Questões de Concursos Ciências

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1Q1009439 | Ciências, Habilitação Ciências, SEDUCMT, FGV, 2025

Pesquisadores da Embrapa e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram um material inovador composto por polianilina e nanotubos de carbono de paredes múltiplas. Quando exposto à luz ultravioleta, esse material gera uma corrente elétrica capaz de promover reações químicas que resultam na produção de hidrogênio verde, uma fonte de energia limpa e renovável (Fonte: estadao.com.br).
Considerando essa descoberta, um professor de Ciências pede aos estudantes que expliquem que tipo de transformação, se física ou química, ocorre no processo de produção de hidrogênio a partir da água, como descrito na reportagem do jornal.
João disse tratar-se de transformação física, pois o hidrogênio já existia nas moléculas de água.
Juliana afirmou tratar-se de transformação química pois o hidrogênio, que era incolor na água, fica verde depois da reação.
Maria disse trata-se de transformação física, uma vez que foi preciso usar eletricidade para quebrar as moléculas de água.
Rodrigo afirmou que era uma transformação química pois o produto, hidrogênio, é outro que não a água.

A partir dessas três respostas, o professor constatou que:
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2Q1009447 | Ciências, Habilitação Ciências, SEDUCMT, FGV, 2025

O arco-íris é um fenômeno óptico que ocorre quando a luz branca do Sol interage com pequenas gotas de água suspensas na atmosfera. Durante esse processo, a luz é separada em diferentes cores visíveis ao observador. Assinale a alternativa que explica corretamente por que vemos as cores do arco-íris organizadas em faixas distintas.
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3Q1029431 | Ciências, Ciências, Professor de Ciências Naturais Física Biológica e Química, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em 14 de outubro de 2023, o eclipse solar visto em Canaã dos Carajás foi destaque na live do Observatório Nacional, que alcançou 2,1 milhões de espectadores.

(Adaptado de Gazeta Carajás, 16/10/2023).

Durante um eclipse solar total,
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4Q978317 | Ciências, Professor de Ensino Fundamental II – Ciências, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

Sobre as fontes de energia assinale a alternativa correta:
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5Q978843 | Ciências, Ciências, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Uma frase muito famosa de Antoine Lavoisier é: “na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. O cientista disse tal frase para se referir à transformação de energia, que é a mudança de energia de uma forma para outra. A transformação de energia é o fenômeno físico no qual a energia passa de uma forma para outra. Esse processo acontece o tempo todo. Por exemplo, ao bater palmas, você transforma a energia mecânica do movimento de suas mãos em energia sonora e térmica. É impossível listar todas as transformações de energia existentes. Isso acontece porque toda energia conhecida é transformada de alguma forma. Assim, em última instância, pode-se dizer que toda a energia do universo é conservada. Quando acendemos uma lâmpada incandescente, ocorre uma transformação de energia.

Das alternativas abaixo, assinale a que representa CORRETAMENTE essa transformação:
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6Q1031596 | Ciências, Ciências, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O planeta Terra apresenta movimentos que são importantes para explicar fenômenos que observamos e que interferem na vida dos seres vivos.
Com relação aos movimentos da Terra, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A Terra gira em torno do seu eixo imaginário, realizando um movimento chamado translação.
( ) A rotação da Terra é o movimento que explica a ocorrência das estações do ano.
( ) A variação da sombra de um gnômon ao longo do dia é explicada pelo movimento aparente do Sol no céu, que acontece diariamente.

As afirmativas são, respectivamente,
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7Q978372 | Ciências, Professor 6º ao 9º ano de Ciências, Prefeitura de Igarassu PE, Instituto Indec, 2025

Relacione a composição do ar atmosférico ao seu uso industrial e assinale a alternativa que apresenta uma aplicação correta de um dos gases majoritários.
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8Q978373 | Ciências, Professor 6º ao 9º ano de Ciências, Prefeitura de Igarassu PE, Instituto Indec, 2025

Sobre as variações da pressão atmosférica, assinale a alternativa correta.
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9Q945353 | Ciências, Substâncias e Misturas, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2025

Para determinar a massa dos sólidos dissolvidos na água do mar, o seguinte experimento foi realizado: em um prato limpo e seco que pesava 630,30 gramas foram colocados 25 mL de água do mar. O prato foi deixado ao sol por 8 horas. Após evaporar toda a água e restando apenas o sal, ele foi pesado, indicando uma massa de 631,13 gramas. A partir dessas informações, conclui-se que a massa em gramas de sólidos dissolvidos em 1 litro de água do mar é de
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10Q945354 | Ciências, Substâncias e Misturas, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2025

Um professor de química na aldeia desafiou seu melhor estudante a distinguir e identificar três sólidos brancos da cozinha, sem colocá-los na boca ou cheirá-los: farinha de trigo, sal e açúcar. Para isso, o estudante colocou, separadamente, uma pequena quantidade de cada sólido em água e, a partir do que observou, prosseguiu com sua investigação. Quais observações e procedimentos teriam levado o estudante a uma correta identificação dos sólidos?
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11Q945355 | Ciências, Elementos Químicos e Classificação Periódica, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2025

Em uma granja, há galinhas botando ovos com casca mole ou até mesmo sem casca. Um técnico em avicultura sugeriu adicionar à ração das aves calcário em pó (CaCO3) ou osso em pó (Ca5(PO4)3(OH)). Isso poderia resolver o problema, pois falta algum nutriente na alimentação das galinhas. Levando em conta apenas essas informações, o problema na alimentação das galinhas é devido à ausência
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12Q1032930 | Ciências, Ensino de Ciências, Habilitação Ciências, SEDUC MT, FGV, 2025

Em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, a professora propôs uma sequência didática interdisciplinar para abordar os movimentos da Terra e suas consequências: dia, noite, eclipses, fases da Lua e estações do ano. A proposta partiu da observação direta do céu, passou pela construção de modelos tridimensionais com os estudantes e incluiu pesquisas sobre diferentes calendários (gregoriano, islâmico, indígena e asteca) utilizados historicamente para marcar o tempo com base nos fenômenos astronômicos. Durante a avaliação, os estudantes foram convidados a elaborar uma linha do tempo comentada, relacionando os conhecimentos construídos nas atividades com os modos de medir o tempo em diferentes culturas.

Com base nessa situação didática, assinale a alternativa que melhor expressa a intencionalidade pedagógica da professora.
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13Q1032933 | Ciências, Ciências, Habilitação Ciências, SEDUC MT, FGV, 2025

Em uma aula sobre a dinâmica interna da Terra, a professora Júlia apresentou aos estudantes a matéria intitulada “Cientistas resolveram o mistério do vulcão ‘zumbi’ da Bolívia”, publicada na revista Superinteressante em 3 de maio de 2025.
A reportagem descreve o comportamento do vulcão Uturuncu, que, apesar de estar dormente há cerca de 250 mil anos, apresenta sinais de atividade não eruptiva, como deformações no solo e emissões de gases. Esses fenômenos estão associados à movimentação de fluidos e gases provenientes de um grande corpo magmático localizado sob o Altiplano-Puna, que se estende até o norte do Chile e da Argentina. Com base nessas informações, a professora propôs uma discussão sobre os processos geológicos envolvidos e suas implicações para a compreensão da estrutura interna da Terra.

Na situação apresentada, assinale a alternativa que melhor interpreta os fenômenos descritos e sua relação com os processos geológicos internos da Terra.
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14Q1032935 | Ciências, Ciências, Habilitação Ciências, SEDUC MT, FGV, 2025

Durante uma avaliação sobre exploração espacial e origem do Universo, a professora Clara pediu aos seus estudantes que descrevessem as principais contribuições científicas das missões espaciais realizadas nas últimas décadas. A questão solicitava que os estudantes relacionassem as descobertas tecnológicas e científicas com a compreensão da origem do Sistema Solar e da Terra. Três respostas foram destacadas:
Resposta A - Pedro:
"As missões espaciais ajudaram a entender como os planetas se formam e como a Terra é parecida com Marte. A exploração também mostrou que existem vários planetas habitáveis perto do nosso Sistema Solar."
Resposta B - Júlia:
"A exploração espacial permitiu que cientistas descobrissem informações sobre a composição dos planetas, a existência de água em Marte e os efeitos das tempestades solares. Além disso, ajudou a criar novas tecnologias, como os satélites, que são usados para previsão do tempo e comunicação."
Resposta C - Marcos:
"As missões espaciais confirmaram que todos os planetas do Sistema Solar possuem água em estado líquido e que o Sol está esfriando com o tempo, o que vai fazer a Terra ficar mais fria no futuro. Além disso, os satélites foram usados para encontrar vida em outros planetas."

Com base nas respostas dos estudantes, assinale a alternativa que representa uma análise crítica sobre o nível de compreensão dos conceitos científicos apresentados.
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15Q1032938 | Ciências, Ciências, Habilitação Ciências, SEDUC MT, FGV, 2025

Os ciclos de vida dos seres vivos apresentam variações quanto à alternância de fases, tipo de reprodução e tempo de desenvolvimento. As afirmativas a seguir fazem referência a alguns desses ciclos.

I. O ciclo de vida das briófitas envolve a alternância entre duas fases distintas, de modo que a fase responsável pela produção de gametas é a mais duradoura e visível, desempenhando papel central no desenvolvimento e na morfologia desses organismos.
II. No ciclo de vida das gimnospermas, a fase que predomina é a esporofítica, caracterizada por ser multicelular, fotossintetizante e independente, representando a estrutura complexa e duradoura da planta adulta que observamos na natureza, enquanto a fase gametofítica é reduzida e restrita ao interior das estruturas reprodutivas.
III. Nos cnidários, o ciclo de vida geralmente envolve a alternância entre duas fases morfológicas distintas: a fase de pólipo, que é predominantemente assexuada e fixada ao substrato, e a fase de medusa, que é livre e apresenta reprodução sexuada, com a liberação de gametas na água para a fecundação.
IV. Nos insetos holometábolos, ocorre uma alternância de gerações com a presença de fases haploides e diploides que se manifestam em organismos multicelulares distintos, e cada uma dessas fases desempenha funções específicas no ciclo reprodutivo e no desenvolvimento da espécie.

Nas afirmativas apresentadas, é correto o que está descrito
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16Q986876 | Ciências, Professor Ciências, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

Responsável por desempenhar papel-chave na regulação de quase todas as funções corporais, incluindo metabolismo, crescimento e desenvolvimento, absorção de nutrientes, reprodução e comportamento, o sistema ______________, junto ao sistema nervoso, controla muitas funções do corpo humano.
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17Q986877 | Ciências, Professor Ciências, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

Todas as moléculas sinalizadoras se ligam a receptores específicos que atuam como transdutores de sinal, convertendo, assim, um evento de interação receptorligante em sinais intracelulares que afetam a função celular. Os receptores podem ser divididos em quatro classes básicas, com base na estrutura e no mecanismo de ação:

I. Canais iônicos dependentes de ligante.
II. Receptores acoplados à proteína G.
III. Receptores ligados a lipídeos.
IV. Receptores mitocondriais.

Está CORRETO o que se afirma:
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18Q986878 | Ciências, Professor Ciências, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

Sobre o sistema cardiovascular, assinalar a alternativa CORRETA.
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19Q1042176 | Ciências, Ensino de Ciências, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um estudante decide apresentar como projeto na Feira de Ciências da escola um aquário plantado. Ele iniciou seu projeto pela elétrica, pensando nas lâmpadas mais apropriadas para o crescimento de plantas (e não algas), e, a seguir, pensou em montar um sistema de injeção de CO2 para otimizar a fotossíntese e o crescimento vegetal. Após estudo, ele decidiu comprar lâmpadas de espectro _________________ e deixar o temporizador de CO2 ligado durante _________________.
A alternativa que preenche corretamente as lacunas, respectivamente, é:
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20Q1042179 | Ciências, Ensino de Ciências, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Para uma vivência prática do processo de separação de misturas e sua aplicação cotidiana, alguns estudantes visitaram a estação de tratamento de água da cidade. Numa das etapas do tratamento de água, esses estudantes observaram que a água é mantida durante um certo tempo em tanques para que os sólidos em suspensão se depositem no fundo. Tal operação é denominada
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