Questões de Concursos Braille

Resolva questões de Braille comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1045080 | Braille, Sistema Braille, Braile, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

Em conformidade com o Decreto nº 5.296/2004, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Deficiência física é a alteração completa de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento total da função física.
( ) Deficiência mental é o funcionamento intelectual geralmente inferior à média, com manifestação antes dos 21 anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas.
( ) Acessibilidade é a condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
( ) Ajuda técnica são os produtos, instrumentos, equipamentos ou tecnologia adaptados ou especialmente projetados para melhorar a funcionalidade da pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida, favorecendo a autonomia pessoal, total ou assistida.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1043914 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Os recursos de Tecnologia Assistiva desempenham um papel crucial na educação de estudantes cegos, permitindo-lhes acessar informações, realizar tarefas acadêmicas e interagir de maneira independente. Esses recursos são projetados para que os estudantes superem barreiras comunicativas, físicas e cognitivas, promovendo a inclusão e garantindo igualdade de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.
A partir desse contexto, avalie se as afirmações a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. O uso de recursos de Tecnologia Assistiva ajuda os estudantes cegos a desenvolverem competências tecnológicas que são essenciais no mundo moderno.
II. As tecnologias assistivas condicionam a interação dos estudantes cegos, impedindo assim que eles desenvolvam as tarefas diárias e acadêmicas com independência e autonomia.
III. Os recursos de Tecnologia Assistiva permitem que os professores ofereçam materiais e recursos adaptados e atendam às necessidades específicas de cada estudante cego.

As assertivas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1046444 | Braille, Sistema Braille, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conforme Santos e Oliveira (2018) o sinal do cifrão em Braille, usado para expressar a unidade monetária de numerosos países, incluindo a do Brasil, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1045082 | Braille, Sistema Braille, Braile, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

São exercícios e atividades pré-braille:

I. Mergulhar algumas vezes os dedos em água quente, morna ou gelada alternadamente a fim de favorecer a percepção tatossensitiva.
II. Exercitar a audição do educando ao falar alto próximo do seu ouvido.
III. Realizar exercícios de noção espacial (acima, abaixo, princípio, fim e distância) no plano bidimensional.
IV. Exercitar a coordenação dos movimentos das mãos nos sentidos horizontal, da esquerda para a direita, vertical e de cima para baixo, necessários à leitura do sistema braille.

Quais estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1042336 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O desenvolvimento e a adoção do Sistema Braille no Brasil foram marcados por eventos históricos que podem delimitar quatro períodos temporais distintos: 1854 a 1942, 1942 a 1963, 1963 a 1995 e 1995 a 2002. Qual das alternativas abaixo apresenta corretamente um evento marcante do terceiro período (1963 a 1995)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1043913 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Os alunos com deficiência visual possuem grandes possibilidades de desenvolvimento pessoal e intelectual desde que sejam a eles oferecidas oportunidades de aprendizagem que utilizem metodologias e recursos didáticos adequados a sua forma de perceber e sentir o meio em que vivem. Promover a concretização de conceitos por meio de vivências no cotidiano e mediante a utilização de recursos didáticos que possam ser percebidos por todos os sentidos do corpo (tátil, cinestésico, auditivo, olfativo, gustativo e visual) é conduta indispensável para uma educação abrangente, que contemple as diversidades existentes entre os educandos.
Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: deficiência visual vol. 2. Fascículo IV. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2001.

Com base no excerto acima e considerando a inserção de metodologias e recursos didáticos apropriados na educação das pessoas com deficiência visual é correto dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1043921 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Os registros em braille podem ser feitos tanto manualmente quanto com o auxílio de uma máquina de escrever. Considerando a utilização de uma máquina de escrever em braille, analise as afirmações abaixo e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas(F).

I. Tomando por referência a tecla central, as três teclas de cada lado dessa representam os seis pontos que constituem o alfabeto braille.
II. Entre as 9 teclas que existem na máquina, temos uma tecla de espaço, uma tecla de retrocesso e uma tecla de avanço de linha.
III. A tecla central serve para retornar ao ponto inicial de cada linha.

As assertivas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1046450 | Braille, Sistema Braille, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Domingues et al. (2010), o Sistema Braille é uma ferramenta essencial para a inclusão educacional de alunos cegos, possibilitando o acesso ao aprendizado em diferentes disciplinas e à produção textual.

Com base nas características desse sistema, é correto afirmar que o que melhor descreve um aspecto central do Braille como recurso de leitura e escrita é que o sistema Braille
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1043916 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O emprego de materiais didáticos e tecnológicos pode oferecer apoio efetivo no processo de ensino para docentes e no de aprendizagem para os discentes. A associação de recursos adequados às práticas pedagógicas com estudantes cegos garante que eles tenham acesso equitativo ao conhecimento e às experiências educacionais.
A partir desse contexto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. Recursos didáticos são essenciais para garantir que os estudantes cegos possam acessar o currículo escolar, desenvolver suas habilidades e participar plenamente da vida acadêmica.
II. Recursos didáticos que atendem às necessidades específicas dos estudantes cegos tornam a experiência de aprendizagem mais agradável e motivadora.
III. Recursos didáticos adaptados garantem que os estudantes cegos possam participar ativamente das atividades em sala de aula, em condições de igualdade com seus colegas videntes.
IV. A inclusão de recursos didáticos no processo de ensino de estudantes com deficiência visual é suficiente para garantir a aprendizagem.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1046038 | Braille, Sistema Braille, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Lima (2018), o “comportamento visual de uma pessoa expressa a habilidade visual global e resulta da interação de diferentes funções visuais que garantem o pleno desempenho visual”.

Nessa concepção, as habilidades de distinguir diferentes sombreamentos/nuances e de detectar a diferença de brilho (luminância) entre duas superfícies adjacentes dizem respeito, respectivamente, às funções visuais de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1046092 | Braille, Sistema Braille, Educação Especial, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Tendo como referencial o arcabouço de recursos, métodos e tecnologias que são aplicados na educação do aprendiz cego, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A leitura tátil e a escrita em Braille seguem a mesma direção da leitura e escrita convencionais.
( ) A fim de executar a escrita manual em Braille, podem ser utilizadas reglete e punção.
( ) A leitura da escrita em Braille é realizada apenas de forma tátil pelos deficientes e não deficientes visuais.
( ) A produção e impressão em Braille deve ser dominada por todos os profissionais da escola.
( ) O aprendizado do sistema Braille deve ser realizado de forma simultânea e complementar ao processo de alfabetização dos alunos cegos.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1043917 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Associe cada descrição apresentada a seguir ao sinal em braille correspondente.

I. Representa o cifrão, usado para expressar a unidade monetária de vários países.
II. Representa as aspas simples.
III. Representa a vírgula que, em tinta, é empregada para separar a parte inteira da parte decimal no numeral decimal.
IV. Representa hashtag, símbolo usado nas redes sociais para indicar a categorização de um assunto.
( ) (3456 13)
( ) (236)
( ) (56)
( ) (2)

Assinale a alternativa que indica a sequência correta dessa associação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1045965 | Braille, Sistema Braille, Professor Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Conforme o documento “Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual” (2007), são sinais ou sintomas físicos característicos e condutas frequentes de alunos com baixa visão os abaixo citados, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1043919 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Os recursos destinados ao Atendimento Educacional Especializado dos estudantes cegos e com baixa visão devem ser inseridos em situações e vivências cotidianas que estimulem a exploração e o desenvolvimento pleno dos sentidos remanescentes. A variedade, a adequação e a qualidade dos recursos disponíveis possibilitam o acesso ao conhecimento, à comunicação e à aprendizagem significativa.
SÁ, Elizabet Dias de; CAMPOS, Izilda Maria de; SILVA, Myriam Beatriz Campolina. Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual. SEESP / SEED / MEC Brasília/DF – 2007. Adaptado. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf. Acesso em: 13 jul. 2024

Considerando o texto apresentado, analise as afirmações e assinale a verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1045083 | Braille, Sistema Braille, Braile, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

Os 63 sinais simples do sistema braille são apresentados em uma sequência denominada ordem braille e distribuem-se sistematicamente por 7 séries. Assinale a alternativa que indica uma letra da 2ª série.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1042333 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

No parágrafo 2 do Art. 68 da Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, que institui a Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência), lê-se: “Consideram-se formatos acessíveis os arquivos digitais que possam ser reconhecidos e acessados por softwares leitores de telas ou outras tecnologias assistivas que vierem a substituí-los, permitindo leitura com voz sintetizada, ampliação de caracteres, diferentes contrastes e impressão em Braille”. No ambiente educacional, os leitores de tela são ferramentas essenciais para pessoas cegas, pois proporcionam acesso à informação, autonomia e inclusão.
Assinale a alternativa que apresenta somente softwares leitores de tela.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1046453 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A escrita e leitura no Sistema Braille seguem regras e convenções específicas que asseguram clareza e padronização na comunicação.

Com base nas orientações da Grafia Braille para a Língua Portuguesa (2018), analise as alternativas a seguir e escolha a que melhor representa a aplicação dos sinais de pontuação no Braille.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1043912 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

As fases que antecedem o processo de alfabetização em braille são fundamentais para a aquisição de um conjunto de habilidades exigidas para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Nesse período, o professor deve proporcionar variadas experiências às crianças para que elas vivenciem cada uma das etapas básicas de desenvolvimento tátil. As frases a seguir relacionam-se a três dessas etapas.

1. Por meio da análise tátil a criança identifica o objeto.
2. A criança explora minuciosamente o objeto, percebendo suas características e particularidades.
3. A criança distingue o objeto de forma interpretativa, reconhecendo suas propriedades.

Assinale a alternativa que apresenta as 3 etapas básicas de desenvolvimento tátil na ordem em que elas acontecem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1045079 | Braille, Sistema Braille, Braile, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

Analise as assertivas abaixo sobre os marcos históricos da educação especial no Brasil:

I. Em 1854, o atual Instituto Benjamin Constant (IBC) foi fundado no Rio de Janeiro, com o nome de Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Essa foi a primeira instituição de educação especial da América Latina e ainda está em funcionamento.
II. Em 1988, a Constituição Federal, em seu Art. 208, estabelece o direito das pessoas com necessidades especiais de receberem educação, preferencialmente na rede regular de ensino.
III. Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) assegura aos alunos com necessidades especiais currículos, métodos, recursos educativos e organização específicos para atender às suas necessidades específicas.
IV. Em 2001, o Plano Nacional de Educação explicita a responsabilidade da escola e dos professores da escola regular de ensino de implementarem sistemas educacionais que assegurem o acesso e a aprendizagem significativa a todos os alunos.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1045081 | Braille, Sistema Braille, Braile, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

Em conformidade com o documento “Atendimento Educacional Especializado: deficiência visual” e com o Decreto nº 5.296/2004, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.