Questões de Concursos Biblioteconomia

Resolva questões de Biblioteconomia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1038794 | Biblioteconomia, Aacr 2, Biblioteconomia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Diante de uma obra de autoria desconhecida, o bibliotecário desenvolveu pesquisa e descobriu, em fontes de referência relevantes, a indicação de uma pessoa como autor provável.

Na escolha de pontos de acesso para a obra, de acordo com o AACR2R, o bibliotecário deverá fazer a entrada pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1038793 | Biblioteconomia, Referência Bibliográfica, Biblioteconomia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

O critério geral na avaliação de qualquer obra de referência pode ser alicerçado em dois aspectos: qualidades extrínsecas e qualidades intrínsecas.

Considerando os diversos tipos em que se enquadram as obras de referência, relacione tais aspectos com as qualidades que lhes são pertinentes.

1. qualidade extrínseca.
2. qualidade intrínseca.

( ) estilo.
( ) autoridade.
( ) ilustrações.
( ) arranjo do texto.

A relação correta, na ordem dada, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1038792 | Biblioteconomia, Normas e Legislações da Biblioteconomia, Biblioteconomia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Considerando o registro de obra intelectual no Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional, avalie as afirmativas a seguir.

I. O registro da obra é um requisito de proteção dos direitos de autor.
II. O registro serve como um meio de prova de autoria, conferindo segurança adicional.
III. O registro prevalecerá sobre testemunhos e outras provas, em disputas judiciais pela autoria.
IV. O registro estabelece uma presunção de anterioridade em relação a outros registros com características similares.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1035354 | Biblioteconomia, Índices, Biblioteconomia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Palavras que não possuem valor semântico (stop words) devem ser retiradas dos índices gerados em sistemas de recuperação da informação (SRI).

Os SRI podem dispor de listas preexistentes dessas palavras (stop lists) ou essas listas podem ser construídas a partir da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1035353 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Biblioteconomia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

No âmbito de domínio dos conceitos de ordem de citação, ordem de intercalação e ordem das tabelas, fundamentais no processo de classificação, avalie as afirmativas a seguir.

I. A ordem de citação é também denominada fórmula de faceta, ordem de combinação, ordem preferida e ordem significativa.
II. A ordem de intercalação é, de modo geral, a inversão da ordem de citação e é também denominada ordem de arquivamento.
III. A ordem das tabelas é a ordem de apresentação das tabelas de um sistema de classificação e é também denominada ordem de dependência.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1035352 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Biblioteconomia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

O modelo conceitual, inspirado na modelagem entidade-relacionamento, que possibilita ao catalogador uma nova forma de tratar todos os materiais informacionais abrigados em bibliotecas e de modelar catálogos, no contexto do ambiente de pesquisa do usuário, é reconhecido pela sigla
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1031763 | Biblioteconomia, Marketing Na Biblioteconomia, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Quando a biblioteca utiliza mídias e redes sociais como opção de fonte de informação, possibilita o marketing digital de seus produtos e serviços e promove a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1031762 | Biblioteconomia, Internet Na Biblioteconomia, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Com relação às vantagens da pesquisa escolar na Internet, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O acesso a milhares de informações armazenadas nos sites, sobre todos os domínios e assuntos, é rápido e objetivo.
( ) A qualidade e a veracidade de conteúdo das informações contidas nos sites passam por criterioso processo de avaliação.
( ) A facilidade de acesso à informação favorece a aquisição de habilidades de interpretação, síntese e produção de texto.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1031761 | Biblioteconomia, Conceitos Fundamentais, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

As publicações editadas em qualquer tipo de suporte, em unidades físicas sucessivas e em intervalos de tempo regulares, numeradas e com previsão de continuidade indefinida compõem, na biblioteca, a coleção de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1031760 | Biblioteconomia, Conceitos Fundamentais, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica a denominação dada aos tipos de registros de informação disponíveis em uma biblioteca escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1031759 | Biblioteconomia, Automação em Bibliotecas, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A informatização da biblioteca potencializa o emprego de recursos especiais de pesquisa, com filtragem de resultados, possibilitando, por exemplo, ordenar e classificar os documentos pesquisados.

Essa vantagem, desse modo indicada, beneficia o serviço de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1031758 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica os agentes físicos ou fatores ambientais que podem desencadear, por falta de controle, a deterioração de materiais bibliográficos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1031757 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A decisão do bibliotecário por exaustividade da indexação de assuntos do acervo da biblioteca escolar reflete-se no serviço de pesquisa e atendimento prestado pelo agente de serviços de biblioteca escolar, porque a busca fica mais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1031756 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica o catálogo da biblioteca destinado ao público, em que é possível procurar uma obra tanto por seu autor quanto pelo título e os assuntos de que trata.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1031755 | Biblioteconomia, Classificação Decimal de Dewey, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Na biblioteca escolar, o uso da Classificação Decimal de Dewey (CDD) possibilita a ordenação dos livros por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1031754 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica um dos serviços auxiliares de atendimento ao usuário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1031753 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Para localizar um livro no acervo da biblioteca da escola, de forma independente, é fundamental que a criança compreenda o sistema de classificação adotado.

Para isso, ela precisa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1031752 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica a denominação do conjunto de livros selecionados e variados, dispostos na sala de aula e usados como recurso de aprendizagem e como incentivo à leitura.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1031751 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Relacione os tipos de livros que compõem o acervo de uma biblioteca escolar, indicados a seguir, às suas respectivas características.

I. Livros de referência.
II. Livros didáticos.
III. Livros recreativos.

( ) Atendem aos interesses e idade dos alunos, sendo adquiridos conforme recomendações dos programas de literatura.
( ) Destinam-se a consultas, de caráter imediato e não para leitura de todo o texto.
( ) São adquiridos em maior quantidade, quando a biblioteca dispõe de recursos.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1031750 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Na organização da biblioteca escolar, devem ser previstos a instalação do balcão de informação, dos catálogos e dos computadores, a localização das mesas para estudo e pesquisa e a distribuição das coleções básicas.

Assinale a opção que indica como esse espaço funcional é definido nas Diretrizes da IFLA para a Biblioteca Escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.