Questões de Concursos Aviação Civil

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1Q260608 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o que dispõe o CBA acerca de licenças e certificados,

bem como de infrações praticadas por aeronauta, operador,

concessionária ou permissionária de serviços aéreos, julgue os itens

seguintes.

Embora a licença de tripulante seja permanente, vencida a

validade do certificado de habilitação técnica ou de capacidade

física da licença de tripulante, o seu titular fica restrito a

exercer a função nele especificada por somente mais trinta

dias, improrrogáveis.

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2Q259073 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota,

julgue os itens de 97 a 102.

Regimes de cruzeiro de longo alcance, quando comparados a regimes de cruzeiro de máximo alcance, apresentam alcance específico menor e velocidade de voo maior.

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3Q261633 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os sistemas de uma aeronave relacionam-se entre si e entre suas partes, elementos ou unidades, funcionando de maneira organizada, com o objetivo de manter a aeronave em funcionamento. Acerca dos diferentes sistemas das aeronaves, julgue os itens a seguir

O sistema pneumático de emergência é utilizado para suprir falhas de um sistema pneumático principal ou de um sistema hidráulico, em que o cilindro pneumático é abastecido no solo com gás fréon ou nitrogênio sob alta pressão.

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4Q257538 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os sistemas de uma aeronave relacionam-se entre si e entre suas partes, elementos ou unidades, funcionando de maneira organizada, com o objetivo de manter a aeronave em funcionamento. Acerca dos diferentes sistemas das aeronaves, julgue os itens a seguir

A fuselagem consiste na parte do avião em que estão fixadas as asas e a empenagem, sendo a estrutura semimonocoque a mais utilizada nos aviões atuais.

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5Q261122 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Durante o voo, os aviões sofrem forte ação do atrito, devido ao movimento relativo comum entre o ar e os corpos sólidos, o que pode ser minimizado pelo formato da aeronave. Acerca da aerodinâmica de alta velocidade, julgue os itens a seguir.

As aeronaves que possuam dispositivos de hipersustentação devem, obrigatoriamente, utilizá-los em procedimentos normais ou de emergência, em pouso e decolagem, para melhorar o arrasto e a sustentação.

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7Q259845 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A compreensão da relação entre os conceitos de perigo, consequência e risco é necessária para o gerenciamento do risco envolvido na atividade aérea. Com relação aos conceitos de gestão de risco operacional aplicada ao SIPAER, julgue os itens seguintes.

Define-se risco como uma condição que potencialmente pode provocar perdas materiais, danos e lesões, bem como prejudicar a capacidade de realização de uma tarefa.

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8Q253446 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o que dispõe o CBA acerca de licenças e certificados,

bem como de infrações praticadas por aeronauta, operador,

concessionária ou permissionária de serviços aéreos, julgue os itens

seguintes.

Não obstante a campanha pela tolerância zero ao uso do álcool (substância psicotrópica) por motoristas de transporte terrestre, não está prevista na legislação vigente a aplicação de multa a aeronauta que operar aeronave embriagado.

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9Q258056 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação aos materiais de aviação e processos, julgue os itens a seguir.

Aumenta-se a dureza de determinadas ligas de alumínio por meio de tratamento térmico; no entanto, se o alumínio for fundido com aço, o material resultante, além de duro, será frágil.

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10Q258312 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às regras de tráfego aéreo, autoridades aeronáuticas e

regras de voo, julgue os itens a seguir.

O piloto que, operando aeronave de acordo com as regras de voo por instrumentos (IFR), decidir mudar para ajustar-se às regras de voo visual (VFR) deverá notificar, especificamente, ao órgão apropriado dos serviços de tráfego aéreo o cancelamento do voo IFR e as mudanças que tenham de ser feitas em seu plano de voo.

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11Q257801 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base nas normas do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), julgue os itens de 111 a 115.

Os procedimentos de investigação de acidentes são padronizados, a fim de que possam ser aplicados uniformemente, de acordo com a lei, em todo o território nacional, sendo aplicados, também, na porção extraterritorial do oceano atlântico.

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12Q251146 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o que dispõe o CBA acerca de licenças e certificados,

bem como de infrações praticadas por aeronauta, operador,

concessionária ou permissionária de serviços aéreos, julgue os itens

seguintes.

Um aeronauta pode ser multado por qualquer um dos seguintes motivos: retirar-se de aeronave deixando-a com o motor ligado e sem tripulante a bordo, operar aeronave fora da fraseologia-padrão nas comunicações e ministrar instruções de voo sem estar habilitado.

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13Q260106 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base nas normas do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), julgue os itens de 111 a 115.

Considera-se incidente aeronáutico toda ocorrência associada à operação de uma aeronave, havendo intenção de voo, que não se caracterize como um acidente, mas que afete ou possa afetar a segurança da operação, inclusive ocorrências de tráfego.

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14Q257291 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 56 a 61.

A pressão atmosférica, que ao nível do mar corresponde a 14,7 libras de peso, diminui com a elevação da altitude e aumenta com a elevação da umidade.

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15Q253965 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com os conceitos de eletricidade, julgue os itens que se seguem.

Quando a potência dissipada em uma carga é calculada em função do tempo, pode-se determinar a quantidade de energia consumida pela carga. A unidade comumente utilizada no cálculo de energia elétrica é o quilowatt-hora (kWh), que é o produto de quilowatts por hora.

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16Q253454 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.

O coeficiente de sustentação, índice que mede a habilidade do aerofólio em produzir força de sustentação, depende exclusivamente do ângulo de ataque.

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17Q206095 | Aviação Civil, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 5, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Sabendo que, conforme o disposto no CBA, as autoridades

aeronáuticas, fazendárias ou da Polícia Federal podem deter, para

averiguação de ilícitos ou de carga perigosa à segurança pública

(inclusive munições e equipamento aerofotogramétrico, salvo casos

de autorização especial de órgão competente), toda aeronave

que, em voo no espaço aéreo brasileiro, infrinja as convenções

e autorizações recebidas, julgue os itens subsequentes.

A autoridade aeronáutica pode empregar os meios de coerção legalmente previstos para que a aeronave nas condições descritas efetue pouso no aeródromo que lhe seja indicado, em procedimento normatizado, existindo, inclusive, a possibilidade de, sendo classificada como hostil, a aeronave ser destruída, medida que requer autorização prévia do presidente da República.

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18Q254224 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com os conceitos de eletricidade, julgue os itens que se seguem.

Os aparelhos eletrônicos com funções técnicas e científicas (multímetros, fontes etc.) apresentam controles que permitem ao usuário ajustar o funcionamento de forma adequada. Esses controles estão associados a componentes eletrônicos cujo valor é fixo.

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19Q261393 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 1, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

O equipamento eletrônico de pesagem de aeronaves de grande porte é constituído de uma balança eletrônica que registra a medida da variação de voltagem em escala calibrada para apresentar a leitura em quilogramas.

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20Q257556 | Aviação Civil, Técnico em Regulação de Aviação Civil Área 4, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das comunicações aeronáuticas, julgue os itens seguintes.

A mensagem de socorro ou de urgência enviada por uma aeronave que esteja em condição de perigo deve ser transmitida na frequência aeroterrestre utilizada naquele momento e conter o maior número possível dos seguintes elementos: o nome da estação chamada (se o tempo disponível e as circunstâncias permitirem), a identificação da aeronave, a natureza da condição de perigo, a intenção da pessoa em comando e a posição atual com nível de voo e rumo. Essas informações devem ser pronunciadas de forma clara e, se possível, nessa ordem.

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