronaves, julgue os itens a seguir

A fuselagem consiste na parte do avião em que estão fixadas as asas e a empenagem, sendo a estrutura semimonocoque a mais utilizada nos aviões atuais.

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8Q252417 | Aviação Civil, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O controle do peso e do balanceamento é um dos itens que mais afetam a segurança de voo de uma aeronave e a sua inobservância tem provocado acidentes. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

Uma carga embarcada de 10 kgf colocada a 10 m de distância do centro de gravidade de uma aeronave influencia mais no balanceamento desta, que uma carga de 40 kgf colocada a 1 m de distância desse mesmo centro.

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9Q258863 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos requisitos de pistas determinados em função do peso

máximo admissível e do desempenho da aeronave, julgue os itens

de 85 a 89.

No processo de improved climb, aumentam-se as velocidades V1 e VR, enquanto a velocidade V2 permanece inalterada.

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10Q261267 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Diferentemente da maioria dos aviões, os helicópteros podem pairar no ar, situação em que várias forças permanecem atuantes no helicóptero. Com relação a esse assunto, julgue o item abaixo.

Quando o helicóptero paira no ar, a sustentação criada pelas pás do rotor principal é igual em todas as posições correspondentes em torno do disco principal.

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11Q254501 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base na teoria de alta velocidade e mudanças de

comportamento da aeronave com a atmosfera voada, julgue os

próximos itens.

É possível eliminar o efeito dutch roll diminuindo a área da deriva/leme de direção ou diminuindo a distância dessas superfícies ao centro de gravidade, ou ambas as soluções.

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12Q259845 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A compreensão da relação entre os conceitos de perigo, consequência e risco é necessária para o gerenciamento do risco envolvido na atividade aérea. Com relação aos conceitos de gestão de risco operacional aplicada ao SIPAER, julgue os itens seguintes.

Define-se risco como uma condição que potencialmente pode provocar perdas materiais, danos e lesões, bem como prejudicar a capacidade de realização de uma tarefa.

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13Q261633 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os sistemas de uma aeronave relacionam-se entre si e entre suas partes, elementos ou unidades, funcionando de maneira organizada, com o objetivo de manter a aeronave em funcionamento. Acerca dos diferentes sistemas das aeronaves, julgue os itens a seguir

O sistema pneumático de emergência é utilizado para suprir falhas de um sistema pneumático principal ou de um sistema hidráulico, em que o cilindro pneumático é abastecido no solo com gás fréon ou nitrogênio sob alta pressão.

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14Q257042 | Aviação Civil, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que tange à composição e às propriedades dos materiais utilizados na aviação, julgue os próximos itens.

Os rebites de alumínio feitos nas ligas 2017 e 2024, amolecidos por tratamento de solubilização a quente, com posterior resfriamento brusco, se não forem mantidos a temperaturas abaixo de 0 ºC, voltam a endurecer em 1 h.

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15Q253454 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.

O coeficiente de sustentação, índice que mede a habilidade do aerofólio em produzir força de sustentação, depende exclusivamente do ângulo de ataque.

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16Q253843 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base na teoria de alta velocidade e mudanças de

comportamento da aeronave com a atmosfera voada, julgue os

próximos itens.

Para aumentar o número de mach crítico, podem ser utilizados perfis laminares ou perfis especiais chamados supercríticos.

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17Q253965 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com os conceitos de eletricidade, julgue os itens que se seguem.

Quando a potência dissipada em uma carga é calculada em função do tempo, pode-se determinar a quantidade de energia consumida pela carga. A unidade comumente utilizada no cálculo de energia elétrica é o quilowatt-hora (kWh), que é o produto de quilowatts por hora.

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18Q257012 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base nas regras de tráfego aéreo, julgue os itens a seguir,

relativos a espaço aéreo e organização dos serviços de tráfego

aéreo.

O espaço aéreo classifica-se em espaço aéreo inferior, cujo limite vertical inferior é o solo ou água e o superior, o nível FL 235, e espaço aéreo superior, cujo limite vertical superior é ilimitado e o limite vertical inferior corresponde ao nível FL 235.

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19Q258843 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.

Em um avião a hélice, o alcance máximo é obtido na velocidade correspondente ao ângulo de ataque quando a relação entre sustentação e arrasto for máxima.

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20Q261236 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

A finalidade principal do controle do peso e balanceamento das aeronaves é obter maior eficiência durante o voo, pois um carregamento inadequado reduz a eficiência da aeronave com relação ao teto, à manobrabilidade, à razão de subida, à velocidade e ao consumo de combustível. Como finalidade secundária, é correto citar a segurança do voo.

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