Questões de Concursos Ciências

Resolva questões de Ciências comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q832165 | Ciências, Ciências, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências, IESES, 2021

Sobre as características dos planetas e astros do sistema solar, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. São rochosos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Características: superfície rochosa, alta densidade, relevos bem definidos, próximo ao sol, volume mediano, temperaturas elevadas, também conhecidos por telúricos. II. São gasosos: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris. Características: superfície gasosa, baixa densidade, relevo inconstante, distantes do sol, volume elevado, temperaturas baixas, também conhecidos por Jovianos. III. São anões: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Características: pequena massa e volume, não são dominantes na região onde se encontram, orbitam o sol.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q840096 | Ciências, Ensino de Ciências, Prefeitura de Descanso SC Professor de Ciências, AMEOSC, 2020

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Ciências deve promover situações nas quais os alunos possam avaliar informações. Esse processo envolve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q841654 | Ciências, Química, Prefeitura de Descanso SC Professor de Ciências, AMEOSC, 2020

Com relação à unidade temática “Matéria e Energia”, descrita pela BNCC, qual dos objetos de conhecimento, citados nas alternativas, é desenvolvido com os alunos do 5º ano?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q845194 | Ciências, Química, Prefeitura de Capim PB Professor B Ciências, FACET Concursos, 2020

Os elementos químicos são formados por átomos e estão representados na tabela periódica. Conhecer estes elementos químicos é importante já que fazem parte da composição de milhares de substâncias que envolvem nossa vida. Na tabela periódica, a família 1A , representa que elementos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q842551 | Ciências, Química, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

No tocante às misturas homogêneas, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - copo de água com açúcar. II - água com óleo. III - ouro e areia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q845247 | Ciências, Ensino de Ciências, Prefeitura de Descanso SC Professor de Ciências, AMEOSC, 2020

Com relação ao ensino das Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental, uma das competências específicas apontadas pela BNCC é construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q859481 | Ciências, Ciências, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020

Considere a seguinte pergunta feita por uma estudante do Ensino Fundamental: Por que Plutão não é mais planeta?
Considerando este contexto analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I -Plutão não limpou a vizinhança de sua órbita, não é satélite de nenhum planeta e é classificado como Planeta Anão.
por que..
II - para ser considerado Planeta Anão é necessário que o corpo celeste esteja em órbita em torno do Sol; seja arredondado; e que seja dinamicamente dominante na vizinhança de sua órbita.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q859236 | Ciências, Ciências, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020

A proliferação das pseudociências nos meios digitais e redes sociais tem causado um grande impacto na percepção das pessoas sobre o mundo e a realidade. Assim, um dos objetivos da divulgação científica deve ser a promoção de uma visão mais adequada da ciência e dos conhecimentos científicos.
A partir deste contexto, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de conhecimento científico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q840290 | Ciências, Ciências, Prefeitura de Descanso SC Professor de Ciências, AMEOSC, 2020

O manto fica abaixo da crosta terrestre, possui quase 3000 km de espessura. É formado por material semelhante ao da crosta terrestre, submetido à pressão intensa e à temperatura elevada. A parte do manto formada por rochas derretidas é chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q859228 | Ciências, Química, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Ciências, CPCON, 2020

Há diversas pesquisas na área de ensino de química que investigam os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos de mistura, substância simples, substância composta e elemento químico. Há relatos de confusão conceitual entre substância simples e elemento químico; dificuldade de compreensão dos termos substância e mistura; confusão na distinção entre mistura homogênea e heterogênea; dúvidas sobre a substância como material puro e o conceito químico de pureza; dificuldades na caracterização de uma substância por suas propriedades e por seus constituintes.
Analise as explicações abaixo sobre estes problemas.
I- A confusão entre misturas homogêneas e heterogêneas por vezes decorre do fato de que a olho nu não se pode perceber mais de uma fase da mistura. Seria necessário, por exemplo, a observação de uma alíquota da mistura entre leite e sangue em microscópio para observar a sua característica heterogênea. II- Para diferenciar os conceitos de substância e mistura podemos adotar a ideia de que a substância pode ser definida como material puro, cuja composição é constante; enquanto a mistura é um material impuro, uma vez que é composta por mais de uma substância. III- Para a compreensão da composição dos materiais é importante o entendimento do papel dos diversos métodos analíticos, tais como: destilação, filtração, sublimação, cristalização, extração, cromatografia e eletroquímica. Estas técnicas podem ser combinadas para que em sucessivas separações os produtos não sejam mais separáveis. O material puro obtido no processo recebe a denominação de substância química.
É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q842365 | Ciências, Química, Professor de Educação Básica, CESPE CEBRASPE, 2020

Existem muitos métodos de separação de misturas que são empregados no dia a dia como, por exemplo, para fazer o cafezinho tomado na hora do intervalo no trabalho. Esse método de separação é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q846621 | Ciências, Física, Prefeitura de Descanso SC Professor de Ciências, AMEOSC, 2020

. Com relação aos tipos de força, considere a alternativa que descreve, corretamente, a força centrípeta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q843812 | Ciências, Ciências, Prefeitura de Itapiranga SC Professor de Ciências, AMEOSC, 2020

Entre os solos mais comuns encontrados no Brasil, temos o massapê, um solo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q842168 | Ciências, Física, Prefeitura de Capim PB Professor B Ciências, FACET Concursos, 2020

Em seu tratado “Os princípios Matemáticos da Filosofia Natural”, publicado em 1987, Newton formulou três Axiomas ou Leis do Movimento. De acordo com isso, qual alternativa apresenta afirmativa errada sobre essas leis?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q846453 | Ciências, Física, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

Concernente às leis da Física, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Força, aceleração e força resultante são conceitos imprescindíveis para se entender as Leis de Newton. II - Força é uma grandeza física setorial, capaz de perpetuar o estado de movimento de um corpo. III - Todo corpo que tem massa favorece ao surgimento de uma aceleração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q832120 | Ciências, Química, Prefeitura de Bandeirante SC Professor de Ciências, AMEOSC, 2021

“As reações de fusão, produtoras de __________ e de outros elementos mais pesados, mantêm as estrelas acesas a temperaturas muito elevadas e permitem que elas emitam luz e, portanto, sejam vistas a olho nu ou com telescópios.” Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.